POR QUE A CRIAÇÃO DE PINTASSILGOS AS VEZES É INGRATA!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso POR QUE A CRIAÇÃO DE PINTASSILGOS AS VEZES É INGRATA!

Mensagem por MARTÍN em Qua 13 Abr 2016, 22:35

Texto Fábio José Chanes





Olá Universo,


Uma pergunta que esta na cabeça acho eu que em 99% dos amantes destes pássaros, que considero o pássaro mais querido da grande maioria dos que gostam de criar pássaros!

Por que muitos insucessos?

Creio que seja afobação e impaciência!

O pintassilgo em geral tem o seu tempo certo para reproduzir, e nas variadas espécies este tempo é diferente, tarins, magellanicus, psaltrias, portugueses, negritos, xanthograstas e outros reproduzem em períodos diferentes!

Também junta-se o ambiente, as mudanças climáticas influenciam demais na reprodução destes pássaros, penso eu que os europeus tem muitos suscesso na criação destes pelo fato de terem na sua grande maioria criadouros climatizados e bem iluminados com luz artificial que faz com que os pintassilgos não sinta as mudanças, seria da mesma forma que uma estufa para plantas(um exemplo o Jardim Botânico em Curitiba que é de clima frio, uma das cidades que mais tem o tempo nublado, nesta grande estufa tem plantas da Amazônia e outras regiões completamente de clima diferentes do que ela).

No Brasil não temos esta necessidade, creio eu que mais no sul os criadores sofram mais com o clima do que aqui do sudeste para cima. No ano passado criou-se muito bem no estado de São Paulo nas regiões quentes e este ano, tenho observado que os criadores que estão tendo sucesso, são os que têm criadouros bem montados e com matrizes feitas!

Eu vou indo para o segundo ano de insucesso na criação deste, depois de dois bons anos e ainda esperando que alguns de meus casais ainda possam a vir chocar mas sem nenhuma expectativa grande!

Afobação e a impaciência nestas horas, fazem muitos trocarem machos, acharem que estão em gaiolas inadequadas, pensar que é falta de vitaminas e outras besteiras, daí o erro, mexem naquilo que deveria ficar quieto.

Tenho comigo que um casal acasalado e que se dá bem, pode não criar num ano, mas dificilmente falha no seguinte, aí a paciência tem que falar alto, não deixar o imediatismo se tornar um pessimismo acabarmos fazendo besteira, como desfazer de um deles ou trocarmos um dos dois!

Acho que ainda engatinhamos aqui no Brasil na questão dos pintassilgos, até mesmo no caso dos pintassilgos portugueses, tão criados de forma fácil em outros países e aqui poucos têm resultados bons com eles!

Também pesa a escolha de pintassilgos oriundos de criadores que não têm os cuidados corretos na alimentação, manutenção e outros cuidados, e que devido a isto determina de vez a qualidade e até longevidade do pintassilgo adquirido.

Para os que pensam em criar tal espécie, a escolha de pintassilgos vindos de bons criadores, a compra de matrizes novas, conhecimento da época correta de acasalamento e a paciência, são na minha opinião uns dos ingredientes da receita do suscesso na criação destes pássaros!

Apesar de sabermos da existência de diversas espécies diferentes no Brasil, são poucos que as reproduzem, ainda bem que aqui no Nação podemos ter o prazer e a sorte de vermos fotos de criadores que realmente criam, e destes começa o caminho para adquirir bons pintassilgos!

Mas que é uma criação ingrata, é, porém viciante!!

Abraços


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3261
Pontos : 4928
Idade : 40
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: POR QUE A CRIAÇÃO DE PINTASSILGOS AS VEZES É INGRATA!

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Qui 14 Abr 2016, 10:46

EU SOU DAQUELES QUE SÓ ACREDITO VENDO , OU NESSE CASO MELHOR FAZENDO .

FUI CRIADO EM MEIO A CANÁRIOS , ESTOU HABITUADO AO MANEJO DE CANÁRIOS E SINTO DIFICULDADES NO TRATO DE OUTRAS AVES . MEU MAIOR ERRO TALVEZ SEJA LIDAR COM ELES ASSIM COMO LIDO COM OS CANÁRIOS . EU VEJO AÍ A DEFICIÊNCIA NA MINHA CRIAÇÃO DE EXÓTICOS. PRA CONSEGUIR ADEQUAR MEU MANEJO FORAM DOIS ANOS DE INSUCESSOS COM OS GOULDS PARA ESSE ANO CRIAR NA ÉPOCA CERTA E CORRETA , É CLARO QUE NÃO É PERFEITA MAS MUITO MELHOR DO QUE QUANDO COMECEI rs....

NOS TARINS A MESMA DIFICULDADE , ESTAMOS HABITUADOS A UM TIPO DE MANEJO QUE COM CERTEZA NÃO É ADEQUADO A OUTRAS CULTURAS , COMPRAMOS E DEPOIS APRENDEMOS COMO CRIAR , FALO POR MIM MAS CREIO QUE MUITOS SE VÊEM NESSA SITUAÇÃO .  

ANTES DE CRIAR TEMOS QUE ESTUDAR O MANEJO , PEGAR DICAS COM CRIADORES QUE JÁ TEM UM CERTO SUCESSO NA CRIAÇÃO E SEMPRE COMPRAR DE CRIADORES IDÔNEOS COMO DISSE SABIAMENTE O FABIO . EU COMECEI A ESTUDAR OS GOULDS DEPOIS QUE EU JÁ OS TINHA , COMO NÃO SABIA O MANEJO CORRETO NEM TAMPOUCO FUI ORIENTADO PELOS CRIADORES QUE ME VENDERAM ,  PENEI MUITO SEM NECESSIDADE . HOJE ME SINTO MAIS SEGURO NOS MANEJOS DOS GOULDS E CREIO QUE OS RESULTADOS MELHOREM , ASSIM COMO NOS TARINS . CRIAR NÃO É SÓ COLOCAR JUNTO E ESPERAR A NATUREZA FAZER O SEU PAPEL , CRIAR É REPRODUZIR AO MÁXIMO O AMBIENTE , A ALIMENTAÇÃO E A ILUMINAÇÃO ADEQUADA A CADA ESPÉCIE PARA QUE AÍ SIM A NATUREZA FAÇA O SEU PAPEL . NO CATIVEIRO A NATUREZA É O CRIADOR , A AVE NÃO TEM ESCOLHA DE CLIMA , DE ALIMENTAÇÃO ETC. NOS QUE FORNECEMOS O QUE ACHAMOS CONVENIENTE E TEMOS QUE CHEGAR O MAIS PERTO DO NECESSÁRIO PARA QUE TENHAMOS EXITO .

UM BELO TÓPICO QUE FAZ REFLETIR QUE AFINAL A CULPA DO INSUCESSO NEM SEMPRE ESTÁ NAS AVES E SIM EM NÓS CRIADORES ....


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1054
Pontos : 1243
Idade : 40
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum