Saiba Tudo Sobre a Criação de Bicudo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Saiba Tudo Sobre a Criação de Bicudo

Mensagem por Estevão S.neto em Seg 11 Ago 2014, 22:01

Saiba Tudo Sobre a Criação de Bicudo


Vamos conhecer o pássaro Bicudo ?

O pássaro Bicudo, que tem o nome científico de Sporophila Maximiliani, também conhecido como Bicudo do Norte, Bicudo Preto e Bicudo Verdadeiro, é um pássaro muito popular entre os criadores Brasileiros devido ao seu belo canto. Na natureza tornou-se uma espécie muito rara de ser encontrada, sendo considerada em estado critico pelo IBAMA. Muito disso é culpa dos traficantes de animais, que acabam buscando os pássaros para vender no comércio ilegal, uma vez que o Bicudo atinge altos preços. A criação de Bicudo em cativeiro, regulamentada pelo IBAMA, é uma das melhores formas de evitar este comercio ilegal e preservar os pássaros. Outra causa da diminuição da quantidade de Bicudos na natureza são os agrotóxicos usados nas plantações de arroz, que é um dos alimentos preferidos deste pássaro. É um pássaro que na natureza tem preferência por ficar próximo de locais que tenham uma vasta quantidade de água e capim, cujas sementes compõem sua alimentação básica.


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO BICUDO


O Bicudo mede cerca de 15cm de comprimento, a plumagem dos machos é muito brilhante, sendo praticamente toda negra, e com reflexos verdes e azuis, dependendo da luz. Eles têm uma pequena mancha branca nas asas, que dá um grande contraste com as demais penas. A parte de baixo das asas também possui algumas nuances de branco. As fêmeas de Bicudo são pardas, assim como os filhotes, sendo mais escuras no dorso. Os machos começam a ficar com as penas de adulto com cerca de 12 meses de vida. A grande característica, e que dá o nome para está espécie, é o seu grande bico, que é desproporcional em relação a cabeça, por ser muito alto e grosso. O bico da maioria dos Bicudos é branco ou manchado, exceto os da subespécie Astrirostris, que são totalmente pretos.

A ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE BICUDO


São pássaros essencialmente granívoros, sendo que na natureza tem preferência por sementes de capim navalha, navalha de macaco, tiririca e também o arroz. Na criação de Bicudo em cativeiro você poderá oferecer diariamente uma boa mistura de sementes ou ração extrusada própria para os pássaros. Existem diversas marcas no mercado, escolha uma de boa qualidade e seu Bicudo estará bem servido. Caso resolva dar as sementes, você mesmo pode preparar uma mistura em sua casa, ela deverá ser feita a base dos painço português, verde, preto e vermelho, além de quirela de milho e arroz cateto. Você pode colocar 100 gramas de cada umae mais 300 gramas de alpiste. O pássaro Bicudo também gosta de comer jiló, milho verde, berinjela, pepino, couve e chicória. Na época da reprodução você poderá dar larvas de tenébrio para a fêmea tratar dos filhotes.



O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE BICUDO


Para a reprodução do Bicudo em cativeiro é interessante que a fêmea seja jovem, com cerca de 2 anos de vida e que o macho esteja completamente negro. Procure criar as fêmeas separadas, de modo que elas não se vejam durante o ano. Para iniciar o processo reprodutivo, o casal deverá ser mantido no mesmo local por cerca de 15 dias, sem nenhum tipo de contato visual, tampouco com a presença de outros pássaros, sendo permitido apenas que eles possam se ouvir. Isso irá fazer que ambos fiquem “quentes” e aumentem o desejo de se acasalarem. Após este período permita que eles possam se ver, aumentando o desejo reprodutivo, culminando com ambos sendo colocados na mesma gaiola.

Após o acasalamento, a fêmea irá botar de 2 a 3 ovos, que serão chocados por 13 a 15 dias. Eles podem chocar de outubro a março, conseguindo ter até 3 ninhadas neste período. Você deverá deixar um ninho para Bicudo, normalmente em formato de taça e feito de sisal, com cerca de 8cm a 8,5cm de diâmetro e 4,5cm de profundidade. Alguns criadores mantêm o macho juntamente com a fêmea, outros os separam após o acasalamento, sendo que desta forma é possível usar um macho para cobrir até 6 fêmeas, melhorando o rendimento da criação de Bicudo.


O CANTO DO BICUDO


O canto do Bicudo lembra o som de uma flauta, sendo melódico e complexo. É importante lembrar que ocorrem variações regionais no canto e também de pássaro para pássaro. Eles também costumam cantar para disputar territórios e para ganhar a simpatia das fêmeas no período reprodutivo. Ao cantar, eles ficam eretos, com o peito empinado e a cauda apontada para baixo, mostrando ser valente e estar disposto a defender seu território.

Estevão S.neto
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 21
Pontos : 29
Idade : 65
CLUBE : nenhum
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Bicudo

Mensagem por MauricioJr em Ter 10 Nov 2015, 16:22

avatar
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino USA
Mensagens : 273
Pontos : 315
Idade : 50
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Saiba tudo sobre a criação de Bicudo.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qua 11 Nov 2015, 03:30

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olá Maurício... Bela matéria sobre o Bicudo, este extraordinário cantor, e sua reintrodução na vida silvestre. Desejo que o trabalho deste ornitólogo e sua equipe seja coroado de exito. Todavia um detalhe importante deixou de ser tratado nesta matéria; Ninguém falou do grande volume de agrotóxicos que são despejados anualmente sobre as lavouras do agro negócio, envenenando a água e os alimentos de todos nós, em nome da ganância de grandes empresários, e muitos pássaros como curió, bicudo e muitos outros pássaros e animais vão se acabando não somente por causa do tráfico, mas pelo dinheiro sujo que compra a ação de quem deveria fiscalizar e cala a grande imprensa, que faz alarde mostrando apreensões de canário doméstico mas silencia em relação aos poderosos desmatadores, disseminando a desinformação no país. 

Outra informação importante que a matéria traz é o fato de haver aproximadamente 200 bicudos em estado silvestre e 50.000 originários da criação doméstica, o que significa literalmente que abnegados criadores salvaram a espécie da extinção, reproduzindo estes pássaros com seu trabalho e seus recursos, na proteção de seus lares, e isto aconteceu com o curió, canário da terra e mais recentemente com o pixarro ou trinca ferro.
 
Penso que está na hora dos órgãos governamentais e conservacionistas olharem com mais respeito para os verdadeiros criadores, tendo bem clara a diferença entre criadores de pássaros e traficantes, pois trata-se de pessoas com proposta e propósitos diferentes, visto que, um cria com amor e dedicação para admirar e preservar, e outro visa apenas o lucro rápido e fácil, sem nenhum respeito pela vida silvestre.
Parabéns ao presidente da Federação Ornitológica de São Paulo por contribuir com seus Bicudos e conhecimentos, num projeto tão importante para todos nós que amamos estes pássaros. 


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1231
Pontos : 1430
Idade : 64
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Bicudo

Mensagem por José Carlos Pereira em Qua 11 Nov 2015, 19:38

Realmente um país de contrastes.
Dois belos trabalhos de recuperação de algumas espécies de nossa fauna:
1- O trabalho capitaneado pelo prof. Silveira, um batalhador, e por criadores como o Adir na reintrodução do bicudo na natureza.
2- O trabalho de criadores interioranos e população em geral que favoreceu o ressurgimento de canários-da-terra em várias regiões e em números muito expressivos. Aqui na nossa região, por exemplo, pululam os bandos.
Um trabalho com bases científicas e outro intuitivo. Espero que a introdução científica dos bicudos tenha o mesmo sucesso da intuição quanto aos canários-da-terra.
Mas não é esse o contraste. O contraste é a situação do coleira papa capim e do trinca-ferro.
Se procura reintroduzir espécies que praticamente desapareceram pelo desmatamento, uso de agrotóxicos e a caça predatória e, ao mesmo tempo, não há atuação mais vigorosa contra a dizimação dessas duas espécies. Tem que haver controle de torneios quanto a presença de pássaros com origem duvidosa. Tem que haver atuação mais vigorosa das entidades passarinheiras. Tem que haver fiscalização mais eficiente dos órgãos ditos responsáveis. Hoje, com a possibilidade de realização de DNA para comprovação de paternidade, tudo isso fica mais fácil.
Não se pode ficar confiando em anilhas ditas invioláveis e fiscalizando criadores honestos que realmente criam enquanto a caça se faz usando, inclusive, as bandidas redes e filhotes e ovos são pegos ainda nos ninhos. Não é difícil, basta serviço de inteligência buscando informações nos lugares específicos e o uso do DNA para comprovações.
Se assim não for, daqui a alguns anos coleiras e trinca-ferros estarão na mesma situação dos bicudos e curiós. E nós, ou outros, estarão em foros como esse mostrando as incoerências e hipocrisias.
avatar
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 77
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Bicudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum