UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CANÁRIOS AMARELOS. FÁCEIS DE CRIAR?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

CANÁRIOS AMARELOS. FÁCEIS DE CRIAR? Empty CANÁRIOS AMARELOS. FÁCEIS DE CRIAR?

Mensagem por MARTÍN Seg 13 Out 2014, 20:57

CANÁRIOS AMARELOS. FÁCEIS DE CRIAR?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O canário amarelo é, a exceção do branco, o mais apresentado nas exposições. Nos concursos internacionais são vistos em grande quantidade. O amarelo intenso e nevado, o amarelo marfim intenso e nevado representam grandes séries com muitos pássaros.
A razão é que seriam fáceis de criar? Duvido, se bem que nos últimos anos, certamente, nestas séries de cor, bons exemplares tem sido objeto de admiração. No que diz respeito aos amarelos com fator marfim seu número é menos importante mas para o amarelo intenso a coisa vai bem.
A todos, pode-se dizer que nesta cor, respeitando as condições elementares, estes pássaros são adequados a criação. Entretanto, as falhas que se deve evitar, ainda, subsistem. Criar um canário amarelo nem sempre é fácil. Já experimentei várias vezes.
É de grande importância que se faça aquisição de pássaros de linhagem pura. O ideal é de um criador que tenha provado após vários anos de criação que conheça bem estes pássaros através de seus resultados em concursos. Comprar estes pássaros com seu pedigree de modo a conhecer a idade e ter a certeza de que não são consangüíneos é importante.
É assim que se inicia uma criação.

Para o iniciante gostaria, ainda, de lembrar algumas particularidades, denominações e modos de criação no que diz respeito aos amarelos. Para o criador experiente é uma lembrança do que possa ser útil para ele bem como para mim.
Os pássaros amarelos evoluíram; é o que verificamos após inúmeros anos em nossas exposições.

O QUE SIGNIFICA INTENSO?


Fala-se de pássaro intenso quando :
- A cor é uniforme até o final das pequenas plumas.
- O pássaro tem uma plumagem curta e fechada.
- O visual do pássaro é mais curto e mais fechado.
- Os pássaros mais intensos podem apresentar falhas de plumagem na linha ocular e/ou próximo aos olhos.


O QUE SIGNIFICA NEVADO?


- uma plumagem é denominada nevado ou não intenso quando é de tal comprimento e finura que o lipocromo não possa atingir a extremidade das penas o que traz como conseqüência deixar pontas incolores.

A conseqüência disto é :

- Um pássaro de aparência maior (devido ao comprimento das penas).
- As pontas das penas são incolores.
- Excesso de nevadismo dá uma plumagem longa e solta. A cor se torna muito clara.
- A plumagem é mais volumosa que nos intensos.
- O nevadismo deverá ser repartido regularmente sobre o pássaro, com tamanho certo de plumagem, acentuar a beleza do exemplar.


Então, em função dos pontos supra mencionados, é necessário ser bastante preciso quando se trata de distinguir um pássaro intenso de outro nevado. Mesmo em um pássaro branco isto será constatado em função do comprimento das penas. O melhor é assoprar o pássaro e avaliar o comprimento da plumagem nos flancos e coxas.
A avaliação dos pássaros intensos é mais fácil . Às vezes, encontramo-nos diante de pássaros que podem trazer dúvidas. Naturalmente, o criador menos experiente a frente de um pássaro intermediário poderá se questionar mas apesar de tudo, estando atento, cada um pode e deve resolver.


ESTAR ATENTO A QUE NA CRIAÇÃO?


Para criar pássaros intensos não podemos jamais acasalar dois pássaros completamente intensos. Os filhotes tem pequena chance de sobrevida e a plumagem terá aspecto bastante pobre. Mesmo o embrião no ovo poderá ser destruído pelo fator letal.
O método correto é intenso puro x semi-intenso e, mesmo assim, é necessário observar a plumagem. O perigo é que se não se avalia bem, se cai tanto no problema do fator letal quanto no da plumagem. Informando-se e com a ajuda de um criador experimentado isto se aprenderá facilmente. Para criar pássaros nevados não podemos jamais acasalar dois nevados entre si .A quantidade de pássaros nevados aumentará e obteremos exemplares com plumagem muito longa e com muito nevadismo. Para criação de nevados daremos preferência a exemplares tendo uma quantidade moderada de névoa bem repartida no corpo. Devemos, também, estar atentos ao tamanho dos pássaros. Outras situações ocorrem tanto com nevados quanto com intensos. Isto é mais precisamente o problema dos amarelos. Mas isto diz respeito somente a eles? Claro que não! Assim estabelecemos:
Amarelo intenso ou duplo fator amarelo
Amarelo nevado ou simples fator amarelo


PODEMOS TIRAR UMA CONCLUSÃO: A CRIAÇÃO DE AMARELOS INTENSOS NÃO É COMPATÍVEL COM A DE AMARELOS NEVADOS.


Isto significa: pode-se raramente criar amarelos intensos e nevados à partir de um único casal . Deve-se manter separadamente estas variedades e criar somente intenso x semi-intenso e nevado x nevado moderado.
Graças a um bom conhecimento e à linhagem de vossos canários pode-se ir mais longe. Se se produzir muitas misturas, obtém-se pássaros intermediários que são penalizados pelos juízes. Estes pássaros podem ser eventualmente bons para a próxima estação de cria mas penso que isto não deverá ser feito ao acaso.


ATENÇÃO À ALIMENTAÇÃO


Nos pássaros amarelos, sobretudo no período de cria, deve-se supervisionar a alimentação. Não os coloque jamais próximo às voadeiras dos pássaros com fator e não dê grãos contendo caroteno. Isto influenciará a cor dos pássaros no sentido de torná-la mais carregada e/ou de lhes dar um tom suplementar de laranja o que naturalmente constituirá falta. Não administre grãos de ervas daninhas e preste atenção a certos alimentos verdes.
Assim caros criadores , não estarão mais jogados à própria sorte com os amarelos. Colocando-se ao trabalho com reflexão e conhecimento constatarão que o amarelo é verdadeiramente um bom pássaro para se ver e ter.

Van Gils Wout
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

CANÁRIOS AMARELOS. FÁCEIS DE CRIAR? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos