UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMENTES OU EXTRUSADAS PARA AS CALOPSITAS ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

SEMENTES OU EXTRUSADAS PARA AS CALOPSITAS ? Empty SEMENTES OU EXTRUSADAS PARA AS CALOPSITAS ?

Mensagem por ANGELO BASTOS Qui 26 maio 2016, 10:13

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fala galera, tudo bem?


Hoje vamos falar de um tema que já gerou muita polêmica, discussão e etc... em diversos fóruns espalhados pela internet. Vamos esclarecer e acabar com a dúvida de muita gente que é pega no meio dessas discussões e acabam sem saber o que fazer na verdade.


Então vamos lá!


Calopsitas podem viver só de semente? NÃO, elas precisam de sementes com mais alguns complementos!
Então elas podem viver só de ração? Também NÃO, elas precisam de ração com mais alguns complementos!


O ideal gente, é o animal comer tanto da ração quanto da semente. Porém, apesar de qualquer um dos dois alimentos conseguir sanar a necessidade da ave se alimentar, ambas precisam ser complementadas por outras coisas, por exemplo, a farinhada.


A ave, em sua natureza, foi "projetada" para comer semente e outros alimentos naturais encontrados na natureza. Porém, devemos lembrar que as NOSSAS aves não estão livres em seu habitat natural! Então, você deve se adaptar para que ela consiga suprir todas as necessidades que ela possuí! Não tem como comparar uma ave livre com uma em cativeiro!


Mas as sementes são oleosas, isso faz mal, não é? Gente, isso não é verdade! Sementes não fazem mal algum para as aves. O que faz mal é uma mistura de semente DESBALANCEADA! Algumas sementes são mais gordurosas, outras tem mais nutrientes e outras menos.... e é por isso que as sementes para calopsitas são um MIX, para que uma semente complemente a outra! Um bom mix de semente tem um balanceamento que vai manter a sua ave linda e saudável sem NENHUM TIPO DE PROBLEMA!


Aves que só se alimentam de semente necessitam de uma complementação maior para que ela receba todos os nutrientes que ela necessita.


Então a ave que só come ração não precisa de mais nada? Não é bem assim também. Mesmo uma ave que come somente ração também vai necessitar de uma alimentação com algumas coisas que sirvam para complementar, porém em menor quantidade do que uma ave que só come semente.


Cada tipo de alimento tem seus prós e contras, por exemplo, a semente ajuda a gastar e trabalhar o bico. Porém a ração extrusada evita uma grande quantidade de desperdício e sujeira.


Independente do tipo de alimento que você escolher, ainda assim vc irá precisar de uma ótima farinhada, um bom mix de minerais, frutas, verduras e etc...


É uma grande mentira dizer que só ração é o ideal ou que só a semente é o ideal. Como já disse antes, o ideal é oferecer dos dois alimentos para ave!


Outra mentira é dizer que alimentar a ave só de semente causa danos para ave... até causa, se você utilizar sementes erradas e desbalanceadas. Existem misturas prontas muito bem balanceadas no mercado, ou você mesmo pode fazer o seu mix em casa com a proporção exata para uma mistura balanceada.


Uma mistura bem nivelada nutricionalmente, não perde em nada para uma alimentação a base de ração. Assim como uma alimentação a base de ração também pode manter uma ave forte e saudável sem problemas. (desde que ambas sejam complementadas com outros alimentos)


Resumindo, semente ou ração? Ambas estão corretas, desde que sejam de qualidade e bem balanceadas. Pois se você compra uma ração barata e sem qualidade, ela também virá desbalanceada assim como um mix de semente barato que você comprar em qualquer esquina.


Se você quer escolher um dos dois para usar de base na alimentação, pode ficar tranquilo(a), pois não estará fazendo mal algum pra sua ave, apenas não esqueça de complementar a alimentação com outros produtos independentemente da sua escolha.


Se não puder oferecer das duas, escolha a que melhor condiz com seu planejamento de gastos e a que caia melhor no gosto das aves.


Não quer ou não pode usar as duas e escolheu apenas uma? Ok, o que você pode dizer é que escolheu por economia, facilidade, praticidade e etc... mas nunca diga que escolheu uma ou outra pelo fato de que só uma presta e a outra não, pois isso não é verdade!


Esperamos que algumas dúvidas tenham sido esclarecidas e que algumas pessoas botem na consciência que quando você diz pra outra que isso é errado, que não pode, que só o que você dá é o certo sem nenhum embasamento para tal argumento... você está enganando alguém, que as vezes não tem experiência. A pessoa acredita nisso e depois sai divulgando como se essa também fosse a única verdade!


Ração ou semente, tanto faz... desde que sejam de qualidade e com um balanceamento que condiz com a necessidade do animal.



FONTE: WELLINGTON SOUZA
CALOPSITANDO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

SEMENTES OU EXTRUSADAS PARA AS CALOPSITAS ? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos