Artigo- Por que o Gloster?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Artigo- Por que o Gloster?

Mensagem por César Wenceslau em Qui 01 Ago 2013, 23:01

Amigos,

compartilho com todos aqui o artigo abaixo, que apesar de falar especificamente sobre os Glosters, acredito que tenha muitos conceitos uteis a criadores de outras raças e também de outros segmentos.

Abraços, César


 Gloster

Autor: Antonio de Pádua Báfero

Escrevo sobre o canário Gloster porque fui cativado por sua graciosidade e pela harmonia dos seus movimentos. Isso não se explica, faz parte da imensidão da alma humana. Todas as raças de canários têm seus admiradores. Foi dito que o canário Gloster, como todos os canários de porte, é uma escultura, uma obra de arte. O Manual de Julgamento de Canários de Porte, publicado pela Ordem Brasileira de Juizes de Ornitologia, Edição 97 diz o seguinte: "Na canaricultura, o segmento dos canários de porte pode ser comparado à escultura. Os criadores procuram através de cruzamentos judiciosos produzir pássaros que se assemelhem, ao máximo, na forma, posição e plumagem a um modelo preestabelecido denominado padrão da raça". Ora, se é uma escultura, resta ao criador aprender a olhar e ver com sensibilidade e conhecimento. O desenvolvimento dos sentidos para compreender e conhecer um canário Gloster ideal necessita de aprendizado. 

Numa primeira olhada um canário Gloster é "apenas um Gloster" de boa ou má qualidade. Já numa segunda vista, dependendo dos conhecimentos de cada criador, surgem os detalhes, que serão avaliados como características da raça. 
Ninguém se transforma num bom conhecedor de Gloster de um dia para o outro, mesmo os mais instruídos necessitam do tempo. 

O tempo acomoda os saberes e forma na memória um padrão ideal da raça. Para aprender é preciso exercitar visitando exposições, criadores e dialogar com juizes especialistas na raça Gloster. Faz parte das pessoas comparar a imagem de um lugar ou de um objeto ou de um animal, com imagens ou impressões guardadas na memória. 

Quando um criador se propõe a adquirir um canário Gloster, o julgamento que ele faz "a priori”, é comparar o canário que está vendo com o canário existente na sua memória. Pode-se chamar isso de uma avaliação perceptiva, consciente e técnica. 
Pode ocorrer, muitas vezes, que a imagem do canário guardada na memória está aquém da imagem do Gloster ideal. Quando isso acontece, o criador, sem se aperceber, adquiri um canário com as mesmas virtudes e os mesmos defeitos os seus, isto é: com o mesmo formato da cabeça, topete, cílios, plumagem, postura, cauda, pernas e patas, forma e tamanho.

A dificuldade para avaliar um canário Gloster é perceber a harmonia entre os diversos segmentos do seu corpo. Harmonia quer dizer disposição bem ordenada entre as partes de um todo; quer dizer ainda proporção, ordem e simetria. A complexidade para quem avalia um canário Gloster é uma arte, um jogo de combinar peças: cabeça e pescoço; pernas e patas; topete e ponto central e pescoço; presença de cílios ou sobrancelhas; tamanho e cauda; forma e plumagem (penas curtas, médias e longas), postura, movimentos e condições de saúde. Aprender a olhar e a ver é um exercício que exige um longo tempo. 

Pare aprender a ver

Os olhos obedecem à ação da mente. Assim, o primeiro passo que um criador deve dar para a escolha de um Gloster ideal é a abstração. Aprender a ver é um exercício que exige o desenvolvimento do gosto, da sensibilidade e do intelecto.

O gosto (lat. gustus: sabor), em um sentido genérico é o instrumento e o árbitro do discernimento estético. Aprender a julgar com critério e sensatez um canário Gloster é ter desenvolvido na alma o sentimento do belo e da harmonia que existe entre as partes formadoras desse canário;

A sensibilidade (lat. vulgar sensibilitas), em um sentido genérico, é a capacidade que o criador tem de sentir, de ser afetado pela beleza e a harmonia da forma do canário. De receber todos esses estímulos através dos sentidos, principalmente da visão;


A inteligência (do lat. vulgar intelligentia) em um sentido genérico se aproxima de intelecto, entendimento e razão. É a individualidade de cada criador. O intelecto dá autonomia ao criador. Entendimento é a faculdade que um criador adquire de compreender ou pensar por idéias gerais ou conceitos. A razão é a capacidade de julgar que caracteriza o ser humano, de distinguir o verdadeiro do falso. Se a primeira fonte que temos ao olhar um canário Gloster é a sensibilidade, a segunda é o entendimento, poder de julgar, poder de conhecer o não sensível. Por isso, desenvolver a inteligência de um criador para o canário Gloster envolve sentimento, percepção, memória, raciocínio, seleção de dados, previsão, analogia, simbolização e autonomia.

Criar canário é um jogo. Para se divertir e estar feliz com esse jogo, é preciso aprender as regras e entender a intenção do jogo.

Com o passar do tempo aprendi a brincar de criar canário Gloster. Confesso que os melhores professores que tenho tido ultimamente são a paciência e o tempo para aprender. Por último, aprendi a não atribuir aos outros criadores os erros provocados pela minha ignorância. Esperteza é um mito e uma lenda que pertence à velha e esfarrapada tradição cultural dos antigos criadores de canários brasileiros. 
Canário de boa qualidade para a reprodução é privilégio de quem sabe ver.
avatar
César Wenceslau
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 21
Pontos : 44
Idade : 32
CLUBE : CCCC
CIDADE/CITY : Santana de Parnaíba
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Artigo- Por que o Gloster?

Mensagem por Adriano Silva em Dom 26 Jan 2014, 21:26

Muito bom esse artigo.
avatar
Adriano Silva
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 54
Pontos : 59
Idade : 38
CIDADE/CITY : IPIAÚ
ESTADO/PROVÍNCIA : BAHIA

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/adriano.silva.946179 https://twitter.com/@adrianogame1 adrianogame@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Artigo- Por que o Gloster?

Mensagem por ricamol em Seg 27 Jan 2014, 22:34

Cesar, legal este artigo.

Gosto bastante do Gloster, tinha um (Elvis) que ficou comigo até a semana passada, onde veio a falecer, devido a sua idade. Até roubado ele foi qdo um ladrão entrou em casa, mas consegui achar ele novamente e tive que comprá-lo do homem que comprou do ladrão.....o homem me disse que ele não estava cantando e estava bem triste. Qdo cheguei em casa a noite com o " Elvis" e ele escutou a voz da minha esposa que conversava com ele todos os dias, o bichinho começou a cantar e dai por diante cantou todos os dias até a semana passada.


abraço
avatar
ricamol
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 328
Pontos : 363
Idade : 49
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Artigo- Por que o Gloster?

Mensagem por MARTÍN em Seg 27 Jan 2014, 22:36

Poxa Ricardo linda esta historia, bacana o laço de amizade entre vocês e esta ave.



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3152
Pontos : 4735
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Artigo- Por que o Gloster?

Mensagem por Francisco C. Bom em Seg 27 Jan 2014, 23:00

Ola Ricardo.

Bela história, muito legal, pena que os canários vivem pouco em comparação ao ser humano.

abraços
avatar
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 64
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Artigo- Por que o Gloster?

Mensagem por ricamol em Ter 28 Jan 2014, 21:50

Olá Francisco /  Martin,

é mesmo, gostavamos bastante do canário, tive um pé duro ( pavarotti) que ficou comigo 12 anos.

abraço
avatar
ricamol
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 328
Pontos : 363
Idade : 49
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum