UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canários se coçando.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Canários se coçando. - Página 2 Empty Canários se coçando.

Mensagem por Ricardo Ronsini Qui 02 Jul 2015, 13:29

Relembrando a primeira mensagem :

Boa tarde pessoal !

Sou novo aqui no fórum e esse é o meu primeiro tópico  Very Happy

Estou com um problema aqui em casa, mantenho os meus canários em um viveiro, e de uns tempos pra cá percebi que eles estão se coçando muito, praticamente o dia todo, especialmente a cabeça, o peito, sob as asas e entre as penas das asas, eles se coçam, se bicam como se quisessem matar algo, e já vi um ou outro arrancando as penas, inclusive alguns estão perdendo as penas da nuca.

Então comprei pela net o famoso Kill Red, diluí na proporção de 1 g por litro, como o indicado, e banhei os pássaros com um borrifador, também apliquei 2 gotinhas de Ivomec Pour-on na nuca, lavei todo o viveiro e borrifei Butox em tudo.

Nada adiantou, eles continuam se coçando, estão muito incomodados mesmo.

Já observei bem e não notei nenhum ácaro ou piolho externo, o que me leva a crer que poderia ser sarna.


Alguém saberia me indicar algum tratamento ?
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR

Canários se coçando. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 493
Pontos : 602
Idade : 31
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo


Canários se coçando. - Página 2 Empty Re: Canários se coçando.

Mensagem por ANDERSON SCHNEIDER Qua 05 Out 2016, 18:39

Ricardo Ronsini escreveu:Oi Anderson, no meu caso o problema eram ácaros nos canhões das penas, eles não costumam gerar muitos transtornos, amenos que a infestação seja grave.

Esses ácaros são parasitas que vivem dentro dos canhões das penas se alimentando de sangue e tecidos, por isso não adianta aplicar um acaricida externo, tem de ser um com ação sistêmica.

Antes de tudo é preciso saber que um dos aspectos mais importantes no tratamento contra ácaros é a manutenção da boa higiene em todo o ambiente, incluindo poleiros e comedouros. Também deve-se disponibilizar ao menos 2 X por semana uma banheira com água limpa e algumas gotas de vinagre de maçã, isso ajuda as aves a manter uma plumagem livre de resíduos e impurezas que podem incentivar o desenvolvimento excessivo dos ácaros.

Aqui consegui manter o problema sob controle aplicando Ivomec Pour-on, 2 gotas, diretamente sobre a pele do pescoço, com intervalo de 15 dias entre as aplicações (no meu caso foram 2 aplicações).
Já usei esse ivomec varias vezes 3 gotas e nada.
engraçado que quando passo o piolhicida kil red ai que ataca a coceira neles.
Batem os pés e se arrancam penas. Agora estou usando beye gold más nada de resultados.
ANDERSON SCHNEIDER
ANDERSON SCHNEIDER
Membro
Membro

Canários se coçando. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3
Pontos : 3
Idade : 38
CIDADE/CITY : Nova Mutum
ESTADO/PROVÍNCIA : MATO GROSSO

Ir para o topo Ir para baixo

Canários se coçando. - Página 2 Empty Re: Canários se coçando.

Mensagem por Ricardo Ronsini Qua 05 Out 2016, 21:22

Sim, aqui também quando utilizei o Kill red observei que as aves se coçavam mais que o normal.

Pela experiência e informações que obtive é praticamente impossível se livrar 100% desses ácaros de canhão, sendo os mesmos amplamente difundidos tanto em aves de cativeiro como de vida livre, eles permanecem parasitando as aves, mas de forma quase que imperceptível.

O problema é quando a infestação toma grandes proporções, seja por estresse, baixa imunidade, doenças, má nutrição, ou higiene pobre, daí as aves passam a se coçar em excesso, arrancar as penas e estas passam a nascer com falhas, fracas e quebradiças (especialmente as das asas e cauda).

Aqui após trata-los com a Ivermectina aguardei algumas semanas e pude observar certa melhora, de forma lenta, mas progressiva. Até o momento não tenho tido mais problemas, exceto por uma ou outra ave que sempre se enquadra em um dos fatores citados acima.

Como você já tentou vários parasiticidas o meu conselho seria dar um tempo nas aplicações, reforçar a alimentação com uma boa fonte de proteínas e proporcionar a suas aves um ambiente limpo e tranquilo, dessa forma elas terão chance de se recuperar do estresse gerado pelo manuseio dos tratamentos, podendo isso por si só gerar uma melhora no quadro.
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR

Canários se coçando. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 493
Pontos : 602
Idade : 31
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Canários se coçando. - Página 2 Empty Re: Canários se coçando.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos