UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

QUAL A MELHOR IDADE PARA ACASALAR A CALOPSITA?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

QUAL A MELHOR IDADE PARA ACASALAR A CALOPSITA? Empty QUAL A MELHOR IDADE PARA ACASALAR A CALOPSITA?

Mensagem por ANGELO BASTOS Dom 03 Jul 2016, 09:16

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fala galera, tudo bem?


Hoje vamos falar de um tema simples, mas que pode tirar a dúvida de diversas pessoas, principalmente das pessoas que tem casal e fica na dúvida se ele pode ou não reproduzir.


Sempre recebemos perguntas do tipo "Minha calopsita tem 8 meses e está acasalando, faz mal?" ou "minha calopsita tem 1 ano, posso botar pra acasalar?" entre outras do tipo... a resposta para essas perguntas é bem fácil, então, vamos lá...


O organismo de uma calopsita já está apto para reprodução e postura de ovos a partir de 10 meses de idade. Porém, isso não significa de forma alguma que essa é a melhor idade para uma fêmea começar a botar ovos!


A idade ideal é com 1 ano de vida, pois a ave já entrou completamente na fase adulta e tem o organismo todo preparado para a reprodução. 


"Mas a minha calopsita tem 7 meses e já está acasalando, tem algum problema?" O ato de acasalar não acarreta em nenhum tipo de problema, pois se você não der os estímulos necessários para a postura de ovos, ela não vai iniciar esse processo, até pq ela nem está preparada para isso ainda. 


Resumindo, o casal pode até começar a acasalar bem antes da idade certa, mas o ideal é iniciar a POSTURA dos avos com 1 ano de idade. E mesmo que estejam acasalando desde cedo, não quer dizer que ela irá botar ovos. Pois sem os estímulos a fêmea não irá fazer nada. 


Se o dono der os estímulos para a fêmea antes da idade ideal, é a fêmea que fez algo errado e botou antes da hora? Não, o dono que por inexperiência, por falta de informação correta ou em "alguns" casos irresponsabilidade mesmo, não pensou na saúde do casal, não usou o bom senso e etc...


Agora vamos deixar bem claro uma coisa! Se a sua calopsita não tem idade, mas já está acasalando... faz sentido colocar ninho na gaiola ou viveiro? 


NÃO!!! Gente, calopsita só usa o ninho para reprodução. Não usa para dormir, não usa para brincar de casinha, não usa para nada do tipo. O Ninho serve exclusivamente para estímulo e processo de reprodução!


Se a sua ave entrou em processo de postura muito cedo, reforce bastante a alimentação dessa ave para que ela possa se sair bem. É muito normal que em casos assim o casal não consiga vingar nenhum filhote, e dos males que podem acontecer em uma reprodução precoce, ovos não galados são os menores. Além de ovos não galados, pode acontecer também diversos problemas, principalmente, com a fêmea! 


Então pessoal, muito cuidado com isso. Muita responsabilidade e planejamento sempre! Esses dois quesitos são importantíssimos para uma ave ou um plantel saudável. 


FONTE: WELLINGTON SOUZA
CALOPSITANDO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

QUAL A MELHOR IDADE PARA ACASALAR A CALOPSITA? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos