UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Artigo] FORPUS COELESTIS.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

[Artigo] FORPUS COELESTIS. Empty [Artigo] FORPUS COELESTIS.

Mensagem por ANGELO BASTOS Seg 14 Dez 2015, 16:13

FORPUS COELESTIS








Forpus coelestis é uma espécie de ave da família Psittacidae. Mede cerca de 13 cm. Vive de 15 a 20 anos em cativeiro se bem alimentado.

Pode ser encontrada no Peru, Equador e Venezuela.
Na natureza vive em florestas secas tropicais ou subtropicais, florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude,matagal árido tropical ou subtropical e florestas secundárias altamente degradadas. Em cativeiro se adaptou muito facilmente, podendo ser criado em viveiros ou gaiolas, desde que respeitando-se o espaço mínimo para a aves. Uma gaiola de 60X30X30 (cm) é indicada para um casal.
A criação de forpus cresceu muito no Brasil durante os últimos anos, devido a sua facilidade de criação, manejo e docilidade das aves.

Sexagem
O Forpus possui dismorfismo sexual, o que facilita sua identificação. Para destinguir o macho da fêmea, deve-se observar a borda das asas que nos machos tem um tom azul escuro. Tal marca não existe nas fêmeas.

Procriação
O Forpus se reproduz com certa facilidade, podendo criar até 4 vez(es)
durante o ano. A incubação dura 21 dias e as crias deixam os ninhos com 30 dias. Após 15 dias fora do ninho, já podem ser separadas dos pais. As novas aves atingem a maturidade com 1 ano de idade. A fêma coloca uma média de 3 a 6 ovos.

Alimentação
Mistura de sementes, agrião, couve, cenoura etc, muito bem lavadas.

Mutações
Na natureza, apresenta-se na cor verde,mas nas criações em cativeiros conseguiram fixar várias mutações (cores), sendo as mais conhecidas: Azul, Albino, Lutino, Pastel, etc.



FONTE: Wikkipedia, enciclopedia livre.




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por ANGELO BASTOS em Seg 19 Set 2016, 14:07, editado 3 vez(es)
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

[Artigo] FORPUS COELESTIS. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] FORPUS COELESTIS. Empty Re: [Artigo] FORPUS COELESTIS.

Mensagem por Fernando Falcao Seg 14 Dez 2015, 16:42

Angelo,


     Muito legal o artigo sobre esta espécie.
    
     Parabéns pelo casal, são bem bonitos, quando criarem posta as fotos.
Fernando Falcao
Fernando Falcao
Membro
Membro

[Artigo] FORPUS COELESTIS. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 12
Pontos : 18
Idade : 46
CIDADE/CITY : Santo Andre
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] FORPUS COELESTIS. Empty Re: [Artigo] FORPUS COELESTIS.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Ter 15 Dez 2015, 12:49

BICOS TORTOS EM GERAL SÃO ENCANTADORES , APESAR DE NÃO TEREM O CANTO DE NOSSOS AMADOS CANÁRIOS , NOS CATIVAM COM SEU JEITO ATRAPALHADO DE ANDAR , SUAS BELAS PLUMAGEM E PERIPÉCIAS QUE SÃO CAPAZES DE FAZER rs .....
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

[Artigo] FORPUS COELESTIS. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] FORPUS COELESTIS. Empty Re: [Artigo] FORPUS COELESTIS.

Mensagem por agenor b s jr Ter 15 Dez 2015, 19:30

boa tarde

o forpus coelestis praticamente é o mesmo tuim.

ótimo passaro de companhia não barulhento,mas não o vejo em cativeiro ,pouco interesse ?
é de facil reprodução

TUIM

O tuim, também chamado popularmente de cuiúba, chuim, periquitinho, pacu ou papacum (Ceará), periquitinho-de-são-josé (norte da Bahia,) papacu ou simplesmente tuí, é o menor[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] do Brasil.

Nome Científico

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]: de Forpus = não explicado, mas provavelmente com origem no (grego) phoreö = possuir; e pous = pé; do (grego) xanthos = amarelo; e pterux= asa. ⇒ Ave que possui o pé e asa amarelos.

Características

É a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mede 12 centímetros e pesa em media 26 gramas. O [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é pequeno e cinza claro. Possui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], uma característica rara nas espécies brasileiras da família. O [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é verde-amarelado, com uma grande área azul na superfície inferior da asa e no baixo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]; algumas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] na dobra da asa, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], parte inferior das costas, e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] são de uma cor azul-violeta. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], coroa e lados da cabeça mais esverdeados; parte inferior da [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] verde. A [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. A [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] curta forma a silhueta característica e diferencia o tuim do periquito.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tuim macho
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tuim fêmea
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tuim jovem

Subespécies

Possui cinco [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] conhecidas:
1. Forpus x. xanthopterygius (Spix 1824)- É a descrita acima. Ocorre no noroeste da argentina, Paraguai, centro e leste do Brasil até a Bahia.
2. Forpus x. flavissimus (Hellmayr 1929). Parecido com a anterior, mas a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em geral é um pouco mais amarelada;[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], área ao redor da base do bico e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de uma cor amarelo limão. Todas as marcações azul-violeta são de uma cor mais [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que a forma anterior. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] também mais amarelada que a da forma nominal. Ocorre no Nordeste do Brasil, do Maranhão até o norte da Bahia.
3. Forpus x. crassirostris (Taczanowski 1883)- Parecido com xanthopterygius, mas a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é verde-esmeralda. Todos as marcações azul-violeta são mais [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], exceto nas secundárias. De tamanho menor, mas com [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mais largo que a forma nominal. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] parecidas com a de xanthopterygius, mas também possuem a testa verde-esmeralda. Ocorre no noroeste do Peru e sudeste da Colômbia, além da Região Amazônica no Brasil.
4. Forpus x. olallae Gyldenstolpe 1941 - Muito similar a crassirostris, mas as [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] das asas são de uma cor violeta-acinzentada pálida; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] são mais escuros. Ocorre exclusivamente na região de Codajas e Itacoatiara, na margem norte do Amazonas, no noroeste do Brasil.
5. Forpus x. flavescens (Salvadori 1891)- como xanthopterygius, mas geralmente levemente mais amarelado; testa e[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] verde-amareladas; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] das asas e secundárias azuis; parte inferior da [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] verde-azulado pálido. Fêmeas também se distinguem por possuírem a parte inferior da cauda verde-azulada pálida. Leste da Bolívia (Santa Cruz e Beni) e sudeste do Peru.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Forpus xanthopterygius xanthopterygius
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Forpus xanthopterygius flavissimus
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Forpus xanthopterygius crassirostris

Alimentação

Procuram seu [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos frutíferos. Subindo na [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]utilizam o bico como um terceiro pé; usam as [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para segurar a comida, levando ao bico. Gostam mais das sementes do que da polpa da frutas. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], laranjeiras e[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Os cocos de muitas palmeiras constituem sua alimentação predileta, procuram também as frutas da embaúba(Cecropia sp.) dos capinzais. Gostam também de mastigar erva como complemento vegetal. Apreciam as sementes de Braquiárias. Na Mata Atlântica, é freqüente presenciarmos estas aves em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] se alimentando dos frutos da Castanha do Maranhão(Pachira aquatica).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tuim se alimentando

Reprodução

Nidifica em ocos de árvores, ninhos artificiais e cupins. Costuma usar [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] vazios de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e de pica-paus pequenos. As posturas podem ir de 3 a 8 ovos e são [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] pela [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], apesar de o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] também ficar longos períodos dentro do ninho. No [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] natural o período de incubação ronda os 17 dias. As crias têm um desenvolvimento muito rápido e são alimentados pelo macho e pela fêmea em intervalos relativamente regulares. Com 20 dias estão cobertos de penas e deixam o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] pela quarta ou quinta semana de vida já com a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] do sexo correspondente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Casal de tuim
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ninho de tuim
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ovo de tuim
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Filhote de tuim

Hábitos

Vivem em bandos de até 20 tuins e sempre que pousam, se agrupam em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Habitam as bordas das mata ribeirinha, mata seca e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Muito ativos, deslocam-se por grandes áreas, sempre com [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Os chamados são agudos, em tons mais baixos do que os do periquito, além de serem mais curtos. Qualquer novidade na área de alimentação, ninho ou dormida é logo saudada pelos [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e contato do grupo. Pousados, ficam [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] pelas folhas. É surpreendente ver a quantidade que estava invisível na vegetação, depois de um grupo surpreendido levantar [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bando de tuim










[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]: comportamento social onde indivíduos de determinada [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] executam a limpeza em outro indivíduo pertencente ao seu grupo social.
Os motivos mais aceitos para este comportamento são : remoção de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], posicionamento hierárquico e reestabelecimento do bom convívio.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Allopreening na mesma espécie

Distribuição Geográfica

Ocorre no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia, também no alto Amazonas até o Peru e a Colômbia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
  Ocorrências registradas no WikiAves


Referências


  • SESC - Guia de Aves do Pantanal - disponível em <[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]>. Acesso em: 07 mar. 2009.
  • Portal São Francisco - disponível em: <[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]>. Acesso em: 07 mar. 2009.

Galeria de Fotos


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
agenor b s jr
agenor b s jr
Membro
Membro

[Artigo] FORPUS COELESTIS. 5aarc510
Masculino BRASIL
Mensagens : 63
Pontos : 78
Idade : 64
CIDADE/CITY : são paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/agenor.bonfimdasilva

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] FORPUS COELESTIS. Empty Re: [Artigo] FORPUS COELESTIS.

Mensagem por ANGELO BASTOS Qua 16 Dez 2015, 10:29

BOM DIA AMIGOS.

AGENOR, CREIO QUE A DIFICULDADE QUE O IBAMA CRIA, SEJA O MAIOR MOTIVO DE NÃO VÊ-LOS MUITO.
ESTIVE DANDO UMA LIDA DA IN18 DOS EXÓTICOS.
FOI O QUE ENTENDI, ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO.

PARA CRIADOR AMADOR. (BEM RESUMIDO)

AVES ANILHADAS,
CADASTRO NO BANCO DE DADOS ON LINE DO IBAMA. (FORA DO AR)
APÓS O CADASTRO TEMOS QUE COMPARECER NO IBAMA ATÉ 120 DIA ,COM UMA SÉRIE DE DOCUMENTOS PARA PEGAR AUTORIZAÇÃO PARA CRIAR.
AUTORIZAÇÃO VALE POR UM ANO, TENDO QUE SER RENOVADA.
CADA FILHOTE QUE NASCE ATUALIZAR O PLANTEL NO BANCO DE DADOS.
OU SEJA, BUROCRACIAS MIL, DIFICULTANDO A CRIAÇÃO.

CREIO SEJA ESSE UM DOS GRANDES MOTIVOS.

SEGUE O LINK PARA QUEM TIVER CURIOSIDADE DE DAR UMA LIDA.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ABRAÇOS
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

[Artigo] FORPUS COELESTIS. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] FORPUS COELESTIS. Empty Re: [Artigo] FORPUS COELESTIS.

Mensagem por ANGELO BASTOS Seg 19 Set 2016, 14:17

FOTOS DOS FILHOTES EM DESENVOLVIMENTO E DEPOIS COM OS PAIS.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

ABRAÇOS
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

[Artigo] FORPUS COELESTIS. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] FORPUS COELESTIS. Empty Re: [Artigo] FORPUS COELESTIS.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos