UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PEITO SECO.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

PEITO SECO. Empty PEITO SECO.

Mensagem por MARTÍN Qua 11 Set 2013, 11:26

PEITO SECO
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A emaciação (ou caquexia) é conhecida por muitos como “peitoseco”, “peito em quilha”, ou “peito faca”. Ao contrário do quemuitos acreditam ser uma doença, a emaciação é, na verdade, sinalmarcante decorrente de infecção crônica, relacionada com a queda da imunidade da ave.

A caquexia é caracterizada por uma perda da musculatura peitoral e uma protusão do osso externo, também chamado de quilha. A ave apresenta uma fraqueza progressiva, mal-estar, perda de apetite e desgaste geral; conseqüentemente, há diminuição do apetite e há redução do aproveitamento dos alimentos, levando a quedas nas reservas de gordura da ave, que passa então, a aproveitar-se da única reserva que lhe resta, as proteínas musculares, principalmente as proteínas da musculatura peitoral, que é a maior.

São várias as causas, sinais e sintomas que caracterizam esta síndrome. Mas geralmente observa-se com certa freqüência a “diarréia branca”, que na verdade não é uma diarréia e sim um excesso de urina (poliúria) e de uratos (poliuratos). As principais causas observadas são: bacterianas (incluindo bactérias gram-negativas e gram- positivas), clamidioses, fúngicas, endoparasitárias, metabólicas, nutricionais, tóxicas, físicas, neoplásicas e síndrome de dilatação proventricular (SDP), entre outras. Para um tratamento correto é preciso diagnosticar a infecção bacteriológica, devemos averiguar: qual é a bactéria causadora e qual é o antibiótico recomendado?
São vários os responsáveis pela Emaciação, entre eles estão: Mycobacterium, megabactérias, Chlamydia psittaci, Aspergillus, coccídios, trichomonas, peritonite crônica, inanição, intoxicação por chumbo, lesões orais e anormalidades do bico.

Nos canários e fringilídeos incluem-se como principais causas as megabactérias, candidíase endoventricular, peritonite crônica, inanição, micobacteriose ou infecção por Cocholosoma. Em tucanos, temos a hemocromatose e diabetes melito. As causas comuns em pequenos psitacídeos são condidíase, peritonite crônica, inanição e girardíase. As aves jovens, de modo geral, sofrem de candidíase, SDP, clamidiose e inanição. Conhecer o plantel, seu manejo, alimentação, atividade de postura, a história clínica do plantel e da(s) ave(s) irá ajudar a direcionar o diagnóstico. Por exemplo, aves isoladas e as de coleções fechadas ficam comumente doentes devido a infecções fúngicas, problemas metabólicos ou nutricionais; Aves recém-expostas a outras aves adoecem por causa de doenças infecciosas, clamidioses e isoladas também ocorrem em situações de grupo.

Causas tóxicas e infecciosas podem ser a etiologia quando muitas aves são afetadas. Fatores ambientais também contribuem, devido ao estresse a que as aves são submetidas. Uma mudança de ambiente, um campeonato, uma feira de exposição, erros na prática de manejo e de higiene, podem levar ao estresse, responsável pelo aumento da suscetibilidade a doenças bacterianas e fúngicas. Portanto, concluímos que não existe apenas uma causa para a “doença do peito seco” e sim um complexo de fatores e mecanismos que devem ser definidos para que possa ser tratada de forma correta e rápida. Quando ocorre o consumo de proteína muscular, estamos diante de um quadro terminal difícil de ser revertido. Para tanto, dependemos do estado geral da ave, da patologia instalada, da eliminação da causa, das possibilidades de se realizar testes laboratoriais e da dedicação do tratados, medicando-a nas horas certas e alimentando-a com sonda, quando necessário.

O tratamento é satisfatória quando realizado corretamente e aplicado logo ao serem observados os primeiros sintomas; caso contrário, ele se torna perigoso, principalmente se não forem detectadas as causas do problema. Ao se medicar a ave com uma medicação indicada para peito seco, mas não especifica para a causa que está instalada, poderá atrasar o tratamento correto e provocar alterações na flora bacteriana normal da ave, piorando o quadro geral. Por isso muitas vezes apesar da causa inicial da doença ser única, poderemos ter uma outra infecção instalada, que também precisa ser tratada. Os problemas aqui apresentados podem ser prevenidos, desde que as aves recebam corretamente o manejo, a alimentação e higiene, além de acompanhamento veterinário periódico. As aves passam por épocas delicadas e estressantes como o início do inverno, época de muda e de reprodução, a participação em concursos, em campeonatos, etc, necessitando ser bem preparadas para esta fases, evitando assim a queda de sua imunidade e o aparecimento de surpresas indesejáveis. A alimentação é outro fator de extrema importância, os problemas nutricionais são vários, mas é um tema abrangente e que merece ser abordado em outro ocasião. Mas lembrem-se, o correto armazenamento de alimentos é fundamental para manutenção de uma boa alimentação.


Revista UCRP - junho 2001
Arquivo editado em 09/09/2001


Última edição por MARTÍN em Qua 11 Jul 2018, 18:50, editado 1 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

PEITO SECO. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

PEITO SECO. Empty Re: PEITO SECO.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Qui 12 Set 2013, 12:09

Muito esclarecedor o Artigo Martín. 
Destacando que ao contrário do que muitos pensam, o peito seco é consequência e não a doença propriamente dita.

Saudações,
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

PEITO SECO. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 58
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

PEITO SECO. Empty Re: PEITO SECO.

Mensagem por José Carlos Pereira Qui 12 Set 2013, 15:52

Realmente, amigos, o peito seco, a perda da massa muscular e subcutâneo do peito dos pássaros, é um dos sinais de quadro sério, muitas vezes terminal, da desnutrição. 
Causas variadas, mas podemos simplificar:
1- Falta de comida no cocho, a chamada doença do cocho;
2- Alimentos de má qualidade que não preencham as necessidades;
3- O pássaro não se alimenta. Isso pode acontecer por doenças as mais variadas, desde as parasitárias (bactérias, vírus, fungos, vermes, protozoários) até lesões bucais, neoplasias e genéticas. Atenção para os pássaros que,  inicialmente sãos, não aceitam determinados alimentos;
4- O pássaro se alimenta, mas é incapaz de absorver os nutrientes por problemas gastrointestinais, como a diarreia de várias causas, neoplasias, genéticas;
5- O pássaro se alimenta, absorve os nutrientes mas o seu organismo é incapaz de aproveitá-los, grupo mais seleto e difícil de diagnóstico. Felizmente mais raros.
Enfim, como foi dito no texto, tudo se resume na alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, na higiene e no acompanhamento de veterinário capacitado.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

PEITO SECO. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

PEITO SECO. Empty Re: PEITO SECO.

Mensagem por Francisco C. Bom Qui 12 Set 2013, 16:15

Ola amigos.

Muito bom este texto, como também as colocações dos amigos, Rogério e José Carlos.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

PEITO SECO. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

PEITO SECO. Empty Re: PEITO SECO.

Mensagem por ANGELO BASTOS Qui 12 Set 2013, 20:18

Interessante amigos,
Creio que já perdi uma canária com o peito seco, porém, ela estava em uma voadeira com outras aves, e só ela teve o problema. Observei que ela era aquela ave que não parava de comer, vivia ao lado do comedouro.
Como pode ? Alimentação igual para as outras que estavam com ela, mesma higiene, coloco um comedor meia lua para cada ave na voadeira.
Como só essa canária teve o problema ?
Fica ai minha dúvida.
Abraços
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

PEITO SECO. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

PEITO SECO. Empty Re: PEITO SECO.

Mensagem por José Carlos Pereira Qui 12 Set 2013, 20:22

Angelo.
Veja nos itens que citei que há um sobre aparecimento da desnutrição mesmo em pássaros que aparentemente estejam se alimentando. Se alimentam, mas não aproveitam os nutrientes.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

PEITO SECO. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

PEITO SECO. Empty Re: PEITO SECO.

Mensagem por clecia Sáb 26 Ago 2017, 15:57

Estes medicamento para peito seco da Alcon e Avitrin resolvem?
clecia
clecia
Membro
Membro

PEITO SECO. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 90
Pontos : 95
Idade : 49
CIDADE/CITY : sao joao del rei
ESTADO/PROVÍNCIA : mg

Ir para o topo Ir para baixo

PEITO SECO. Empty Re: PEITO SECO.

Mensagem por Ricardo Ronsini Sáb 26 Ago 2017, 19:03

Dificilmente, se a verdadeira causa da doença não for identificada e tratada, considero o 100 PS como uma melhor alternativa.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR

PEITO SECO. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 493
Pontos : 602
Idade : 31
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

PEITO SECO. Empty Re: PEITO SECO.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos