UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO E MORTE NOS FILHOTES DE CALOPSITAS.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO E MORTE NOS FILHOTES DE CALOPSITAS. Empty PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO E MORTE NOS FILHOTES DE CALOPSITAS.

Mensagem por ANGELO BASTOS Qui 26 maio 2016, 11:35

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fala galera, tudo bem?


Hoje vamos falar de um assunto que pode ajudar principalmente pessoas que querem reproduzir suas aves, mas que não tem experiencia.
Alguns pontos podem causar um desenvolvimento mais lento. Entre os principais casos estão a nutrição e doenças que são passadas pelos pais para os filhotes.


O primeiro ponto que queremos citar é o problema da nutrição, pois muita gente alimenta sua ave com uma alimentação muito desbalanceada. Alimentos fracos e com pouca variedade causam um desbalanceamento que tem que ser corrigido antes das aves acasalarem. Depois que ela botou o ovo, claro que se deve manter a alimentação reforçada, mas não adianta reforçar só depois que ela botou o ovo. Pq? Pq o próprio ovo vem "desnutrido" por problemas na formação dentro da fêmea, pela falta de alimentação balanceada para os pais.


A alimentação das aves já deve ser boa e variada mesmo em fase de manutenção, mas PELO MENOS um mês antes das aves acasalarem, essa alimentação tem que ser bem reforçada para uma reprodução sem problemas.


Um casal que tem uma alimentação boa e reforçada ANTES do processo reprodutivo começar, com certeza terá filhotes com menor taxa de mortalidade e melhor desenvolvimento.


O segundo ponto principal para aves com desenvolvimento tardio ou filhotes que morrem antes mesmo de saírem dos ovos, são doenças que acabam sendo transmitidas de pai pra filho. Como já falamos em muitos posts, uma ave não é brinquedo e necessita de cuidados e gastos que devem ser PLANEJADOS antes de se adquirir um animal desses. Umas das doenças que mais causam aumento na taxa de mortalidade dos filhos é a clamidiose e a micoplasmose. Pessoas que tem casal com uma taxa de mortalidade de filhotes alta, deve o mais rápido possível procurar um veterinário especializado em aves silvestres e pedir um exame de clamídia e micoplasma. Pois são doenças com uma taxa extremamente alta de contaminação e que podem acabar gerando problemas para as aves ou plantel em geral.


Lembrando que além da alta taxa de contaminação e mortalidade entre as aves, a clamidiose é uma zoonose (doenças que podem ser transmitidas para o ser humano). Então, todo cuidado é pouco.


É necessário uma checagem de plantel de tempos em tempos para que problemas sejam evitados. Uma alimentação de qualidade e balanceada também se faz necessário, não só para época de reprodução, mas para toda a vida da ave.
Em geral a maioria dos problemas são gerados muito mais por descuido ou desconhecimento dos donos do que pela própria ave, então basta seguir um planejamento e sempre procurar o melhor para que as aves tenham uma vida longa e saudável.


FONTE: WELLINGTON SOUZA
CALOPSITANDO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO E MORTE NOS FILHOTES DE CALOPSITAS. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos