UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. Empty O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL.

Mensagem por MARTÍN Ter 07 Abr 2015, 16:29

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL.


DEPOIS DE MUITAS INDAGAÇÕES - 10 QUESTIONAMENTOS SOBRE O MESMO PONTO - RESOLVI COLOCAR EM PAUTA A DISCUSSÃO.

TODAS AS RESPOSTAS QUE RECEBI SOBRE ISSO... DIZ:
O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL.

SERÁ?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

RECAPITULANDO...


SOM NÃO PRODUZIDO = NATUREZA.
SOM PRODUZIDO = VOZ HUMANDA - INSTRUMENTO - ETC - QUALQUER OBJETO QUE PRODUZ SOM POR AÇÃO HUMANA OU DERIVADA DESTA.
DENTRO DO SOM PRODUZIDO ENCONTRAMOS OS SONS MUSICAIS E NÃO MUSICAIS.
SOM MUSICAL: SOM REGULAR CONTENDO AS 4 PROPRIEDADES.
SOM NÃO MUSICAL: SOM IRREGULAR BARULHO RUÍDO.
LEVANDO EM CONSIDERANDO UMA ANÁLISE GERAL O CANTO DE UM PÁSSARO É UM SOM NÃO MUSICAL POR SER DERIVADO DA NATUREZA
NO ENTANTO, O QUE É SOM MUSICAL?
R: É O SOM QUE POSSUI AS 4 PROPRIEDADES (ALTURA, DURAÇÃO, INTENSIDADE, TIMBRE).
ASSIM ... EU INDAGO... O CANTO DE UM PÁSSARO É OU NÃO UM SOM MUSICAL?
TEM ALTURA?
TEM DURAÇÃO?
TEM INTENSIDADE?
TEM TIMBRE?
NA MINHA HUMILDE OPINIÃO
EM RELAÇÃO RESTRITA À ALGUNS CANTOS DE PÁSSAROS... CONSIDERO COMO SOM MUSICAL.
POR EXEMPLO VIVO E REAL - O PÁSSARO QUE ESTÁ NA GAIOLA DA CASA DO MEU SOGRO ASSOVIA O HINO NACIONAL

NÃO É UMA MÚSICA? ENTÃO, O QUE ME DIZEM?!?!?!



Fonte: Texto elaborado por Jeferson Baroni  em um grupo musical da CCB que faço parte.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. Empty O canto dos passarinhos é som musical?

Mensagem por DAVI COUTINHO Ter 07 Abr 2015, 19:23

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Antes de adentrar nesta tese, quero acrescentar ao tema, uma definição de música encontrada no livro TEORIA MUSICAL E SOLFEJO de Samuel Arcanjo, onde encontramos: Música é uma combinação de sons que conservam entre si relações lógicas e ordenadas. Alem do que já foi posto, altura duração intensidade e timbre. Outro aspecto importante da música é a sua finalidade. A música tem por objetivo evocar sentimentos e traduzir impressões.
Então vejamos se estes atributos estão presentes no canto dos pássaros.
1 -) Combinação de sons com uma elação lógica e ordenada - Com raras exceções identificamos o canto de cada espécie exatamente por esta característica, cada pássaro emite uma sequencia de sons que permite identificar a espécie que está cantando. Inclusive os bons pássaros canoros são valorizados por manter a mesma sequencia das notas numa cadência tal que gera a melodia do canto.

2 -) Altura, duração, intensidade e timbre - Outra característica marcante nos pássaros canoros; Nos concursos de canários de canto clássico, por exemplo, são valores indispensáveis para uma boa avaliação, visto que, é próprio da natureza de cada canário estas características, tanto como qualidade quanto como defeito. Citei aqui os canários, mas cabe a praticamente todos, curió, azulão, pixarro, canário da terra, bicudo etc...

3 -) Evocar sentimentos e traduzir impressões - Esta é talvez a parte mais polêmica presente no canto dos pássaros. Há quem diga que os pássaros cantam por alegria, outros dizem que cantam por tristeza, e assim por diante... 
Todavia a experiência me diz que este é o principal motivo pelo qual os pássaros desenvolveram suas várias formas de cantar...Tem o canto de sedução para atrair ou cativar uma parceira, para afastar um invasor de seu território, para desafiar um concorrente, para se comunicar com o bando, para recreação etc...

Conclusão: A partir destes pressupostos técnicos e experimentais, acredito que o canto dos passarinhos é som musical de primeiríssima qualidade, trazendo consigo as mesmas motivações psicossociais que levaram os humanos ao hábito de cantar, e em seguida inventar os instrumentos musicais para reproduzir os sons elaborados originalmente pelas vozes da natureza, inclusive a do homem; cada qual de seu modo e com significado próprio, de acordo com os costumes de sua tribo ou bando.
Um belo tema, aberto para o debate >>>.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. Empty Re: O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL.

Mensagem por MauricioJr Ter 07 Abr 2015, 21:31

Ola pessoal,
Segue um pequeno fragmento do Codigo de Canto do Timbrado Espanhol que esta relacionado ao assunto desse topico:

4.- ¿Qué es música?
De acuerdo con el Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española, podemos decir que la música es el arte de combinar los sonidos con el tiempo, de modo que produzca deleite el escucharlos, conmoviendo la sensibilidad del oyente. Los tres elementos esenciales de la música son: ritmo, melodía, armonía.

5.- Cualidades de la música.
1) Ritmo: No conviene olvidar que la música está compuesta por sonidos, y que, por tanto, en este aspecto está sujeta a las leyes del mismo y que en relación con los elementos esenciales de la música, diremos que el ritmo musical viene determinado por el orden y la proporción en el tiempo. El ritmo nace del deseo innato de la mente humana de encontrar un orden en todo cuanto percibe, así en la danza,
regulando el movimiento; en la poesía, mediante la escritura métrica y los adecuados acentos; y en la música agrupando sistemáticamente sonidos sucesivos. El ritmo existió ya en los tantanes de las tribus salvajes, mucho antes de que brotara la música.
La relación entre ambos se dio cuando advino la armonía y la melodía, es decir, el ritmo precedió a la melodía, en tanto que ésta antecedió a la armonía como fruto de la lógica evolución. Por tanto, el ritmo se basa en la duración de los sonidos y se manifiesta en lo que denominamos compás. No obstante ello, no hay que confundir el ritmo con el compás, ya que una unidad rítmica puede abarcar un solo compás o varios. El compás es una unidad de notación elegida por el compositor según sus conveniencias.
La aparición del compás constituyó una necesidad técnica para conjugar a los ejecutantes, pues merced a él se percibió la realidad incontestable del ritmo y prevaleció la idea de que era fundamental conferirle una regularidad absoluta.
2) Melodía: es el elemento de la música que consiste en la sucesión de sonidos diversos unidos entre si y en su conjunto con sentido musical, es decir, que en la melodía enlazan entre si los sonidos con diferente intensidad, entonación y duración, creando música.
3) Armonía: es el elemento musical que consiste en la combinación de sonidos simultáneos y diferentes, pero en acordes. La diferencia entre armonía y melodía radica, fundamentalmente, en que en la melodía los sonidos se suceden uno tras otro y en la armonía los sonidos se superponen, por lo que el canario al cantar crea melodía, mientras que le corresponde al conjunto de pájaros el hacer armonía.

6.- Cantar
En puntos anteriores se ha hecho mención al verbo cantar y podemos decir, sencillamente, que cantar es emitir con los órganos de la voz una serie de sonidos modulados.

7.- Modulación
El concepto musical general de modulación, lo adaptaremos a nuestro caso, definiéndolo como variaciones melódicas producidas durante la emisión de los giros que se producen por cambios en el tono o en la intensidad de voz de los mismos. La modulación de intensidad se produce cuando durante la emisión de un giro se modifica el volumen del mismo ya sea para pasar de más intensidad a menos ó de menos a más, p pasando periódicamente de una a otra. La modulación el tono se produce cuando durante la emisión de un giro se modifica la cadencia de las notas que lo componen dando la sensación auditiva de que las vocales que forman dichas notas cambian, ya sea pasando de graves (o, u) a agudas (a, e, i), de agudas a graves, o pasando periódicamente de uno a otro sentido.

8.- El matiz musical
Diremos que el matiz musical se refiere a los distintos grados de intensidad que se pueden dar a un sonido y que se indican por medio de palabras, normalmente italianas, que van desde el pianissimo al fortissimo y expresiones ales como crescendo, etc., que modifican los motivos.

9.- Los armónicos
Cuando oímos un sonido tenemos que tener presente que estamos oyendo una mezcla de sonidos. La nota que oímos es fundamental y es la que domina, pero simultáneamente y en el mismo instante, por encima de ella, mucho más suave y de una manera casi imperceptible, se producen otros sonidos que se funden perfectamente con la nota fundamental, por la razón de que tienen una perfecta relación de frecuencias sonoras. Estos sonidos se llaman armónicos y son los que dan belleza e interés al canto. El pájaro que con su siringe ejecute estos sonidos con más facilidad, se le considerará más capacitado e igualmente podemos decir que el oído humano que esté más preparado para oír estos sonidos, se considerará más sensible, musicalmente hablando.

10.- El canto del canario
Junto a las llamadas o reclamos y a los gritos, el canto del canario representa una forma de comunicación acústica y sus funciones principales son territoriales y sexuales: territoriales en cuanto que, mediante el canto, el canario, como el resto de paseriformes, delimita e identifica su parcela territorial frente a sus congéneres; y sexuales puesto que el canto también sirve como medio para atraer y conquistar a las hembras.
Fisiológicamente, el canto es la respuesta a una serie de estímulos. En su producción juega un papel determinante la secreción de la hormona masculina testosterona. La propia evolución del canto va estrechamente ligada al aumento de los niveles de esta hormona en la sangre del canario. Esto se pone de manifiesto siguiendo el comportamiento de las zonas del cerebro que controlan la emisión canora, muy en especial del centro vocal superior, cuyo volumen aumenta o disminuye según los niveles de testosterona presentes en la sangre.
La información sobre el canto se transmite del centro vocal superior al robustus architralis y de éste al núcleo hipoglótico, que enerva los músculos de la siringe, órgano de fonación de las aves.
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. Empty Re: O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qua 08 Abr 2015, 16:22

Nao possuo o mesmo embasamento das respostas anteriores porém permito-me ser simplório e objetivo , quem nunca se deixou levar pela melodia de um canário a cantar ???
 
Se isso não é música o que seria então ......
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL. Empty Re: O CANTO DO PASSARINHO É SOM NÃO MUSICAL.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos