UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Sex 15 maio 2015, 20:47

Relembrando a primeira mensagem :

Vocês conhecem o canário de canto Harzer Roller? Ao contrário do que muitos pensam, não é qualquer canário que é classificado como de Canto. Existem apenas 03 raças homologadas e que assim podem ser classificadas.
E a mais difundida no Brasil é a Harzer Roller.
Raça pouco conhecida, mas foi uma das primeiras a ser difundida no Brasil. Hoje são poucos, mas dedicados criadores que criam e reproduzem essa raça de canto suave e rolado (de onde vem o seu nome).
Quando em um campeonato, enquanto temos que nos afastar devido a estridência do canto dos canários de cor e porte. Já ara ouvirmos o canto suave do Harzer Roller, temos que nos aproximar e em silêncio ouvir o desenrolar de seu canto em delicadas Tours, ou volteios.
Criar o Harzer Roller ou Canto Clássico é fácil, um pouco complicado é treiná-los para os campeonatos, consistindo em um verdadeiro desafio.Chega um momento em que não sabemos quem está sendo treinado, se é o canário ou o criador.
Esse segmento de canários tem poucos adeptos devido à falta de conhecimento dos iniciantes que sempre procuram canários que cantam "estourado". O H. Roller tem um canto com significado que os adeptos aos poucos vão se acostumando e afeiçoando.
Para quem gosta de história saibam que  o magnifico canto desse canário de origem alemã surgiu no vale do Harz, e de acordo com a história era companheiro de trabalho dos mineiros de carvão daquela Região.


Como em tudo na vida... Todos cantam, mas poucos encantam.




Abraços,
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 58
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo


Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Sex 24 Jul 2015, 11:29

"" E, posso afirmar sem pensar em errar que a execução dessas etapas da criação é deleite para o psiquismo e arma poderosa contra muitos males que achacam a humanidade. Isso, lógico, se o criador não ficar muito estressado por resultados a curto prazo.""


Nunca ví melhor definição para a motivação que move a minha paixão por criar canários.
Eu busco melhorar em cada etapa, e sei que não preciso me estressar pois o resultado é fruto do trabalho e do amor que dedico a cada dia.




Abraços,
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 58
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Sex 24 Jul 2015, 12:44

JOSÉ CARLOS , NÃO VEJO COMO MAU TRATO ESSE TREINAMENTO DOS HARZER  , MUITO PELO CONTRÁRIO VEJO UM ALTO ZELO POR PARTE DOS CRIADORES PRINCIPALMENTE COM A HIGIENE E ALIMENTAÇÃO , VISTO QUE QUAISQUER DOENÇA RESPIRATÓRIA  ALTERA A "VOZ" DO CANÁRIO E QUAISQUER ENFERMIDADE LHE TIRA A CONCENTRAÇÃO NECESSÁRIA PARA O CANTO DE MANEIRA CORRETA .

É CLARO ISSO VISTO PELA VISÃO DE UM CRIADOR . POR OUTRO LADO COMPREENDO A FALTA DE CONHECIMENTO DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES QUE PODEM INTERPRETAR ESSA FORMA DE MANEJO COMO MAU TRATO E BEM SABEMOS CONTRA UMA AUTORIDADE É DIFÍCIL ARGUMENTAR , ISSO SEM FALAR DE "DEFENSORES" CHIÍTAS DOS ANIMAIS QUE FECHAM OS OUVIDOS PARA EXPLICAÇÕES E CONDENAM TODAS E QUAISQUER CRIAÇÃO EM CATIVEIRO , MAS COM CERTEZA NÃO ABREM MÃO DO SEU GATINHO OU PEIXINHO DE ESTIMAÇÃO . É ASSUNTO PRA MUITA MANGA  rs.....

É COMPLICADO , AO INVÉS DE SE PREOCUPAREM COM O TRÁFICO FICAM SE APEGANDO AO CRIADOR IDÔNEO E LEGALIZADO , VISTO QUE TODOS OS CRIADORES SÃO CADASTRADOS NA DEFESA AGROPECUÁRIA E DEVEM INFORMAR A ESPÉCIE E QUANTIDADE DE AVES EXISTENTE EM SEU PLANTEL . MAS NÃO DESVIRTUEMOS O TÓPICO , SEI QUE SUA POSTAGEM NOS SERVE DE ALERTA PARA O MOVIMENTO QUE REALMENTE VEM OCORRENDO E ENTENDA QUE O MEU É APENAS  UM DESABAFO ...

VOLTEMOS AO HARZ , ESSA RAÇA MARAVILHOSA QUE ENCANTA NOSSOS OUVIDOS rs....
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr Sáb 25 Jul 2015, 22:18

José Carlos Pereira escreveu:.... O pássaro não herda o canto em si, mas as condições anatômicas e funcionais para a execução do canto específico. Na ótima série de artigos escritos pelo Cláudio Gonçalves (revista FOB, creio que do número 88 ou 89 até a 96, e espero que venham mais) ele diz: Há de se observar que, no meu entender, não é a voz que se transmite de geração para geração e sim as características físicas e biológicas do órgão que a produz....
Isso nao e nenhuma novidade ou descoberta feita pelo criador/autor citado.
Esse assunto ja e bem discutido e sabido por criadores europeus.

Existem artigos desde a decada de 1950 que tratam deste assunto.
Por exemplo, um pequeno trecho do artigo  "Consideracoes Sobre la Heranca do Canto" do Juiz de Canto Sr. Miguel Angel Martín Espada (Espanha)

…"1) ¿Cómo se transmite la base hereditaria del canto?.


Hemos dicho que el canario hereda la predisposición innata para realizar una serie de giros indeterminados que se irán plasmando en una melodía, a través de la influencia de factores tales como las condiciones anatómicas y las circunstancias en torno a las cuales se ha desarrollado el animal…_Miguel Angel Martín Espada-Juez C.N.J./F.O.C.D.E."... 
 
Seria muito interessante que, quem escreve um artigo para uma revista brasileira, tivesse a humildade de citar a referencia bibliografica ou dizer se e uma traducao direta de artigos ja existentes. Caso contrario, acaba levando os meritos de trabalhos ja realizados por outros criadores e autores do passado....
 
...................................................................................................................................................................................................




Quanto aos maus tratos:
Tambem fico curioso como o IBAMA vai criar uma concepcao para determinar o que realmente pode ser considerado "maus tratos". A FOB deve acompanhar esse processo de muito perto. Caso contrario, todo patrimonio conquistado pode vir por agua abaixo...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO Dom 26 Jul 2015, 16:43

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Conheço o artigo em pauta e até então me abstive de comentá-lo por respeito aos envolvidos. Mas já que veio a tona, vou aproveitar a postagem do nosso amigo Mauricio, para refletirmos sobre esta publicação. Vamos a uma análise direta do texto, comentado a partir da tradução do espanhol: Temos dito que o canário herda a predisposição natural para executar uma série de sons aleatórios que vão se constituindo numa melodia, através da influência de fatores relacionados com as condições anatômicas e as circunstancias em torno das quais o pássaro vai se desenvolvendo. ( Miguel Angel Martin Espada - Juiz CNJ/F.O.C.D.E.)
Não sei se realmente foi isto que o nobre autor quis dizer, ou se não conseguiu expressar com exatidão o seu pensamento. Precisamos também ver se falava de fato do canário harzer roller. 
Num primeiro plano podemos concluir que o autor diz que o canário não herda o canto, mas a predisposição natural para o canto, e o resto depende do ambiente onde o canário vai se desenvolver, e como este ambiente influencia o desenvolvimento anatômico do seu aparelho fonador.

Respeitosamente podemos dizer que isto é muito óbvio, porque se um canário harzer com a melhor carga genética do mundo sofrer um acidente ou uma doença que venha afetar sua siringe, ele jamais poderá externar seu potencial para o canto. Imaginem também um Luciano Pavarotti ou um Roberto Carlos com nódulo nas cordas vocais, ou se na infância tivessem sofrido uma doença grave que danificasse seu aparelho fonador, jamais seriam os cantores que foram. Mas poderiam ser extraordinários compositores.
Outra interpretação deste texto pode nos levar a crer que o canário harzer roller está sujeito a perder sua característica, pois dependendo do ambiente em que for criado estes sons podem tomar qualquer forma, levando-os a cantar totalmente diferente dos seus pais. Isto com certeza não ocorre. 
E agora quero falar da experiencia feita pelo Sr. Arno Buchli Junior daqui de São Paulo; Ele pegou ovos de suas canárias harzer roller e colocou para serem chocados e criados num criadouro de canário de cor e porte; os filhotes nasceram e cresceram ouvindo os canários de cor e porte cantarem alto e estridente; porem todos os harzer roller desenvolveram perfeitamente o canto rolado e suave característicos da sua raça, inclusive dois deles foram levados ao campeonato brasileiro.
Pelo pouco que tenho pesquisado, sobre fonação ou fonologia, o que pude concluir é que cada pássaro tem seu canto, piado ou chamado característico da sua raça transmitido por herança genética. Porque nos pássaros, como nos humanos e demais animais, a combinação dos sons que resultam na fala ou no canto é estabelecido por um processo cerebral preestabelecido geneticamente. Por isto quando uma pessoa sofre um AVC (acidente vascular cerebral), mesmo continuando com seu aparelho fonador intacto, passa a ter dificuldade para falar, porque não consegue organizar mentalmente os sons que resultariam na fala. 
Por isto também para se aprender qualquer idioma é necessário primeiro ouvir e pensar naquele idioma, isto é, associar os objetos aos sons que irão produzir o nome objeto correspondente.
Na mutação que alterou o canto do canário harzer roller o gene atuou na combinação dos sons do canto primitivo, que a partir de um gene recombinante mutado alterou o processo cerebral do pássaro e sua forma de cantar.
>>>
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 70
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr Dom 26 Jul 2015, 20:27

Qual e a influencia do meio em que o canario se desenvolve no canrto final do canario?

No caso, fatores como luminosidade, ambiente tranquilo ou barulhento, ventilacao, temperatura,presenca de outras aves, alimentacao, tudo isso influencia na qualidade final do canto do canario...
Por exemplo,  um Roller criado com controle ambiental vai cantar diferente de um roller individualizado apartir dos 30 dias de vida e criado pendurado na varanda de casa.

A anatomia do aparelho fonador é heranca genetica, e a maneira que o canario utiliza o aparelho fonador pode variar de acordo com o meio ambiente que o canario se desenvolve...

Um canario roller pode execultar as 4 tuous que caracterizam a raca perfeitamente, porem a sequencia melodica, o tom e a modulacao de voz assim como a intensidade do canto muda de um canario para o outro, certo? 
Ou todos os Rollers soam exatamente iguais???
Um filhote vai cantar exatamente (identico) com a mesma sequencia com a mesma modulacao com a mesma profundidade do pai? Ano apos ano??? Ou mudancas podem ocorrer???


Nao estou dizendo aqui sobre canario roller copiar o canto de canarios de cor ou outras aves...Ja estou bem alem desse ponto de copia... Estou falando em promover a melhoria do canto ano apos ano. 


Na experiencia do Sr. Arno Buchli Junior , talvez o ambiente e as condicoes em que os canarios foram criados proporsionaram uma influencia positava e satisfatoria para o criador...So fiquei curioso para saber como eles se sairam no Brasileiro e se desde entao o criador contina repetindo o teste...????

Obs>
Valido lembrar que tudo que falo e baseado em estudos realizados por mim, com base em uma  uma vasta literatura em espanhol, italiano, ingles e portugues.  Nada disso e criacao da minha imaginacao e nem a minha opiniao propria, so estou qurendo aprender e saber como pensam os criadores de canarios de canto em geral...


>>>>>.....
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Carlos Pereira Dom 26 Jul 2015, 22:04

Prezado Maurício.

Há anos estudo o canto das aves porque sempre foi assunto que me intrigou. Cheguei a escrever um trabalho de várias páginas para amigos criadores de pássaros silvestres voltados para seleção para canto. Parti da embriologia, fisiologia e anatomia do sistema nervoso, passando pelos precursores dos estudos que terminaram nos neurotransmissores, como Lewandowski, Eliot e Loewi, por Paul Broca, pelo imprinting de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, pelo gene Zenk e chegando aos núcleos cerebrais das aves do argentino Nottebohm e Jarvis. Isso para procurar ser o mais completo possível. Li artigos de vários criadores brasileiros e estrangeiros, como os do Miguel Espada.
Assunto complicado, amigo.

Creio que o Cláudio Gonçalves, que é juiz de canto da FOB, não quis se apropriar da glória de alguém. O que citou, como você escreveu, é conhecido há muito e muito tempo. Creio que nem haja um autor próprio, mas conclusão dos trabalhos de uma enormidade de pesquisadores. Acho que o Cláudio somente quis mostrar a sua concordância com a tese.

Abraço.
José Carlos.
PS O trabalho citado posso enviar a quem interessar por Mail. Para contato: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr Dom 26 Jul 2015, 22:15

Tudo certo Sr. Jose Carlos...
So gosto de deixar as coisas claras para os iniciantes ou curiosos no assunto...A literatura e muito vasta, antiga e e dificil alguem aparecer com um conteudo que ja nao tenha sido discutido ou divulgado em artigos ou outros tipos de trabalhos...

A proposito, o Sr. Conhece este artigo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O artigo esta na pagina sobre Timbrado Espanhol, porem a teoria e a mesma  para qualquer canario: de canto, comum ou de outra raca qualquer

Forte abraco....
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO Dom 26 Jul 2015, 23:22

Amigos do Universo dos Canários, boa noite!

A propósito do título em debate, posso afirmar que o harzer roller é uma raça de canários diferenciada. Sabemos que a literatura é vasta e que a maioria dos artigos é de conhecimento de muitos, por isto vou falar da minha experiência com a criação dos harzer roller e de alguns amigos próximos com quem trocamos informações sobre a raça.

Sobre a influência do meio ambiente na qualidade do canto do canário; Já criei canários em vários ambientes diferentes, e com exceção de doenças que afetam o desenvolvimento do aparelho fonador do canário, o único fator que influenciou decisivamente o canto do harzer roller foi a herança genética e a compatibilidade do casal. Se formar o casal certo o resultado sempre é bom.

A sequencia, tonalidade e modulação da voz muda de uma linhagem para outra, de um indivíduo para outro, e até dentro da mesma ninhada mas tudo por influência genética. Já passei canários harzer roller para pessoas que os querem só para cantar e deixam em diversos lugares, com barulho, sem barulho ou perto de outros pássaros, mas nunca vi modificarem seu canto em virtude disto.

Dois fatores são fundamentais para definir a qualidade canora do canário harzer roller, a capacidade do seu aparelho fonador e a sua predisposição cerebral, que pode resultar em boa sequencia na execução das tours, harmonia e tonalidade, tudo isto transmitido geneticamente, por isto posso afirmar que o harzer roller transmite geneticamente o seu canto.
Agora só para citar meu velho mestre, que cria estes canários desde os anos sessenta, já foi campeão brasileiro várias vezes, inclusive este ano; " CANTO TRANSMITE CANTO " o resto de pouca importância.

Caro Mauricio, este ano criei os harzer roller com três machos timbrado espanhol berrando no ouvido deles, nenhum pegou sequer uma tour dos timbrados, os timbrados é que de vez enquanto estão cantando a campainha dos harzer. Também não tive nenhum filhotes com defeito no canto e no mínimo uns dois quartetos estavam perfeitos, mesmo tendo deixado só quarenta dias nas gaiolinhas de treinamento.

Caros amigos, como bem disse o Maurício, nosso objetivo aqui é apenas informar e passar adiante as experiências, vocês sabem o respeito que tenho por todos estudiosos do assunto, independente de concordar ou não com seus pressupostos.
>>>
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 70
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr Seg 27 Jul 2015, 09:12

DAVI COUTINHO escreveu:
Caro Mauricio, este ano criei os harzer roller com três machos timbrado espanhol berrando no ouvido deles, nenhum pegou sequer uma tour dos timbrados, os timbrados é que de vez enquanto estão cantando a campainha dos harzer. Também não tive nenhum filhotes com defeito no canto e no mínimo uns dois quartetos estavam perfeitos, mesmo tendo deixado só quarenta dias nas gaiolinhas de treinamento.
>>>
Sr. Davi,
Nao estamos falando de copia. O ponto do texto nao e esse.
O texto nao esta afirmando que o Roller copia o canto de outros canarios a ponto de mudar o seu canto genetico. O que o texto fala e que os canarios, mantendo as canacteristicas propria de cada raca, podem mudar o canto para melhor ou pior a cada ano. 
Como o Sr. bem disse : "Se formar o casal certo o resultado sempre é bom". 
Entao da-se a entender que, por outro lado, se errar no acasalamento o resultado pode deixar a desejar. Certo???

O texto tambem fala sobre, alem da genetica, a influencia dos "arredores" no canto dos canarios....
E, pela experiencia que tem, o Sr. nos coloca aqui, que, com os Rollers,  nao notou nenuma influencia do meio ambiente no resultado final do canto. Certo.???


Obrigado por compartilhar essa valiosa informacao, que pode ajudar principalmente os iniciantes que se preocupam em criar Rollers dividindo espaco com outras racas...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Bittencourt Seg 27 Jul 2015, 16:38

Boa tarde Pessoal,
Quero parabenizar a todos os colegas que contribuíram com este tópico, muita informação interessante sobre o canário harzer roller, muito legal.
Antes de adquirir meu canarinho(tenho um canário de cor, vermelho nevado), pensei em adquirir um canário de canto clássico, o harzer roller, muito embora eu não conheça muito sobre este canário, mas me interessei por seu canto que é baixinho e suave, e este é o principal problema que eu travo aqui em casa com minha esposa, eu adoro acordar com o canário cantando e ela odeia, e também ouvi-lo cantando em qualquer outro momento do dia, ela odeia aquele canto alto do canário de cor, o bicho canta sem parar.
Por esse motivo, tentei até aqui no fórum a indicação de criador no estado do Rio de Janeiro, mas não obtive indicação e busquei até informação aqui em Campos dos Goytacazes, sobre a possibilidade de algum criador, mas tal canário parece até E.T. todo mundo sabe que existe, mas ninguém vê. Vi que ia ser complicado achar um criador de canário harzer Roller e comprei o canário de cor mesmo, desde março que o canário chegou, minha vida se tornou um inferno kkkkkk.
Abraços
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr Qui 30 Jul 2015, 07:50

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Jose Bittencourt,
Nesse caso o Canario de Canto Roller seria ideal para voces....

>>>
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Bittencourt Qui 30 Jul 2015, 12:34

Maurício,
Para minha casa o ideal seria o harzer roller, o negócio é achar para comprar.
Eu tenho desanimado um pouco em ter pássaro em casa por causa da mina esposa, ela não gosta de animal, foi criada sem animais por perto, então ela não gosta, reclama sem parar do canarinho. E eu concordo que canário quando solta o canto é de enlouquecer, mas para quem gosta é pura música, que é o meu caso.
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO Qui 30 Jul 2015, 15:20

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Muito interessante esta foto que o Mauricio postou, era assim que os juizes escutavam os canários harzer roller. Notem que são três juízes atentos a cada som que o canário emite, por isto na valoração das tours, na planilha de julgamento, todas pontuações envolvem números múltiplos de três. As tours principais Hohlrollen, knorren e wassertouren até 27 pontos, as secundárias pfeifen, hohlklingeln, gluken e shockeln até 18 pontos, e as de adorno, kligeln e klingelrollen ate 3 pontos.
 
Para obter a pontuação do canário cada um dos juízes atribuíam, segundo seus critérios, a pontuação em sua planilha, os valores das três planilhas eram somados e dividido por três, e a média da pontuação dos três juízes era a nota do canário. Desta forma foi estabelecido pelos alemães, que são os detentores do stand da raça, o manual de julgamento e valoração do canto do canário harzer roller de canto clássico. Tenho notícia de que o julgamento ainda é feito assim, por três juízes, pelo menos em alguns países como Alemanha, Argentina e Holanda.

Parabéns Maurício, vejo que és também um pesquisador do harzer roller, porque esta foto deve ser muito antiga, certamente é uma relíquia.
É uma pena que no Brasil, depois de mais de meio século criando os harzer roller, ainda não temos o manual de julgamento publicado oficialmente.
>>>.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 70
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por Giba Qui 30 Jul 2015, 16:09

Boa tarde José.

Vou ver se consigo o contato de um criador de Harz no Rio de Janeiro/RJ e depois te passo.

Abs
Giba
Giba
Membro
Membro

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 64
Pontos : 99
Idade : 57
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qui 30 Jul 2015, 16:28

JOSÉ SE NÃO ME ENGANO JÁ TE PASSEI ALGUNS CONTATOS NA SEMANA PASSADA VIA WATSSAPP , NÃO CONSEGUIU CONTATO COM NENHUM DOS CRIADORES QUE TE INDIQUEI???
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Bittencourt Qui 30 Jul 2015, 18:15

Obrigado Giba, aguardo teu contato.
Sandro, não recebi nada não, mas te agradeço a boa vontade. Meu cel:  (22)999416172. Se puder, reenvie os contatos. 
Muito obrigado
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr Qui 30 Jul 2015, 20:36

DAVI COUTINHO escreveu:Boa tarde amigos do Universo dos Canários!
.... As tours principais Hohlrollen, knorren e wassertouren até 27 pontos, as secundárias pfeifen, hohlklingeln, gluken e shockeln até 18 pontos, e as de adorno, kligeln e klingelrollen ate 3 pontos....
...É uma pena que no Brasil, depois de mais de meio século criando os harzer roller, ainda não temos o manual de julgamento publicado oficialmente....
>>>.

Ola Sr. Davi , muito obrigado...


Um bom comeco, se o Sr. me permitir, seria traduzir os nomes das tours do alemao para o portugues...Tenho certeza que esses nomes , praticamente impronunciaveis, assustam e afastam muitos interessados pela raca....


Por Exemplo:


Hohlrollen = Rolo Oco, rolado oco.


knorren = Rosnar, rosnado


wassertouren = Giro de agua


pfeifen = Apito ou Flauta


Klingeltouren  = Giro de campainhas


Hohlklingel  = campainhas ocas




>>>...


Obs.
Sr. Davi, ja enviei uma copia eletronica de uma Revista Brasileira de 1957 para o Sr., A copia original pertence a um grupo de pesquisadores da Espanha. Alem dessa,  tenho uma colecao de mais de 70 revistas em espanhol e italiano que datam desde 1952 ate 2015. Com a maioria sendo da decada de 50 e 60... Ja li todos os artigos dessas revistas, principalmente os relacionados a Canarios de Canto....


;-)
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por Giba Qui 30 Jul 2015, 23:14

Boa noite José.

Infelizmente as duas pessoas, uma de Rio das Ostras e outra do Rio de Janeiro, só estão com um casal cada para criar este ano.

Pena que está longe, o Sr. Davi Coutinho tem ótimos canários para venda.

Grande abraço.
Giba
Giba
Membro
Membro

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 64
Pontos : 99
Idade : 57
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO Sex 31 Jul 2015, 00:43

Boa noite Maurício e amigos do Universo dos Canários!

Obrigado pela tradução, é bom mesmo Maurício, quanto mais descomplicarmos as questões relacionadas ao canário de canto é melhor para sua divulgação. Nestas expressões há até uma mistura de idiomas, pedaços do francês e do inglês. Tours (pedaços de canção) foi emprestado do francês, Wassertouren (tour de água) parece que traz um radical do inglês. Mas você tem razão, quanto menos complicado melhor.

Caro Maurício, aconteceu um acidente com aquelas revistas que você me mandou que eu fiquei chateado. Caiu um raio na torre de transmissão que tem a uns 50 metros da minha casa e o campo magnético que se formou saiu fazendo um estrago nos meus equipamentos eletrônicos, queimou meu PC e a TV do meu filho desligados. Alem das revistas eu perdi também um manual de julgamento do canto harzer roller procedente da Europa, que recebi de um amigo.
Mas é bom para aprender a fazer copia das coisas mais importantes e guardar em CD ou pen drive.
>>>
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 70
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Sex 31 Jul 2015, 16:06

Desculpe José é que esses dias atrás entrou em contato comigo um rapaz de Campos de Goytacazer procurando por indicações de criadores no Rio de Janeiro , pensei que fosse vc rs.....
 
 
Mandei uma mp pra ti , depois dê uma olhada , um forte abraço !!!
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por Akylos Dom 02 Ago 2015, 00:01

Se alguém tiver contato de algum criador do DF, eu agradeceria. Já entrei em contato com todos do Cadastro Nacional de Criadores. Só um mantinha aves da raça, mas recentemente tive a informação de que ele levou para SP para vender todo o plantel. Tenho três machos e uma fêmea.
Akylos
Akylos
Membro
Membro

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 46
Pontos : 56
Idade : 46
CIDADE/CITY : Brasília
ESTADO/PROVÍNCIA : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Carlos Pereira Sex 07 Ago 2015, 10:50

Maurício.
Desculpe o atraso. Obrigado pelo envio do link para o trabalho do Sr. Vicente Coronado. Creio que em 2006, ou pouco antes, conheci o Sr. Angel Cabrera, espanhiol criador de serinus de porte e mantenedor de um bom site no qual postava artigos do mundo todo. Infelizmente creio que deixou de fazer o trabalho. Chegou a publicar várias matérias que eu produzi à época. Através dele recebi muitos trabalhos, inclusive dos Srs. Miguel Espada e Vicente Coronado. Creio que Coronado publicou alguns ótimos artigos nas proximidades do ano 2011.
Aproveito a oportunidade para lhe pedir uma informação. Estou adaptando um dos cômodos do meu criadouro para criar timbrados espanhóis. Estão faltando somente as molduras de alumínio com telas mosquiteiro. Para os silvestres brasileiros não usamos essas telas, fazendo uso somente da tela contra fugas por exigência do Ibama. Se não me engano, você havia falado sobre os timbrados criados no Rio de Janeiro pelo Sr. Telmo. Isso mesmo? Como tenho facilidade em acessar o Rio, onde passei boa parte da minha vida, estou pretendendo adquirir dois casais de timbrados. Obrigado.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr Sex 07 Ago 2015, 12:37

Ola Sr. Jose Carlos,

Otima noticia saber que o Sr. esta se preparando para criar Timbrado Espanhol....

Realmente o Sr. Telmo tem canarios provenientes da Espanha, e a melhor opcao no Brasil atualmente...

Evite os canarios provenientes da Colombia. Os canarios colombianos nao sao os que melhor representam a raca. A Espanha deve ser sempre a referencia do Timbrado Espanhol...

Ja que o Sr. citou "Miguel Espada" aqui vai um artigo de sua autoria:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Forte abraco...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Carlos Pereira Sex 07 Ago 2015, 14:50

Prezado Maurício.
Se tudo correr bem, ano que vem pretendo começar a criar os timbrados. Atualmente faço pequenas adaptações num cômodo e compro os utensílios. Hoje chegaram as voadeiras que serão usadas para a criação. Iguais às que uso para os canários-da-terra.Têm 1 m de comprimento, por 0.5 m de altura e 0.5 m de profundidade. Podem ser acopladas porque têm laterais móveis, formando estruturas maiores. O cômodo é amplo, claro. bem ventilado e com isolamento acústico satisfatório.
Tinha um projeto de fazer um viveiro com 6 m de comprimento e que foi reativado. Assim, pretendo dar condições para os pássaros desenvolverem plenas capacidades pulmonares. Venho acompanhando no Universo e outros blogs e sites as notícias, informações e ensinamentos sobre os timbrados.
E logo contatarei o Sr. Telmo.
Obrigado pelo artigo do sr. Espada e pelas informações.
Abraço.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada. - Página 2 Empty Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos