UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Seg 31 Ago 2015, 22:41

          No início do meu contato com a espécie , notei uma grande dificuldade de literatura a respeito da raça , achava artigos superficiais  que satisfaziam a um leigo porém quando o criador se aprofundava mais , sentia carência de informações mais técnicas a respeito do assunto . Nesse pequeno trabalho que agora  apresento , há  informações mais aprofundadas , ideais para aqueles que buscam pela excelência da raça Diamante de Gould assim como para iniciantes  . A base desse artigo foi retirada da tradução livre de um site “finchinfo.com´ .



          Antes de tudo , saliento que a raça tem uma complexa genética , para compreendermos o assunto darei uma pequena base a respeito da genética com as terminologias usadas na raça Diamante de Gould .


          Como o assunto é um pouco extenso , postarei em partes , boa leitura , espero que sirva para muitos como serviu para mim .



ALGUMAS DEFINIÇÕES GENÉTICAS

Como iremos tratar muito desses termos, abaixo vai um breve relato de termos genéticos que serão usados nesse artigo e precisamos ao menos conhecê-los:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acima temos exemplificado um par de cromossomos  ou par homólogo. Esse par de cromossomos consiste em dois cromossomos (1 e 2), os quais são semelhantes em forma e função.


Na ornitologia temos duas classificações para os pares de cromossomos, os cromossomos sexuais e os autossomos.


Os cromossomos sexuais são um único par de cromossomos que determina o sexo da ave. Aqui são representados por Z e W . A ave macho possui dois Z (ZZ)  e a fêmea  carrega um Z e um W (ZW). Apenas o cromossomo Z pode levar informações para a cor. Ao nosso propósito a única função do cromossomo W é determinar se a ave é fêmea  e não parece levar informações para a cor. Assim, quando uma cor específica é transmitida pelo cromossoma Z, podemos dizer que é sexo-ligado.


O outro tipo de cromossomos que citamos são os chamados autossomos , eles incluem todos os pares exceto os cromossomos sexuais . Para exemplificar vamos considerar o nosso par de cromossomos 1 e 2 autossômico , ambos os sexos podem carregá-los.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

          O circulo em cada cromossomo é chamado de “locus”, é a posição em que um dado gene ocupa no cromossomo. Cada locus é representado duas vezes no gene (sempre estarão repetidos na mesma posição nos dois cromossomos)


          


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


          Acima temos um par de cromossomos possuindo dois genes iguais (cor roxo) em cada locus. Quando o par de  cromossomos possuem gens iguais no mesmo locus em cada cromossomo podemos chamá-lo de homozigoto ou também duplo fator para o gene representado pela cor roxo . Vamos supor que esse gen representa a cor do peito , o pássaro com esse par de cromossomos teria um peito roxo  . Poderíamos dizer que essa ave é homozigoto ou duplo fator para peito roxo. 


                 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Acima temos outro par de cromossomos , só que dessa vez não temos o mesmo gen no locus . Quando isso acontece denominamos heterozigoto. Podemos dizer que essa ave é fator único para o gene branco ou respectivamente fator único para o gene roxo .


No locus “a” do cromossomo 1 temos um gen roxo e no locus “a” do cromossomo 2 temos seu alelo . É uma variação do peito roxo que contém informações para deixar o peito branco  ao invés de roxo . Podemos dizer então que o genótipo ( composição genética ) dessa ave é de fator único para peito branco e de fator único para peito roxo . Mas afinal , possuindo os dois caracteres qual característica apareceria ( fenótipo ) ?  
 
Em resumo , qual dos dois alelos vai ser determinante para o fenótipo da ave ( manifestação física do gen ) . A resposta é que um dos dois alelos é dominante . Se o alelo roxo for dominante a ave terá um peito roxo  e carregará o gen branco ( portador ) , nesse caso denominamos o gen branco de recessivo e a ave é dita portadora de peito branco . Em algumas situações o gen pode não ser nem recessivo nem tampouco dominante e a cor será uma mistura em partes iguais de ambos os gens . Se o branco e o roxo não forem dominante nesse caso teremos uma ave de peito de cor entre o branco e o roxo .


É claro apenas exemplificamos acima , mais a frente citaremos os gens dominantes e recessivos com relação ao Gould , não se preocupem .


A seguir baixo temos alguns termos genéticos com as suas definições :
 
PAR DE CROMOSSOMOS : é um par de cromossomos que são semelhantes em forma e função mas podem variar na sua composição genética ;


ALELO : formas alternativas de uma mesmo gene , cada qual afeta a característica hereditária de maneira um pouco diferente ;


CODOMINÂNCIA  : Não existe alelo dominante no cromossomo , os dois são expressos ao mesmo tempo e gerarão um meio termo fenótipo das duas características .


AUTOSSÔMICA : quaisquer cromossomo que não seja sexual , essa característica é herdada em qualquer par de genes desde que não seja cromossomo sexual  


DOMINANTE :  o gen dominante é aquele que determina o fenótipo da ave mesmo quando é fator único no genótipo ;


RECESSIVO : o gen é coibido na presença de um gen dominante , apesar de presente ele não se manifesta no fenótipo da ave


HOMOZIGOTO : Alelos presentes em um mesmo locus e que determinam certa característica , são iguais ;


HETEROZIGOTO : Alelos presentes em um mesmo locus e que determinarão certa característica  são diferentes ;


GENÓTIPO : Composição genética de um organismo inclusive aqueles que não se manifestam visualmente  mas estão presentes no cromossomo;


FENÓTIPO : É a interação do genótipo com o ambiente . É  a manifestação visível de um gene que gera determinada característica ;


DOMINÂNCIA INCOMPLETA :  É um fator genético que será parcialmente expressado  . O alelo dominante  não é completamente dominante sobre o alelo recessivo dando ao heterozigoto um fenótipo intermediário entre os dois fatores  .  Exemplo  um gen que traz a cor vermelha para uma flor  x um gen de que traz a cor branca  em uma dominância incompleta gerará uma flor mista entre as duas cores ( cor de rosa ) ;
  
SEXO LIGADO  : Características genéticas presentes em um cromossomo sexual (z )  do sexo masculino . Nesse caso o cromossomo w( fêmea ) determina apenas o sexo e não carrega informações genéticas ;


FATOR  SIMPLES : Somente um gen está presente para uma característica particular em um par homólogo abreviado “SF”  podendo ser chamado de heterozigoto também .


DUPLO FATOR: Os dois gens presentes determinam uma mesma cor , são também chamado de homozigotos ;
 
LOCUS : Posição de um gene no cromossomo , os pares cromossômicos tem locus correspondentes .
 
Agora que temos uma breve noção a respeito de alguns termos genéticos que podem ser utilizados , vamos falar do Diamante de Gould     




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]







Última edição por CRIADOURO GOUVEIA em Ter 22 Mar 2016, 15:55, editado 6 vez(es)
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Seg 21 Mar 2016, 10:42

DIAMANTE DE GOULD
O seu nome científico é chloebia goldiae ou Erythrurua goldiae .  Foi descoberto por John Gould em 1844 em homenagem ao descobridor foi batizado de diamante de Gould .


Ele tem como origem a Austrália  , é uma ave calma , tranquila e vivem em bandos  convivendo pacificamente com outras espécies semelhantes ,  mede certa de  13 cm da cabeça a cauda . Em estado selvagem possui corpos verdes e a cabeça preta , vermelha e mais raramente laranja . Mas em cativeiro apresenta diversas variações e nuances de cores das quais falaremos a seguir :


- Cabeça vermelha ( dominante e sexo ligada )
- Cabeça laranja ( autossômica recessiva , exige a presença do gen para cabeça vermelha para poder expressar sua cor )
- Cabeça preta ( recessiva e sexo ligada )
- Peito Roxo ( autossômica dominante )
- Peito branco ( autossômica recessiva )
- Peito lilás ( autossômica , recessivo ao roxo mas dominante ao branco )
- Corpo azul ( autossômica recessiva )
- Corpo amarelo ( sexo ligado e codominantes )
- Pastel ( autossômica recessiva )
- Canela ( sexo ligada e recessiva )
- Lutino ( sexo ligada e recessiva )


Existe outras mutações , porém vamos nos deter nas mais comuns presentes em nosso cotidiano.


Abaixo temos as cores mais comuns ilustradas com figuras de machos e suas respectivas fêmeas : 


CORES E MUTAÇÕES
 

Corpo Verde , cabeça vermelha peito roxo :  Essa ave possui um contorno preto ao redor da máscara ( mais evidente nas fêmeas ) , borda azul em torno do contorno preto , dorso verde , cauda azul e preto , peito roxo ( fêmea mais claro ) abdômen amarelo . Esse é o Gould mais próximo do selvagem .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Macho              Fêmea


Corpo verde , cabeça laranja peito roxo Esse exemplar  possui uma mascara laranja  ao invés de vermelha, raro na natureza . 



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]   


Corpo verde cabeça negra , peito roxo : Esse exemplar possui uma máscara negra , é a mutação mais comum na natureza 


 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por CRIADOURO GOUVEIA em Qua 23 Mar 2016, 16:23, editado 1 vez(es)
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qua 23 Mar 2016, 11:13

Corpo verde , cabeça vermelha e peito branco : Nessa ave o peito roxo é substituído pelo branco , essa cor se apresenta em todas as combinações de cor exceto para os machos pasteis diluídos onde o peito é necessariamente roxo.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Macho      Fêmea 


Corpo amarelo:  Nesse exemplar a mascara pode ser vermelha, laranja ou cinza  , o contorno ao redor da máscara é cinza . Cauda cinza e o peito pode ser roxo ou branco , abdômen amarelo .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]   

Macho     Fêmea 


Corpo azul  :  Essas aves possuem mascara salmon ou preta , com o contorno preto seguido de uma borda azul . Abdômen cinza , cauda preto e azul , peito roxo ou branco .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



 Macho         Fêmea


Prata :  Cabeça salmon ou cinza , borda em volta da máscara é cinza , cauda cinza , abdómen cinza  peito branco ou roxo de acordo com a genética do exemplar .

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Macho           Fêmea



Diluído / pastel verde  :  Máscara vermelha amarela ou cinza , contorno cinza ao redor da máscara , borda azul no contorno do cinza . O dorso é um verde pálido (diluído) cauda azul e cinza , peito roxo ( não existe branco ) , abdómen amarelo  ( cores azuis e pretas são reduzidos nessa mutação ) . Essa mutação só se apresenta em machos .


 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Diluído/pastel azul  : Máscara salmon ou cinza , contorno cinza ao redor da máscara , borda azul em torno do contorno . Cauda azul e cinza , peito roxo ( não pode ser branco ) , abdómen esquanquiçado.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




COMO IDENTIFICAR O SEXO DO DIAMANTE GOULD
 
Um dos grandes entraves enfrentado pelo criador iniciante é diferenciar o sexo de suas aves , abaixo temos algumas dica/instruções para esse fim .
 
No geral a fêmea possui coloração mais esmaecida do que o macho , tanto nas costas , peito e abdómen. A fêmea possui pouca ou nenhuma borda azul em torno da máscara . Se a cabeça for vermelha ou laranja , ela deverá ter muito mais negro em sua mascara do que o macho que tem apenas uma fina borda fina em torno da máscara .  Próximo à época de reprodução , o bico da fêmea fica mais escuro ( preto / vermelho ou laranja de acordo com a cor da máscara ) e o macho tende a clarear . Outra diferença marcante é que somente os machos cantam e na época do acasalamento ao cortejar a fêmea fica saltitando a sua frente freneticamente .  


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acima temos uma foto de um casal de Goulds corpo verde , cabeça vermelha e peito roxo. Notamos nitidamente as diferenças de sexo , o macho tem a máscara vermelha mais viva e abrangente , o contorno preto da máscara . Na fêmea é maior , o dorso verde em ambos os casos , se apresenta com uma coloração mais intensa no macho assim como o abdómen amarelo mais esvaecido na fêmea assim como o peito em nuance mais clara .  








Última edição por CRIADOURO GOUVEIA em Qui 24 Mar 2016, 14:22, editado 1 vez(es)
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qui 24 Mar 2016, 10:30

CORPO E SUA HERANÇA GENÉTICA
 
       As fêmeas de Gould possuem 4 cores de corpo: verde , amarelo , azul e prata . Já os machos possuem 06 : verde , diluído , amarelo , azul pastel e prata .
       Algumas cores do corpo afetam a expressão de determinadas cores na cabeça , por exemplo o gene amarelo suprime a expressão da cor preta na máscara  já o gene para azul suprime a coloração vermelha e laranja da máscara .
 

CORPO VERDE 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Acima vemos as variações de cores do corpo verde , ele é um fator sexo-ligado  e que se apresenta dominante cobre o corpo amarelo assim como também domina o corpo azul . Por se tratar de um gen ligado ao sexo , os machos podem ser duplo fator (DF)  ou de fator único ( SF ) para o corpo verde e as fêmeas serão sempre fator único (SF).
 
O corpo verde pode ocorrer em combinação com quaisquer máscara ou peito , no entanto quando um macho é fator único para o corpo verde e de fator único para o corpo amarelo e possuir peito roxo , ele ficará diluído . 
 

O macho de Gould SF  para corpo verde ou amarelo  com peito branco ou lilás , ele parece amarelo , isso ocorre porque o corpo é uma característica poligenica que não é apenas influenciada pela cor codificada nos cromossomos sexuais mas também pela cor do peito ( autossomica ) e do corpo . Concluimos que apenas o macho amarelo de peito branco pode ser considerado portador para o corpo verde , embora ele pareça um pássaro amarelo , ele está carregando em sim um gen para verde . 


Última edição por CRIADOURO GOUVEIA em Qui 24 Mar 2016, 14:23, editado 1 vez(es)
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qui 24 Mar 2016, 13:24

CORPO AMARELO


 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


O gen para corpo amarelo é sexo-ligado  que se torna recessivo em relação ao corpo verde mas dominante em relação ao azul . Por ser sexo-ligado , os machos podem ser duplo fator ou simples fator enquanto as fêmeas somente serão fator simples . Essa cor pode ocorrer em combinação com quaisquer cor de máscara e peito mas se um macho for SF para corpo amarelo e SF para corpo verde  e ter um peito roxo , ele aparece diluído . Da mesma forma se ele for simples fator para verde e simples fator para amarelo e possuir peito branco ou lilás ele parecerá amarelo . Isto ocorre porque a cor do corpo é uma característica poligénica, que é influenciada não só pela cor codificada nos cromossomas sexuais, mas também pela cor do peito autossómica (azul) e do corpo genes. O gene amarelo suprime a expressão da cor preta sobre as aves, portanto, qualquer área que normalmente seria preto em um pássaro verde aparece em branco ou cinza em um pássaro amarelo. É por isso que as aves amarelo com a mascara negra geneticamente parecem ter cabeças brancas ou quase brancas.


DILUÍDO


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No Gould diluído  temos a combinação de um cromossomo  amarelo com um cromossomo verde em um pássaro de peito roxo .  Como são necessários dois cromossomos masculinos ( Z ) pois trata-se de um fator sexo-ligado , as fêmeas não podem ser diluídas . Os genes de corpo amarelo trava uma batalha com o genes para corpo verde , assim sendo um pouco de cada cor é expresso , o passaro não será verde nem amarelo e sim um meio termo o que marca uma dominância incompleta .
 
A diluição nunca ocorrerá em um peito branco mas pode diluir portadores de branco . O gene amarelo suprime a expressão de coloração preta  e porque o gene verde silencia os efeitos do gene amarelo , qualquer área negra aparecerá cinza
 
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Seg 28 Mar 2016, 12:59

AZUL

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


O corpo azul é um gene autossômico recessivo, então ambos os machos e fêmeas podem ser duplo-fator (DF) e expressar a cor azul ou simples fator (SF) e ser portador para o corpo azul. Aves aparecerão na cor azul somente quando um pássaro estiver carregando apenas "verde" no cromossomo (s) sexual (em oposição ao amarelo) é também DF para o gene corpo azul. Esta cor do corpo pode ocorrer em combinação com qualquer cabeça ou cor de peito , no entanto, porque o gene azul suprime a expressão de vermelho e amarelo, qualquer ave com uma cabeça geneticamente vermelho ou amarelo parecerá ter uma cabeça cor de salmão, e normalmente amarelo barriga aparece cinza .


PASTEL 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O pastel é o fenômeno de combinar uma Z 'amarelo' cromossomo (ligada ao sexo) com um Z 'verde' cromossomo (ligada ao sexo) e genes azuis de fator duplo em um pássaro de peito roxo(Obviamente, uma vez dois cromossomos Z são necessárias para que isso ocorra, pássaros pastel só pode ser machos ) Fêmeas nunca podem ser pastel.
Pastéis pode ser pensado como "azul diluído". Pastel nunca ocorrerá em um gould de peito branco (em vez da ave que está SF e DF corpo azul aparecerá prata como explicado abaixo), mas os pássaros pasteis pode ser portadores de peito branco. Porque o gene amarelo suprime a expressão de coloração preta e porque o gene verde silencia os efeitos do gene amarelo, qualquer área normalmente preto sobre a ave aparece cinzenta (em oposição a branco), aves dirigidos a cabeça negra terão cabeças cinzentas. Também porque os genes azuis suprimem a expressão de vermelho e amarelo, as áreas da ave que, normalmente, seria vermelho ou amarelo (como a cabeça ou barriga amarela da ave) aparecem salmão ou cinza , respectivamente, na cor.


PRATAS




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



O corpo prata ocorre quando os genes par o corpo amarelo são combinados com genes corpo azul. Um pássaro de corpo azul geneticamente amarelo aparecerá prata no fenótipo. (A azul SFYB DF só vai aparecer prata se ele é peito branco , caso contrário, ele vai aparecer pastel.)
 

Porque o gene amarelo suprime a expressão de coloração preta e porque os gene azul suprimir a expressão de vermelho e amarelo, todo o corpo de o pássaro aparece em branco ou cinza . O roxo do peito não é afetado e os pássaros de máscara  vermelha ou laranja  terá coloridas as cabeças de salmão (não brancos). Portanto, a fim de alcançar um pássaro que é quase todo branco, seria necessário para produzir um pássaro geneticamente de cabeça negra, peito branco, e corpo amarela/ azul. Machos devem ser preferencialmente DFYB para obter o mais brilhante coloração de prata.


Obs : Em breve  " gráficos da reprodução genética com relação a cor de corpo"
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Ter 29 Mar 2016, 10:23

A seguir apresento alguns gráficos de reprodução  considerando a cor de corpo e seus respectivos resultados , lembrando que Z e W são representativos dos cromossomos sexuais onde o macho consideramos ZZ e a fêmea ZW .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Temos um acasalamento entre um macho verde (ZZ ) com uma fêmea verde ( ZW ), a prole será 50% de machos corpo verde e 50% de fêmeas de corpo verde .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Acima temos um cruzamento entre um macho diluído ( possui um fator amarelo em seu gene, além do verde ) com uma fêmea verde . Teoricamente, metade dos machos da prole serão verdes e a outra metade será SFYB (verdes diluídos com peito roxo ) . Metade das fêmeas serão verdes e metade serão amarelas .
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qua 30 Mar 2016, 10:02

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acima temos um acasalamento entre um macho corpo amarelo (DFYB – duplo fator amarelo ) x fêmea corpo verde .

Todos os machos oriundos desse acasalamento serão SFYB (simples fator para corpo amarelo) apresentando o fenótipo de verde diluído, se eles tiverem o peito roxo). Todas as fêmeas serão  amarelas. 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



O acasalamento acima é entre um macho verde x fêmea amarela . Todos os machos serão SFYB ( verde diluído com peito roxo ) e todas as fêmeas serão verdes . 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

 
Acima temos um acasalamento entre um macho verde diluído SFYB ( simples fator para corpo amarelo )  x fêmea amarela .
Desse acasalamento teremos 25% de machos SFYB (diluídos ) , 25 % de machos DFYB (amarelos) , 25 % fêmeas verdes e 25 % de fêmeas amarelas . 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No acasalamento entre dois exemplares amarelos teremos 100% de prole amarela.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No acasalamento entre dois duplos fatores para corpo azul , Todas as aves produzidas será DF-azul.
O gen para o azul não fica ligado ao sexo , quando presente em dose dupla transforma o Gould verde  em um azul , o diluído em pastel e o amarelo em prata.
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No acasalamento de um macho azul ( DF ) e uma fêmea portadora de azul ( SF ) teremos 50% de aves azuis e 50 % de portadores de azuis . Nos Goulds DF o gene azul presente em uma ave verde o deixa com fenótipo azul , em um macho diluído teremos um fenótipo de pastel e em um amarelo um Gould prata resultará . 


Última edição por CRIADOURO GOUVEIA em Seg 04 Abr 2016, 09:04, editado 2 vez(es)
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qui 31 Mar 2016, 13:45

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em um acasalamento entre dois Goulds portadores de corpo azul ( SF ) teremos 25% de Azuis , 50 % de portadores de corpo azul e 25 % de Goulds não azuis .
 

Não há como diferenciar um portador de azul com um Gould não azul e nos filhotes desse acasalamento que forem azuis (DF ) o gene para o azul transforma o pássaro verde em azul , o diluído em pastel e o amarelo em prata .  


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Em um acasalamento entre um Gould portador e um Gould não azul   teremos 50 % de filhotes portadores (SF) e 50 % não azuis porém não será possível identificar visualmente os portadores . 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



De um acasalamento de um Gould não azul com um Gould azul teremos 100% de portadores de azul, gerando exemplares com fenótipo azul em
Goulds verdes , pasteis em machos diluídos e prata em goulds amarelo .


 

Obs: Por se tratar de um gene não ligado ao sexo , podemos inverter os acasalamentos descritos com relação ao sexo pois ambos poder ser azuis ou portadores .

 

Em breve : “ a genética da máscara” 
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qui 31 Mar 2016, 16:15

A GENÉTICA DAS MÁSCARAS
 

Agora falaremos a respeito de como se comportam geneticamente os Goulds com relação a cor de sua máscara/cabeça . Inicialmente teremos três cores : negra , vermelha e laranja , como exemplifica a foto a seguir .
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Cabeça Vermelha


 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A máscara/cabeça vermelha (RH) é uma característica sexo ligada e dominante. O macho pode ser homozigoto ( DF ) ou heterozigoto  ( SF ) e expressar a cabeça em tom vermelho porém a fêmea somente carrega um gen ( SF ) para o vermelho e o expressa .  


Cabeça Negra




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


       O Gould de cabeça negra ( BH) possui gens de características recessivas e sexo ligadas . O macho pode ser homozigoto ( DF ) e externar a cabeça negra ou heterozigoto ( SF ) e apenas porta o gen para cabeça negra sem portanto expressá-lo . Já as fêmeas podem apenas serem heterozigotos   ( SF ) expressando essa característica , nunca podem portar esse fator sem manifestar fenotipicamente .


Cabeça Laranja


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A cabeça laranja ( YH ) é uma característica autossômica e recessiva , mas também exige um gen para cabeça vermelha  presente para ser expresso fenotipicamente .  Mesmo sendo duplo fator para cabeça laranja , se o exemplar não possuir genes de cabeça vermelha não irá expressar o laranja , ele apresentará uma cabeça negra com um bico de ponta laranja
( YTB) . Podemos dizer que geneticamente ele é um Gould de cabeça laranja porém devido não possuir o gen para cabeça vermelha ele não manifesta no seu fenótipo .
Abaixo veremos algumas representações gráficas de acasalamentos considerando a cabeça e suas variações de cores .
       Para melhor entender os gráficos , lembre-se que Z E W representam cromossomo sexuais onde o macho é representado por ZZ e a fêmea por ZW




Obs : em breve gráficos de acasalamento com relação a cor de cabeça  
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qui 31 Mar 2016, 18:16

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Do acasalamento entre um macho duplo fator para cabeça vermelha (DFRH)  x fêmea cabeça vermelha (RH ) teremos :
50 % MACHOS CABEÇA VERMELHA

50 % FÊMEAS CABEÇA VERMELHA


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Do acasalamento entre um macho simples fator para cabeça vermelha (SFRH) e uma fêmea cabeça vermelha (RH ) teremos :

Machos  = 50 % sendo 25% DFRH + 25% SFRH  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Fêmeas = 50 % sendo 25% RH + 25% BH [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Sáb 02 Abr 2016, 10:45

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Do acasalamento entre um macho cabeça negra e uma fêmeas cabeça vermelha teremos 50 % de machos SFRH 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


De um acasalamento entre um macho DFRH e uma fêmea cabeça negra teremos 100% cabeças vermelhas 


50% Machos SFRH


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


50% fêmeas RH


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Seg 04 Abr 2016, 09:14

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No acasalamento entre um macho cabeça çaranja e uma fêmea simples fator para laranja , teremos

50% DFYH e 50% SFYH.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No acasalamento acima , teremos 25 % de goulds DFYH  , 25 % não portarão cabeça laranja  e 50 % serão simples fator ( SFYH ) .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Nesse acasalamento teremos 50 % de aves portadoras de laranja (SFYH ) e 50 % de aves sem o fator para cabeça laranja . Porém não será possível distinguir visualmente.


 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Seg 04 Abr 2016, 09:36

GENÉTICA DA COR DO PEITO
 
       O diamante de Gould possui 3 cores reconhecidas de peito : roxo , lilás e branco .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


       O peito roxo ( PB )  é uma característica autossômica e dominante tanto sobre o peito branco quanto para o lilás . Sendo dominante , é necessário apenas um gen para peito roxo que ele será expresso no fenótipo , independente de ser fator simples(SF)  ou duplo (DF), macho ou fêmea . Nunca um Gould será portador e essa cor pode ocorrer em combinação de quaisquer cor de corpo e de máscara .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Peito lilás ( LB ) é autossómico recessivo ao peito roxo  porém dominante ao peito branco . Para um gould expressar o peito lilás ele deverá ser duplo fator (DF) para peito lilás  ou fator simples (SF)  para peito lilás e portador de peito branco . Se o Gould for fator único para lilás e fator único para roxo , ele externará o peito roxo sendo portador de peito lilás . Esse tipo de peito pode ocorrer em combinação com quaisquer cor de cabeça e corpo , exceto em pastéis diluídos uma vez que esses estão presentes no peito roxo .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Peito branco  é autossômico recessiva para ambos os peitos ( roxo / lilás ) para expressar no fenótipo a ave tem que ser duplo fator para peito branco (DF )  , caso ela seja fator simples , apenas portará a cor branco porém sem manifestar .  O peito branco está presente em quaisquer combinação de cor de máscara e corpo exceto as diluidas e pasteis as quais estão ligadas diretamente ao peito roxo .


Em breve teremos alguns exemplos de acasalamentos com suas respectivas proles : Foi convencionado a letra “C” ( chest = peito ) nos gráficos .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



No acasalamento entre um macho de peito roxo (PB) e uma fêmea de peito roxo teremos toda a prola de peito roxo .




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




No acasalamento entre um macho de peito branco (WB) e uma fêmea de peito branco (WB) teremos toda a prole com peito branco (DFWB ) .




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




De um acasalamento entre um macho de peito roxo com uma fêmea de peito lilás  teremos todos filhotes de peito roxo portadores de peito lilás (SFPB/SFLB ).




 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Em um acasalamento entre um macho peito roxo e uma fêmea peito branco teremos machos e fêmeas peito roxo portadores de branco ( SFPB/SFWB) .





[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Em um acasalamento entre um macho peito roxo portador de peito branco ( SFPB/SFWB)  com uma fêmea de peito branco teremos 50 % de peito roxo portador de peito branco  ( SFPB/SFWB ) e  50 % de peito branco ( DFWB ) 




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Em um acasalamento entre peito lilas (LB) e um peito branco (WB) teremos 100% peito lilás portadores de branco (SFLB/SFWB). 



CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Ter 05 Abr 2016, 11:34

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em um acasalamento entre um peito lilás portador de branco com um peito branco teremos 50% de peito lilás portadores de branco e 50% de peito branco .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Em um acasalamento entre dois peitos lilás portadores de branco teremos 25% de peito lilás fator duplo ( DFLB) 50% peito lilás portador de branco ( SFLB/SFWB) e 25% de peito branco ( DFWB) . Não há diferenças visuais entre os portadores que os possa identificar .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No acasalamento entre um macho peito roxo (PB) com uma fêmea peito roxo portador de lilás (PB/LB) teremos 50 % DFPB e  50% peito roxo portador de lilás ( SFPB/SFLB ) . porém não será possível destinguir os portadores dos demais .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


 No acasalamento de um macho peito lilás (LB)  com uma fêmea peito roxo portadora de lilás teremos 50% de peito lilás (DFLB )  e 50% de peito roxo portador de lilás ( SFPB/SFLB ) .
 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No acasalamento entre um macho peito roxo (PB)e uma fêmea peito roxo portadora de branco (PB/WB) teremos 50 % de DFPB e 50 % de portadores de branco (SFPB/SFWB ) porém não temos como indentifica-los visualmente .


 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Acima temos um acasalamento entre um peito roxo portador de branco acasalado com um peito roxo portador de branco , nesse acasalamento teremos 25 % DFPB , 50 % de SFPB/SFWB ( peito roxo port de branco ) e 25% de peito branco (DFWB) , porém não temos como identificar os portadores visualmente .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No acasalamento entre um macho peito roxo portador de lilás ( PB/LB) com uma fêmea peito roxo portador de branco ( PB/WB )  temos 25% de DFPB 25% peito roxo portador de lilás ( SFPB/SFLB ) 25% lilás portador de branco ( SFLB/SFWB ) E 25% de DFPB ( peito roxo )
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Ter 05 Abr 2016, 17:12

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acasalando um macho peito roxo portador de lilás e uma fêmea peito roxo portador de lilás temos 25% DFPB ( roxo duplo fator ) , 50% SFPB/SFLB ( roxo portador de lilás )  e 25% DFLB ( lilás duplo fator ) .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No cruzamento acima entre um macho PB/WB ( roxo port branco )  e uma fêmea LB/WB ( lilás port branco ) teremos 25 % de SFPB/SFLB , 25 % SFLB/SFWB , 25% SFPB / SFWB e 25% DFWB .

 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Acasalando um macho peito lilás com uma fêmea peito roxo portadora de branco teremos 50% peito roxo portador de lilás e 50%  peito lilás portador de branco .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acasalando o um macho peito lilás com uma fêmea peito roxo portadora de branco teremos 50% peito roxo portador de lilás e 50% lilás portador de branco 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No acasalamento entre um macho peito roxo portador de branco e uma fêmea peito lilás portadora de branco teremos 50 % peito roxo portador de lilás e 50% peito roxo portador de branco


 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Acima temos um macho peito roxo portador de lilás e uma fêmea peito branco , desse acasalamento será gerado 50% peito roxo portador de branco ,50% lilás portador de branco. 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Nesse acasalamento entre um macho peito roxo portador de lilás e uma fêmea peito lilás portadora de branco teremos 25% peito roxo portador de lilás , 25% peito roxo portador de branco  25% lilás duplo fator e 25 % de lilás portador de branco. 


 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Nesse acasalamento entre um macho peito roxo portador de lilás e uma fêmea peito lilás portadora de branco teremos 25% peito roxo portador de lilás , 25% peito roxo portador de branco  25% lilás duplo fator e 25 % de lilás portador de branco.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No acasalamento entre um macho lilas com uma fêmea lilás portadora de branco teremos 50 % de peito lilás e 50 % de lilás portadores de branco .
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Sex 17 Jun 2016, 13:12

Bem esse era o artigo que tenho a passar , me serviu muito no direcionamento genético dos meus goulds e espero que ajude à todos .  
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por Paulo Whelliton Sex 17 Jun 2016, 20:18

Amigo,  faz tempo que não participo nesse forum, e quando vi seus artigos sobre o goulds, fiquei impressionado com a complexidade da genetica deles..  Tenho uma pergunta pra fazer...   Dizem que esse passaros necessitam de amas secas sempre, porem vi um video de um criador portugues que afirma que cria somente com os proprios goulds chocando e criando seus filhotes com extremo zelo e eficiencia..  O que me diz a respeito..   Esse passaro sempre me dispertou interesse, e ao mesmo tempo jamais tentei cria-los, devido a essas dificuldades...   

Abçs..
Paulo Whelliton
Paulo Whelliton
Membro
Membro

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 115
Idade : 60
CIDADE/CITY : são paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por Ricardo Ronsini Sex 17 Jun 2016, 21:16

Oi Paulo, desculpe a intromissão, o vídeo que você deve ter visto é esse do renomado criador português António Rosa:




Eu não crio goulds, mas crio mandarins, sendo ambos diamantes da família Estrildidae, possuem comportamentos e hábitos parecidos, embora os mandarins sejam considerados muito mais fáceis de manejar e reproduzir.

A pouca experiência que tenho com goulds me indica que são pássaros imensamente delicados, adoecem e morrem com facilidade e necessitam de atenção especial.

Sobre a reprodução, eu classifico como sendo de dificuldade intermediária, existem outros diamantes, como o degolado, o estrela e o papagaio que são ainda mais melindrosos que o próprio gould. Na minha opinião, o segredo para obter crias diretas (sem o uso de amas) consiste basicamente em muita paciência e sensibilidade às peculiaridades e necessidades dessa espécie.

O manejo é bem diferente do que temos com os canários, os diamantes no geral se estressam com muita facilidade, não gostam de ambientes barulhentos, com muita movimentação, nem que fiquemos mexendo na gaiola o tempo todo, muito menos que fiquemos inspecionando os ninhos, temos que deixar que as aves criem por si só, literalmente, e daí que entra o fator paciência, pois no começo vamos ter casais que não entram no ninho, que botam e não chocam, ou que chocam mas não alimentam as crias, ou jogam as crias pra fora do ninho e por aí vai, e por mais tentador que possa ser, não devemos interferir, pois isso faz parte do processo de aprendizado natural, tanto para as aves como para o criador. 

Resumindo, é possível criar goulds diretos, sim, é possível, só é preciso muito amor, dedicação, observação e acima de tudo, paciência.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 493
Pontos : 602
Idade : 31
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Sáb 18 Jun 2016, 09:10

OLHA AQUI POSTO UMA OPINIÃO DE UM CRIADOR INICIANTE NA ESPÉCIE , CRIO PELA TERCEIRA TEMPORADA CONSECUTIVA, NA PRIMEIRA TOTALMENTE INEXPERIENTE E COM INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS , CRIEI NO MESMO TEMPO E RECINTO QUE OS CANARIOS , RESULTADO OBTIVE SOMENTE 01 FILHOTE A MUITO CUSTO SOBREVIVEU E PERDI 02 FEMEAS E 01 MACHO  POIS ENTRARAM EM MUDA NESSA ÉPOCA . 


 O SEGUNDO ANO USEI AMAS DE MANONS PORÉM AINDA CRIEI JUNTO DOS CANARIOS , PORÉM EM MEADOS DE JANEIRO , TIVE MELHOR RESULTADO MAIS AINDA NÃO TÃO EFICIENTE QUANTO ESPERAVA , MESMO USANDO AMAS .

NESSE ANO NÃO CONTENTE COM OS RESULTADOS FUI PESQUISAR MAIS PROFUNDAMENTE O ASSUNTO DE ONDE SURGIU ESSE ARTIGO .DEIXEI ELES FAZEREM A MUDA EM VOADEIRA , O QUE DEIXOU ELES MAIS FORTES AO MEU VER , FICARAM EM UM COMODO A PARTE E AINDA UTILIZEI AMAS , OBTIVE RESULTADOS SATISFATÓRIOS POREM NOVAMENTE OS GOULDS NÃO CRIARAM SEUS FILHOTES , OS QUE VINGARAM FORAM COM AMAS . 

O PROBLEMA É O SEGUINTE , MUITO SE SELECIONOU EM TIPICIDADE DA RAÇA , FIXAÇÃO DE NOVAS CORES E MELHORAMENTO DA FORMA E ESQUECEU-SE UM POUCO DA RUSTICIDADE , TEMOS NO MERCADO AVES FRÁGEIS E QUE NÃO SÃO BONS PAIS . NÃO POSSO COM ISSO GENERALIZAR , TEM CASAIS QUE CRIAM MAS SÃO A MINORIA , AO MENOS NO CONTATO E NAS CONVERSAS QUE TIVE COM CRIADORES . 

ISSO PODE SER SOLUCIONADO COM UMA SELEÇÃO DE CASAIS QUE CRIAM , COM O TEMPO CONSEGUE-SE EXTINGUIR AS AMAS , MAS É UM PROCESSO LENTO E ACREDITO TER DE SER FEITO POR CRIADORES COM UM MAIOR NÚMERO DE CASAIS .  EU COM MEUS 04 CASAIS NÃO TENHO MUITO O QUE SELECIONAR , SE NÃO UTILIZAR AMAS FATALMENTE NÃO CRIAREI , PORÉM NA HORA QUE COMEÇAR A AUMENTAR O PLANTEL COM CERTEZA IREI FAZER ESSA SELEÇÃO . 

NÃO QUERO DESENCORAJA-LO E SIM DESAFIA-LO A CRIAR rs....  É UMA GENETICA INTRIGANTE MAS DE RESULTADOS SATISFATÓRIOS , MUITO INTERESSANTE RECOMENDO CRIAR , SÃO LINDOS E DE MANUSEIO DIFERENCIADO DOS CANÁRIOS MAS NÃO DIFÍCIL ....
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Problema na pata do meu Diamante de Gould

Mensagem por EduardoCosta Ter 27 Dez 2016, 11:25

Bom dia amigos, preciso da ajuda de vocês, meu diamante de gould parece ter machucado uma das patas.
EduardoCosta
EduardoCosta
Membro
Membro

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 2
Pontos : 2
Idade : 48
CIDADE/CITY : Guaruja
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por ANGELO BASTOS Ter 27 Dez 2016, 15:27

POSTE UMA FOTO EDUARDO.
ASSIM OS AMIGOS PODERÃO AJUDAR MELHOR.
ABRAÇO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Meu diamante parece estar com a pata deslocada

Mensagem por EduardoCosta Qua 28 Dez 2016, 10:16

Bom dia amigos, por favor me ajudem, meu diamante está com problemas em uma das patas , parece deslocada, o que eu faço, quando eu pego ele na mão não consigo perceber nada de anormal, mas quando o coloco na gaiola, ele fica mancando e com a pata esticada.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
EduardoCosta
EduardoCosta
Membro
Membro

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 2
Pontos : 2
Idade : 48
CIDADE/CITY : Guaruja
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por RuiC7 Seg 24 Ago 2020, 21:05

Boa noite adorei o topico mas tenho uma pergutna:

Alguem me sabe dizer de o porque na mutacao PASTEL verde ou azul nao existe Peitos Brancos como e porque ???
RuiC7
RuiC7
Sou Novo no Fórum
Sou Novo no Fórum

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino PORTUGAL
Mensagens : 1
Pontos : 1
Idade : 46
CIDADE/CITY : Perelhal
ESTADO/PROVÍNCIA : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Não vejo as imagens

Mensagem por GREEN21 Qua 19 maio 2021, 07:29

Bom dia.
Excelente artigo e muito interessante mas não consigo ver as imagens das aves.
Tenho que fazer alguma coisa para ver?

Obrigado pela atenção.

Paulo
GREEN21
GREEN21
Sou Novo no Fórum
Sou Novo no Fórum

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  11101010
Masculino PORTUGAL
Mensagens : 1
Pontos : 1
Idade : 53
CIDADE/CITY : Barcelos
ESTADO/PROVÍNCIA : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO  Empty Re: GENÉTICA DO DIAMANTE DE GOULD - DESVENDANDO E APRENDENDO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos