UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a melhor farinhada para canários???

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por MARTÍN Sáb 10 Ago 2013, 19:42

Relembrando a primeira mensagem :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Qual farinhada você utiliza?

Quais ja utilizou?

Você confia na qualidade das farinhadas  informada pelos fabricantes?


Última edição por MARTÍN em Sex 29 maio 2015, 18:46, editado 4 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo


Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por clecia Sáb 27 maio 2017, 17:09

Davi, onde compro esta farinha de carne? Eu posso substitui-la pela farinhada?
clecia
clecia
Membro
Membro

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 90
Pontos : 95
Idade : 49
CIDADE/CITY : sao joao del rei
ESTADO/PROVÍNCIA : mg

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por José Carlos Pereira Sex 16 Jun 2017, 17:39

Qual a melhor farinhada? Qual a melhor extrusada? Extrusada ou farinhada?
São perguntas recorrentes entre os criadores de pássaros. Não saberia responder, mesmo tendo mais de 70 anos criando pássaros e algum conhecimento de nutrição devido às exigências profissionais.

Por duas situações pelo menos:

1- Não tenho conhecimento verdadeiro das reais necessidades nutricionais dos pássaros. Se usar mistura de sementes, seria 0.14 ou 0.15 g por grama do peso do pássaro? 4 a 4.9 g por dia? 2.5 a 3.5 g de matéria seca por dia? 15 a 16 g por cento de proteínas? 4 a 6 g por cento de gordura?. Concentração energética de 2850 a 3000 Kcal num quilo? Mais que isso? Menos que isso? Sei lá e só poderia chutar. Certa vez, depois de um longo período de troca de idéias e discussões, num grupo de criadores antigões de canários-da-terra chamado Grupo de Estudos do Taddei (GET) chegamos á conclusão de que 4 g de um bom extrusado por dia estaria de bom tamanho. Para os humanos existe o Codex Alimentarius, editado por entidades mundiais para estudos nutricionais  e que dita as necessidades dos diversos nutrientes. Ele é definitivo? Que nada, de tempo em tempo tem que ser revisto. O negócio é dinâmico e a criação de pássaros não propicia grandes investimentos em pesquisas;

2- Assim, fica difícil seguir as normas da boa nutrição: quantidade, qualidade, proporcionalidade, aceitabilidade e disponibilidade (inclusive financeira). Para os humanos, da quantidade calórica necessária, 55% deve ser fornecida pelos carboidratos, 30% pelas gorduras e 15% pelas proteínas. E para os pássaros? Sei lá também.
Como estou juntando material para escrever com mais profundidade sobre o assunto, fiz inúmeros cálculos de alimentos levando em conta percentuais de proteínas, carboidratos e gorduras (lipídios), quantidade percentuais de Kcal geradas, proporcionalidades entre Kcal geradas pelos 3 nutrientes e Kcal em um quilo ou 1000 g . Calculei isso tudo em diversos extrusados, diversas farinhadas (industriais e caseiras), diversas sementes e misturas delas.

Muita coisa interessante que não cabe nesse curto espaço. Sem entrar nos méritos, posso afirmar que, nesses itens, há certo equilíbrio entre diversos extrusados e diversas farinhadas. Pelas suas proporcionalidades e qualidades o alpiste pode ser considerado padrão ouro entre as sementes, e isso não é novidade para ninguém pelos resultados colhidos através dos anos do seu uso na criação de pássaros. O que mostraria as diferenças entres farinhadas e extrusadas seriam as qualidades dos componentes usados na sua produção.

Para suprir tudo isso, evitando as deficiências dos nutrientes, capazes desde não deixar se manifestar toda a capacitação genética recebida até provocar mortes, há a necessidade de uma alimentação farta em quantidade, qualidade, aceitabilidade, aproveitamento... enfim, não se pode ficar limitado a esse ou aquele método alimentar demonizando a variabilidade.

Por mim, continuo com o que sempre fiz, claro que mudando alguma coisa por caso da evolução industrial nesses 70 anos (troquei o ovo cozido e o pão de ló feito especialmente pela minha mãe pelo ovo liofilizado contido nas rações, por exemplo): alpiste, mistura sementes gordurosas ( 4 partes de niger + 1 parte de nabão + 1 parte de senha) em pouquíssima quantidade, um extrusado, couve (ou chicórea) e água. Farinhada no período de criação misturada à gema de ovo cozida.

Uso uma farinhada fácil de ser encontrada com alguns acréscimos que eu mesmo faço. Tudo calculado. Cada criador tem a sua metodologia alimentar advinda da sua experiência e conhecimentos adquiridos.
Dos manejos exigidos na criação de qualquer animal, sem dúvida, a alimentação é a mais difícil, discutível, cheia de folclore, de história e de cultura que acompanham o homem desde os seus primórdios.

São somente seis nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, vitaminas, sais minerais e água), mas distribuídos por um sem número de alimentos em proporções diferentes em cada um deles. Alguns desses nutrientes são exigidos em quantidades relativamente grandes, como proteínas, carboidratos, gorduras, ferro e cálcio, e estão contidos também em quantidades maiores nos alimentos; suas faltas são manifestadas clinicamente bem visíveis, como os quadros de desnutrição (vide peito seco), anemia e deficiências ósseas.

Mas há aqueles que são exigidos em quantidades muito pequenas, mesmo traços (iodo, cromo, antimônio, selênio, estrôncio, silício, etc) ou ultra-traços (flúor, molibdênio, vanádio, níquel, lítio, bromo, boro,etc), sendo também muito pequenas suas quantidades  nos alimentos ou mesmo ausentes; falta desses nutrientes é muito difícil de ser detectada clinicamente, sendo um dos componentes da chamada fome oculta. E não são só os dados quantitativos, mas sim também qualitativos; por exemplo, as proteínas animais são de melhor valor biológico, especialmente as do ovo e do leite (que contêm todos os aminoácidos essenciais para os humanos), mais aproveitáveis pelo organismo, mas as gorduras vegetais são mais importantes pelas maiores quantidades dos ômegas, principalmente os ômegas 3, 6 e 9.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por Geraldo vm Sex 18 maio 2018, 21:13

Boa noite, algum de vocês já utilizou a Farinhada fortall da Biotron?
O que acharam? 
Ela é superior a da Amgercal?
Geraldo vm
Geraldo vm
Membro
Membro

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 5
Pontos : 5
Idade : 35
CIDADE/CITY : Belo Horizonte
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por clecia Sáb 19 maio 2018, 14:04

Eu prefiro da Amgercal, não tive boa resposta com a CC2030, mas confesso que meus canários comem mais a cc2030. A amgercal na minha cidade eu não encontro, só em BH>
clecia
clecia
Membro
Membro

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 90
Pontos : 95
Idade : 49
CIDADE/CITY : sao joao del rei
ESTADO/PROVÍNCIA : mg

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por Geraldo vm Sáb 19 maio 2018, 14:29

A CC 2030 também acho inferior mas gostaria de saber com relação a Fortall  pois esta farinhada é a melhor da biotron
Geraldo vm
Geraldo vm
Membro
Membro

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 5
Pontos : 5
Idade : 35
CIDADE/CITY : Belo Horizonte
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Martín, qual seria a Farinhada que você disse ter o mesmo desempenho da nutropica na criação dos filhotes?

Mensagem por Geraldo vm Qui 24 maio 2018, 19:33

MARTÍN escreveu:Olá amigos do Universo dos Canários.

Um breve relato e opinião "pessoal" vamos lá.....




A farinhada "NUTROPICA" é o caviar na criação de aves assim com a atual e famosa "GERMINEX" .....

-Hãaaaa

Esperai vou explicar;

Imagine um criador que tenha um plantel grande e nem precisa ser tão grande a partir de 100 aves, fica inviável comprar tais produtos isto se comparar o preço que é vendido aves no mercado em geral.

Mas Martin tem muito criador de Giboso, gibber etc... utilizando farinhadas denominadas por você como "proibitiva"(parafraseando o Rogério Queiros Laughing ) ,  então eu digo;

- Sim você ja viu os preços que eles vendem os casais? R$ 5.000,00 a casos de valores bem maiores.

Ai eu te pergunto para quem vende ave a R$ 50,00 ou R$ 100,00 é viável investir em uma alimentação como esta?

Ai você me diz, mas eu crio por hobby e este alimento é muito bom excelente promete fundos e mundos.......Shocked  Minha nossa ate eu ja estou pensando em voltar a dar Nutropica para meus canários.....sim ja utilizei esta farinhada.

Martin então porque não usa mais?

Simples eles tem um produto(óleo) na composição da farinhada que altera/doura passa do ponto o amarelo de minhas aves, fazendo com que ela não possa participar de campeonato por estar fora do padrão exigido.

Mas isto não desabona a empresa ou produto no quesito qualidade nutricional, pelo contrario sempre tive aves com perfeita saúde durante o uso de tal produto, mas !!!!!! .......Eu encontrei outra com custo muito, mas muito melhor com a qualidade idêntica e que me tras os resultados que desejo para minhas aves.

Amigos tem coisa na canaricultura que é "grife" o produto vende o rotulo e não o conteúdo sabe porque? Tem quem paga.
Geraldo vm
Geraldo vm
Membro
Membro

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 5
Pontos : 5
Idade : 35
CIDADE/CITY : Belo Horizonte
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Qual a melhor farinhada para canários?

Mensagem por DAVI COUTINHO Qui 24 maio 2018, 21:33

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Lendo as postagens dos companheiros criadores sobre o assunto, vemos que o uso das farinhadas e o preço destes produtos ainda são controversos sob vários pontos de vista. Não tem como não observar a sabedoria e propriedade da postagem do Dr. José Carlos Pereira; além de médico dedicado a área nutricional mais complexa que existe na medicina, que é a nutrição infantil, ele é criador de canários e vários passeriformes há mais de meio século.

Da forma como ele se pronuncia no artigo postado aqui: "Não tenho conhecimento das reais necessidades nutricionais dos pássaros", sinaliza  para todos nós, e principalmente para as indústrias, a orientação do trabalho de pesquisa sobre as REAIS NECESSIDADE NUTRICIONAIS DOS NOSSOS PÁSSAROS para quem deseja oferecer produtos que realmente venham nutrir sem falta e "principalmente sem excessos" nossos passeriformes. Sem estes dados, e com relativa dose de acerto, fica difícil afirmar se tal e qual farinhada é a melhor, tendo como parâmetros apenas preferência, preços e apresentação comercial dos produtos. Isto porque logo veremos outro criador usando uma marca diversa da nossa preferida  com igual sucesso na criação.

Sob esse prisma, me parece, que cada criador tem como recurso principal a experiência nos resultados do seu próprio criadouro. Infelizmente, este é o ponto em que nos encontramos, diante da relutância da indústria em apresentar produtos que ao menos sejam compatíveis com a fisiologia dos nossos pássaros granívoros, como é o caso da soja e seus derivados, que não é consumida naturalmente por esses pássaros, e mesmo assim está presente em todas fórmulas de farinhadas e extrusadas, simplesmente porque é um insumo barato e disponível, em detrimento de uma ração baseada no milho, arroz, aveia, e outros cereais da família das gramíneas. 

Por isto, com raríssimas exceções, acho todas farinhadas niveladas em fórmula e qualidade, e detestável pelos pássaros, que embora muitos critiquem, sempre preferem a mistura de sementes. Aí vem um amigo nosso e faz uma experiência com criação de canários em viveiro, onde disponibiliza uma farinhada caseira que ele denomina tupiniquim em um coxo, e a farinhada industrial em outro, mas os canários nem tocam na industrializada; enquanto devoram a outra. Eis aí um alerta para a indústria de farinhadas e extrusadas: Estamos ansiosos por um produto que venha substituir a mistura de sementes, mas que seja compatível com a fisiologia de nossos pássaros, e não custe uma fortuna. 
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Caro Martín, qual seria a Farinhada que você disse ter o mesmo desempenho da nutropica na criação dos filhotes?

Mensagem por Geraldo vm Seg 28 maio 2018, 16:26

Geraldo vm escreveu:
MARTÍN escreveu:Olá amigos do Universo dos Canários.

Um breve relato e opinião "pessoal" vamos lá.....




A farinhada "NUTROPICA" é o caviar na criação de aves assim com a atual e famosa "GERMINEX" .....

-Hãaaaa

Esperai vou explicar;

Imagine um criador que tenha um plantel grande e nem precisa ser tão grande a partir de 100 aves, fica inviável comprar tais produtos isto se comparar o preço que é vendido aves no mercado em geral.

Mas Martin tem muito criador de Giboso, gibber etc... utilizando farinhadas denominadas por você como "proibitiva"(parafraseando o Rogério Queiros Laughing ) ,  então eu digo;

- Sim você ja viu os preços que eles vendem os casais? R$ 5.000,00 a casos de valores bem maiores.

Ai eu te pergunto para quem vende ave a R$ 50,00 ou R$ 100,00 é viável investir em uma alimentação como esta?

Ai você me diz, mas eu crio por hobby e este alimento é muito bom excelente promete fundos e mundos.......Shocked  Minha nossa ate eu ja estou pensando em voltar a dar Nutropica para meus canários.....sim ja utilizei esta farinhada.

Martin então porque não usa mais?

Simples eles tem um produto(óleo) na composição da farinhada que altera/doura passa do ponto o amarelo de minhas aves, fazendo com que ela não possa participar de campeonato por estar fora do padrão exigido.

Mas isto não desabona a empresa ou produto no quesito qualidade nutricional, pelo contrario sempre tive aves com perfeita saúde durante o uso de tal produto, mas !!!!!! .......Eu encontrei outra com custo muito, mas muito melhor com a qualidade idêntica e que me tras os resultados que desejo para minhas aves.

Amigos tem coisa na canaricultura que é "grife" o produto vende o rotulo e não o conteúdo sabe porque? Tem quem paga.
Geraldo vm
Geraldo vm
Membro
Membro

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 5
Pontos : 5
Idade : 35
CIDADE/CITY : Belo Horizonte
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por MARTÍN Seg 28 maio 2018, 19:26

Geraldo vm escreveu:A CC 2030 também acho inferior mas gostaria de saber com relação a Fortall  pois esta farinhada é a melhor da biotron

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Eu atualmente uso a CCPremiatta 50% + Fortall 50% na epoca de reprodução e na epoca de descanso a CCPremiatta, faço isto para manter o equilibrio da proteina e não gosto de usar somente a fortall alem de reduzir o custo ja que a CCpremiatta é uma farinhada de baixo custo.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por Geraldo vm Seg 28 maio 2018, 20:47

@MARTIN

Obrigado

Abraço
Geraldo vm
Geraldo vm
Membro
Membro

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 5
Pontos : 5
Idade : 35
CIDADE/CITY : Belo Horizonte
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por MARTÍN Seg 28 maio 2018, 21:15

Desculpa pela demora na resposta.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por jmiltonc Seg 28 maio 2018, 22:37

Olá,

  Apesar de ser novato mas acho que posso dar minha contribuição. Tenho um casal de vermelhos, e conforme já descrito acima, a CC2030 foi a única que tinha por aqui.  Notei que a Fêmea espalhava toda o produto tentando selecionar algo. Não teve outro jeito, tive que pagar frete mas troquei para a Intesive Red da Amgercal. . Boa aceitação!
jmiltonc
jmiltonc
Membro
Membro

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 25
Pontos : 73
Idade : 62
CIDADE/CITY : Juiz de Fora
ESTADO/PROVÍNCIA : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por Ismael Carneiro Sex 29 Mar 2019, 16:51

Pessoal, gostaria de saber se algum de vocês já fizeram o uso da farinhada Savor Cor da Biotron e se o "feed-back" obtido é mais positivo do que negativo.
Ismael Carneiro
Ismael Carneiro
Sou Novo no Fórum
Sou Novo no Fórum

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1
Pontos : 1
Idade : 39
CIDADE/CITY : Paracatu
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a melhor farinhada para canários??? - Página 5 Empty Re: Qual a melhor farinhada para canários???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos