UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. Empty Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro.

Mensagem por MARTÍN Sáb 09 Ago 2014, 12:13

A criação de Trinca Ferro Verdadeiro, cujo nome Científico é Saltator Similis, é enorme no Brasil, pois ele é um dos pássaros silvestres mais apreciados pelo Brasileiro, especialmente pelo seu canto. Na natureza ele é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul. Devido a sua grande distribuição, o Trinca Ferro acabou se dividindo em cerca de 8 formas de pássaros do gênero “Saltator”, e praticamente todas são iguais. Ele também acabou recebendo outros nomes, como Bico-de-Ferro, Tempera Viola, Pipirão, Estevo, Papa-Banana, Titicão, Tia-Chica, Chama-Chico, João Velho e Pixarro. Eles vivem à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO TRINCA FERRO VERDADEIRO

O Trinca Ferro têm o corpo de cor olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Chegam a ter cerca de 20 cm de comprimento e a pesar por volta de 50 gramas. Não apresentam diferenças visuais entre machos e fêmeas de Trinca Ferro, sendo que o canto do macho é o fator que determina a diferenciação sexual. É um pássaro extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio, essa característica torna o Trinca Ferro um alvo fácil de traficantes de animais.

ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE TRINCA FERRO VERDADEIRO

O Trinca Ferro é onívoro, ou seja, ele come de tudo. Sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. Em uma criação de Trinca Ferro Verdadeiro em cativeiro, normalmente os donos fornecem uma ração de boa qualidade, e que pode ser complementada com frutas, verduras e legumes. Na época do acasalamento é comum oferecer larvas de tenébrio para os filhotes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE TRINCA FERRO VERDADEIRO

Com 01 ano de vida os Trinca Ferros estão prontos para reproduzir, sendo que eles fazem ninhos em arbustos a 01 ou 02 metros do chão, usando gravetos e folhas grandes. O período reprodutivo do Trinca Ferro Verdadeiro vai de agosto a novembro, e as fêmea fica piando, como sendo um sinal que está pronta para iniciar o processo de reprodução. As fêmeas botam de 02 a 03 ovos que são encubados entre 10 a 15 dias após o inicio do choco.

A reprodução do Trinca Ferro Verdadeiro geralmente acontece em gaiolas criadeiras com cerca de 80cm x 40cm x 40cm, sendo que estas medidas são suficientes para realizar o acasalamento. Você também poderá criar os Trinca Ferros em viveiros maiores.

O CANTO DO TRINCA FERRO VERDADEIRO

O canto do Trinca Ferro é forte e melodioso, muito apreciado por quem gosta de pássaros canoros. Seu canto varia um pouco de região para região, porém mantêm o mesmo tom.

Diferenças do Trinca Ferro Verdadeiro Macho e Fêmea

Infelizmente não existem diferenças do Trinca Ferro Verdadeiro macho e fêmea, ou seja, ao olharmos um casal não é possível precisar com 100% de certeza qual o macho e qual é a fêmea de Trinca Ferro. Para ter certeza é necessário fazer o exame de DNA, que é a forma mais segura de identificar o sexo do Trinca Ferro. A outra forma de identificação é através do canto, sendo que apenas o macho canta vigorosamente, já a fêmea emite apenas alguns piados. Justamente o canto forte e vigoroso deste pássaros que fez com que ele fosse uma das espécies mais desejadas e criadas em cativeiro no Brasil, lembrando sempre da necessária permissão do IBAMA para se iniciar na criação

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como Reproduzir o Trinca Ferro Verdadeiro em Cativeiro

Existem 2 formas para reproduzir o Trinca Ferro Verdadeiro em cativeiro, a monogamia, que é o sistema onde há formação de um casal, e os dois ficam responsáveis por criar e alimentar os filhotes, ou a poligamia, onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea. Independente do sistema que você escolher, existem algumas dicas que são muito úteis para quem deseja fazer a criação de Trinca Ferro Verdadeiro.

PREPARATIVOS PARA REPRODUZIR O TRINCA FERRO VERDADEIRO EM CATIVEIRO

O Trinca Ferro Verdadeiro é muito territorialista, sendo aconselhável deixar o casal junto apenas na época de reprodução, porém, antes de juntar o casal, é necessário que o criador realize uma aproximação entre macho e fêmea, o chamado “namoro”. Neste namoro, recomenda-se deixar macho e fêmea de Trinca Ferro apenas se escutando, para que ouçam os ruídos e piados um do outro. A fêmea irá escutar o canto do macho e irá se sentir atraída. Esse processo serve para aprontar um Trinca Ferro Verdadeiro.

LOCAL IDEAL PARA REPRODUZIR O TRINCA FERRO VERDADEIRO EM CATIVEIRO

O local aonde for ser feito o acasalamento de Trinca Ferro Verdadeiro deve ser bem claro e arejado. Não coloque a gaiola em locais com cantos retos, como nos cantos das paredes, evitando assim acúmulo de poeira, penas e restos de alimentos que podem atrapalhar a saúde e a reprodução dos pássaros. A fêmea de Trinca Ferro Verdadeiro realiza de 2 a 3 posturas por temporada, botando de 2 a 3 ovos em cada postura. Os ovos serão incubados por 13 dias e os filhotes podem ser separados da mãe aos 35 dias de idade. Após o nascimento é importante oferecer uma boa alimentação para filhotes de Trinca Ferro Verdadeiro, ela será a base de uma vida saudável no futuro dos pássaros.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

NINHO PARA REPRODUZIR O TRINCA FERRO VERDADEIRO EM CATIVEIRO

Existem ninhos de Trinca Ferro Verdadeiro que você pode comprar e colocar para a fêmea. Estes ninhos basicamente são feitos de bucha ou sisal, com diâmetro de 10,5cm e 6cm de profundidade. É importante fornecer raízes secas, sisal cortado em pedaços de até 8cm ou fibras de folha de coqueiro, para que a fêmea possa melhorar e deixar o ninho do seu gosto. A maioria das fêmeas acaba deixando pouco material no interior do ninho, contudo outras podem encher muito o ninho, deixando um espaço bem pequeno.

Se a criação de Trinca Ferro Verdadeiro for feita no sistema da monogamia você deverá deixar o casal junto, eles irão acasalar e ambos irão tratar dos filhotes, mas tome cuidado pois não são todos os machos que querem ajudar a fêmea e nem todas as fêmeas que permitem que o macho as ajude. Muitos criadores utilizam de um bom viveiro para Trinca Ferro Verdadeiro para fazer o acasalamento. Se você optar pela poligamia, aproxime o casal com calma, juntando-os apenas quando você tiver certeza que a fêmea irá aceitar a “gala”. Se você simplesmente juntar o casal, poderá acontecer brigas. É importante saber as vantagens e desvantagens destes 2 tipos de criação do Trinca Ferro Verdadeiro.

Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia?

Basicamente existem duas formas de reproduzir o Trinca Ferro Verdadeiro em cativeiro, um é a monogamia, que é o sistema onde há formação de um casal fixo, onde os dois ficam responsáveis por alimentar os filhotes. Já a poligamia é o sistema onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea, podendo chegar facilmente numa relação de 1 macho cobrir 5 fêmeas de Trinca Ferro. Este é um detalhe muito importante na criação de Trinca Ferro Verdadeiro, mas qual será o melhor sistema, a monogamia ou poligamia?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As principais vantagens da monogamia na criação de Trinca Ferro Verdadeiro são que você terá menos trabalho com manejo reprodutivo, ou seja, menos gaiolas para trocar água, comida, limpar, e uma maior facilidade na alimentação dos filhotes, uma vez que o macho também ajudará a fêmea a criar os filhotes. As principais desvantagens são que exige gaiolas ou viveiros maiores para realizar a criação, ou seja, um maior espaço para a criação. Além disto corre-se um risco maior de agressão aos filhotes e o melhoramento genético dos filhotes nascidos no futuro será mais lento. Também vale lembrar que um macho terá filhotes com apenas uma fêmea, diminuindo assim a quantidade de filhotes produzidos por cada macho.

Já as principais vantagens da poligamia na criação de Trinca Ferro Verdadeiro é que você poderá usar gaiolas menores, que ocuparão um espaço menor para criação. Você também terá uma maior produção de filhotes, pois com apenas um macho você poderá tirar 5 ninhadas por vez. Outro ponto interessante é a melhora genética dos filhotes, uma vez que você pode concentrar a reprodução no(s) melhor(es) macho(s) que você possuir, passando as suas melhores características para os filhotes. Como apenas a fêmea irá ficar na gaiola, haverá um menor risco de agressão aos filhotes. Como desvantagem podemos destacar um maior tempo dispensado para o manejo reprodutivo e também, dependendo da fêmea, você poderá ter que ajudar na alimentação dos filhotes de Trinca Ferro Verdadeiro nos primeiros dias. Pense bem e escolha entre a monogamia ou poligamia como a sua melhor forma de criação de Trinca Ferro!

O Canto do Trinca Ferro Verdadeiro

O Trinca Ferro Verdadeiro possui uma siringe, que é o órgão responsável pelo canto, com uma estrutura mais complexa do que as de outras aves, possibilitando assim notas mais elaboradas no seu canto. O trinca ferro é encontrado em quase todo o território Brasileiro, recebendo diversos nomes como Estevão, Tico-Tico-Guloso, Bico-de-Ferro, Pixarro e Papa-Banana, além disto, além disto, praticamente cada região tem um canto do Trinca Ferro Verdadeiro característico. A criação do Trinca Ferro Verdadeiro se desenvolveu bastante devido ao belo canto do pássaro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

TIPOS DE CANTO DO TRINCA FERRO VERDADEIRO

Os principais tipos de canto do Trinca Ferro Verdadeiro são o Bom dia seu chico, Bom dia tio João, Bom dia seu Valdir, Roncador, Eu sou terrível, Ró, Thirrú, Repetidor, Liro, Fuím, Canto curto(duas notas), Grego Mole, Currucutiu, Tiutiufil, Que que fiz meu Deus e Escuta o que digo. Sendo que estes tipos de canto podem ter um “boi” no final.

O canto talvez seja a característica que mais chame a atenção no Trinca Ferro Verdadeiro, pois eles possuem um canto forte e melodioso, que é capaz de encantar até quem não tem costume de ouvir os cantos dos pássaros, deixando qualquer pessoa de queixo caído.


Última edição por MARTÍN em Sáb 09 Ago 2014, 14:32, editado 1 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. Empty Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro.

Mensagem por José Carlos Pereira Sáb 09 Ago 2014, 13:22

Prezado Martin.
O trinca-ferro é um pássaro admirável. Disposto cantor e muito valente.
Infelizmente, como aconteceu ou acontece com muitas espécies muito desejadas, é ainda muito caçado. Isso apesar de haver muitos criadores sérios e entidades procurando conscientizar sobre o não caçar.
Essa semana mesmo um amigo teve que chamar a polícia para afugentar caçadores reticentes de dentro de sua propriedade rural.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. Empty Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro.

Mensagem por ricamol Seg 08 Jun 2015, 23:08

Boa noite !

Gostaria da ajuda/ orientação dos amigos, pois adquiri um trinca a poucos dias e ele está com diarréia e já dei vermífugo e percebi q melhorou um pouco, porém a diarréia ainda contínua. Alguem saberia o que eu posso fazer para melhorar ?

Obrigado
ricamol
ricamol
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 328
Pontos : 363
Idade : 55
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. Empty Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro.

Mensagem por José Carlos Pereira Ter 09 Jun 2015, 14:53

Ricamol.
Há muitas causas de diarréia. Fica difícil falar do seu caso específico, o que, seria tarefa para um veterinário que examinasse o pássaro, pedisse exames complementares se necessário para fechar o diagnóstico e fazer as orientações quanto a profilaxia e tratamento.
No geral, a primeira coisa é saber se não é diarreia provocada por erro alimentar. Se o trinca estiver esperto, cantando normalmente (lembrar que nessa época estão na muda de pena ou "enxugando" a mesma) essa pode ser a causa. Observar bem para ver se é amolecimento fecal mesmo ou excesso de urina. Ficar esperto para o surgimento de qualquer sinal de alarme: pássaro mais quieto, embolado ou encorujado, olhos "apagados" ou com secreção, recusa dos alimentos, excesso de sementes não descascadas, etc. Nesse caso precisará de ajuda especializada para afastar causas infecciosas como bacterianas, viróticas ou fúngicas. Procure não mudar a alimentação do pássaro de uma só vez. Nos primeiros dias sempre bom manter a mesma alimentação que recebia no antigo dono e ir  mudando aos poucos para o seu manejo alimentar. E higiene com alimentos adequados em quantidades suficientes, limpeza do ambiente e da gaiola (lembrar que, por ser pássaros que gosta muito de frutas e hortaliças, o trinca muitas vezes suja bem mais), não manter o bicho nessa gaiolinha de torneios na qual ele nem consegue voar (uma voadeira com, no mínimo 1 m de comprimento, é adequada) e muito cuidado com a água fornecida a ele.
Felicidade com seu novo pássaro. O trinca é admirável, ótimo cantor e valentão.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. Empty Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro.

Mensagem por ricamol Ter 09 Jun 2015, 22:36

José Carlos, boa noite.
O trinca está esperto e se alimentando bem, talvez possa ser a muda ou alimentação, pois o antigo dono não tem cara que cuidava bem do trinca.
Ele não esta cantando, pois está no final da muda. Ele está em uma gaiola de 1m e todo dia limpo a gaiola,pois como VC escreveu, trinca suja bem mais as gaiolas.
Vou ficar de olho e se não melhorar dentro de uns dias, vou levar no veterinário.

Muito Obrigado
ricamol
ricamol
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 328
Pontos : 363
Idade : 55
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. Empty Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro.

Mensagem por edivaldo Qui 25 Ago 2016, 09:40

queria saber como identificar o canto do trinca ferro eu tenho alguns mas nao sei qual o nome do canto
edivaldo
edivaldo
Sou Novo no Fórum
Sou Novo no Fórum

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1
Pontos : 1
Idade : 45
CIDADE/CITY : januaria
ESTADO/PROVÍNCIA : mg

Ir para o topo Ir para baixo

Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro. Empty Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos