UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pé vermelho e inchado.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Sex 17 Nov 2017, 08:37

Bom dia Amigos! Preciso de uma ajuda...
Meu canário tem 2 semanas que está com a pata machucada
- Primeiro comecou com uma vermelhidão em uma das patas, já não colocava no puleiro.
- Começamos a dar Antibiotico Avitrin para ele, 15 gotas em 10ml de agua, uma vez por dia.
- Deixamos couve, ovo cozido e as sementes a disposição.
- Levamos no veterinario, solicitou passar uma pomada de unguento com enxofre.
- Melhorou em dois dias depois voltou a ficar vermelho, descamando a pata e inchado.
- Começamos a passar Nebacetin e permanecemos com o antibiotico.
- Hoje duas semanas, o pé ficou ainda mais inchado e estou preocupada, tinha parado ontem com o antibiotico para não dar demais, mas hoje pela manha coloquei novamente.


Alguem tem uma sugestão para me ajudar?
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por MARTÍN Sáb 18 Nov 2017, 10:15

Olá Andressa tudo bom?

Ficamos felizes por contatar nosso fórum, deixe me apresentar sou Fábio Martin e não sou veterinário apenas um criador com conhecimento limitados, vou procurar ajudar dentro do que for possível e solicito também a ajuda dos demais amigos para seu problema.

Andressa notei que você deu 15 gotas de avitrin antibiotico em 10ml de água, se não me engano a dosagem recomendada pela bula deste medicamento é 20 gotas para 50ml de água, então se isto confirmar você super dosou sua ave.

Teria como nos enviar uma foto da pata da sua ave para que outros amigo possam opinar e tentar lhe ajudar?
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Ricardo Ronsini Sáb 18 Nov 2017, 14:32

Eu suspenderia o antibiótico, o uso prolongando é prejudicial ao organismo do animal, também cortaria o ovo todos os dias, o excesso de proteína na dieta pode causar acúmulo de ácido úrico.


Última edição por Ricardo Ronsini em Dom 19 Nov 2017, 22:15, editado 1 vez(es)
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 493
Pontos : 602
Idade : 31
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Sáb 18 Nov 2017, 21:11

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Sáb 18 Nov 2017, 21:18

Amigos, obrigada.
Segue a foto da pata dele, está muito feia.
Sem querer apertei no botão obrigado.

Aguardo, se puderem me ajudar.
Suspendi o antibiotico e o ovo.
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty pé inchado e vermelho

Mensagem por Andressa Leichtweis Sáb 18 Nov 2017, 21:20

MARTÍN escreveu:Olá Andressa tudo bom?

Ficamos felizes por contatar nosso fórum, deixe me apresentar sou Fábio Martin e não sou veterinário apenas um criador com conhecimento limitados, vou procurar ajudar dentro do que for possível e solicito também a ajuda dos demais amigos para seu problema.

Andressa notei que você deu 15 gotas de avitrin antibiotico em 10ml de água, se não me engano a dosagem recomendada pela bula deste medicamento é 20 gotas para 50ml de água, então se isto confirmar você super dosou sua ave.

Teria como nos enviar uma foto da pata da sua ave para que outros amigo possam opinar e tentar lhe ajudar?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Ricardo Ronsini Dom 19 Nov 2017, 18:30

Andressa, eu passaria nebacetin uma vez ao dia, a anilha não está muito apertada?

Você observa algum outro sintoma?
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 493
Pontos : 602
Idade : 31
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por MARTÍN Dom 19 Nov 2017, 20:10

Andressa boa noite, vejo que sua ave esta com um problema bem avançado, tem áreas ja necrosadas e a infecção bem avançada.

O Ricardo orientou bem a passar um pomada tópica nestes casos ja não tem muito o que fazer e manter a ave em um ambiente limpo e passar um pomada pelo menos duas vezes ao dia uma pela manha e outra a tarde próximo ao anoitecer.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Pé vermelho e inchado.

Mensagem por DAVI COUTINHO Dom 19 Nov 2017, 21:39

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Andressa e demais amigos criadores; Este tipo de infecção nas patas dos canários está se tornando uma epidemia entre os criadores, principalmente aqueles que utilizam mais alimentos industrializados. Inicialmente todos achavam que era ocasionado por picadas de pernilongos, mas já vi criadouros com tela nas janelas e com canários apresentando esta doença.

O problema é que não existe uma única causa para esta patologia; Dentre os causadores conhecidos, e talvez o pior, está a temida DISBIOSE: Caracterizada por um quadro de desequilíbrio ou até destruição da flora intestinal do canário provocado pela ingestão de alimentos industrializados, de baixa qualidade, e medicamentos usados em doses equivocadas, isto diminui a absorção dos nutrientes ingeridos pelo canário e baixa drasticamente sua imunidade. Neste caso o melhor tratamento é não medicar o pássaro, principalmente com antibióticos, cobrir a gaiola para diminuir o estresse e dar alpiste água e folha de couve (sem agrotóxicos), os melhores resultados que consegui em quadros assim foi desta forma.

No caso deste canário, da foto acima, provavelmente a bactéria já está resistente a qualquer antibiótico, um antibiótico forte o suficiente para matar a bactéria mataria também o canário. A única chance deste canário seria aumentar sua imunidade para o próprio organismo combater a infecção. O problema é que quanto mais manuseia o canário, para tratar a ferida, mais aumenta o estresse e diminui a resposta imunitária, piorando ainda mais o quadro. Nem vou falar de mais pomada porque o pé do canário já está saturado e necrosando, talvez um emoliente como a vaselina ou Creamex Pet surtiriam mais efeito.

Outras causas importantes nesta patologia é o excesso de proteína na alimentação, tóxicos como a oxidação do enxofre contido na gema do ovo (mais de 15 minutos de fervura), e agrotóxicos e fungos nas sementes, que intoxicam o canário comprometendo principalmente o fígado e os rins, isto resulta em baixa imunidade do organismo e abre caminho para bactérias oportunistas como estafilococos e outras tornarem-se virulentas.

Outro detalhe que tenho observado é que em canários vacinados contra BULBA AVIÁRIA estes casos são mais raros. É doloroso ver um canário neste estágio, mas há chance de sobreviver, desde que descubra a causa do problema e tome as medidas corretas. Não sabendo a orígem do problema o melhor é não dar medicamento nenhum, pois se errar piora a doença.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Dom 19 Nov 2017, 22:36

Ricardo Ronsini escreveu:Andressa, eu passaria nebacetin uma vez ao dia, a anilha não está muito apertada?

Você observa algum outro sintoma?
Boa noite Ricardo, 
Está soltinha, consigo movimentar ela, bom mesmo seria tirar, mas tenho medo de machuca lo.
Ele come normal e hoje a tarde ainda cantou um pouco.
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Dom 19 Nov 2017, 22:44

DAVI COUTINHO escreveu:Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Andressa e demais amigos criadores; Este tipo de infecção nas patas dos canários está se tornando uma epidemia entre os criadores, principalmente aqueles que utilizam mais alimentos industrializados. Inicialmente todos achavam que era ocasionado por picadas de pernilongos, mas já vi criadouros com tela nas janelas e com canários apresentando esta doença.
O problema é que não existe uma única causa para esta patologia; Dentre os causadores conhecidos, e talvez o pior, está a temida DISBIOSE: Caracterizada por um quadro de desequilíbrio ou até destruição da flora intestinal do canário provocado pela ingestão de alimentos industrializados, de baixa qualidade, e medicamentos usados em doses equivocadas, isto diminui a absorção dos nutrientes ingeridos pelo canário e baixa drasticamente sua imunidade. Neste caso o melhor tratamento é não medicar o pássaro, principalmente com antibióticos, cobrir a gaiola para diminuir o estresse e dar alpiste água e folha de couve (sem agrotóxicos), os melhores resultados que consegui em quadros assim foi desta forma.
No caso deste canário, da foto acima, provavelmente a bactéria já está resistente a qualquer antibiótico, um antibiótico forte o suficiente para matar a bactéria mataria também o canário. A única chance deste canário seria aumentar sua imunidade para o próprio organismo combater a infecção. O problema é que quanto mais manuseia o canário, para tratar a ferida, mais aumenta o estresse e diminui a resposta imunitária, piorando ainda mais o quadro. Nem vou falar de mais pomada porque o pé do canário já está saturado e necrosando, talvez um emoliente como a vaselina ou Creamex Pet surtiriam mais efeito.
Outras causas importantes nesta patologia é o excesso de proteína na alimentação, tóxicos como a oxidação do enxofre contido na gema do ovo (mais de 15 minutos de fervura), e agrotóxicos e fungos nas sementes, que intoxicam o canário comprometendo principalmente o fígado e os rins, isto resulta em baixa imunidade do organismo e abre caminho para bactérias oportunistas como estafilococos e outras tornarem-se virulentas.
Outro detalhe que tenho observado é que em canários vacinados contra BULBA AVIÁRIA estes casos são mais raros. É doloroso ver um canário neste estágio, mas há chance de sobreviver, desde que descubra a causa do problema e tome as medidas corretas. Não sabendo a orígem do problema o melhor é não dar medicamento nenhum, pois se errar piora a doença.
Boa noite Davi,
Suspendi o antibiótico e estou dando apenas as sementes, trato ele com Nutropica Canário Super Premium. Vou seguir as dicas que me deram, não tinha conhecimento sobre o tempo de cozimento do ovo.
Apenas devo mergulhar a pata dele na vaselina, uma vez por dia?
Uma vitamina Vitagold, seria bom?
Obrigada pela ajuda, tomara que ele melhore!
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Pé vermelho e inchado.

Mensagem por DAVI COUTINHO Dom 19 Nov 2017, 23:26

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olha Andressa, seria bom evitar ao máximo o manuseio deste canário, passar vaselina uma vez a cada dois dias está bom. Quanto a vitamina, se você usa esta farinhada não precisa de mais nada, já tem nutrientes até demais para um canário sedentário, como muitos que criamos em gaiola. Também não precisa dar ovo, é proteína demais.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Ter 05 Dez 2017, 20:24

Amigos,

Com as dicas que obtive aqui..

Suspendi tudo que eu estava administrando com meu canário e ele passou a melhorar. Aquele dedinho que estava preto, caiu. A patinha dele continua melhorando, não está mais vermelha, nem inchada, mas ele ainda não consegue colocar ela no poleiro, acredito que tenha perdido a sensibilidade ou não está conseguindo movimentar muito os dedos pelo fato de ter ficado muito tempo sem conseguir coloca-la no poleiro, permanece com ela encolhida.

Se alguém tiver uma dica, eu agradeço.
Obrigada pela ajuda.
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Ricardo Ronsini Qua 06 Dez 2017, 13:11

Bom saber que ele está melhorando, eu continuaria com o mesmo manejo, a pata ainda deve estar sensível, veja se ele consegue manter um bom equilíbrio nos poleiros, se necessário troque por poleiros com ranhuras e de diâmetro ligeiramente menor, como esses:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 493
Pontos : 602
Idade : 31
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por MauricioJr Sex 08 Dez 2017, 10:36

Um artigo sobre problemas nos pes dos canarios:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


>>>...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Dom 10 Dez 2017, 13:53

MauricioJr escreveu:Um artigo sobre problemas nos pes dos canarios:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


>>>...
Olá Mauricio,

Li seu artigo e realmente parece muito com o que o meu canário tem. Hoje novamente a pata dele voltou a ficar inchada e vermelha o quadro voltou de novo. Pesquisei sobre essa pomada Fucidin mas não encontrei por aqui, alguma sugestão? E o baytril é o injetavel que dou oral e na agua? Qual será a quantidade? Obrigada.
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Dom 10 Dez 2017, 22:19

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Foto tirada hoje.
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por MauricioJr Ter 12 Dez 2017, 12:57

Ola Andressa e demais colegas do UDC,

Parece que o antibiotico fez o seu papel. O pezinho do canario melhorou muito comparando as fotos.

Acho que nao precisa mais de antibiotico nesse momento, mas pergunte para o seu veterinario sobre a pomada Dermotrat Creme - Uso Veterinario.

Minha cunhada estava com um canarinho de 10 anos de idade com esse mesmo problema e teve sucesso com a prescricao do veterinario:
EnroFlec para passaros (antibiotico/3 gotas para cada 50ml de agua) por 14 dias + Profenid (uso oral pediatrico) como anti-inflamatorio e analgesico por 5 dias (apenas uma gota para cada 50ml de agua) e o Dermotrat creme uma vez ao dia, antes de dormir, ate resolver o problema por completo. 
Voce pode discutir esse tratamento com o seu veterinario. E nunca abuse de antibioticos sem acompanhamento medico.

>>>...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Andressa Leichtweis Seg 18 Dez 2017, 10:56

Olá Pessoal,
Novamente aquele quadro da primeira foto voltou, infelizmente.
Será que poderia ser a bouba aviaria?
No momento estou passando Dermotrat creme uma vez por dia, alimentando com couve e nutropica canarios e dando avitrin antibiotico na agua, mas estou em dúvida do que fazer, pois parece ser essa bouba ou disbiose tambem não sei o que fazer.
Ele permanece comendo e cantando.
Andressa Leichtweis
Andressa Leichtweis
Membro
Membro

Pé vermelho e inchado. 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 10
Pontos : 12
Idade : 33
CIDADE/CITY : Ivoti
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qua 20 Dez 2017, 12:33

ANDRESSA NÃO É BOUBA , ESQUEÇA DISSO . SE FOSSE TERIA SE ALASTRADO POR MAIS PARTES DO CORPO E OUTRA , DISSESTE QUE A AVE FOI LEVADA AO VETERINÁRIO , ENTÃO COM CERTEZA ELE IDENTIFICARIA SE ESSA FOSSE A QUESTÃO .

COMO JÁ LEVASTE O CANÁRIO AO VETERINÁRIO , ACONSELHO A RETORNAR A CONSULTA VISTO QUE O MESMO JÁ CONHECE O PROBLEMA E JÁ O MEDICOU . FICAR BOMBARDEANDO O CANÁRIO COM MEDICAMENTOS PODE SER PIOR DO QUE A  ENFERMIDADE EM SI .

DE ANTEMÃO ACONSELHO A MANTER A HIGIENE IMPECÁVEL E FICAR ATENTA A LIMPEZA DOS PULEIROS . BOA COMIDA EVITANDO EXCESSO DE PROTEINAS TAMBÉM AJUDARIA .
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Pé vermelho e inchado. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

Pé vermelho e inchado. Empty Re: Pé vermelho e inchado.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos