UNIVERSO DOS CANÁRIOS
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Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

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Mensagem por José Carlos Pereira Ter 21 Jun 2016, 18:48

Relembrando a primeira mensagem :

Algumas considerações que fiz num trabalho sobre as qualidades do som. Claro que não são informações minhas, mas encontradas nos bons livros de fisiologia da fala.
José Carlos.


Qualidades do som:
1- Timbre. Mús. Timbre Qualidade distintiva de sons da mesma altura e intensidade, e que resulta da quantidade maior ou menor dos harmônicos coexistentes com o som fundamental. (Aurélio). Portanto, é determinado pela superposição harmônica de sons secundários ao som principal. É o timbre que dá a cor vocal, a capacidade de cada pássaro cantar diferentemente daqueles de outras espécies e até da mesma espécie, o que, nem sempre, é distinguido pelos ouvidos humanos. Quase impossível achar um pássaro que cante exatamente como outro, pois, embora as notas emitidas possam ser as mesmas, com certeza o timbre será diferente. O timbre depende da forma das estruturas palatinas, da amplitude total e forma de abertura do laringe, da posição e forma do bico, etc. 
Ao vibrarem as membranas da siringe produzem os sons das consoantes que se superpõem à vibração geral do ar ao ser expulso e que produz os sons das vogais. A qualidade e a musicalidade do canto dependem do equilíbrio entre os sons das vogais e das consoantes. As cantadas mais duras e pouco melodiosas são devidas às marcações mais intensas das consoantes. Da siringe o som passa pela traquéia e as variações do comprimento desse trajeto determinam as escalas descendentes, ascendentes e as modulações. A cavidade bucofaríngea e as fossas nasais, últimos obstáculos a serem vencidos pelo som, são órgãos ressonantes e ajudam no colorido do mesmo; 2- Intensidade (força vocal). Depende da quantidade de ar que o pássaro é capaz de acumular nos pulmões e sacos aéreos e da potência com que ele é expelido. Assim, quanto maior a capacidade torácica, por conseqüência dos pulmões e sacos aéreos, e maior a potência dos músculos envolvidos, maior será a potência e o volume das cantadas. Não confundir essa potência canora com a maior estridência. Aqui tornam-se mais claras as necessidades de uma ancestralidade genética qualitativa e os treinamentos físicos adequados para que o pássaro possa exercer na plenitude e qualidade do canto e 3- Tom. Como nos humanos, os sons emitidos pelos pássaros podem ser divididos em agudos (tenor), médios (barítono) e graves (baixo). Na criação dos Serinus para canto essas gradações podem ser vistas claramente com os timbrados (agudos), malinois(médios) e rollers (graves). A tonalidade depende fundamentalmente da freqüência de vibrações das membranas da siringe. Podem tornar o som mais agudo (alto) o encurtamento da traquéia, os anéis cartilaginosos traqueais mais rígidos, o encurtamento e a maior rigidez do músculo e das cordas broncotraqueais provocando a maior tensão das membranas timpânicas e impedindo o alongamento traqueal, a maior tensão das membranas da siringe, o laringe totalmente aberto, os sacos aéreos de menores capacidades, o bico aberto, a maior pressão exercida pelos órgãos insufladores do ar, a diminuição do diâmetro dos brônquios e a ação dos  hormônios aceleradores do canto. O ritmo e a velocidade do canto podem acelerar devido a determinados estímulos nervosos e hormonais dependentes da raça, do temperamento e do estágio em que o pássaro se encontra em relação ao período reprodutivo. Como a luminosidade é o maior estímulo para a produção dos hormônios aceleradores do canto, os pássaros mantidos em boa luminosidade apresentarão cantadas mais altas ou agudas e, pelo contrário, os mantidos na penumbra tenderão a cantar mais grave. Pode ser visto com os filhotes que se deliciam nos chilreios agudos quando colocados ao sol da manhã. Os tons mais baixos são conseguidos quando o músculo e as cordas broncotraqueais são flexíveis e longas, a traquéia é longa e as cartilagens não são rígidas, os lábios da siringe estão semi-abertos, sacos aéreos amplos permitindo a vibração do ar no seu interior, o esôfago está dilatado pela pressão tornando-se uma caixa auxiliar de ressonância, o bico cerrado ou semi-aberto, membranas siringeas grandes e pouco tensas e brônquios com diâmetros aumentados.
Respeitando-se as características diferenciais regionais, os sons de grande musicalidade emitidos pelos pássaros possuem intensidade, timbre e tonalidade característicos para cada espécie e, dentro das espécies, para cada pássaro individualmente.  Sempre lembrando a importância da condução dos sons pelo ar e a interferência do meio ambiente na sua transmissão podendo provocar reflexões, reverberações ou refrações.
Portanto, os pássaros podem emitir os seus cantos  em tonalidades graves ou agudas e em intensidades mais altas ou baixas.  O que adjetiva a qualidade de canto realmente é o timbre, o colorido do canto. É o diferencial dos grandes cantores. Dois pássaros podem emitir as mesmas notas no canto e nas mesmas tonalidades e alturas, mas um se diferenciará do outro pela maneira como são emitidas, como, por exemplo, flauteadas, aquosas, aveludadas, metálicas, doces, etc.
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Mensagem por DAVI COUTINHO Qui 15 Mar 2018, 01:58

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

A importação do canário Timbrado Espanhol, assim como qualquer outra raça de canários não está proibida no país; só que apesar da legislação ser bastante rigorosa, existe toda uma tramitação necessária para realizar esta operação. Primeiro devem ser canários de boa procedência no local de origem, com atestado médico veterinário de que estão em perfeita saúde, e a documentação juntos aos órgãos competentes, que aqui é o MAPA, para realizar a quarentena, antes de serem liberados ao local de destino. Aqui em São Paulo tem o local de quarentena em Cananéia/SP, mas esta quarentena pode ser feita em outros estados também.

Quanto aos Timbrados que existem aqui, apesar de estarem sendo divulgados agora, tem criadores que possuem estas aves há muitos anos, originários da Colômbia e da Espanha, dentre outros. Não tenho autorização de criadores para declinar nomes aqui, mas uma coisa é certa, são pessoas sérias e honestas, de várias áreas do conhecimento acadêmico e profissional, que criaram e criam estes canários por hooby, da mesma forma como os que criam outras raças.

No ano passado a Federação Ornitológica do Brasil trouxe ao país dois juízes espanhóis, expert nas raças Timbrado Espanhol e Malinois, para dar palestras sobre estas aves e julgar os exemplares inscritos no campeonato brasileiro. Foram vários dias de palestras e orientação aos criadores em relação a seleção, linha de canto, e manejo técnico. 

Apesar de estarem estreando no campeonato brasileiro, o que foi constatado pelos Juízes é que os canários são de raça pura nas duas linhas atualmente homologadas: O timbrado original ou clássico, e o Floreado (antigo canto intermediário). Todavia para saber se o exemplar que se coloca como timbrado, é de raça pura, o critério é o mesmo que vale para qualquer outra raça; A pessoa precisa ter conhecimentos básicos sobre a raça ou confiar na seriedade do criador que apresenta, para não comprar gato por lebre.
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Mensagem por Lino 2 Qui 15 Mar 2018, 13:36

Obrigado pelas explanações caro Sr. Davi,
Um abraço
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Mensagem por Lino 2 Qui 15 Mar 2018, 17:02

Adquiri hoje 3 fêmeas de canários timbrado espanhol para compor meu plantel, sendo duas delas irmãs de um canário pontuado com 87 pontos no quarteto do campeonato FOB do ano passado (esse mesmo canário adquiri no mês passado). Gostaria de saber dos amigos se seria válido cruzar os irmãos ou colocar estas canarias com outros machos (no caso um macho de 86 pontos e outros dois de 85 e 83 pontos que também adquiri deste mesmo criador)?? Ou seja, fazer ou não a endogamia buscando filhotes com bom canto?
Um abraço a todos
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Mensagem por DAVI COUTINHO Sex 16 Mar 2018, 01:57

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olha Lino, uma informação importante é perguntar, a quem te passou estes canários, o grau de parentesco entre eles, e qual a linha de canto desses canários, se são originais/clássicos, ou canto floreado. A melhor orientação é acasalar canários originais com originais, e floreados com floreados. Se acasalar as linhas misturadas nem nascerão filhotes originais e nem floreados, serão canários de canto misto, com alguns filhotes tendendo para floreado e a maioria para o canto original. Se já são canários originários de acasalamentos mistos, terá que separar os de canto mais floreado para acasalamentos sucessivos, até definir melhor o canto. Se quiser criar a linha original é mais fácil, porque a maioria dos filhotes tem tendência ao canto original. Também é bom evitar acasalamento entre irmãos.
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Mensagem por José Carlos Pereira Sex 16 Mar 2018, 10:05

Lino, claro que trabalhando com canários já julgados com boas pontuações poderá ter mais chances de sucesso. Poderá porque genética não é ciência exata e sim das probabilidades.
Algumas vezes as qualidades procuradas são transmitidas com mais constância por um irmão do canário pontuado que tem canto nem tão bom. Caprichos de uma ciência que, por isso mesmo, fascina.
Portanto, acho importante trabalhar julgando as progênies para para ver realmente o que tem nas mãos para trabalho seletivo de qualidade. Dizem que o fenótipo mostra o que o animal parece ser, o genótipo o que o animal poderia ser e a progênie o que o animal realmente é. Não acasale levando em conta somente números e sim a avaliação de onde quer chegar e o que tem nas mãos para conseguir isso.
Desejo a você muito sucesso na criação.
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Mensagem por Lino 2 Sex 16 Mar 2018, 16:15

Obrigado aos caros Senhores Davi Coutinho e José Carlos pelas respostas. Os canários que adquiri vieram de um mesmo criador e são de canto contínuo...estou encantado com eles pela beleza do canto e pela disposição que eles tem para cantar, mesmo sendo um período em que estão enxugando a muda. Estou inclinado a não colocar os irmãos para acasalar, pois acredito que sairão bons canários cantores sem o acasalamento entre irmãos, e o resultado compartilharei aqui no grupo...
Aproveitando a expertise dos Senhores, gostaria de saber se é mais vantajoso para os machos cantarem deixar as fêmeas perto deles ou em um local separado? E entre os machos, deixá-los que se vejam ou não? Ou seja, existe a possibilidade de um suposto macho alfa amedrontar os demais machos fazendo com que cantem menos ou que não venham a apresentar todo seus giros?
Um abraço a todos
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Mensagem por DAVI COUTINHO Sáb 17 Mar 2018, 01:23

Pode deixar um perto do outro que cantam mesmo assim. Apesar de serem territorialistas, quando acasalados, os canários não tem o problema de um inibir o outro, principalmente os timbrados.
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Mensagem por MauricioJr Ter 27 Mar 2018, 10:14

Ola pessoal do UDC,

Aqui estao os modelos das planilhas de julgamento da FOB para o Timbrado Espanhol:



Timbrado Espanhol Original:
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Timbrado Espanhol Floreado:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]








Eh de extrema importancia a divulgacao dessas planilhas para que os criadores possam selecionar e preparar os canarios devidamente, alem de entender a diferenca entre as duas categorias de Timbrado Espanhol. 

>>>...
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Mensagem por MauricioJr Qua 28 Mar 2018, 14:28

Lino 2 escreveu:Adquiri hoje 3 fêmeas de canários timbrado espanhol para compor meu plantel, sendo duas delas irmãs de um canário pontuado com 87 pontos no quarteto do campeonato FOB do ano passado (esse mesmo canário adquiri no mês passado). Gostaria de saber dos amigos se seria válido cruzar os irmãos ou colocar estas canarias com outros machos (no caso um macho de 86 pontos e outros dois de 85 e 83 pontos que também adquiri deste mesmo criador)?? Ou seja, fazer ou não  a endogamia buscando filhotes com bom canto?
Um abraço a todos

Ola Lino 2:

Quais sao as cores dos seus canarios? 


>>>...
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Mensagem por MauricioJr Seg 02 Abr 2018, 07:59

Ola Pessoal do UDC,

Codigo de Canto Timbrado Espanhol traduzido para o Portugues:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


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Mensagem por Lino 2 Sex 13 Abr 2018, 14:15

Boa tarde Maurício,
Peço desculpas pela demora em responder...
As cores dos meus canários São :
Machos= pardos, pintados (com topete), cinza e amarelo
Fêmeas= pardas com e sem topete, pintada e amarela

Um abraço
Murillo
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Mensagem por MauricioJr Qua 18 Abr 2018, 11:27

Ola pessoal do UDC,

Lino 2,
Felizmente nao eh o seu caso.

Ja vi muita gente falando em Timbrado isabel prata e isabel ouro, amarelo nevado e intenso, portador disso e daquilo... Mas quando voce pergunta sobre as caracteristicas do canto a maioria fica sem saber o que falar ou resumem em canto continuo e descontinuo.
E sempre bom resaltar que , em se tratando de canarios de canto Timbrado Espanhol, a cor nao pode ser considerada criterio de selecao.  Se o criador tem preferencia por cores, que crie canarios de cor. No caso dos Timbrados, cor e canto nao caminham juntos. 

Ja ouvi, tambem,  criadores iniciantes cruzar os timbrados de acordo com o tamanho das penas ( pena curta x pena longa) para evitar problemas de pena encravadas no futuro. Pratica muito comum em canarios de cor e porte, que nao funciona para o Timbrado Espanhol.

O criterio de selecao das matrizes deve ter como base a qualidade da voz, da diccao, da musicalidade e do repertorio.


Obs.
Lino 2, achei que voce fosse esperar ate o Brasileiro para ouvir e escolher os canarios. Se voce assistir o julgamento, talvez mude de ideia em relacao ao estilo do canto que voce escolheu para comecar.

Forte abraco a todos.

>>>...
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Mensagem por DAVI COUTINHO Qua 18 Abr 2018, 11:51

Bom dia amigos do Universo dos Canários!

Olá meu caro Maurício! Como vão os Cantores Espanhois aí nos E.U.A? Farão julgamento dos canários este ano também?
Uma pergunta: Este manual de canto que você postou já é o que foi aprovado pela F.O.C.D.E. atualizado?

Um forte abraço!
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Mensagem por MauricioJr Qua 18 Abr 2018, 12:46

Ola Sr. Davi,

O codigo de canto apresentado no inicio desse topico eh da FOCDE que tambem eh o mesmo utilizado pela COM/OMJ antes da divisao do Timbrado Espanhol em Original e Floreado.

Com a divisao em duas categorias esse ano (2018), o Timbrado Espanhol passa a ter dois codigos de canto e duas planilhas de julgamentos:

Timbrado Espanhol Floreado - Codigo de canto e planilha de julgamento FECC . 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Timbrado Original: Para o timbrado original a COM/ OMJ manteve o mesmo codigo de canto e planilha de julgamento da FOCDE. O codigo de canto e planilha de julgamento da FOCDE ja eh usado pela COM/OMJ desde o inicio dos anos 80.

 http://canaricultoreselcasar.esy.es/Estandar%20timbrado%20FOCDE.pdf

Existe uma proposta/ acordo, para o Timbrado Original (re)adotar o antigo codigo de canto e planilha de julgamento da FOE. Mas isso so sera confirmado (ou nao) no proximo mundial em janeiro de 2019.

>>>...
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Mensagem por Lino 2 Qua 18 Abr 2018, 15:24

Olá Maurício,
Me parece que aqui na FOB o julgamento de canto não é aberto ao público...o que eu fiz foi buscar adquirir canarios pontuados (avaliados por um juiz) no primeiro campeonato de canto da FOB e o único que me atendeu a solicitação de dispor desses canários foi o Sr. José Giordano Penteado que tem origem do Sr. Carlos Castellano...pelo pedigree também adquiri fêmeas irmãs destes canários, buscando selecionar canários com bom canto...
Um abraço caro amigo
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Mensagem por Lino 2 Qua 18 Abr 2018, 15:44

Minha dúvida é quais canários acasalar... exemplo: tenho um canário (anilha21) que obteve 87 pontos, o que foi a maior pontuação atribuída a um canário de quarteto, e pelo pedigree dele adquiri uma irmã...seria bom acasalar estes irmãos? Tenho outras fêmeas irmãs de canários pontuados com 86 e 85 pontos que também adquiri para iniciar meu plantel...resumindo, busquei os canários com Boa avaliação (feita por um juiz) e pelo pedigree deles adquiri as irmãs...a pergunta é: acasalar irmãos ou não?
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Mensagem por MauricioJr Qua 18 Abr 2018, 16:40

Lino 2 escreveu:Minha dúvida é quais canários acasalar... exemplo: tenho um canário  (anilha21) que obteve 87 pontos, o que foi a maior pontuação atribuída a um canário de  quarteto,  e pelo pedigree dele adquiri uma irmã...seria bom acasalar estes irmãos?  Tenho outras fêmeas irmãs de canários pontuados com 86 e 85 pontos que também adquiri para iniciar meu plantel...resumindo, busquei os canários com Boa avaliação  (feita por um juiz) e pelo pedigree deles adquiri as irmãs...a pergunta é: acasalar irmãos ou não?


Ola Lino 2,

Os Srs. Davi e Jose Carlos ja te deram dicas valiosissimas  sobre este assunto de cruzamentos. 
Eu concordo totalmente que a unica pessoa que poderia te indicar os cruzamentos seria o criador que te vendeu os canarios. E que, como ja citado acima, a pontuacao do canario nao garante bons resultados no cruzamento...
De inicio, voce vai ter que trilhar o caminho dos cruzamentos sozinho e ir aprendendo quais sao as qualidades e defeitos que cada canario consegue transmitir para a proxima geracao.

A FOB nao abrir o julgamento de canarios de canto para o publico eh uma lastima.
Tem certeza que nao eh aberto? Algum membro da FOB poderia nos clarificar isso?

Forte abraco a todos.

>>>...
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Mensagem por Lino 2 Qua 18 Abr 2018, 17:15

Tem razão caro Maurício,
Terei que trilhar o caminho dos cruzamentos sozinho e o resultado veremos no próximo ano, quando irei me inscrever no campeonato de canto da fob...mas como havia dito anteriormente, estou inclinado a não cruzar irmãos entre si
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Mensagem por DAVI COUTINHO Qua 18 Abr 2018, 19:05

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olá Maurício, Olá Lino. Os julgamentos estão sendo aberto ao público sim; é só procurar a sala de canto clássico que fica lá no fundo do pavilhão. O ano passado houve palestras gratuitas sobre timbrados e malinois, abertas a qualquer criador que interessasse. Este ano, se confirmar a vinda dos juízes espanhóis, haverá palestras; é só procurar o Cláudio, diretor de canários de canto da FOB, ou qualquer um de nós la na sala dos canários de canto. Mas o criador deve ser filiado a um clube de criadores filiado a FOB.
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Mensagem por Kanarie Seg 28 maio 2018, 07:53

Bom dia pessoal

Gostaria de compartilhar uma referência interessante de um juiz Alemão com vocês, que apresenta cantos distintos de Floriado e Descontinuo de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço
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Mensagem por MauricioJr Qua 30 maio 2018, 12:26

Ola Pessoal do UDC,
Kanarie, bom saber do seu interesse em canarios de canto.

Recentemente o Timbrado Espanhol foi dividido em 2 categorias: 

Timbrado Espanhol Original e Timbrado Espanhol Floreado.

A divisao do timbrado em duas categorias teve inicio em julho de 2016 e se concretizou em janeiro de 2018 durante o Mundial  da COM.

O Timbrado Espanhol Floreado, antes do acordo de julho de 2016, era chamado de Timbrado Espanhol Descontinuo e apartir de 2018 essa categoria passa a ser julgada com a planilha de Julgamento FECC/COM/OMJ.

Ja o Timbrado Espanhol Original, nao esta muito definido. Tem uma concorrencia (politica) entre o canto Classico e o canto Intermediario. A proposta do acordo de julho de 2016 era que o Timbrado Espanhol Original fosse julgado com a antiga Planilha FOE/COM/OMJ dos anos 60. Porem, no Mundial COM 2018, foi utilizada a planilha de julgamento FOCDE/COM/OMJ e  os canarios mais pontuados foram os com canto intermediario.

O Timbrado Espanhol esta passando por um periodo de transicao muito confuso, principalmente para os criadores iniciantes fora do circulo Espanhol e Europeu.


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Obs.
O Canario Cantor Espanhol eh outra historia que esta sendo tratada em outro topico ," O Canario de Canto Espanhol", aqui mesmo no UDC.
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Mensagem por José Carlos Pereira Qua 30 maio 2018, 14:40

Prezado Maurício. Muito claras as suas explicações.
Estou preocupado com a ainda iniciante criação dos timbrados no Brasil. Como ainda muito pouco  caminhamos,
e pelas suas qualidades de canto e seus comportamentos, certamente serão usados nas rodas de fibra ditas canto livre recentemente  criadas para os Serinus.
Já há criadores "treinando" seus pássaros para as rodas e já recebi telefonemas de gente procurando filhotes para isso.
Como participei de rodas de fibra, poeiras ou badernas de canários-da-terra por anos, sei que são o túmulo dos bons cantos. Infelizmente é só esperar.
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Mensagem por DAVI COUTINHO Qui 31 maio 2018, 00:09

Boa noite Maurício, Dr. José Carlos, e amigos do Universo dos Canários!

Esta preocupação com o canário timbrado sendo usado no torneio de canto livre é pertinente, mas como a iniciativa maior é do diretor de canto clássico da FOB, que conhece muito bem a diferença entre canário de canto clássico e de canto livre para torneio, certamente não haverá interferência nenhuma deste segmento nos campeonatos de canto clássico, envolvendo tanto os timbrados espanhol e malinois, quanto os harzer roller.

Nosso maior problema no momento é a falta de juízes OBJO/FOB para os timbrados e malinois, formados e instalados no país. Neste momento a FOB está trazendo juízes da Espanha para julgar essas raças no segmento canto clássico, até agora com grande presteza e bom senso por parte dos juizes que tem vindo. Quanto ao timbrado espanhol o Sr. Lorenzo Cândido, ministrou ótimas palestras sobre a criação do canário timbrado, abordando amplamente todas as particularidades da criação deste canário, nas linhas de canto floreado e original ou clássico.

Era de se esperar que pelas características de muitos timbrados originais, que foram criados nas primeiras levas dos que chegaram aqui, eram canários com perfil para torneios de canto livre, porque sem as informações técnicas necessárias, não houve seleção adequada de canto, e canários floreados e originais foram criados juntos, resultando em canários de qualidade canora discutível. Mas havemos que ressalvar que estes torneios de canto livre não são direcionados aos timbrados, mas ao canário doméstico em geral, incluindo até os SRD.

Mas levando em conta as qualidades exigidas para se obter um bom cantor da linha clássica ou floreada há que se levar a seleção muito a sério, caso contrário não se chega a lugar nenhum, e disto os criadores foram devidamente alertados e orientados pelo Juiz Sr. Cândido, pois as características do canto apresentável em concurso de canto timbrado espanhol não tem nenhuma relação com estes canários de torneio, e o criador que prima pelo bom canário de canto clássico sabe de pronto a diferença entre um tipo de canto e outro.
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Mensagem por Kanarie Qui 31 maio 2018, 10:39

Bom dia pessoal, 

agradeço pelo esclarecimento Mauricio, pois ainda sou novo neste assunto e ainda pouco envolvido com a matéria. 

Senhores, se eu os compreendi bem, o problema referente ao canto dos Timbrados que atualmente encontramos no Brasil, ainda está meio indefinido/misturado por motivos organizatórios, mas principalmente devido a falta de orientação técnica e o trabalho seletivo, o que são dois fatores primordiaís para a aprimoração do canto ? Gostaria de perguntá-los sobre suas opiniões em seguida, se atualmente vale investir em um Timbrado de canto clássico no Brasil ? Pois ao escutar alguns Timbrados de apenas um criador, com poucas exeções, notei que o canto em si ainda se destaca pouco do canário Belga, apresentando poucas variações entre as alturas e profundidades das notas, o que é uma carateristica do Timbrado se não estou equivocado. Estou ciente que apenas um criador, possivelmente não representa o potencial de um país.
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Mensagem por DAVI COUTINHO Qui 31 maio 2018, 16:46

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Na verdade toda criação que começa é assim mesmo, não começa produzindo canários TOP. Todavia a partir da última temporada de criação dos timbrados (2017), com a orientação que foi passada pelo juiz que veio da Espanha, a criação deve ter melhorado, principalmente no que você se refere, que são canários cujo canto se assemelha ao dos canários de cor. No segmento floreado temos alguns criadores que devem estar trabalhando canários bons, nas linhas de canto corretas, aos quais eu poderia citar de pronto, pelo tempo que criam e pela origem de suas matrizes, é o Telmo Borges, o Alvaro Blasina, e o Luciano Correia. 

Pelo menos esses tem matrizes com potencial para criar bons filhotes porque são matrizes da Espanha, e os dois primeiros citados já criam estes canários há muito tempo. Todavia uma coisa que não podemos deixar de mencionar é que os timbrados só conservam o canto bom, e dentro do padrão, se forem criados separados de outros canários, se deixar junto com outros perdem a qualidade do canto. Quem cria original ou contínuo não pode criar junto com os floreados senão estraga o canto floreado. Mas o Maurício tem mais experiência do que nós no assunto e pode nos esclarecer melhor. Estou me expressando pelo que vi e participei no campeonato brasileiro do ano passado.
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