UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alimentação do canário.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Alimentação do canário.

Mensagem por Érico Lôbo Sáb 17 Dez 2016, 20:40

Boa noite amigos do UDC.


Tenho um canário que quase não consome o alpiste existente na mistura de grãos contido na ração. Faço a seguinte mistura: Um quilo de alpiste: 400 gr de aveia; 300 gr de niger; 100 gr de painço vermelho e 100 gr de nabão. A mistura está correta ou eu estou envenenando meus canários? Me ajudem ! Desde já agradeço a todos.
Érico Lôbo
Érico Lôbo
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 167
Idade : 69
CIDADE/CITY : Sairé
ESTADO/PROVÍNCIA : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por MARTÍN Seg 19 Dez 2016, 09:34

Bom dia.

Para esta ave procure dar a mistura separada dos grãos de alpiste em um comedouro coloque o alpiste puro e as demais em outra lembrando de não repor as sementes variadas se ele não comer o alpiste.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Érico Lôbo Seg 19 Dez 2016, 13:12

Valeu Martín, obrigado pela a orientação. Vou fazer dessa forma então.
Érico Lôbo
Érico Lôbo
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 167
Idade : 69
CIDADE/CITY : Sairé
ESTADO/PROVÍNCIA : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por ANGELO BASTOS Seg 19 Dez 2016, 14:08

BOA TARDE ÉRICO.

ESSA MISTURA QUE VOCÊ ESTÁ FORNECENDO A SUA AVE, VAI ENGORDA-LO MUITO.
QUANDO FORNECIA SEMENTES AS MINHAS AVES ERA ASSIM: 500GR ALPISTE, 50GR COLZA, 50GR NABÃO E 50GR DE SENHA.
COMO AS OUTRAS SEMENTES ESTÃO EM GRANDES PROPORÇÕES E ELE ACHA MAIS SABOROSA, NÃO COME O ALPISTE.
AVEIA ENGORDA A AVE, CUIDADO COM A QUANTIDADE.

ABRAÇO.
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Érico Lôbo Seg 19 Dez 2016, 16:30

Obrigado Angelo Basto, pela atenção. Vou acrescentar mais alpiste na mistura para dosá-la melhor e após terminar, vou fazer uma nova mistura na proporção indicada por você. Deus te abençoe.
Érico Lôbo
Érico Lôbo
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 167
Idade : 69
CIDADE/CITY : Sairé
ESTADO/PROVÍNCIA : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por ANGELO BASTOS Seg 19 Dez 2016, 16:43

POR NADA ÉRICO,

ACRESCENTE TAMBÉM 50GR DE NIGER A MISTURA, POIS ESQUECI DE MENCIONAR.

ABRAÇO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por jonathanbio Ter 23 maio 2017, 10:18

ANGELO BASTOS escreveu:BOA TARDE ÉRICO.

ESSA MISTURA QUE VOCÊ ESTÁ FORNECENDO A SUA AVE, VAI ENGORDA-LO MUITO.
QUANDO FORNECIA SEMENTES AS MINHAS AVES ERA ASSIM: 500GR ALPISTE, 50GR COLZA, 50GR NABÃO E 50GR DE SENHA.
COMO AS OUTRAS SEMENTES ESTÃO EM GRANDES PROPORÇÕES E ELE ACHA MAIS SABOROSA, NÃO COME O ALPISTE.
AVEIA ENGORDA A AVE, CUIDADO COM A QUANTIDADE.

ABRAÇO.

Ola amigo bom dia, vi que nao fornece mais sementes a suas aves, com que tipo de alimentação está nutrindo elas? obrigado
jonathanbio
jonathanbio
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 4
Pontos : 10
Idade : 38
CIDADE/CITY : Campo Mourao
ESTADO/PROVÍNCIA : parana

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Kanarie Qua 28 Fev 2018, 08:59

Érico Lôbo escreveu:...Faço a seguinte mistura: Um quilo de alpiste: 400 gr de aveia; 300 gr de niger; 100 gr de painço vermelho e 100 gr de nabão. A mistura está correta ou eu estou envenenando meus canários?
 
Bom dia Érico, 

Teores da mistura acima: 

Proteínas: 15,43 %
Gorduras: 19,5 % !
Carboidratos: 32,9 % ! 

Existem dois parâmetros chamando atenção: Gorduras extremamente altas e carboidratos baixos. Dando essa mistura ao pássaro, além de engordá-lo, correra sérios riscos de saudê, tais como o acumulo de gordura no figado.  

Primeiramente, antes de procedemos para responder a sua questão, seria importante esclarecemos algumas perguntas. 

1. Em que fase o seu canário se encontra: Repouso, Reprodução ou Muda. 
2. Pretendes reproduzí-lo ? 

Abraço
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Kanarie Qua 28 Fev 2018, 21:37

Teores da mistura acima: escreveu:
Proteínas: 15,43 %
Gorduras: 19,5 % !
Carboidratos: 32,9 % ! 

... vale relembrar, que os teores mencionados acima são puramente teóricos ! Sabemos que os valores nutricionais de cada semente na prática, são mais baixos, devido as perdas nutricionais, que ocorrem desde a coleta. 

Abraço.
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Érico Lôbo Sex 02 Mar 2018, 19:25

Boa noite meus amigos do UDC !


 Caro amigo Kanarie, muito obrigado por sua atenção. Atualmente meus canários estão na fase de repouso, porém, talvez por desconhecimento nunca mudei a ração em qualquer  fase que seja. Quando fiz a primeira pergunta sobre ração em dezembro de 2016, foi porque o canário a que me referi, morreu dentro do cocho de comida e estava muito gordo. Atualmente para cada kg de sementes, coloco 600 gr de alpiste, 150 de aveia, 100 de niger, 100 de semente de mostarda e 50 de paínço. Forneço couve diariamente e ovo de capoeira uma vez por semana e mais a farinhada "Farinatta da Agercal". Moro numa área rual do agreste pernambucano que durante o dia é quente e a noite esfria, sendo que nos meses de maio a agosto, a temperatura desce a 12,13,14 graus. Caso você tenha uma formulação para sementes, ficaria muito grato por sua ajuda . Crio canário de cores dentro do padrão FOB, só para meu prazer, nunca vendi, nem coloquei em exposições. Faço doações para amigos criadores.
Abraços.
Érico Lôbo
Érico Lôbo
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 167
Idade : 69
CIDADE/CITY : Sairé
ESTADO/PROVÍNCIA : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Kanarie Qua 07 Mar 2018, 22:59

Atualmente meus canários estão na fase de repouso

Parto do principio que, carboidratos ao contrário das gorduras, afetam menos o organismo. 

Mistura própria para repouso: 

Alpiste: 30%
Painço Milheto (Setaria): 20%
Painço (Miliaceum): 30%  Qualquer cor, pois todos os tipos de painços da família gramíneas, contem teores idênticos, com uma exceção: A Senha.
Painço Senha (Miliaceum): 20%

Se quiser, posso incluir uma pequena quantidade de ração extrusada da Alcon Eco Club nos cálculos, para descartar eventuais deficiências vitamínicas, cálcio, aminoácidos e minerais.  

Teores
Proteinas: 12,64%
Gorduras: 4,4%
Carboidratos: 58,7% 

A preparação do período reprodutivo apenas com sementes germinadas, um processo em que todas as vitaminas serão quebradas em seus componentes básicos, será o suficiente para desencadenar o aumento hormonal e o estimulo reprodutivo. Fornecendo fontes extras de proteínas animais através do alimento, contendo insetos por ex., fará o resto. 

 Atualmente para cada kg de sementes, coloco 600 gr de alpiste, 150 de aveia, 100 de niger, 100 de semente de mostarda e 50 de paínço.

Essa mistura combinada com sementes germinadas de Niger, Colza, Alpiste, Painço, legumes/verduras e alimentos vivos, você consegue reproduzir pássaros, rsrs. 
Alpiste em grande quantidades estimula o canário, tanto como o ovo. 
Aveia, embora de ser uma semente trigosa, possui 8% de gorduras, igual o Niger com 42,2% !

Forneço couve diariamente e ovo de capoeira uma vez por semana e mais a farinhada "Farinatta da Agercal".

Verduras e ou frutas 1x semanal, sem ovo. O ovo é rico em gorduras e alem de engordar, estimula os instintos reprodutivos ou seja, o canário fica fogoso. Farinhada 1x semanal, fornecendo uma pequena quantidade de um colherzinha de chá apenas. O único motivo de fornecer ovo em período de repouso, na minha humilde opinião, é para pássaros em estado fraco e debilitado. Pássaros saudáveis não o necessitam. 

Espero ter ajudado !
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Kanarie Qui 08 Mar 2018, 09:16

... acresentando:
A farinhada e o ovo devem ser fornecidos alternados semanalmente.
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Kanarie Qui 08 Mar 2018, 20:00

Mais um detalhe importante ! A mistura a cima é para canários que não serão reproduzidos. Caso você pretende reproduzi-los, a mistura terá que ser mais gorda, pois todo o preparo para a época reprodutiva, inicia-se na época de repouso. 

Abraço.
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Alimentação do Canário.

Mensagem por DAVI COUTINHO Sex 09 Mar 2018, 01:24

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Desde o ano passado estou usando minha antiga mistura de sementes na alimentação dos meus canários harzer roller de canto clássico. Vale ressaltar que a mistura deve variar conforme as necessidades de cada raça de canários, cor, canto e porte. Por exemplo: quem cria canários miniatura como raça espanhola, gloster e outras raças, deve mantê-los mais magros possível para não afetar o porte deles na hora do campeonato. Também quero ressaltar que estamos falando de alimentação do canário em geral; Mas canários de competição devem ter dietas diferenciadas em preparação para os concursos, de acordo com cada raça. 
 
Mistura de sementes: 

10   litros   de alpiste
 2    litros   de aveia
 1     "        de níger
 1     "        de colza
 1     "        de linhaça
 1     "        de nabão
0.5   "        de perila.

Faço por volume porque era assim que fazia no passado, questão de costume. Dou esta mistura de sementes durante todo o ano, e couve uma vez por semana. Na época da criação e muda, uso farinhada Suprema da Amgercal misturada com a papa de ovo da Biotron, e um potinho de aveia á disposição das fêmeas que estão com filhotes. Uma coisa que percebemos é que quando usamos mistura de sementes os canários comem seletivamente, não tem como evitar isto. E se quisermos que os canários comam todos a mesma dieta, a única forma é usar só ração extrusada.

O que percebo é que os canários comem seletivamente, mas não só por gosto ou preferência. Tanto o alpiste quanto as sementes gordurosas eles comem na medida de suas necessidades, cada canário come diferentes sementes, variando o cardápio de acordo com a temperatura e a fase em que se encontram. Em dias mais quentes percebo que comem mais alpiste, e nos dias frios preferem a aveia e as gordurosas, e os filhotes comem de todas, principalmente, na primeira fase da vida. 
Voltei para esta mistura porque já usei dela durante bastante tempo com bons resultados. Todavia sei que cada criador tem sua própria receita.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Érico Lôbo Sex 16 Mar 2018, 11:53

Bom dia aos amigos Kanarie e Davi Coutinho !
 

Desculpe a demora na minha resposta(onde vivo não há internet) e aproveito a oportunidade para agradecer a gentileza de vocês. Mais uma vez obrigado.
Érico Lôbo
Érico Lôbo
Membro
Membro

Alimentação do canário. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 167
Idade : 69
CIDADE/CITY : Sairé
ESTADO/PROVÍNCIA : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação do canário. Empty Re: Alimentação do canário.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos