UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por José Bittencourt Seg 06 Abr 2015, 15:29

Boa tarde Pessoal,

Comprei um canário, ele é do fim do ano passado, está há uma semana na minha casa, fui com mais dois amigos a um criatório em Friburgo e compramos alguns canários. Os canários dos meus amigos já estão piando e outros já até começaram a cantar, o meu é o único que até agora não canta e quase não pia. Ele está comendo muito bem, está em uma gaiola grande, uma gaiola de curió, tem bastante espaço, estou dando boa alimentação, boa mistura de sementes, farinhada de qualidade, frutas, verduras e legumes alternadamente, banhos de sol, água para banho, sei que é questão de adaptação, que isso leva um tempinho, mas não tem nada que se possa fazer para dar uma animada no pássaro? 
O cara lá do canaril falou para não colocar nenhum canto para ele ouvir, que ele vai soltar o canto dele, o negócio é que moro em apartamento e não tem outro canário perto cantando para estimulá-lo e sempre achei isso essencial para o aprendizado do pássaro, um outro cantando para estimulá-lo. 
Alguém dá alguma dica? 
Abraços.
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Canarinho novo, não canta e não pia, o que fazer?

Mensagem por DAVI COUTINHO Seg 06 Abr 2015, 19:19

Boa noite José!

Calma rapaz, ainda não é tempo de canário cantar, e faz só uma semana que está na sua casa.
Espera mais um mês, que se estiver saudável e for macho, ele vai cantar.
>>>
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Re: Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Seg 06 Abr 2015, 20:51

Diminua a alimentação, fique só na mistura de sementes.

Talvez por ter excesso de alimentação ele não tenha tempo para cantar.

E como disse o Davi se for macho logo, logo estará cantando.


Abraços,
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Re: Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por MauricioJr Seg 06 Abr 2015, 22:36

Se for macho, estiver saudavel  e em um ambiente adequado, o canario deve cantar em breve. Nao e essencial ter um estimulo para o canario aprender a cantar. O Canario macho canta naturalmente. Um detalhe muito importante e voce respeitar as horas do dia e da noite. Assim que escurecer o canario deve dormir sem ser interrompido. Nao se pode, de forma alguma, manter o canario em um lugar onde fica ligando e desligando a luz. Se voce nao tiver um lugar, pode cobrir a gaiola com um pano que nao transpasse a luz. Respeitar o sono do canario e muito importante. Tambem nao fique mexendo muito na gaiola ou muito perto olhando o tempo todo. O canarinho tem que se sentir seguro no novo ambiente. Quanto a alimentacao, o ideal seria seguir a dieta que o criador que voce comprou usava, mas geralmente uma mistura de sementes, sem exagero de sementes negras, e uma folhinha de almeirao e/ou couve 2 ou 3 vez por semana e o suficiente, farinhada uma vez por semana. Tem quer ter cuidado para nao engordar o canario,. Agua fresca todos os dias e uma limpeza no fundo da gaiola a cada 3 dias ou no minimo uma vez por semana. Banho uma vez por semana ja e o suficiente...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Re: Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por José Bittencourt Seg 06 Abr 2015, 23:22

Pessoal,
Agradeço a todos as respostas.
Acho que pelas dicas aqui dadas já aponto o excesso de alimentação como um possível problema, ou também o fato de eu as vezes ficar mudando o passarinho de lugar na casa, na intenção de colocá-lo em um lugar mais movimentado. O passarinho também não tem dormido encarado, isso mais por causa do calor, mas ele fica na área aqui de Casa, fecho a janela e ele fica no escuro, não sei se isso é problema.
Todo os dias ele come mistura de sementes, farinhada e frutas, legumes ou verduras alternadamente.
Criei esse tópico porque acho que algo aqui está errado, todos os outros canários que vieram desse mesmo canaril ou estão piando muito ou já cantando.
Abraços
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Re: Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por José Bittencourt Ter 07 Abr 2015, 15:05

Pessoal, 
Hoje eu dei uma diminuída na comida do passarinho, não coloquei fruta ou verdura, ele comeu somente a mistura de sementes e a farinhada, deixei ele mais quietinho na área lá de casa, mas tive a ideia de colocar um piado de fêmea para ele ouvir e não é que o canarinho ficou todo animadinho e começou a gurrinchar, mas logo parava. Percebi claramente que ele é bem novinho e que devo esperar pelo tempo dele, ele vai cantar na hora certa, mas também percebi que o pássaro que interage com outros progride, amadurece mais rápido. Pelo menos, uma coisa eu já sei, ele é macho, agora é esperar e curtir. 
Abraços
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Re: Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por MauricioJr Ter 07 Abr 2015, 15:41

José Bittencourt escreveu:, mas também percebi que o pássaro que interage com outros progride, amadurece mais rápido. Pelo menos, uma coisa eu já sei, ele é macho, agora é esperar e curtir. 
Abraços
Ola Jose. 
Exatamente...
O Canario que interage com outros se desenvolve, nao diria mais rapidamente, mas sim, em um ritmo mais uniforme, prncipalmente se o objetivo for o canto. E por isso que o ideal e deixar os filhotes se desenvolverem em familias ou grupos em voadeiras espacosas e so separar os machinhos individualmente quando eles tiverem terminanado por completo a primeira muda de penas, normalmente com 6 meses de idade. No Brasil o pessoal e acostumado a separa os machinhos assim que eles dao sinal de que sao machos. Um costume totalmente equivocado quando o objetivo e o canto...Com a separacao precosse o canario nao vai ter com quem "trocar ideias de repertorio" e o canto final vai ficar muito simples e estridente...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Re: Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por José Bittencourt Ter 07 Abr 2015, 15:55

Maurício,
Obrigado pela atenção.
Mas você acha que o canário ficando sozinho na minha casa sem um outro para trocar canto, corre o risco de não progredir o canto dele e acabar ficando sem cantar? Você acha que eu fiz certo em colocar o piado de fêmea? devo continuar para estimulá-lo ou não? Eu já estava certo de não colocar mais o piado para ele ouvir, mas diante da sua resposta fiquei com dúvida.
Esse canário é de cor, onde eu o comprei é um canaril bem grande, ele estava em uma voadeira com outros machos vermelho nevado filhotes.
Abraço
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Re: Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por MauricioJr Ter 07 Abr 2015, 20:54

Ola Jose,
Se o Canario for mesmo um machinho, ele vai cantar, nao se preocupe. Como e um Canario de Cor, o canto deve ser bem simples pois o objetivo de quem o criou era somente a Cor e nao o Canto...Alguns canarios de Cor cantam o dia inteiro enquanto outros cantam poucas vezes durante o dia...
Se fosse uma raca de canario de Canto aconselharia  nao usar nenhum tipo de estimulo externo, mas como e um canario de Cor, a decisao de estimula-lo com um piado de femea ou ate mesmo um som de outro canario cantando e exclusivamente sua. 
Valeu e boa sorte...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer? Empty Re: Canarinho novo, não canta e não pia, O que fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos