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CANÁRIO ÔNIX

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Mensagem por MARTÍN Sáb 10 Ago 2013, 22:28

CANÁRIO ÔNIX


Emilio Tárraga Flores Juiz CNJ/FOCDE/OMJ/HM/COM
Revista SORH Junho 2001
Arquivo editado em 29/07/2001


INTRODUÇĂO

A mutaçăo apareceu aproximadamente em 1983/84 nas ilhas Baleares (Espanha), de um casal de “Spinus Slamericano” e uma fęmea negro-marrom opalina. Obteve-se na primeira geraçăo híbridos com características muito especiais, resultaram férteis alguns machos que cruzando mais tarde várias vezes com canários do fenótipo negro-marrom deram com o resultado um canário ônix.

Depois de alguns anos criaram em muita quantidade no canaril dos irmăos Belver na cidade de Valęncia (Espanha), de onde se originou a nova variedade ornitológica mundial.

O aspecto do canário ONIX é um exemplar de cor muito escura negro ou canela acinzentado, porque quando nascem săo iguais aos canários de cores clássicas, ao contrário de todas as mutaçőes que conhecemos.

Onde as melaninas clássicas e ancestrais săo diluídas, no canário ONIX a mutaçăo escurece notavelmente as estruturas melânicas, dando tonalidades distintas do fenótipo que apresenta.

O lipocromo se apresenta nas zonas de eleiçăo ligeiramente escuro, ainda que limpo e puro.

TIPOS DE MELÂNINAS ONIX


Melaninas Onix..............................- Na atualidade é possível observar em
Negro-Marrom..............................- Outras mutaçőes
Ágata..........................................- Pastel
Canela........................................- Asa-Cinza
Isabel.........................................- Opalino

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Os exemplares de canários Ônix se caracterizam por:

1)     1)Cor da eumelanina negra ou marrom é menos latente, segundo seu fenótipo, quando modificada por grande quantidade da eumelanina dispersa.

2)     2)Existe uma grande concentraçăo de eumelanina na cabeça, que eu considero uma das grandes características do canário Onix.

3)     3)As penas dos canários Onix, pode-se observar um depósito de melaninas atrasadas e săo ligeiramente diluídas, mas as melaninas săo completas, a melanina está presente nas matrizes e há uma ligeira diluiçăo na borda das grandes penas.

4)     4)Nas remiges e timoneiras dos canários Onix podemos observar a distribuiçăo de forma irregular transversal, simulando um desenho rajado (a melanina da pena, sempre será mais escura da parte mais adversa e igual ao que ocorre nos opalinos). O espaço entre as estrias é bastante escuro devido a grande concentraçăo da dispersăo melânica.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS

Podemos dizer que o fator Onix tem um comportamento de transmissăo, hereditária de forma recessiva automática com respeito as melaninas clássicas, ainda que minha experięncia dos Onix săo codominantes com relaçăo a determinados fatores e recessivos com outros.

Com respeito as melaninas clássicas: o gem que determina o fator Onix é recessivo e respeita todas as estruturas melânicas dos canários clássicos.

Com respeito as melaninas pastel: Nos canários pastéis seu comportamento é recessivo e respeita a transmissăo do fator pastel. Como todos nós sabemos é recessiva ligada ao sexo.

Com respeito as melaninas opalinas: O gem que define a variedade Onix é alelo com o gem da variedade opalina, ocupa o mesmo “lócus” (lugar) no cromossoma homólogo, controlando um mesmo tipo de caracter. Além disso esse comportamento é de característica codominante.

Exemplo:

Se cruzarmos dois exemplares homozigotos por exemplo, um macho negro-marrom Onix com uma fęmea Negro-Marrom Opal, a descendęncia resultante será de exemplares com características intermediárias entre as duas variedades Isabelino Onix Opalino.


Melaninas

O Desenho melânico muito reduzido e amalgamado por uma capa que cobre todo o exemplar, esta estará composta por eumelanina (bege-gris) mais ou menos dispersa, dando uma bela tonalidade nacarada (semelhante a cor do interior de uma ostra).

A sub-plumagem marrom muito clara e gris.

Olhos negros.

As patas, unhas e bico cor carne.

Ligeira presença de feomelanina.


Lipocromo

Graças a dispersão das melaninas, se apresenta ligeiramente escuro, embora puro e limpo.


Categoria

Se mantém os conceitos habituais de: intenso, nevado e mosaico.

Isabelino Onix


Melaninas

O desenho eumelânico será similar ao clássico e se apresentará com tonalidade mais escura, composta de eumelanina marrom e de eumelanina dispersa de cor marrom claro-acizentado que cobre rodo o exemplar, sendo esta mais marcante em direçăo a cabeça, característica dos exemplares que apresentam a mutaçăo Onix.

A sub-plumagem marrom-claro-gris.

Olhos negros.

Patas, unhas e bico de cor carne.

Ligeira presença de feomelanina.
Lipocromo

Graças a dispersăo das melanina, se apresenta ligeiramente escuro, embora puro e limpo.


Categoria

Se mantém os conceitos habituais de : intenso, nevado ou mosaico.




Negro-Marrom Onix Opal


O desenho apresentará forma similar ao Negro-Marrom Opal, só que mais escuro e contrastado, simula uma capa que cobre o exemplar, isso é considerado por uma grande quantidade de eumelanina dispersa de cor marrom-gris acinzentado, sendo esta mais marcante na cabeça.

A sub-plumagem marrom escuro acinzentada.

Olhos negros.

Pata, unhas e bico cor carne.

Ligeira presença de feomelanina.
Lipocromo

Graças a dispersăo das melaninas, se apresenta ligeiramente escurecido embora puro e limpo.


Categoria

Se mantém os conceitos habituais de: intenso, nevado e mosaico.




Negro Marrom Onix

Melaninas

Se apresenta similar ao clássico, composto de eumelanina marrom escura e de eumelanina dispersa de cor marrom acinzentado, que dăo ao exemplar um aspecto escuro, sendo esta mais notada na cabeça, características dos exemplares que apresentam a mutaçăo Onix.

Olhos Negros

A sub-plumagem marrom escuro acinzentado.

Patas, Unhas e bico cor carne.

Ligeira presença de feomelanina.


Lipocromo

Graças a dispersăo das melaninas, se apresenta ligeiramente escurecido, embora limpo e puro.


Categoria

Se mantém os conceitos habituais de intenso, nevado e mosaico.




Ágata Onix Opalino

Melaninas

Estrias dorsais e laterais ligeiramente mais reduzidas que em exemplares clássicos de cor gris titânico, com uma auréola de diluiçőes nas remiges e timoneiras um pouco mais claras, dispersăo de eumelanina da mesma cor por todo o corpo exemplar, concentrada esta, na cabeça.

Olhos negros

A sub-plumagem negra

Patas, unhas e bico mais escuras que nos clássicos.

Ligeira presença de feomelanina.

Lipocromo

Graças a dispersăo das melaninas, se apresenta ligeiramente escurecido, embora puro e limpo.

Categoria

Se mantém os conceitos habituais de intenso, nevado e mosaico.


Ágata Onix

Conserva o desenho clássico da ágata, melânicos finos, estreitas e entrecortadas, mas nestes exemplares se pode observar uma importante dispersăo de melanina gris, que simula uma capa cobrindo todo o exemplar, dando e este um tom mais escuro do que no clássico, embora o contraste entre as estrias negras e a dispersăo da eumelanina ainda seja percebida.

Olhos negros.

A sub-plumagem negra.

Patas, unhas e bico mais escuro que no clássico.

Ligeira presença de feomelanina.

Lipocromo

Graças a dispersăo das melaninas, se apresenta ligeiramente escuro, embora puro e limpo.

Categoria

Se mantém os conceitos habituais de: intenso, nevado e mosaico.


Negro Marrom Onix Pastel

Melaninas

Desenho dorsal e lateral de cor negra, ligeiramente mais reduzido que nos exemplares Negro Marrom Onix Clássicos, com grande dispersăo de eumelanina negro, característica dos canários pastel, aumentada e concentrada em direçăo ŕ cabeça.

Olhos negros

A sub-plumagem muito negra.

Patas, unhas e bico claros.

Ligeira presença de feomelanina.

Lipocromo

Graças a dispersăo das melaninas, se apresenta ligeiramente escurecido, embora puro e limpo.

Categoria

Se mantém os conceitos habituais de: intenso, nevado e mosaico.


Onix Negro Marrom Opal

Melaninas

Estrias dorsais e laterais ligeiramente mais reduzidas que nos exemplares clássicos de cor gris titânico com grande dispersăo de eumelanina da mesma cor concentrada em direçăo ŕ cabeça.

Olhos negros.

A Sub-plumagem muito negra.

Patas, unhas e bico de cor gris escuro e negro.

Ligeira presença de feomelanina.

Lipocromo

Graças a dispersăo das melaninas, se apresenta ligeiramente escuro, embora puro e limpo.

Categoria

Se mantém os conceitos habituais de intenso, nevado e mosaico.
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:27

Algumas mensagens extraída do extinto Nação dos Canários, que condiz com o tópico





Yarik escreveu:Olá amigos,

seguindo a sugestão de um colega de fórum, proponho um tópico dedicado à mutação Onix.

Discução de temas, colocação e critica de fotografias, trocas de experiencias etc, tudo apenas relacionado com a mutação Onix


Assim sendo, quem quiser opinar, perguntar,postar fotos etc força aí!!!!

Ficam algumas considerações iniciais...

A mutação ONIX caracteriza-se pela ausência de faeomelanina e um aumento da eumelanina.

Esta mutação evidenciar-se-á melhor nas aves que têm estrias muito boas sobre o dorso e nos flancos com um máximo de eumelanina.

Sendo a faeomelanina substituída pela eumelanina, uma cor muito compacta forma-se entre as estrias, a qual devido à estrutura da plumagem, será o mais escura sobre a cabeça, na nuca e sobre o dorso.

Devido à ausência da faeomelanina, é difícil aproximar a tonalidade negra à da série negra clássica.
A eumelanina da série negra, ágata e castanha possuindo o factor ONIX deve ser sempre pura.
A cor de fundo não estando mais influenciada pela faeomelanina, aparece mais clara e mais luminosa.

(citação de: N. Monteiro, juíz CJO canários de cor)


Última edição por MARTÍN em Dom 22 Nov 2015, 10:40, editado 2 vez(es)
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:28

YARIK escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O castanho(canela) Onix vermelho mosaico (macho) deve apresentar as seguintes características:

Melanina:

-Desenho contínuo e completo de tonalidade castanho(canela) mate.
-Estrias continuas e bem definidas
-Efeito fuliginoso distribuido uniformemente sobre todo o manto
-Bico, patas e unhas acastanhadas

Mosaico macho

-Máscara facial muito nítida e bem delimitada.
-Zonas de eleição intensas e bem definidas.
-Ligeira transpiração sobre o dorso tolerada
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:38

ADILSON PEREIRA escreveu:Importante esse tópico.

Gostaria de saber se algum amigo teria fotos para compararmos um canário cobre (intenso ou nevado) de um canário cobre ônix (intenso ou nevado).

O motivo é que eu tenho um casal de canários cobre portadores de ônix, já tirei 9 filhotes e não vi diferença entre eles (a não ser intensos e nevados).
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:40

César Wenceslau escreveu:Yarik,

acredito que a mutação ônix seja uma das que mais evoluiu aqui no Brasil nos últimos anos. Nos negro-marrom oxidados (verdes e cobres) já observamos aqui aves com muita carga de eumelanina e bastante brilho.

Tenho acompanhando um amigo que está criando ágatas ônix e que tem classificado aves no Campeonato Brasileiro nos últimos 4 anos (até por isto, em outro tópico, pedi que enviasse algumas fotos de suas aves classificadas). Posso dizer que aqui temos dois "tipos" de ágatas ônix: um com menor quantidade de negro (eumelanina) disperso entre as estrias (chamados aqui de "envoltura" a eumelanina negra dispersa entre as estrias) e com um maior contraste entre o negro da estria (a estria se mantém negra) e a cor de fundo, e outro tipo com aves mais escuras, cabeça bem negra e com maior quantidade de eumelanina dispersa entre as estrias, dando a ave um aspecto mais escuro, porém com menor contraste entre a estria e a cor de fundo.

Como você disse, a mutação ônix fica mais evidente em aves com estrias mais largas, aumentando a quantidade de eumelanina, especialmente a eumelanina dispersa na plumagem.

Agora, a mutação ágata é caracterizada por uma redução significativa na área de atuação da melanina, o que resulta em estrias mais finas e menor quantidade de eumelanina dispersa na plumagem (envoltura), evidenciando assim a cor de fundo.

Na sua opinião, o Agata ônix não seria um "contra-senso", pois uma mutação é caracterizada por uma característica de maior quantidade de eumelanina e a outra, justamente, pelo inverso?

Logo, nos ágatas ônix, baseado na sua experiência e nas aves que tem visto aí em Portugal, devemos preferir uma ave mais escura (com maior envoltura - mais eumelanina dispersa entre as estrias), com menor contraste entre a estria e a cor de fundo (permite uma melhor visualização do fator ônix, porém acaba indo contra ao que ocorre na mutação ágata), ou optar por aves com mais contraste e menos envoltura (eumelanina dispersa entre as estrias), caraterizando melhor o tipo do ágata?

Pergunto isso porque vejo aqui algumas aves destas mais escuras que acabam ficando de certo modo descaracterizadas como ágatas devido a maior quantidade de envoltura (eumelanina dispersa entre as estrias), e que acabam também apresentando estrias mais largas por influência do fator ônix, porém fica muito evidente o fator ônix nestas aves. Tenho até algumas aves aqui comigo, verei se consigo fotografar para mostrar o que estou falando. Inclusive alguns ágatas portadores de ônix (pais de aves campeãs brasileiras) que eu não falo o que são, muitos acham que estou criando canários sem padrão de concurso (pindorgas).

Abraços, César
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:42

YARIK escreveu:
Olá amigos Adilson e César.

Vou começar pelos Ágatas Onix.

Primeiramente as características que a ave deve apresentar:

-Desenho curto e fino e interrompido de tonalidade cinzento escuro. (repare aqui que o onix vai "beber" estes características aos Ágata Clássicos)
-ausência de feomelanina visivel
-Fundo de cor acizentado pálido
-Efeito fuliginoso ligeiro sobre todo o manto (aqui esse efeito não deve ser excessivo nem pouco carregado), ou seja nem muito nem pouco.
-Bico, patas e unhas da cor da carne (dificil de trabalhar e manter uma vez que o Ágata nasce da série negra)

Portanto a cor de fundo deve continuar a aparecer clara e luminosa. O contraste deve permanecer bem evidente.

Globalmente falando o Onix jamais deverá desvirtuar o seu atecedente clássico nas principais caracteristicas do Ágata.

Fica duas aves para comparar (a onix foi vice campeã do Mundo em 2010):

à esquerda o Ágata Onix vermelho mosaico (de Nuno Monteiro-) e à direita o Clássico ( de canários Faísca)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Adilson,

Admitamos que as suas duas aves são ambas portadoras de onix, se você as juntou, pode continuar tendo aves apenas portadoras e/ou até mesmo cobres clássicos.
O problema é que você não vai saber pelo fenótipo se esses filhotes são portadores ou clássicos com 100% de certeza. No entanto, em 9 filhotes seria muito azar mesmo , não nascer nenhum puro onix (esperemos que seu casal seja efetivamente portador).

Vou trabalhar uma foto para colocar e falar um pouco dos onix cobre na próxima oportunidade...me desculpe mas nesse momento não dá tempo.


Última edição por MARTÍN em Dom 22 Nov 2015, 11:24, editado 2 vez(es)
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:42

CÉSAR WENCESLAU escreveu:Yarik,

perfeito, compreendi. Vou procurar manter as aves com maior contraste a partir de agora.

Abraços, César
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:43

Yarik escreveu:Como prometido,

Adilson fica aí um exemplo de um cobre intenso clássico à esquerda do Sérgio Rodrigues e um cobre onix intenso à direita do Nuno Monteiro

Penso que conseguirá verificar o manto fuliginoso do Onix com muita clareza a assim aferir se algum dos seus filhotes é onix puro.

O desenho das estrias deve ser idêntico ao cobre clássico.

-Desenho completo, de um cobre menos brilhante do que o do clássico (se vê muito bem na fota da direita).
-Efeito fuliginoso uniformemente distribuido sobre todo o manto (se vê muito bem em especial nas remiges e retrizes da foto à direita).
-Estrias nitidas e bem definidas.
-Ausência de feomelanina visivel
-Bico, patas e unhas negras (algo ainda muito dificil de ver no cobre onix)

espero ter ajudado.

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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:48

Aéliton Freitas Mota escreveu:Amigos, aproveito este espaço pedindo licença ao amigo Yarik para apresentar uma das minhas fêmeas de Cobre Onix Mosaico de 25 dias, que com certeza estará no Campeonato Regional pelo Clube UCCC de Campinas - SP em 2013.

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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:50

Yarik escreveu:Parabéns! Parece que seu trabalho está indo na direção certa.

A ave ainda é juvenil e como tal tem ainda muito para "limpar" (especialmente na muda da pena). Continuo a pensar que, mesmo não sendo penalizado aí no Brasil, eu pessoalmente prefiro aves mosaico que comam corante apenas depois dos 40 dias de vida. Para evitar esse look de nevado que apresentam.
Eu sei que por aí vocês não ligam muito a isso.

Na ave que você apresenta, se notam já boas características.

No entanto (pode ser da fotografia) mas se reparar não se nota ainda muito o efeito fuliginoso.

Gosto da oxidação das unhas e desejo a você muita sorte nesse trabalho continuado que está fazendo! Excelente mesmo.
Como você está trabalhando os onix?

Tirei do amigo Gonçalo (canários Nogueira) uma foto de um macho que muito me agrada e que patenteia bem esse efeito caracteristico e belissimo do onix

deixo aqui para os amigos poderem tecer seus comentários.

Reparem na dificuldade apresentada na oxidação do bico e patas...ainda longe do desejado. Mas ainda assim um excelente exemplar.

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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:52

Aéliton Freitas Mota escreveu:Yarik, obrigado pelos elogios, mas antes quero fazer uma pequena ressalva em relação a pigmentação dos meus exemplares Mosaicos: como já venho fazendo um trabalho de transição da alimentação a base de Rações Papinha, Farinhada e Extrusada; substituindo os alimentos anteriores (CC-2030 com ovos liofilizados por Farinhada Nutrópica a base de mel e ovos e das Misturas de Sementes por Extrusada Nutrópica e também por substituir o ovo cozido pela papinha para filhotes à base de frutas; Por precaução decidi continuar administrando o pigmento já no ninho como nos anos anteriores). Mas, já vejo como certo a sua administração logo após um estudo detalhado sobre o seu desenvolvimento e precocidade. Ou seja: estou percebendo que os filhotes já estão ficando independentes dos pais logo após saírem do ninho com cerca de 21 a 23 dias de vida e isso já está sendo apresentado numa troca de penas também precoce. Por este motivo eu tenho que tomar uma série de cuidados para não pigmenta-los indevidamente. E este resultado eu só terei ao final de todo este processo.
Abaixo estou colocando algumas filhos de um filhote de 60 dias e que já está fazendo a troca das penas.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 10:54

Yarik escreveu:Vamos a uma dica para melhorar o desenho dos intensivos melânicos?

Uma das principais dificuldades dos criadores é manter o desenho estriado e bem vincado dos seus intensos (por exemplo os cobre...)

Aqui fica para quem não souber ainda...

Junte um canário cobre intenso com boas características de lipocromo (cor) , categoria, plumagem, forma e porte.

Se você quiser melhorar o desenho (estrias/riscas mais marcadas) dos filhotes então junte esse canário cobre, com um canário mosaico bem marcado!!

Obterá filhotes intensos com estrias/riscas bem mais definidas!

nota: os filhotes nevados não serão bons para concursos mas os intensivos SIM!!!

Abraço
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:09

Ronaldo escreveu:BOA TARDE A TODOS,
ESTOU ACOMPANHANDO O TÓPICO, E ESTOU ACHANDO BEM INTERESSANTE.
POIS GOSTO MUITO DOS ONIX, PRINCIPALMENTE DOS COBRES, IN , NV.
CRIO ALGUNS CASAIS DE CB COBALTO, CN COBALTO VM MS.
EU TENHO UM CANARIO, ME DESCULPEM, MAS NÃO SEM COMO CHAMAR A COR, ELE É COBRE COBALTO ONIX.
ACASALEI ESSE CANARIO COM UMA FM CB COBALTO IN.
TENHO 4 FILHOTES 2 NV 2 IN,NOS FILHOTES IN, PERCEBE-SE NITIDAMENTE,O BRILHO DA MUTAÇÃO ONIX.

ESSE ACASALAMENTO COBALTO X ONIX, É RUIM É BOM, QUAL A OPINIÃO DOS AMIGOS.
LEMBRANDO QUE NÃO PARTICIPO DE CONCURSO, GOSTO MESMO É DA HIBRIDAÇÃO COM TARIM, E O ONIX DÁ UNS F1 SHOW.
ABÇ, RONALDO.
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:09

Yarik escreveu:olá amigo Ronaldo,

Nem é mau nem é bom...

Terá filhotes lindos com certeza mas...esqueça competir...pois está criando pintos.

O cobalto e o onix como sabe são mutações distintas...
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:09

Ronaldo escreveu:YARIK, SENDO MUTAÇÕES DISTINTAS, NÃO É POSSÍVEL UMA AVE SER (ONIX COBALTO )?
POSSUIR AS DUAS CORES?
ABÇ.
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:10

Yarik escreveu:Oi Ronaldo,

Vamos por partes.

Para exposição o que você vai obter são "pintos". Não dá para competir.

A mutação cobalto funciona como uma série.

Você juntando um cobalto onix vs cobalto vai obter cobaltos portadores de onix.

O que acontece é que não servirão para competir.

Pessoalmente penso que o cobalto estraga bastante o efeito onix. Mas as aves são lindas.
Os italianos já introduziram/trabalharam cobalto vs onix porque o cobalto ia melhorar a oxidação. O problema é que se perdem características fundamentais dos onix.

Não sei se ajudei o amigo ou se só compliquei...
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:10

Ronaldo escreveu:KKKKKKK, PINTOS, MUITO BOM.
YARIK, AJUDOU SIM, COMO JÁ DISSE NÃO PARTICIPO DE CONCURSOS, E GOSTO DE FAZER ALGUNS CRUZAMENTOS FORA DO PADRÃO.
DESCULPE TOMAR SEU TEMPO, E OBRIGADO.
ABÇ.
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:11

Aéliton Freitas Mota escreveu:Calma Yarik. Eu contesto.


Última edição por MARTÍN em Dom 22 Nov 2015, 11:15, editado 2 vez(es)
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:11

Yarik escreveu:Oi amigo Aelinton,

Não querendo falar muito em cobalto no tópico mas sabendo que pode gerar algum mal entendido posso acrescentar algo mais sobre minha opinião pessoal.

Quando chamo de "pinto" para exposição ao cobalto onix é pelo fato de ele não ser homologado aqui na Europa até à data. Não sei como é aí mas se não for como aqui na Europa então me desculpem. rsrs

O sonho to canário negro!!! Muitos acreditam que o trabalho onix vs cobalto poderá ser o inicio desse tão sonhado canário...

Pessoalmente tenho dúvidas, quer na obtenção desse canário negro entre onix vs cobalto, quer mesmo até na homologação futura do cobalto onix.

Daí eu escrever "pinto" para concurso. Apenas por isso.

Em Portugal se trabalhou (não sei se alguém continua trabalhando) com esses dois cobalto vs Onix. Já em 2007 o meu querido mestre Nuno Monteiro os criava, acabando por largar de vez...


Depois destas pequenas considerações iniciais, gostaria apenas de deixar um texto sobre cobalto vs Onix (ente outros) do Canaril Moura, já bem conhecido de muitos que poderá deixar os amigos curiosos. Mas relembro que, por aqui na Europa, e até agora o cobalto Onix não tem homologação...

Em 1994, por ocasião do campeonato da Alemanha, em Ulm, os canários cobre nevados de um quarteto de Karl-Werner Weber (KWW), causaram grande surpresa, já que eles tinham a parte de baixo do ventre, e em volta da cloaca, uma coloração cinza bem escuro. Havia apenas três exemplares com esta particularidade e isto foi atribuído a uma manipulação de Karl-Werner. De volta à sua casa arrancou algumas penas de coloração diferente e esperou para ver como elas iriam crescer novamente.

Aparentemente esta particularidade poderia estar relacionada à alimentação (apesar de que o efeito do Polygonum não se verificar nesta época). Mas, efectivamente não era isso.

Na primavera seguinte, Karl-Werner obtém os primeiros filhotes vindos destes machos cobre. Infelizmente, todos tinham a parte de baixo do ventre clara, correspondendo ao cobre clássico normal. No ano seguinte, Karl-Werner me informou que havia cruzado este macho com uma de suas filhas, para fixar assim o peito escuro. Infelizmente, neste ano, este macho não fecundou nenhum ovo. Assim, no período de cobertura, ele decidiu cruzar irmão x irmã com os filhotes obtidos no ano anterior. Foi assim que surgiram os primeiros filhotes com a parte de baixo do ventre cinza. Logo pudemos observar que em sua plumagem juvenil estes pássaros tinham no corpo muitas penas pretas.

Após alguns acasalamentos, podemos afirmar: esta mutação é devida à hereditariedade recessiva livre.

Agora era preciso encontrar um nome para esta mutação. Monika, a esposa de KWW encontra imediatamente a solução, uma vez que a cor lembra o metal cinza e surge então o nome cobalto. O casal, juntamente com Markus Bergholt, faz a criação desta mutação. Os primeiros anos não são animadores, ao contrario, com muitas decepções, o que é normal neste tipo de acasalamento consanguíneo.

Acção do cobalto : Em primeiro lugar, diz respeito ao conjunto de penas do pássaro. Os intensos tornam-se extremamente escuros. Mesmo sobre os clássicos de qualidade média, a partir do momento em que há o cobalto obtém-se um pássaro diferente. Sendo assim poderíamos ter rapidamente cobalto de grande qualidade acasalando-se com negros de excelente qualidade. O cobalto melhora os canários negros.

Cobalto e Ônix : Em 1996, via-se cada vez mais ônix com o ventre bem claro. Achamos que o cobalto pode melhorar o ônix, já que ele carrega melanina até a ponta da pena. Sobre o ônix negro nevado, o cobalto traz um baixo ventre cinza canela que compensa a deficiência apresentada pelo ônix.
Vemos que podemos tudo com o factor cobalto.

Cobalto e Mosaico : Os mosaicos apresentam sempre a zona próxima da cloaca sem melanina e sem lipocromo. O baixo ventre é branco. Como normalmente a ponta das penas desta zona não fixam as melaninas, é possível que graças ao cobalto esta zona tenha a coloração escura, como foi o caso dos intensos e dos nevados. O cobalto agirá ou o mosaico inibirá a acção do cobalto?
Eis algumas questões que nos são apresentadas.

O actual trabalho dos cobaltos : Desde o início, Karl-Werner colocou o cobalto nos cobre (intenso, nevado, mosaico), bem como no verde (intenso, nevado) e o canela vermelho intenso. Começamos a introduzir o cobalto no ônix. Vamos também cruzar todos os cobaltos com exemplares de "fator óptico azul" para obter cobaltos sem feomelanina.

:: Aprofundamento do Conhecimento :::
Comparação da plumagem do negro cobalto em relação ao negro clássico normal.
O negro clássico sem factor óptico azul tem melanina negra ao eixo central da pena (estria) e na zona de baixo de cada pena (proporcionando a maior parte da superfície da inter-estria). Nesta superfície, a melanina negra está presente de forma diluída e se mistura à cor de fundo.

Isto, por exemplo, dá a cor verde pela mistura do pigmento lipocrômico amarelo e desta melanina negra da inter-estria. Uma outra particularidade diz respeito ao nevado e ao mosaico, nos quais a cor de fundo não está visível, em certos lugares da pena. Por exemplo, no nevado, o lipocromo não vai até a extremidade da pena e também a eumelanina está reduzida na superfície dos filamentos da pena, ocasionando uma borda cinza que não aparece completamente clareada.

Podemos observar um fenómeno semelhante nos mosaicos, onde vemos o lipocromo reduzido em baixo do ventre e uma zona branca sem lipocromo. Assim, parece que o lipocromo e a melanina estão relacionados, mas não é nada disso, estes dois pigmentos e sua divisão não são influenciados uns pelo outros. Mesmo os negros clássicos de alta qualidade têm menos pigmentação na face ventral. Nos standard é importante que o negro seja marcado nos flancos e melanisado até a parte de trás em relação às patas

O negro cobalto se diferencia destes de forma considerável. Em primeiro lugar há uma textura de pena completamente diferente. Comparando o negro normal, o cobalto tem muito mais negro na superfície plana da pena do que na inter-estria. Reconhecemos também os filhotes negros cobaltos no ninho, eles se parecem com os filhotes ágata. Esta eumelanina negra de pena dos cobaltos não influencia na retracção do lipocromo. Assim, não influencia na retração do lipocromo.

Assim, nos nevados, a borda das penas é cinza aço, de onde vem o nome cobalto. Por outro lado o cobalto não tem influência sobre a feomelanina. Desta forma, num canário negro com muita feomelania (defeito) o negro cobalto obtido terá uma cor suja cinza-canela. Foram feitos testes de cruzamento com exemplares o fator óptico azul para produzir negros cobaltos puros sem feomalanina.
Negro cobalto mosaico: a força do fator cobalto é tão grande que nos mosaicos chegamos a pigmentar o ventre. O pássaro aparece perfeito, graças à repartição bem regular da melanina na parte plana da pena. Não existe mais em seu corpo, zona muito clara ou muito escura. A cor é uniforme, tudo está pigmentado de forma regular.


:: Genética do Cobalto:::
       1. - O cobalto é a hereditariedade recessiva livre.
       2. - O cobalto é uma mutação de adição: uma "plusmutação". Ela acrescenta melanina enquanto todas as mutações conhecidas até hoje são mutações de redução ou diluição. É como se tivéssemos conseguido introduzir um factor suplementar (conforme já tentamos hibridação, mas sem resultado) mas insisto em dizer que é uma mutação natural, surgida nos canários de cor totalmente ao acaso.
Comparação ônix cobalto

Alguns especialistas ainda acreditam que o ônix é uma mutação de adição pelo negro. De fato, notamos que nos negros ônix o desenho negro é mais fraco que nos negros clássicos. A melanina aparece mais suave e menos concentrada. O efeito de listras transversais perceptíveis nas penas grandes é dado em função da falta de melanina no desenho. O local onde há um aumento da melanina no ônix não é na parte plana da pena, somente nas bordas a feomelanina dá o cinza e não o castanho. Temos a impressão de que houve uma transformação. Tendo o ônix, para a pigmentação da zona plana da pena (filamentos), os mesmos problemas que um negro clássico, podemos pensar que:

"Acumular o factor Ônix e o factor Cobalto sobre os canários negros permitirá, talvez, nos aproximarmos do canário totalmente negro que tanto sonhamos".

Fonte: Canaril Moura

PS1- O fato de eu não gostar do cobalto vs onix se deve apenas ao lipocromo perder o brilho, e isso retira muita beleza ao onix (Opinião pessoal)

PS2-Existem muitos temas sobre cobalto na web. O clubesano (brasileiro) entre outros tÊm bom material sobre cobalto.
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:13

AÉLITON FREITAS MOTA escreveu:Onin e Yaric, estou colocando estas fotos dos meus exemplares que descendem deste cruzamento e posso assegura-los de que com um trabalho técnico e contínuo, não só recuperamos o brilho dos Onix, como também faremos ótimos exemplares para concursos para as duas linhas.
Foto 1 - Exemplar macho Cobre (Onix/Cobalto) Intenso de 2009 "f1"
Foto 2 - Exemplar fêmea Cobre (Onix/Cobalto) Nevada de 2010 "f2"
Foto 3, 4 e 5 - Exemplares Machos e Fêmeas Cobre (Onix/Cobalto) Intenso/Nevado/Mosaico de 2011 "f3", que estou utilizando nos Onix e nos Cobaltos.

Foto 1 "f1" Intenso
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Foto 2 "f2" Intenso
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Foto 3 "f3" Intenso
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Foto 4 "f3" Mosaico
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Foto 5 "f3" Nevedo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Os f3 eu estou utilizando para melhorar os Cobaltos e os Onix.
Abaixo fotos dos "f4":


Cobre Onix Mosaico
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Cobre Cobalto Intenso
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Correção:
Foto 2 - Exemplar Macho Cobre (Onix/Cobalto) Intenso de 2010 "f2"

Nota: para todos os trabalhos de melhoramento genético temos que nos conscientizar de que os cromossomos (positivos e negativos), terão que ser provocados para que se manifestem, só assim temos reais condições de ativar ou inativar as boas e mas características é só uma questão de persistência, opinião e trabalho.
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:17

Yarik escreveu:Oi Aeliton e amigos.

Aeliton,
Como já lhe disse lhe dou os parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo, e pelas belas aves que está conseguindo.

Gostei imenso de alguns exemplares que mostrou.

Minha opinião em relação aos onix/cobalto é a mesma que tinha antes.
Enquanto não vir um cobalto/onix em que o fator onix não saia penalizado então talvez fique convencido.

Mas atenção! Aprecio imenso o seu trabalho e lhe desejo o maior dos sucessos. Espero mesmo que consiga chegar onde pretende.

Hoje tive o prazer em desfrutar do visionamento ao vivo de um Ágata Onix Branco de meu querido amigo Monteiro.

Esta ave estará presente no próximo mundial na Bélgica.

Decidi fotografar com celular apesar da foto não ficar com grande qualidade mas decidi trazer para os amigos da nação verem.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma ave que (desconfio) poderá voltar da Bélgica com uma medalha...

Um abraço amigo.
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:19

catanzano escreveu:Yarik,

Gostaria de saber sua opinião sobre o Isabel Onix, como andam os trabalhos na Europa, e se há novidades,

Abração
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:20

Yarik escreveu:Oi Catanzano.

O Isabel ónix ainda não foi homologado mas falta pouco para ser.

O pessoal esta trabalhando.

Um amigo português teria aves isabel ónix já esse ano não fosse um azar que teve. Comprou uns isabeis que pagou bem caro como sendo homozigoticos e no final deu bronca! Eram portadores de outra mutação.

Um ano de trabalho foi embora. Vi hoje um desses filhotes e para falar verdade deu pena...Os filhotes tinham excelente forma e porte mas a visa de criador tem disso mesmo né?

Mas estamos convencidos que esse ano ou no próximo já se apresentarao bons exemplares por aqui. Esta para muito breve mesmo.

Abraço
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Mensagem por MARTÍN Dom 22 Nov 2015, 11:21

Aéliton Freitas Mota escreveu:Yarick, eu entendo e respeito o seu ponto de vista, mas também quero aproveitar para assegura-lo de que além dos filhotes Cobres "Cobaltos" Intensos e Nevados, portadores de Ônix; os quais estou trabalhando para a formação de quartetos. Também tive a grata surpresa de obter dentro desta linha de portadores, 2 filhotes com características do Cobre Ônix e que com certeza não os levarei para as competições mas, que me dá futuramente condições de trabalha-los e nas próximas reproduções utiliza-los como opções para melhorar ambos os fatores, possivelmente utilizando-os em bigamias.
Abaixo fotos dos dois irmãos de ninho. Pela minha teoria, a qualidade dos meus Ônixes e dos meus Cobaltos futuramente irão passar por este filhote da 3ª e 4ª fotos. Teoricamente acredito que irá melhorar principalmente os Ônixes.



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Logo abaixo mas fotos de outros dois irmãos de ninho já com 25 dias de vida e que também irão me dar as mesmas condições conforme a minha teoria acima. 5ª e 6ª fotos são do mesmo filhote conforme relatos acima e a 7ª foto o Cobalto Intenso que fará parte do 4º elemento que irá formar o quarteto de Intensos. O segundo da direita de cima para baixo.
Abraço e um feliz ano novo. Aéliton.


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