UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! Empty PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM!

Mensagem por Irineu Silva Junior Seg 12 Dez 2016, 15:54

Prezados criadores,

Alguém está tendo problemas com a reprodução de tarim?

Este ano não estou conseguindo tirar filhotes devido as fêmeas estarem bem confusas:

*Fêmeas novas na primeira postura que colocam ovos chocam e abandonam os filhotes com 5 dias e com 7 dias já começam a aprontarem novamente;
*Fêmea de 3 anos que reproduziu e tratou dos filhotes ano passado, este ano coloca ovos, choca mais não tratam dos filhotes;
*Fêmeas novas na primeira postura que coloca ovos e choca só por 2 ou 3 dias;
*Fêmeas novas e experientes que não dormem sobre os filhotes após 5 ou 6 dias;

A reprodução é feita por bigamia sendo 1 macho para 2 fêmeas, colocando o macho só para galar, a fêmea choca sozinha!

Ao todo tenho 9 fêmeas e 5 machos, trato com mistura de sementes (alpiste, aveia, colza, senha e linhaça), chia, niger e perila 2 vezes por semana, farinhada CC2030 vermelha. farinhada caseira misturada com ovo cozido e passado na peneira para as fêmeas que estão com filhotes.

Se alguém tiver algumas dicas para tentar tirar essa manha/comportamento das fêmeas!

Abs.

Irineu Junior
Irineu Silva Junior
Irineu Silva Junior
Membro
Membro

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 11
Pontos : 19
Idade : 45
CIDADE/CITY : Pimenta
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! Empty Re: PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM!

Mensagem por Diego_ Sex 16 Dez 2016, 22:41

Boa noite Irineu Junior,

Não crio Tarins, mas já criei tempos atrás o Magellanicus, aqui no UDC há pessoas mais experiente para explicar sobre eles especificamente, mas vou tentar ajudar em forma de perguntas para que assim aqueles que vierem a opinar mais tarde já saibam alguns detalhes:

* As fêmeas de 3 anos acasalaram com o mesmo par que anteriormente ? por aqui já aconteceu de fêmeas irem mal porque mudei o galador.
* Fêmeas novas  de primeira postura são bem imprevisíveis devido a falta de experiência ( há exceções )
* Fêmeas novas e experientes ( são do seu plantel ou você adquiriu de outro criador? )
* Você já utilizava o sistema de bigamia ou é a primeira vez?
* As gaiolas ou ambiente em que estão são o mesmo que em anos anteriores?

Desculpe tantas perguntas,  vamos tentando eliminar as causas.

Abraço !
Diego_
Diego_
Membro do Fórum
Membro do Fórum

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 168
Pontos : 209
Idade : 39
CIDADE/CITY : Colombo
ESTADO/PROVÍNCIA : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! Empty Re: PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM!

Mensagem por Irineu Silva Junior Ter 20 Dez 2016, 09:01

Bom dia Diego,

Vou responder as perguntas com a letra maiúscula:



* As fêmeas de 3 anos acasalaram com o mesmo par que anteriormente ? por aqui já aconteceu de fêmeas irem mal porque mudei o galador.

SÓ 1 QUE TROQUEI O GALADOR E ESSA MESMA NÃO ESTÁ TRATANDO DOS FILHOTES!

* Fêmeas novas  de primeira postura são bem imprevisíveis devido a falta de experiência ( há exceções )

SÃO 6 FEMÊAS NOVAS (PRIMEIRA POSTURA) E 3 ADULTAS COM 3 ANOS

* Fêmeas novas e experientes ( são do seu plantel ou você adquiriu de outro criador? )

TODAS SÃO DO MEU PLANTEL!

* Você já utilizava o sistema de bigamia ou é a primeira vez?

UTILIZEI BIGAMIA ANO PASSADO

* As gaiolas ou ambiente em que estão são o mesmo que em anos anteriores?

MUDEI MUITA COISA NO MEU CRIADOURO, COLOQUEI PISO NO CHÃO, PINTURA NOVA NA PAREDE, FIZ PRATELEIRAS E MUDEI TODAS AS GAIOLAS!

CRIO MAGELLANICUS TAMBÉM, REPRODUZIAM NO VIVEIRO MAS ESTE ANO MUDEI PARA GAIOLAS, TENHO 2 FEMÊAS E ELAS FIZERAM 3 POSTURAS CADA E NÃO CHOCARAM MAIS QUE 3 DIAS.





Abs.
Irineu Silva Junior
Irineu Silva Junior
Membro
Membro

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 11
Pontos : 19
Idade : 45
CIDADE/CITY : Pimenta
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! Empty Re: PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM!

Mensagem por Diego_ Ter 20 Dez 2016, 17:13

Boa tarde Irineu e colegas,

Não posso afirmar com 100% de certeza sobre todas as variáveis possíveis, mas podemos desconfiar aí nesta situação que o denominador comum é a "mudança", seja ela de ambiente, espaço e visualização (mais claro, mais escuro, tipo de ninho etc... ), não é uma "regra", pois tenho certeza de que já vimos fêmeas mudarem de lugar e mesmo assim não apresentarem mudanças no ciclo reprodutivo, acaba que ficamos no termo "tudo é relativo", nós poderíamos levantar outras perguntas, mas pelas suas respostas acredito que podemos arriscar a dizer que foi por esta mudança toda. O final de temporada está aí, sei que o pintassilgo se estende um pouco mais e ainda temos tempo, mas acho que ano que vem elas estarão  acostumadas e sem este comportamento irregular, abraço !

OBS: não sei se você fez estas alterações com pouca antecedência ao período de reprodução, mas como já passei por situação parecida, agora eu tento fazer o mais distante possível desta época para que eles se adaptem bem.
Diego_
Diego_
Membro do Fórum
Membro do Fórum

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 168
Pontos : 209
Idade : 39
CIDADE/CITY : Colombo
ESTADO/PROVÍNCIA : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! Empty Re: PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM!

Mensagem por Irineu Silva Junior Qua 21 Dez 2016, 09:44

Bom dia Diego,


Não tinha pensado por essa situação "mudança de ambiente"!

Fiz essas alterações (pintura, piso) em meu criadouro no mês de abril, já as mudanças (prateleira e gaiolas) foi no final de maio.

Vou esperar na temporada de reprodução do ano de 2017 para ver ser elas param com esses comportamentos....parecendo adolescente.....rsrsrsrs

Obrigado pelas dicas e esclarecimentos.

Abs.
Irineu Silva Junior
Irineu Silva Junior
Membro
Membro

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 11
Pontos : 19
Idade : 45
CIDADE/CITY : Pimenta
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! Empty Re: PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM!

Mensagem por Diego_ Qua 21 Dez 2016, 21:15

De nada piá, bom fim de ano e que na próxima temporada você consiga tirar muitos filhotes !!!
Diego_
Diego_
Membro do Fórum
Membro do Fórum

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 168
Pontos : 209
Idade : 39
CIDADE/CITY : Colombo
ESTADO/PROVÍNCIA : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM! Empty Re: PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO DE TARIM!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos