UNIVERSO DOS CANÁRIOS
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Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

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Mensagem por José Carlos Pereira Ter 21 Jun 2016, 18:48

Relembrando a primeira mensagem :

Algumas considerações que fiz num trabalho sobre as qualidades do som. Claro que não são informações minhas, mas encontradas nos bons livros de fisiologia da fala.
José Carlos.


Qualidades do som:
1- Timbre. Mús. Timbre Qualidade distintiva de sons da mesma altura e intensidade, e que resulta da quantidade maior ou menor dos harmônicos coexistentes com o som fundamental. (Aurélio). Portanto, é determinado pela superposição harmônica de sons secundários ao som principal. É o timbre que dá a cor vocal, a capacidade de cada pássaro cantar diferentemente daqueles de outras espécies e até da mesma espécie, o que, nem sempre, é distinguido pelos ouvidos humanos. Quase impossível achar um pássaro que cante exatamente como outro, pois, embora as notas emitidas possam ser as mesmas, com certeza o timbre será diferente. O timbre depende da forma das estruturas palatinas, da amplitude total e forma de abertura do laringe, da posição e forma do bico, etc. 
Ao vibrarem as membranas da siringe produzem os sons das consoantes que se superpõem à vibração geral do ar ao ser expulso e que produz os sons das vogais. A qualidade e a musicalidade do canto dependem do equilíbrio entre os sons das vogais e das consoantes. As cantadas mais duras e pouco melodiosas são devidas às marcações mais intensas das consoantes. Da siringe o som passa pela traquéia e as variações do comprimento desse trajeto determinam as escalas descendentes, ascendentes e as modulações. A cavidade bucofaríngea e as fossas nasais, últimos obstáculos a serem vencidos pelo som, são órgãos ressonantes e ajudam no colorido do mesmo; 2- Intensidade (força vocal). Depende da quantidade de ar que o pássaro é capaz de acumular nos pulmões e sacos aéreos e da potência com que ele é expelido. Assim, quanto maior a capacidade torácica, por conseqüência dos pulmões e sacos aéreos, e maior a potência dos músculos envolvidos, maior será a potência e o volume das cantadas. Não confundir essa potência canora com a maior estridência. Aqui tornam-se mais claras as necessidades de uma ancestralidade genética qualitativa e os treinamentos físicos adequados para que o pássaro possa exercer na plenitude e qualidade do canto e 3- Tom. Como nos humanos, os sons emitidos pelos pássaros podem ser divididos em agudos (tenor), médios (barítono) e graves (baixo). Na criação dos Serinus para canto essas gradações podem ser vistas claramente com os timbrados (agudos), malinois(médios) e rollers (graves). A tonalidade depende fundamentalmente da freqüência de vibrações das membranas da siringe. Podem tornar o som mais agudo (alto) o encurtamento da traquéia, os anéis cartilaginosos traqueais mais rígidos, o encurtamento e a maior rigidez do músculo e das cordas broncotraqueais provocando a maior tensão das membranas timpânicas e impedindo o alongamento traqueal, a maior tensão das membranas da siringe, o laringe totalmente aberto, os sacos aéreos de menores capacidades, o bico aberto, a maior pressão exercida pelos órgãos insufladores do ar, a diminuição do diâmetro dos brônquios e a ação dos  hormônios aceleradores do canto. O ritmo e a velocidade do canto podem acelerar devido a determinados estímulos nervosos e hormonais dependentes da raça, do temperamento e do estágio em que o pássaro se encontra em relação ao período reprodutivo. Como a luminosidade é o maior estímulo para a produção dos hormônios aceleradores do canto, os pássaros mantidos em boa luminosidade apresentarão cantadas mais altas ou agudas e, pelo contrário, os mantidos na penumbra tenderão a cantar mais grave. Pode ser visto com os filhotes que se deliciam nos chilreios agudos quando colocados ao sol da manhã. Os tons mais baixos são conseguidos quando o músculo e as cordas broncotraqueais são flexíveis e longas, a traquéia é longa e as cartilagens não são rígidas, os lábios da siringe estão semi-abertos, sacos aéreos amplos permitindo a vibração do ar no seu interior, o esôfago está dilatado pela pressão tornando-se uma caixa auxiliar de ressonância, o bico cerrado ou semi-aberto, membranas siringeas grandes e pouco tensas e brônquios com diâmetros aumentados.
Respeitando-se as características diferenciais regionais, os sons de grande musicalidade emitidos pelos pássaros possuem intensidade, timbre e tonalidade característicos para cada espécie e, dentro das espécies, para cada pássaro individualmente.  Sempre lembrando a importância da condução dos sons pelo ar e a interferência do meio ambiente na sua transmissão podendo provocar reflexões, reverberações ou refrações.
Portanto, os pássaros podem emitir os seus cantos  em tonalidades graves ou agudas e em intensidades mais altas ou baixas.  O que adjetiva a qualidade de canto realmente é o timbre, o colorido do canto. É o diferencial dos grandes cantores. Dois pássaros podem emitir as mesmas notas no canto e nas mesmas tonalidades e alturas, mas um se diferenciará do outro pela maneira como são emitidas, como, por exemplo, flauteadas, aquosas, aveludadas, metálicas, doces, etc.
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Mensagem por Kanarie Qui 31 maio 2018, 21:12

DAVI COUTINHO escreveu:
Todavia uma coisa que não podemos deixar de mencionar é que os timbrados só conservam o canto bom, e dentro do padrão, se forem criados separados de outros canários, se deixar junto com outros perdem a qualidade do canto. Quem cria original ou contínuo não pode criar junto com os floreados senão estraga o canto floreado. Mas o Maurício tem mais experiência do que nós no assunto e pode nos esclarecer melhor. Estou me expressando pelo que vi e participei no campeonato brasileiro do ano passado.
Boa noite pessoal

Agradeço pela atenção Davi, pois a informação acima é um detalhe importantissimo para quem pretende iniciar com a criação. O que ficou entendido, é que os Timbrados não fixam o canto e sempre serão sucetiveis a alterações, se escutarem cantos distintos. Ou seja, não poderei criar SRD com Timbrados por exemplo correto ? E quanto ao canto de pássaros ambientais, como isto se comporta ?
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Mensagem por DAVI COUTINHO Sex 01 Jun 2018, 02:51

Quando em falo criar separado, quero dizer que deve escolher uma linha de canto timbrado (originais ou floreados), e criar só aquela, e não criar misturado com outros pássaros nem com outras raças de canário. Pássaros da natureza não atrapalham, mas não se deve deixar pássaros silvestres em contato direto com criação de canários domésticos devido a possibilidade de transmissão de pragas (piolhos) e doenças, para as quais os canários não tem imunidade natural.

Aqui em casa eu sempre criei harzer roller, e quando comecei a criar os timbrados, no mesmo pavimento que os harzer, não deu certo. Aliás nenhum canário de canto clássico deve ser criado misturado com outros pássaros ou canários de outra raça, porque influencia na qualidade do canto. O canto mais estável de todos é o dos harzer roller, mesmo assim se criar misturado atrapalha a execução ideal do canto clássico.
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Mensagem por MauricioJr Seg 04 Jun 2018, 13:59

DAVI COUTINHO escreveu:
... Aliás nenhum canário de canto clássico deve ser criado misturado com outros pássaros ou canários de outra raça, porque influencia na qualidade do canto. O canto mais estável de todos é o dos harzer roller, mesmo assim se criar misturado atrapalha a execução ideal do canto clássico.

Sr. Davi, vale o mesmo para o Timbrado Espanhol.

Ola pessoal do UDC,

Cada um tem a liberdade de criar o que quiser da maneira que quiser, mas quando estamos falando em criar canarios de canto para competicao, melhoramento genetico, formacao e desenvolvimento de estirpes de canto; o espaco para tal tem que ser exclusivo.   

...
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Mensagem por José Carlos Pereira Qua 13 Jun 2018, 18:29

Criar animais de qualquer espécie com qualidade técnica genética e ambiental não é fácil. Por isso, num país continental como o Brasil a criação de aves (deixar de lado criações economicamente estabelecidas como a de frangos para corte ou ovos)  é insignificante. 


A FOB tem, segundo sua própria informação, 5000 sócios distribuídos pelos diversos clubes a ela filiados. Portanto, 0,023% da população brasileira. Levando em conta que a maioria reproduz sem ser associada à FOB, não chegaríamos a 1 % da população. Levando em conta somente os canários Serinus, seriam menos de 0,023%.


 Como os canários reproduzidos para canto são a grande minoria no universo dos Serinus, desceríamos da casa centesimal para a milesimal.


Portanto, na realidade, embora sei que levarei pau de todos os lados, nem sei se poderíamos falar numa criação de canários. Por que a criação dos Serinus para canto pode ser considerada a mais difícil de todas as modalidades?
Por diversos motivos:


1- Canto é comportamento, portanto, difícil de ser avaliado porque chega a ser subjetivo em muitos aspectos;


2- Geneticamente é poligênico (sofre ação de vários genes) e multifatorial (sofre ação de muitos fatores ambientais);


3- Exige um bom ouvido e conhecimento do criador;


4- Exige tempo para se conseguir resultados por conta dos aspectos citados, e a maioria das pessoas quer resultados para ontem;


5- Tendência de nós brasileiros valorizarmos as exposições como um fim e não um meio. Muita gente leva a pássaros às exposições para vender, ficar conhecido e colocar troféus nas prateleiras especiais dos criadouros. 


E a exposição deveria ser a oportunidade meio para se ter noção de como está evoluindo a criação como um todos e traçar planejamento para corrigir os erros e somar os acertos. Só assim a criação seria cada vez mais qualitativa.


 As expos de animais mais selecionados julgam os padreadores levando em conta de maneira especial as suas progênies;


6- Comportamento muito influenciado pelos hormônios, o que, já aumenta o tamanho do pepino porque os hormônios agem em feedback, uns influenciando os outros;


7- Por último, e não esgotando as causas, a exigência de espaço físico. E isso muito poucos criadores têm. Criação que exige isolamentos, separações e observações muito particulares em todos os aspectos. Além do isolamento acústico dentro do criadouro, tem ainda que ter isolamento acústico em relação às aves soltas do entorno.



Por tudo isso, a tarefa de estabelecer uma criação de uma espécie/raça nova para nós como os timbrados espanhóis é árdua e tem que ser focada. Por isso sempre serei contra ficar criando novas modalidades de torneios de canto em vez de focar nas três qualidade de canto mais apreciadas. É desviar o foco de uma coisa que é ainda incipiente e inicial.


Poderia ficar aqui escrevendo laudas e laudas sobre o assunto, mas vou parar por aqui. Sem antes afirmar que viso sempre os fatos e não as pessoas. Aprendi isso debaixo de algumas varadas de marmelo (ardem pra caramba). Infelizmente, nós brasileiros temos também o hábito de levarmos tudo para o lado pessoal.
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Mensagem por José Carlos Pereira Qui 14 Jun 2018, 08:20

Desculpem alguns erros, inclusive de concordância.
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Mensagem por Lino 2 Sex 15 Jun 2018, 15:01

Boa tarde Sr. José Carlos,
A preocupação que o Sr. tem mostrado com a raça de timbrado espanhol é muito pertinente e valiosa, não tenha dúvida. No entanto, na nova modalidae criada para canto denominada de canto livre, que é na verdade uma disputa de fibra para Serinus canaria, não vejo com a mesma preocupação e vou tentar explicar o motivo.
Por incrível que pareça, o canário sendo uma ave canora tem seu principal atributo na canaricultura brasileira e mundial relegado em detrimento de cor e porte, digo isso com todo o respeito ao esforço e empenho dos canaricultores em selecionar e aprimorar o porte e a cor, mas sinceramente não compreendo o que sucedeu nos primórdios da canaricultura para inverter esses atributos, pois no Brasil, 99,99% dos canaricultores optam pela cor e porte. E aqueles que optaram pelo canto, sabem que é muito dificil selecionar canários que possam vir a apresentar todos aqueles ou pelo menos grande parte dos quesitos positivos e eliminar as notas negativas que são avaliadas em um campeonato de canto clássico.
Sabemos que em um plantel de canários de canto, nascerão canários muito bons e que deverão sim ser alvo de seleção para canto clássico, mas também nascerão canários que não apresentam esse potencial, mas as vezes pode ter uma disposição tamanha para o canto (fibra) que poderia perfeitamente ser utilizado em outra modalidade, ou seja, ser utilizado para torneios de canto livre, e isso eu não vejo como o túmulo para canários timbrado espanhol. Pelo contrário, se o timbrado espanhol naturalmente tem essa disposição para canto, e se ele vier a predominar nesses torneios de canto livre, pode ser que futuramente ele venha a disseminar em novos criadores pelo Brasil a fora e que esses novos criadores venham a se interessar e selecionar canários Timbrado espanhol para o canto clássico, e quem sabe ao invés de existir apenas campeonatos regionais de cor e porte, venha a existir também o de canto, mesmo que na modalidade de canto livre, e se assim o for, quem sabe o canto dos canários venha a ter o valor e a posição de destaque que ele merece.
Um abraço

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Mensagem por Lino 2 Sex 15 Jun 2018, 17:17

Resumindo, que mal há se utilizar de canários timbrado espanhol que não tem um nível esperado para um campeonato de canto clássico em torneios de canto livre? Se em um plantel voltado para canários de canto clássico nascem filhotes que destoam de um nível esperado vamos fazer o quê? Dar estes canários para o gato comer, tentar empurrar para alguém ou se for o caso e se a disposição para cantar permitir, deixar que participe de torneios de canto livre?
Muitos milhões de brasileiros são pessoas muito humildes e não tem condições de criar timbrados para seleção de canto clássico, mas adoram o canto de seus canários SRD e os levam ou levariam para torneios de canto livre, principalmente se tivessem em suas mãos um timbrado espanhol. Vale lembrar que os timbrados são classificados em classes A,B,C e ainda os que não atingem sequer o nível C.
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Mensagem por Sidiclei Dom 29 Jul 2018, 11:41

Lino 2 escreveu:Resumindo, que mal há se utilizar de canários timbrado espanhol que não tem um nível esperado para um campeonato de canto clássico em torneios de canto livre? Se em um plantel voltado para canários de canto clássico nascem filhotes que destoam de um nível esperado vamos fazer o quê?  Dar estes canários para o gato comer, tentar empurrar para alguém ou se for o caso e se a disposição para cantar permitir, deixar que participe de torneios de canto livre?
Muitos milhões de brasileiros são pessoas muito humildes e não tem condições de criar timbrados para seleção de canto clássico, mas adoram o canto de seus canários SRD e os levam ou levariam para torneios de canto livre, principalmente se tivessem em suas mãos um timbrado espanhol. Vale lembrar que os timbrados são classificados em classes A,B,C e ainda os que não atingem sequer o nível C.
Concordo com voce,inclusive pra se associar a um clube hoje em dia com essa crise torna-se praticamente impossivel com o valor da anuidade.
Por isso que 99.9% dos criadores são sem registro na fob.





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Mensagem por DAVI COUTINHO Qui 02 Ago 2018, 19:04

Boa noite José Carlos e demais amigos do Universo dos Canários!

A abordagem do Dr José Carlos quanto aos canários Timbrados Espanhóis, ao meu ver, não é direcionada apenas à condenar esta ou aquela modalidade de torneio de canários domésticos, principalmente o de canto livre, do qual acredito que ele tenha bastante conhecimento a partir do segmento de pássaros silvestres, e canários domésticos SRD's; mas chamar a atenção para o desafio que temos pela frente em lidar com as novas raças de canário de canto (e aqui eu quero incluir também o Malinois) que estamos iniciando a criação e seleção para canto clássico segundo os parâmetros da COM/OMJ, da qual a FOB é filiada e signatária de suas resoluções técnicas.

Dito isto, acho que o melhor a se observar nestas laudas no nosso amigo Dr José Carlos é a forma bem embasada que aborda o assunto, com dados e estatísticas interessantes, e principalmente os sete itens relacionados em sua postagem, que podem perfeitamente apontar um bom caminho para quem quer formar uma linhagem desses canários com qualidade canora de bom nível. Acrescento ainda que foi publicado, durante o último campeonato brasileiro, o Manual Técnico de Canário de Canto, obra do Diretor de canários de canto da OBJO/FOB, Sr Cláudio Gonçalves, Juiz OBJO/COM, e está a disposição de quem queira adquirir junto a FOB.

Apesar de alguns considerar complexo, posso dizer por experiência própria, que não é necessário ser rico ou dispor de grandes recursos para formar um plantel de bons canários de canto clássico. Todavia algo de que não se pode abrir mão é buscar informações confiáveis, e aprender cuidadosamente tudo que puder sobre a raça de canários que se propõe a criar; disto ninguém pode se furtar; a busca pelo prêmio precoce e o caminho mais curto, pode ser o principal fator à desanimar o criador iniciante.

As três raças de canários de canto clássico homologadas oficialmente, Harzer Roller, Malinois e Timbrado Espanhol, tem grande potencial de crescimento aqui no Brasil, mas o foco na qualidade é indispensável para que haja crescimento sustentável da criação a longo prazo. E se a preocupação são os torneios de canto livre, temos que reconhecer que existem pelo país afora há muitos anos e continuarão existindo, com ou sem os timbrados, mas que fique claro em relação aos Timbrados Espanhóis, são canários de canto clássico homologados pela COM/OMJ, e considerando  esses parâmetros é bom que sejam criados. 
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Mensagem por MauricioJr Sáb 18 Ago 2018, 10:37

José Carlos Pereira escreveu:"... Por que a criação dos Serinus para canto pode ser considerada a mais difícil de todas as modalidades?

Por diversos motivos:


1- Canto é comportamento, portanto, difícil de ser avaliado porque chega a ser subjetivo em muitos aspectos;


2- Geneticamente é poligênico (sofre ação de vários genes) e multifatorial (sofre ação de muitos fatores ambientais);


3- Exige um bom ouvido e conhecimento do criador;


4- Exige tempo para se conseguir resultados por conta dos aspectos citados, e a maioria das pessoas quer resultados para ontem;


5- Tendência de nós brasileiros valorizarmos as exposições como um fim e não um meio. Muita gente leva a pássaros às exposições para vender, ficar conhecido e colocar troféus nas prateleiras especiais dos criadouros. 


E a exposição deveria ser a oportunidade meio para se ter noção de como está evoluindo a criação como um todos e traçar planejamento para corrigir os erros e somar os acertos. Só assim a criação seria cada vez mais qualitativa.


 As expos de animais mais selecionados julgam os padreadores levando em conta de maneira especial as suas progênies;


6- Comportamento muito influenciado pelos hormônios, o que, já aumenta o tamanho do pepino porque os hormônios agem em feedback, uns influenciando os outros;


7- Por último, e não esgotando as causas, a exigência de espaço físico. E isso muito poucos criadores têm. Criação que exige isolamentos, separações e observações muito particulares em todos os aspectos. Além do isolamento acústico dentro do criadouro, tem ainda que ter isolamento acústico em relação às aves soltas do entorno.



Por tudo isso, a tarefa de estabelecer uma criação de uma espécie/raça nova para nós como os timbrados espanhóis é árdua e tem que ser focada..."                     

>.


Ola Pessoal do UDC,

Muito obrigado Sr. Jose Carlos.
O criador iniciante (e tambem o avancado) de timbrado espanhol deveria imprimir uma copia dessa lista e colar na porta de entrada do canaril.


Lino2,
Acredito que todas as respostas para suas questoes estao respondidas no texto acima. Apenas acrescentaria que: A unica coisa que eu nao faria com um canario que destoa o canto é tentar empurrar para alguem, principalmente se for criador iniciante. 


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Mensagem por MauricioJr Ter 21 Ago 2018, 13:48

Ola pessoal do UDC,

Posso citar a primeira influencia negativa do canto livre na criacao de timbrado espanhol:
"Selecionar os canarios de acordo com a pre-disposicao para o canto."
 
Se estivermos falando de canario de canto, a pre-disposicao ao canto deve ser natural. 
Na criacao de timbrado espanhol, tem que se tomar muito cuidado com a "diposicao extra" para cantar, porque geralmente essa disposicao extra, vem acompanhada de estridencias, ritmo acelerado e diccao embolada. O ideal para o Timbrado Espanhol eh conseguir o equilibrio entre: voz, diccao, ritmo, musicalidade e repertorio, somados a disposicao natural que um canario de canto deve ter para cantar.

A "disposicao extra" para cantar, por si so,  nao garante que o canario cante durante uma apresentacao. Para isso, existem metodos e tecnicas de treinamentos que garantem um alto indice de que o canario cante durante o tempo de julgamento. Selecionar um reprodutor apoiado apenas no fator "disposicao para o canto" eh um erro primario que praticamente quase todos os criadores cometem.


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Mensagem por DAVI COUTINHO Ter 21 Ago 2018, 19:02

Grifo de Maurício Jr sobre a criação do canário Timbrado Espanhol: Na criação de timbrado espanhol, tem que se tomar muito cuidado com a "disposição extra" para cantar, porque geralmente essa disposição extra, vem acompanhada de estridências, ritmo acelerado e dicção embolada. O ideal para o Timbrado Espanhol é conseguir o equilíbrio entre: voz, dicção, ritmo, musicalidade e repertorio, somados a disposição natural que um canário de canto deve ter para cantar.


Reconheço a preocupação dos nossos amigos com a qualidade do canto do nosso canário Timbrado, se a criação for direcionada para o canto livre; mas acredito que estes criadores que estão disputando o canto livre tem consciência de que estes torneios não estão voltados ao canto clássico, que evidentemente, tem maior complexidade, mas creio que alguns deles, no futuro, poderão até tornarem-se criadores voltados para a modalidade de canto clássico, como alguns já vem fazendo.


Já que estamos iniciando a criação do canário Timbrado Espanhol no país, vamos aproveitar a citação acima, do nosso amigo Maurício Jr, que tem bastante experiência com a criação desta raça de canários, para aprendermos um pouco sobre estas importantes características do canto clássico.



Qualidades do canto:
Ritmo: O ritmo do canto do timbrado espanhol deve ser, quanto mais pausado melhor. Observa-se a capacidade do canário em alterar o ritmo musical do giro, aumentando ou diminuindo a cadência de emissão.


Melodia/musicalidade: Trata-se da sequência de sons ligados com sentido musical, o que dá a beleza e musicalidade do giro, e deve ser rica e variada.
 

Dicção: Consiste no canto dos giros sem ruídos estranhos aos mesmos, observando uma correta colocação fonética e de entonação entre as vogais e consoantes que compõe cada giro.


Repertório: O repertório consiste na quantidade e qualidade dos giros que o canário consegue executar durante o canto, e de acordo com a planilha de julgamento de cada uma das linhas de canto admitidas na raça.
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