UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UMA CRÔNICA A RESPEITO DA CRIAÇÃO NO BRASIL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

UMA CRÔNICA A RESPEITO DA CRIAÇÃO NO BRASIL Empty UMA CRÔNICA A RESPEITO DA CRIAÇÃO NO BRASIL

Mensagem por MARTÍN Ter 08 maio 2018, 20:58

Texto Fábio Chanes

Olá Universo dos Canários,


Muitas verdades e inverdades são ditas diariamente em nosso meio, e justamente a confusão que isto causa desvirtua o verdadeiro!

A verdade a respeito da criação e ornitologia no Brasil é uma na minha opinião, dê que a fama que muitos acham que o Brasil tem de ser diferente e muito competente na criação em cativeiro não é totalmente verdadeira!

Analiso isto pelos seguintes argumentos, na criação de pássaros em cativeiro apenas poucos segmentos podem ser considerados tops de linha, ou seja acima de muitos outros que acham serem também diferenciais!

Na criação hoje podemos citar os exemplos de verdadeiros "case" de sucesso no nosso meio:

-criadores de curió e bicudos, pois estes superam em muito a qualidade e alcançaram o ponto de não mais necessitar de qualquer pássaro oriundo da natureza além de se ter genéticas perfeitas, documentadas e hoje reconhecidas no meio, sendo que um comprador de pássaros desta categoria sabe até a qualidade da fêmea que esta levando para seu criadouro pois é sabedor dos pais, avõs e bisavós desta fêmea, tudo registrado e documentado para não deixar dúvidas.

-criadores de psitacideos- estes também superaram as expectativas conseguindo reproduzir de forma fantásticas quase todas as espécies de fauna nacional e exótica com também registros e anos de criação documentados que mostram a forma técnica e capacitada que eles conseguiram chegar.

-criadores de canários- destes não há necessidade de qualquer comentário, o fato é olhar o campeonato brasileiro e notar a clara diferença deste evento com eventos parecidos das federações de silvestres, como costumo dizer é a Copa do Mundo.

-criadores de domésticos exóticos- também não há que se falar os diamantes de gould, os diamantes mandarins atingiram várias mutações fantástica e criadores mais sérios mantém genéticas fixas que sempre irão dar a qualidade desejada, no caso dos periquitos ondulados então há genéticas com nomes de criadores europeus que dão a assinatura de qualidade ao plantel de alguns criadores brasileiros.

-criadores de canários da terra- estes começam agora a atingir um estágio fantástico com as mutações alcançadas e por isto desvalorizando os pássaros que sejam caçados, pois não interessam mais a eles, aqui mais uma vitória da criação correta e honesta!!

Agora e o resto dos outros pássaros criados Restam muitas dúvidas ainda sobre algumas espécies e seus criadores não generalizando todos, tem-se gente séria e honesta no meio que já começa a notar que montar plantéis e zelar por melhorar a genética e as mutações são o caminho correto para se chegar a nível superior em criação ex-situ, dou como exemplo o criadouro comercial gaúcho Butiá, aonde o que ele conseguiu já com cardeais, canários da terra e agora com os trinca ferros opalinos, mostram o zelo que este criador tem!!

Mas eu sou criador de pintassilgos, como posso dizer isto desta forma e tirar estes do meio dos tops???

Vejam, o Jiló o pintassilgo baianinho mais famoso da história do canto metálico o seu possuidor fala muito dele aos quatro ventos, sim um grande conhecedor do canto metálico é este proprietário não se resta dúvida, mas quem criou o Jiló, que é o pai desta criatura, nada mais que nosso amigo Rogério Vivan Cunha o TOP GAMES que ainda possuí o pai do Jiló, mas que infelizmente perdeu-se a fêmea em óbito, agora vendo este exemplo os amigo entenderão aonde quero chegar!

Criadores de pintassilgos trocam demais os seus plantéis, jamais se preocupam em manter genética, em selecionar os melhores para serem matrizes, ou aprenderem a ter o conhecimento correto do que é pássaro de plantel e o que é pássaro para dispor, simplesmente vendem a grande maioria do que tiram, poucos possuem matrizes de 4 a 5 anos de idade nos seus criadouros, isto é ruim!!! Se hoje o Rogério Vivan Cunha, o TOP GAMES tivesse o casal que tirou o Jiló, certamente teria nas mãos a oportunidade de começar umas das melhores genéticas e pintassilgos baianinhos do Brasil!

E além do mais que infelizmente muitos recorrem a pássaros oriundos de procedência duvidosa. Vou ouvir, como já ouvi é um mal necessário! Não, não é um mal necessário é falta de conhecimento e paciência, de saber o tempo certo de cada pássaro para se colocar ele para criar, lembrando que o período reprodutivo é estressante tanto para machos como para fêmeas e aí ficam sujeitos a doenças e muitos podem vir a óbito!! Isto se chama imediatismo!

Defendo que há a necessidade de se formar plantéis fortemente fechados na questão de genética, sem muitas misturas e zelando pelos cruzamentos corretos, claro que as experiências tem que continuar, mas jamais se colocar o plantel inteiro no fogo para se procurar novidades (esta lição tiramos com a canaricultura, um dos maiores "case" de sucesso de criação de pássaros em cativeiro da história humana) e justamente são estes criadores que hoje começam se aventurar no meio dos pintassilgos que vem trazendo esta forma de criação diferenciada, alguns andam apanhando, porém aprenderão e aí muita coisa irá mudar!!

Outro ponto importante tem sido que, muitos criadores tem procurado livros europeus para aprender, porém não basta tê-los tem que aprender a lê-los e compreendê-los, isto ajudará a mostrar a maioria que o imediatismo é o inimigo número 1 dos que desejam criar!

Esta na hora dos criadouros de pintassilgos começarem a montar suas genéticas, e para isto tem que estar tudo documentado, tem que estar registrado, seja em livros próprios que se vendem na internet, seja por softwares próprios para esta situação!

O fator sorte nem sempre andará ao lado de criadores, por isto a importância de aprender escolher e observar o que é matriz ou que não é matriz, o que é pintassilgo mestre para canto e o que não é um pintassilgo mestre para canto, o que é um cruzamento correto para manter uma mutação dentro dos padrões e o que é um cruzamento irresponsável achando que vai ganhar tempo!!

São pequenos fatores que mostram a verdadeira face do criador, e o olhar para os "case" citados acima faz-no refletir que nós brasileiros somos presunçosos, pois falarmos que somos os melhores, sendo que foram nascidos (aqui não o número exato, porém perto do que ocorreu na verdade e ajudou em muito em fortalecer as ongs que são contrárias ao que fazermos) 140.000 picharros declarados no Sispass, sendo que deste apenas 15.000 seriam fêmeas...............................aí querem abordar mais o quê??? Tem que abaixar a cabeça, olhar para os que fazem a coisa certa e procurar aprender com eles!!!

Por isto acho muito importante aos amigos que estão iniciando na criação de pintassilgos, dois conselhos:

-Primeiro, esqueçam o dinheiro que vão ganhar, isto não é o primordial do criador sério
-Segundo aprendam a segurar os filhotes para matrizes futuras e assim começando a montar um bom plantel, que terá no futuro sua assinatura de criador em cada pintassilgo seu que nascer em seu criadouro!!!

Por isto amigos estamos em outros tempos, a visão correta é sempre buscar excelência e esta não se compra aprende a fazer!!!

Abraços
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

UMA CRÔNICA A RESPEITO DA CRIAÇÃO NO BRASIL 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos