UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É FÁCIL CRIAR CANÁRIOS SEM COMPLICAÇÕES.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

É FÁCIL CRIAR CANÁRIOS SEM COMPLICAÇÕES. Empty É FÁCIL CRIAR CANÁRIOS SEM COMPLICAÇÕES.

Mensagem por MARTÍN Sex 13 Jun 2014, 16:37

Com base em quatro princípios elementares qualquer pessoa pode criar canários, diferenciando, apenas, o interesse de alguns em selecionar um plantel de qualidade ou năo. O fundamental para o ęxito de uma criaçăo está baseado nos fatores seguintes:

1)     SAÚDE: é necessário que o pássaro possua boa saúde e seja jovem;

2)     HIGIENE: o ambiente, utensílios de uso, poleiros, grade e fundo das gaiolas devem ser mantidos sempre limpos e desinfetados com cloro.

3)     LOCAL: para acomodaçăo das aves confortavelmente para que possam reproduzir tranqüilamente, é indispen’savel a reserva de espaço para tal, năo sendo conveniente o uso de varanda, cozinha, área aberta de serviço ou quintal ao ar livre. Luz natural no ambiente é importante, evitando porém, durante a noite, incidęncia de iluminaçăo sobre as gaiolas.

4)     ALIMENTAÇĂO: o canário é granívoro. O alimento necessário para sua sobrevivęncia é composto de grăos (mistura). Neles săo encontrados proteínas, hidrato de carbono, gorduras e fibras. Como alimentaçăo complementar, farinhada com ovo e verduras verdes e frescas tręs vezes por semana. Năo devem faltar areia para facilitar a digestibilidade.

Cada criador tem um modelo próprio valendo-se de experięncia de outros ou criando o seu sistema. Contudo, nenhum sucesso será alcançado se os itens citados acima năo forem observados rigorosamente.

Como săo várias as raças de canários que podem ser criadas, recomenda-se que o criador iniciante se relacione com outros mais experientes, visite exposiçőes dos clubes e leia tudo relacionado com criaçăo de canários. Escolhido a raça ou cor que mais lhe interessa, năo é demais aconselhar-se com criadores mais experientes antes de uma decisăo final. Recomenda-se que no primeiro ano, o iniciante constitua um plantel de quatro e dez casais no máximo de preferęncia de cores clássicas.

Eis algumas regras importantes que revelam bom estado de saúde:

a)     o canário deve demonstrar vivacidade, isto é, estar mudando sempre de posiçăo.

b)     Aspenas devem estar “coladas” ao corpo. Penas estufadas podem evidenciar alguma doença.

c)      Olhos sempre vivos e alegres.

d)     As fezes dispostas no fundo da gaiola tęm de ser consistentes e acompanhadas de um pouco de umidade, que é a urina. Fezes muito diluídas podem ser sintomas de diarréia.

e)     Os pés devem ser isentos de protuberância e excesso de escamas.

f)        Deve-se soprar a cloaca e o abdome para verificar se a cor de pele é uniforme e rosa-avermelhada. Sinais roxos ou veias aparentes podem indicar problemas. Peito magro com aparecimento do osso também năo é bom sinal. Recomenda-se pedir ao criador que cedeu o exemplar o máximo de informaçőes sobre o pássaro a ser adquirido. Se macho, de que fatores é portador, as fęmeas normalmente exteriorizam o que portam, ŕ exceçăo do fator opal, recessivo, ino em mosaico.

g)     É preferível adquirir filhotes do ano, pois pássaros mais velhos podem năo revelar-se bons reprodutores nas estaçňes de criaçăo. Os canários de porte em geral săo melhores reprodutores no segundo ano.

h)      É conveniente colocar o pássaro ao ouvido para detectar algum problema respiratório. Guinchos e chiados năo săo boa indicaçăo.

Finalmente, recomenda-se que o criador iniciante procure aclimatar seus pássaros (principalmente as fęmeas) comprando-os pelo menos dois meses antes da temporada de acasalamento.

A seguir encontra-se tabela de valores de vários componentes usados na dieta dos canários com destaque para o alpiste como o mais adequado para alimentaçăo de pássaros.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte: Revista 3C-centro criadore de canários /98
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

É FÁCIL CRIAR CANÁRIOS SEM COMPLICAÇÕES. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

É FÁCIL CRIAR CANÁRIOS SEM COMPLICAÇÕES. Empty Re: É FÁCIL CRIAR CANÁRIOS SEM COMPLICAÇÕES.

Mensagem por Johnny Pet 13 Sex 13 Jun 2014, 16:43

Jóia, e muito útil!
Johnny Pet 13
Johnny Pet 13
Membro
Membro

É FÁCIL CRIAR CANÁRIOS SEM COMPLICAÇÕES. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 91
Pontos : 98
Idade : 36
CLUBE : ABCO
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

http://www.pet13.com https://www.facebook.com/JohnnyPet13 johninjaz

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos