Um dia histórico...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Um dia histórico...

Mensagem por MARTÍN em Qui 28 Abr 2016, 21:40

Ontem foi um dia histórico para os mantenedores de fauna do Brasil. O dia em que a foi lançado na Frente Parlamentar Ambientalista através de seu coordenador Dep. Sarney Filho ( PV-MA ) e da RENCTAS ( Rede de Combate ao tráfico de animais silvestres ) o I Relatório Nacional sobre Gestão e Uso Sustentável de Fauna Silvestre. Acompanhei de perto toda elaboração do trabalho através do meu amigo Luiz Paulo Amaral ( LuLa ), presidente da ABRASE, redator de um dos artigos do relatório também presente na frente parlamentar. Quando fui para Brasília no final do ano passado para o 1º Encontro Nacional dos Mantenedores de Fauna Silvestre e Exótica, vi de perto o anúncio da elaboração deste belo trabalho o que me trouxe enorme satisfação e esperança.

O relatório é uma contribuição de vários especialistas sobre o tema e faz análise a atual gestão de fauna no Brasil. O mesmo deve se tornar um divisor de águas em nosso meio, dando assim, um suporte técnico formal para toda nossa classe. Temos o previlégio deste relatório ser lançado pela RENCTAS ( Rede de combate ao tráfico de animais silvestres ) coordenado pelo meu amigo Dener Giovanini, ambientalista respeitado e reconhecido no mundo todo, condecorado pela ONU com o mais importante prêmio ambiental do planeta, o prêmio Unep-Sasakawa, antes ganho apenas por outro brasileiro, um tanto desconhecido, chamado Chico Mendes. O relatório mais do que uma referência única nacional e internacional deste segmento, se consolidará como uma importante ferramenta para uso de gestores e advogados. Com repercussões em procedimentos os mais diversos das áreas técnicas, jurídicas, administrativas e conceituais do manejo de fauna ex situ.

É lamentável que um país megabiodiverso como o Brasil ainda não tenha uma gestão de fauna consolidada. A desgovernança pública que impera no setor nos despoja como cidadãos e nos impedem de manejar um bem imensurável inibindo assim, que as próximas gerações não tenham acesso a tal riqueza nem que nossa fauna se perpetue.

Os "ambientalistas" que são contra nossa atividade, quase sempre movidos pela falta de conhecimento e interesses políticos compareceram no lançamento do Relatório, mas desta vez não tiveram muito o que fazer. O deputado Ricardo Tripoli que vem atacando há anos os mantenedores de fauna como se fossem bandidos publicou a pouco em suas redes sociais o seu repúdio com o lançamento deste relatório onde o mesmo publicou:

"Como Coordenador do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista, participei agora pela manhã de reunião para tratar do I Relatório Nacional sobre gestão e uso sustentável da fauna silvestre. Ao invés de protegermos nossas florestas, habitat natural dos animais silvestres, o relatório propõe a criação em cativeiro, o que é inaceitável.

É nítido que existe no Brasil um intenso lobby em prol dos criadores comerciais de animais silvestres e exóticos, ou seja, gaioleiros e outros exploradores desses animais. Não vamos coadunar, em hipótese alguma, com práticas que deixem nossas fauna e flora desamparadas. Seguimos vigilantes"

O nosso "nobre" deputado esqueceu-se que os mais bem sucedidos projetos ambientais para preservação de espécies ameaçadas saíram da criação ex-situ, dando resultados reais para conservação da biodiversidade como o caso das Ararinhas Azuis ( Cyanopsitta spixi ), Mutum de Alagoas ( Pauxi mitu ), Bicudos ( Oryzoborus maximiliani ), Pato Mergulhão ( Mergus octosetaceus ) e etc. Ele faz parte dos ambientalistas que acham que vivem na Disney, onde o pato fala, a galinha dança e o rato conversa com as pessoas. Mas ele é inteligente, defende esta causa contra os criadouros para angariar votos, que levando para o lado emocional das pessoas leigas, dá muito certo.

O Brasil é um dos países signatários de um tratado que prevê o fomento à criação em ambiente doméstico, comprovada como a melhor ferramenta para a preservação da biodiversidade mundial. Os criadores não pedem nada de mais, de absurdo, apenas que CUMPRA-SE a lei. Os órgãos não tem competência e nem capacidade nenhuma para gerir nossa classe, tanto até que não conseguem cumprir prazos para liberação de novos empreendimentos. Criam normativas do dia para noite, prejudicam todos. As leis não são coesas, não são fundamentadas e na maioria das vezes elaboradas por pessoas que se quer conhecem as necessidades de um animal em ambiente doméstico, a não ser de um cão ou gato. Fica muito difícil quando um órgão ambiental em 14 anos é presidido por 12 pessoas diferentes, não tem como consolidar nada assim.

As fiscalizações contra os empreendimentos de fauna são extremamente abusivas e levianas. Criadores que são multados em 24 milhões de reais por erros administrativos, muitas vezes gerados de maneira desconhecida é demais, enquanto políticos famosos roubam toda uma nação e são multados em reias, ou quando uma barragem se estoura devastando toda uma região e depois de alguns dias está tudo normal, como se nada tivesse acontecido.

A Generalização afeta muito a nossa classe, levamos nas costas crimes cometidos por bandidos agregados a nossa classe de maneira desconhecida. Da mesma forma que existe criador traficante, também existe deputado bandido e policial corrupto. Então não se pode fechar o congresso por uns e outros ( e mais outros ) nem a Polícia. Temos que identificar os infratores e puní-los da melhor forma. Generalizar nunca.

Então amigos, vamos difundir este relatório ao máximo, levá-lo para o conhecimento de todos. Leiam, usem e difundam! Esta é atualmente a nossa melhor ferramenta!

Andrey Naves.
28 de Abril de 2016.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3129
Pontos : 4693
Idade : 38
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/universocriadouro/ https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Um dia histórico.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sex 29 Abr 2016, 00:04

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Parabéns Martin por estar sempre atento, publicando matéria de tamanha importância; nosso Fórum cada vez mais vai se consolidando como um portal da ornitologia. Realmente o título faz jus ao enunciado, quem sabe comece aí um novo tempo para os criadores de pássaros em ambiente doméstico (não gosto da palavra cativeiro, porque acho que não se aplica ao contexto).
Agora temos um projeto sério feito por quem entende de passeriformes, e não por ambientalistas mal informados que pouco ou nada entendem de fauna e flora silvestre e desconsideram que muitas espécies já estariam extintas se não fossem os criadores ornitófilos (amigos dos pássaros) terem chegado e agido à frente das autoridades.

A criação em ambiente doméstico não só é salutar em termos de conservação e proliferação das espécies, como inibe completamente o tráfico e comércio ilegal de exemplares da fauna silvestre, por um motivo muito simples, quem comprará um pássaro ilegal do traficante a peso de ouro, se puder comprá-lo, com nota fiscal e tudo de um criador legalizado a preço justo...

Um caso emblemático da insegurança jurídica que há entre os criadores, devido as inumeráveis IN's (Instruções Normativas), é o grade número de pessoas que estão parando de criar pássaros silvestres, ou com criadouro pronto e não conseguem licença do IBAMA; Sem contar a limitação imposta aos criadores amadoristas, quase sempre tratados como contraventores, dignos da reprovação social, por agentes públicos que não sabem distinguir um criador de um traficante, nem um pássaro silvestre de um exótico.

Que seja realmente um dia histórico...O fim dos abusos e da incompetência... O inicio de um período alvissareiro para a boa gestão e uso sustentável da extraordinária fauna silvestre brasileira; Trocando a perfídia astuta do traficante, pela boa prática dos criadores legalizados, verdadeiros amantes do manejo racional da nossa fauna silvestre, em especial os passeriformes.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1167
Pontos : 1366
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Um dia histórico...

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Sex 29 Abr 2016, 08:51

É MUITO INTERESSE ENVOLTO NA POLÍTICA AMBIENTAL , A PREOCUPAÇÃO NÃO É APENAS O MEIO AMBIENTE MAS SIM EM FAZER UMA "POLITICAGEM" EM CIMA DO ASSUNTO .E O PROBLEMA DISSO TUDO É QUE FICAMOS NO MEIO SEM SABER PARA ONDE IR , ESSA INSEGURANÇA ACABA FAZENDO MUITOS CRIADORES ESTAGNAREM SUAS CRIAÇÕES A ESPERA DE UMA LEGISLAÇÃO CLARA E DEFINITIVA .

É BOM SABER QUE TEMOS LEGISLADORES SE MOBILIZANDO PARA ENCONTRAR ENFIM UM CONSENSO ....


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 980
Pontos : 1153
Idade : 38
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum