Vacinas e vacinações.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Vacinas e vacinações.

Mensagem por MARTÍN em Seg 10 Ago 2015, 19:06

Autor: Fátima Regina Ferreira Jaenisch




Cuidados na vacinação


A vacinação incorreta ou inadequada pode ser tão prejudicial quanto não vacinar. Para que seja realizada com sucesso, é necessário atender os seguintes cuidados:
Planejar a vacinação com antecedência e seguir corretamente o cronograma de vacinação estabelecido pelo médico veterinário.
Transportar as vacinas sob refrigeração em caixa de isopor com gelo, às temperaturas entre 2 e 8ºC, qualquer que seja a distância a ser percorrida.

Observar o prazo de validade das vacinas, manejá-las corretamente quanto à diluição, à via de aplicação e conservação. Conservá-las ao abrigo da luz e calor, atendendo as prescrições do fabricante quanto às temperaturas de conservação, que podem ser sob refrigeração entre 2 e 8ºC.
Vacinar somente aves sãs e evitar estressá-las excessivamente.

As vacinas devem ser preparadas exclusivamente no momento de seu uso e serem administradas até duas horas após terem sido reconstituídas. Não armazenar a vacina após o frasco ter sido aberto.
Após a vacinação, proceder à destruição e incineração dos frascos e qualquer conteúdo não utilizado.

No caso de quebra do frasco de vacina viva, desinfetar imediatamente o local e depositar os detritos em local apropriado.
Todo e qualquer medicamento, inclusive as vacinas, deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Todos os aviários devem ter uma ficha de acompanhamento técnico do lote em que constem informações sobre as vacinações.

A escolha da via de administração da vacina requer conhecimento quanto à patogenicidade do agente. Sabe-se que os vírus possuem “sítios” preferenciais de localização e multiplicação.

Todos os métodos possuem vantagens e desvantagens. De maneira geral, as vacinações individuais proporcionam melhor proteção, porém envolvem maior mão de obra. A vacinação massal é mais prática, no entanto, pode fornecer proteção menos uniforme devido às falhas na administração da vacina.

Principais vias de administração de vacinas


Massal

Nebulização (aspersão)

É um método rápido de vacinação, utilizado principalmente no controle de doenças respiratórias, por estimular a imunidade local, especialmente as vias nasal, oral e a conjuntiva ocular. Deve ser feita com aspersores usados exclusivamente para esse fim, adequadamente calibrados.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Individual

Membrana da asa

Utilizada para imunização contra enfermidades como a contra cólera aviária e varíola aviária também chamada de bouba. Esse método consiste na perfuração da membrana da asa, feita com o estilete específico que acompanha o frasco da vacina, previamente embebido na vacina.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Previna suas aves da bouba aviaria [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3152
Pontos : 4735
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Vacinas e vacinações.

Mensagem por Paulo Whelliton em Sex 18 Dez 2015, 08:46

Amigos, tenho que vacinar meus canários, e gostaria de saber se alguem tem vacinado rotineiramente e quais seriam as epocas e vacinas e serem utilizadas..  Abçs.
avatar
Paulo Whelliton
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 115
Idade : 53
CIDADE/CITY : são paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum