UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A GENÉTICA DOS AGAPORNIS.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

A GENÉTICA DOS AGAPORNIS. Empty A GENÉTICA DOS AGAPORNIS.

Mensagem por ANGELO BASTOS Dom 03 Jul 2016, 08:49

Vamos falar um pouco sobre genética de Agapornis.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Uma regrinha básica e que praticamente é o B A Bá que todo criador de início deve saber, logo se você recebeu uma orientação diferente desta a pessoa que lhe passou não entende absolutamente nada, fique de olho!


SEX-LINKED OU SEXO LIGADO OU MUTAÇÕES RECESSIVAS LIGADAS AO SEXO.


Pertencem a essa "categoria" as mutações CANELA, INO (lutinos e creminos) e OPALINOS - farei aqui uma observação, não é porque a mutação se chama OPALINO que as aves dessa mutação irão portar o INO de lutinos ou de creminos!


Mutações recessivas ligadas ao sexo são aquelas onde um dos genes nas fêmeas é inativo. Isso implica que uma fêmea possuí o gene recessivo e um inativo, dessa forma é impossível uma fêmea portar uma mutação sexo ligado. Já nos machos admitisse portar o gene recessivo. Interessante é que quando os machos são recessivos ligados ao sexo (par de cromossomas iguais) ou portam a mutação, quando cruzam com fêmeas que não sexo ligado, toda vez que a mutação se manifestar obrigatoriamente os filhotes serão fêmeas e os machos serão portadores (se forem sexos ligados), ou possíveis portadores (se portarem o gene do sexo ligado)


Exemplos de cruzamentos


CASAL 1 - MACHO CANELA X FÊMEA NÃO CANELA - todos os filhotes canelas que nascerem serão FÊMEAS obrigatoriamente, pois a mãe não é canela e tb não irá portar a mutação. Para nascerem filhotes machos a mãe também teria que SER CANELA.


CASAL 2 - MACHO ARLEQUIM (portador de canela) x FÊMEA NÃO CANELA - se nascerem filhotes canelas é devido ao macho ser portador e obrigatoriamente serão fêmeas.

CASAL 3 - MACHO OPALINO X FÊMEA NÃO OPALINO - todos os filhotes que nascerem opalinos serão fêmeas, sem possibilidade de nascerem machos opalinos. Os machos serão portadores.

CASAL 4 - MACHO OPALINO X FÊMEA OPALINO - Todos os filhotes serão opalinos. Uma mutação recessiva quando é manifesta significa que ambos os pares de genes são idênticos, logo não portam nenhuma outra característica.

FONTE: PRISCILA HENRIQUE BIRDS
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

A GENÉTICA DOS AGAPORNIS. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos