UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquito Ring Neck - Guia Completo de Criação e Reprodução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Periquito Ring Neck - Guia Completo de Criação e Reprodução Empty Periquito Ring Neck - Guia Completo de Criação e Reprodução

Mensagem por MARTÍN Dom 15 Mar 2015, 20:32

Periquito Ring Neck - Guia Completo de Criação e Reprodução


O Periquito RingNeck, de nome cientifico Psittacula Krameri, também é conhecido como Periquito de Colar, Periquito de Colar Rosa ou Periquito Rabo de Junco, sendo possível encontrar 4 sub-espécies (Parvirostris, Krameri, Manillensis e Borealis). Eles foram criados e admirados por conta de sua beleza desde os tempos antigos. Eles são um Periquito grande, procurados especialmente por sua forma, beleza, capacidade de falar, inteligência e capacidade de treinamento, além de também serem relativamente fáceis de reproduzir em cativeiro. O Periquito Ring Neck tem sido considerado a um bom tempo como um dos favoritos entre os amantes de pássaros! Não existem muitas combinações de cores que podem ser produzidas, e isto é um desafio divertido e fascinante para muitos criadores!

DISTRIBUIÇÃO DO PERIQUITO RING NECK


Temos 2 subespécies Africanas, que são o Psittacula Krameri Parvirostris e o Psittacula Krameri Krameri, e 2 subespécies Asiáticas, o Psittacula Krameri Manillensis e o Psittacula Krameri Borealis. O Periquito Ring Neck Indiano e as 2 subespécies Africanas são os mais dispersos em termos de distribuição, sendo possível encontra-los por toda a Ásia e em partes da África, especialmente na Índia, China, Ceilão, África, Tibete, Nepal e muitas ilhas próximas.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO PERIQUITO RING NECK


O Periquito Ring Neck pertence ao gênero Psittacula, que são conhecidos como Periquitos de Colar, ou com anel no pescoço, possuindo uma característica distintiva, que é a de ter um colar ao redor da cabeça, ou uma faixa bastante evidente que atravessa a área do queixo dos machos.

A coloração normal do Periquito Ring Neck macho é um verde em geral, com a parte de baixo do abdômen tendo uma cor um pouco mais leve, e parte posterior da cabeça com um tom azulado. O anel é preto, e circula a área do “queixo” e ao longo da bochecha. Na nunca este anel fica cor de rosa com um pouco de azul. As penas centrais da cauda são azuladas, com algumas penas verde amarelo caídas, e as penas da cauda exteriores são verdes. A cor da mandíbula superior do bico é vermelho-laranja e da mandíbula inferior é preta. Através da criação doméstica do Ring Neck tornou-se possível ter uma grande variedade de cores ou mutações disponíveis.

Os filhotes macho e a fêmea de Ring Neck não tem o anel preto, colar cor de rosa ou a coloração azul na parte de trás da cabeça. Os filhotes também têm um bico cor de rosa e coral, com a ponta pálida. Um Ring Neck filhote ficará com a sua plumagem de adulto após a sua segunda muda de penas completa, com cerca de 3 anos de idade. Estas aves podem crescer até chegar a um comprimento aproximado de 40cm.

O Periquito Ring Neck Africano é muito semelhante em coloração ao Ringneck Indiano, mas a coloração do rosto e o colar rosa são menos chamativos nos machos africanos. Eles também têm um bico menor, com a mandíbula superior sendo vermelho escuro, ficando praticamente preto na ponta. Embora o Ringneck Africano tenha um corpo menor, mais curto do que o Ring Neck Indiano, eles têm uma cauda mais longa, e na média podem atingir até 43,5cm de comprimento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DO PERIQUITO RING NECK


Alimentos e água frescos e sempre devem ser fornecidos diariamente. Na natureza, os Ring Necks comem uma grande variedade de sementes, bagas, frutas, flores e néctar. Na sua casa, além desses alimentos, você também pode oferecer legumes e rações comerciais. Eles também gostam de alimentos nutritivos dos humanos, como por exemplo frango cozido e outras comidas que alguns donos normalmente dão, porém isso não é muito aconselhável. Feijão, arroz e grãos cozidos também são apreciados, mas alimentos macios como estes vão estragar em cerca de 4 horas. Uma barrinha de sementes também irá deixar seu pássaro muito feliz.

GAIOLAS E ACESSÓRIOS PARA O PERIQUITO RING NECK


Uma gaiola espaçosa é altamente necessária, pois eles são Periquitos grandes e que precisam de um bom espaço para voar e se exercitar. Uma gaiola para um casal de Ring Neck com cerca de 1,50m x 1,00m x 0,50m será suficiente, porém, se você tiver espaço e dinheiro, seria interessante comprar uma maior, com cerca de 2 metros de comprimento, especialmente se você for acasalar o Ring Neck. Existem muitas gaiolas especificas para aves mansas, especialmente as Calopsitas, elas tem grandes portas e até mesmo poleiros do lado de fora, para que a ave possa sair e brincar. Se seu Ring Neck for manso, essa poderá ser uma boa opção de compra.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

MANUTENÇÃO O PERIQUITO RING NECK


O cuidado básico com a gaiola para Ring Neck inclui a limpeza e troca diária da água, alimentos e utensílios usados. Semanalmente você deve lavar todas as poleiros e brinquedos sujos. Já o fundo da gaiola pode ser lavado a cada duas semanas, ou antes se ficar muito sujo. Uma limpeza e desinfecção completa do viveiro deve ser feita anualmente, substituindo tudo que estiver muito gasto, como tigelas antigas, brinquedos e poleiros.

COMPORTAMENTOS SOCIAIS DO PERIQUITO RING NECK


Na natureza, o Periquito Ring Neck vive em bandos e são muito sociais. Eles têm uma natureza agradável, mas podem desenvolver o hábito de gritar se forem importunados.

MANUSEIO E TREINAMENTO DO PERIQUITO RING NECK


O Periquito Ringneck é muito inteligente! Além de aprender a falar, esses periquitos são conhecidos por serem bons para aprender truques novos. Alguns aprenderam a contar miçangas em um fio de corda, rodar uma vareta sobre a sua cabeça, tocar um sino, e pegar objetos.

ATIVIDADES PARA O PERIQUITO RING NECK


Periquitos são aves muito energéticas! Além de voar, que é importante para todos os Periquitos, estas aves gostam de mastigar e roer! Tenha certeza que você irá deixar vários brinquedos de madeira para eles mastigarem, além de poleiros, argolas e balanços.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

CRIANDO E REPRODUZINDO O PERIQUITO RING NECK


Ao contrário de muitos outros Periquitos, O Ring Neck não forma vínculos vitalícios entre o casal, porém eles podem ser facilmente criados. Se você fizer o acasalamento em um viveiro coletivo, cada casal vai precisar de dois ninhos para poder escolher. Uma vez que o ninho tenha sido escolhido, a fêmea irá botar de 2 a 6 ovos. O tempo de incubação é de 22 a 24 dias e os filhotes começarão a sair do ninho com cerca de seis a sete semanas após o nascimento.

O principal problema para se criar o Ring Neck é com relação ao forte grito que eles podem dar, o que poderá deixar seus vizinhos um pouco “chateados”, especialmente se for muito cedo. Você pode comprar um Periquito Ring Neck em diversas lojas e Pet Shops, ou diretamente de criadores, e os preços são razoáveis.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Periquito Ring Neck - Guia Completo de Criação e Reprodução 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos