UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaiola redonda.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Gaiola redonda. Empty Gaiola redonda.

Mensagem por MARTÍN Sáb 13 Set 2014, 07:15

Bom dia amigo.

Vendo algumas foto de canários e outros pássaros em gaiolas redondas, resolvi criar este tópico para discutirmos sobre este assunto;

Penso que aves gostam de se exercitar voando na horizontal, na gaiola redonda isto não é possível.

Podemos afirmar que gaiolas redondas faz com que a ave perca o sentido de direção?

Para qual ave estas gaiolas seriam ideal?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por MARTÍN em Ter 12 Mar 2019, 10:06, editado 1 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Gaiola redonda. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Gaiola redonda. Empty Re: Gaiola redonda.

Mensagem por Francisco C. Bom Sáb 13 Set 2014, 09:04

Ola amigos

O único artigo que li sobre e o assunto gaiola redonda, foi de um criador de Agapornis, no qual ele não recomendava gaiolas ou viveiros redondos, pois os mesmos não oferecem refúgio a ave, que quando se sentem ameaçadas se refugiam nos cantos. Mas eles se referiam aos Agapornis.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Gaiola redonda. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

Gaiola redonda. Empty Re: Gaiola redonda.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Sáb 13 Set 2014, 19:11

Acredito que nem quem fabrica tem uma base científica para explicar a quem se destina esse tipo de gaiola.

Já começa pelo problema de não conseguirmos pegar o pássaro quando precisamos.

Creio que alguém teve a ideia e fez e não sabe explicar para qual pássaro ela é útil.

Há um pássaro que gosta de movimentar-se na vertical, que é o Tiziu, rs. Será que as fizeram pensando neles?



Abraços,


Última edição por ROGÉRIO QUEIROZ em Dom 14 Set 2014, 20:41, editado 1 vez(es)
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Gaiola redonda. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Gaiola redonda. Empty Re: Gaiola redonda.

Mensagem por Francisco C. Bom Dom 14 Set 2014, 09:16

Ola amigos

Acho que a gaiola redonda foi criada como item de decoração.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Gaiola redonda. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

Gaiola redonda. Empty Re: Gaiola redonda.

Mensagem por jpcruz Seg 11 maio 2015, 12:27

O criador de canários ao escolher gaiolas, deve em primeiro lugar ter em vista o conforto dos passarinhos, o que não deve ser sacrificado de modo algum pela beleza da instalação. Embora sejam bons todos os tipos de gaiolas existentes no mercado, todavia, serão preferíveis as quadradas, por oferecerem maior espaço livre para exercício do que uma redonda. Para um único canário, a gaiola nunca deve ter menos de 25 centímetros de comprimento, por 16 largura e 22 de altura.




Achei em um artigo: Transcrito.


Para o criador de Canários
A GAIOLA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
© CHÁCARAS E QUINTAIS, 15 de março de 1936, Vol.53, pág. 332-333




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Aspecto do criadeiro Santa Cecília do nosso amigo riograndense Sr. José Júlio P. da Silva, certamente o maior criador de canários do Brasil.
   
O criador de canários ao escolher gaiolas, deve em primeiro lugar ter em vista o conforto dos passarinhos, o que não deve ser sacrificado de modo algum pela beleza da instalação. Embora sejam bons todos os tipos de gaiolas existentes no mercado, todavia, serão preferíveis as quadradas, por oferecerem maior espaço livre para exercício do que uma redonda. Para um único canário, a gaiola nunca deve ter menos de 25 centímetros de comprimento, por 16 largura e 22 de altura. Daí para cima.
    Três poleiros são suficientes em uma gaiola comum. Pode-se colocar um de cada lado, à distância que não prejudique a descida do pássaro para comer e beber, ficando o terceiro ao meio dos outros dois e em plano mais elevado. Nas gaiolas maiores será bom colocar quatro poleiros, mas de modo a não prejudicar o passarinho em sua liberdade de movimentos. Os poleiros hão de ser suficientemente largos, a fim de que os dedos da avezinha possam agarrá-los bem e tomarem nele a forma circular. Quando demasiado pequenos, eles machucam os pés; se grandes demais, podem ocasionar deformidade dos dedos ou das unhas, principalmente em se tratando de filhotes. Os poleiros melhores são os de forma elíptica, horizontais.
    Quando se tenha de juntar casais, as GAIOLA-VIVEIROS precisam ser grandes e espaçosas. Uma autoridade sobre o assunto dá para os viveiros de criação 60 centímetros de comprimento, por 30 de largura e 40 de altura. Quando se tem de conservar grande número de gaiolas, então será útil fazê-las de caixotes, tendo a frente tela de arame; assim elas podem ser dispostas umas sobre as outras, ou arranjadas em séries de tábuas ao longo da parede. Todas devem estar providas de um estrado para areia, movível como gaveta, a fim de facilitar a limpeza. Para embarcar canários, as melhores gaiolas são aquelas pequeninas, em que eles vêm, quando os compramos no mercado. Um pequenino saco de alpiste há de ser amarrado ao lado da gaiolinha, para que possa ser a alimentação fornecida em viagem.
    Muito embora os canários quando aclimatados possam suportar frios rigorosos, sem perturbação alguma, eles são susceptíveis de passarem por mudanças rápidas de temperatura, podendo ser-lhes fatais as correntes frias. Deve-se ter isso em mente, quando se tenha de escolher um lugar para por a gaiola. A exposição direta a correntes de ar frio precisa ser evitada. Quando se possuem um ou dois canários para distração, usa-se suspender as gaiolas em frente a uma janela, onde os passarinhos possam apreciar a luz solar e o calor, prática aliás muito salutar, quando a janela é conservada fechada, durante o tempo frio ou tempestuoso. O aposento onde estiver a gaiola há de ter temperatura agradável tanto de dia como durante a noite, sendo que, em tempo de frio, será prudente cobrir a gaiola com uma toalha, ou coisa equivalente, à noite. Também a exposição da gaiola à umidade pode ser fatal. O canário gosta de sol, mas expor a gaiola inteiramente ao sol quente é a mesma coisa que condenar à morte o passarinho! Onde quer que esteja colocada, a gaiola há de sempre estar escrupulosamente limpa, a fim de que o canário goze perfeita saúde e fique isento de parasitas de qualquer espécie. A água deve ser sempre fresca e a vasilha precisa ser, no mínimo, cheia, uma vez por dia. O vasilhame será lavado cuidadosamente a curtos intervalos. As gaiolas de fundo móvel devem ter o estrado coberto com diversas camadas de papel, ou com um grosso papelão, conhecido com o nome de "lixa" e exposto à venda nas casas de artigos próprios para criação e avicultura. Toda vez que a gaiola tenha de ser limpa, tal papelão será também renovado. A sujeira dos poleiros será retirada por meio de uma raspadeira, ou faca velha que possa passar bem por entre as varas da gaiola. As gaiolas de fundo preso, devem ser providas de estrado móvel que, como gaveta, deslize para diante ou para traz, a fim de poder-se retirar as fezes, as cascas de alpiste etc. e ser feita a competente limpeza.
Estas ligeiras considerações que o leitor leu, nos foram sugerida para responder à curiosidade de gentil leitora. E as finalizamos com um conselho útil. Editamos - pela 3ª vez em 1934 - um livrinho cheio de ensinamentos e sugestões cuja leitura é indispensável para quem se interessar pelo assunto: O CRIADOR DE CANÁRIOS. Custa 3$ e encontra-se à venda em todas as boas livrarias do Brasil.
(Ortografia atualizada)

© CHÁCARAS E QUINTAIS, 15 de março de 1936, Vol.53, pág. 332-333






Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
jpcruz
jpcruz
Sou Novo no Fórum
Sou Novo no Fórum

Gaiola redonda. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1
Pontos : 1
Idade : 37
CIDADE/CITY : Itabatã - Mucuri
ESTADO/PROVÍNCIA : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Gaiola redonda. Empty Gaiola redonda

Mensagem por DAVI COUTINHO Seg 11 maio 2015, 19:57

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

É uma matéria muito interessante, até para que fabricantes de gaiolas tenham parâmetros para saber como produzir gaiolas e utensílios compatíveis com a anatomia de cada pássaro. E compradores tenham ideia da gaiola que necessitam para seu pássaro.

O processo de fabricação e aquisição de gaiolas não deve seguir apenas critérios estéticos ou decorativos, como bem mencionou o Francisco em relação as gaiolas redondas; Existem parâmetros técnicos baseados no tamanho do pássaro que irá habitar a gaiola. Um bom parâmetro mínimo para canários de cor é: Largura 22 cm, aproximadamente uma vez e meia o tamanho da envergadura do pássaro (Pássaro de asas abertas, medido de uma a outra ponta das asas), comprimento 45 cm, aproximadamente três vezes o tamanho do pássaro (medido do bico até a ponta da cauda), para a altura 25 cm é razoável (três vezes a altura do pássaro em posição normal).

Estas são medidas que permitem ao canário movimentar-se razoavelmente dentro da gaiola. Como a maioria dos pássaros movimentam-se mais na direção horizontal ou inclinada em relação aos poleiros, a gaiola quadrada é a mais compatível. 
Para criadeiras é importante comprimento mínimo de quatro vezes o tamanho do canário, com poleiros e ninho na altura de uma vez e meia o tamanho do pássaro em relação ao teto, para facilitar a cópula, tanto no poleiro quanto na beira do ninho.
É também importante não usar mais de dois poleiros na gaiola, e evitar muitos acessórios para não dificultar a movimentação do pássaro, ou provocar acidentes.
>>>.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Gaiola redonda. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gaiola redonda. Empty Re: Gaiola redonda.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos