UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por Francisco C. Bom Ter 16 Jul 2013, 11:17

Ola amigos

Este é um pequeno resumo sobre as principais semente usadas na alimentação dos canários e outras aves.

COMPOSIÇÃO DE NUTRIENTES DAS SEMENTES 

Semente
Proteína %
(Composto Nitrogenado)
Carboidratos %
(Energia)
Lipídeos %
(Gordura)
Alpiste
16,6
49,0
6,4
Painço
12,5
32,8
3,5
Colza
19,6
18,0
45,0
Aveia
11,3
68,4
8,7
Níger
23,0
17,0
40,0
Senha
12,7
6,7
9,4
Arroz Cateto
9,6
22,3
2,7
Nabão
20,7
5,7
40,2
Perila
22,6
10,6
43,2
Cânhamo
18
20
30
Linhaça
24,2
35,0
36,5



S E M E T E S


ALPISTE: Como já sabemos o alpiste é a principal semente usada na alimentação dos canários, é rica em hidrato de carbono, proteínas, vitaminas B1 e E, etç. Os hidratos de carbono produzem calorias, mantendo a saúde das aves e facilitando a digestão. 

AVEIA: Também é uma semente rica em hidrato de carbono exercendo ação benéfica sobre o aparelho digestivo, semelhante ao grão de trigo e arroz em casca.   

COLZA: Uma semente rica em proteínas, ótima para o desenvolvimento da glândula tireóide, músculos, penas, vísceras, tendões, possui ainda hidrato de carbono, vitaminas, uma semente oleosa e gordurosa, semente de cor escura, em forma de esfera.

NIGER: Como a colza esta também é uma semente escura só que comprida, é recomendada na época de criação mas podendo ser fornecida o ano todo, também possui bastante óleo, sendo um bom fortificante das matérias corantes dos canários.

LINHAÇA: Também é bastante oleosa, rica em proteínas, é recomendada ser fornecida as aves na época de muda de penas, pois acentua o brilho das penas.
 
NABÃO: É utilizado também nos canário de canto, uma semente macia e bem oleosa, rica em gordura e hidrato de carbono.

Descrevemos aqui as principais sementes usadas na alimentação dos canários, existem outras que também são empregadas na alimentação dos canários, porem são mais difíceis de ser encontradas no mercado e geralmente sua falta é compensada com as farinhadas.


abraços


Última edição por Francisco C. Bom em Ter 20 maio 2014, 19:43, editado 1 vez(es)
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Ter 16 Jul 2013, 11:44

Um criador das antigas, certa vez me falou e eu concordo.

Que para deixar as penas dos canários bonitas, tem que dar alpiste de qualidade.

E creio que todos são unânimes nesse conceito.


Saudações.
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por ANGELO BASTOS Ter 16 Jul 2013, 15:54

Qual a proporção que os amigos usam ?
Aqui forneço do mesmo jeito sempre 700gr alpiste, 50gr colza, 50gr ninger, 50gr nabão, 50gr senha e 50gr de linhaça.

(retirado da Internet)
SENHA: Possui polifenóis e bioflavonóides naturais, que combatem os radicais livres, proporcionando uma vida mais saudável ao pássaro. Favorece ainda o desenvolvimento da flora intestinal natural benéfica e inibe a proliferação de microorganismos patogênicos.
 

  • Melhora a qualidade das cascas dos ovos
  • Reduz o estresse e a mortalidade
  • Auxilia no controle e prevenção de Salmoneloses e Colibaciloses
  • É compatível com antibióticos e outros medicamentos
  • Tem ação antioxidante protetora das Vitaminas A e E
  • Preserva o epitélio intestinal
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por Francisco C. Bom Ter 16 Jul 2013, 16:10

Ola Angelo

Devido a dificuldade de encontrar essas semente para comprar a granel aqui na minha região, eu compro a mistura de sementes já pronta, costumo usar da Nutripassaros, apenas reforço com alpiste e no inverno adiciono um pouco mais de aveia.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por ANGELO BASTOS Ter 16 Jul 2013, 16:45

FRANCISCO,
QUANDO CHEGA VOCÊ TEM QUE LIMPAR (RETIRAR POEIRA) OU VEM BEM LIMPA ?
ABRAÇO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por Francisco C. Bom Ter 16 Jul 2013, 17:06

Angelo ,

Eu diria que a qualidade é de média pra boa, mas mesmo assim eu uso um sistema que aprendi, uso dois baldinhos, e fico despejando de um para o outro, esse sistema faz com que a poeira e as cascas sejam jogadas para fora. 

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por ANGELO BASTOS Ter 16 Jul 2013, 17:22

Francisco C. Bom escreveu:Angelo ,

Eu diria que a qualidade é de média pra boa, mas mesmo assim eu uso um sistema que aprendi, uso dois baldinhos, e fico despejando de um para o outro, esse sistema faz com que a poeira e as cascas sejam jogadas para fora. 

abraços

Obrigado Francisco,
Aqui tenho o mesmo problema com o alpiste e faço o mesmo que você.
Só te perguntei porque já comprei em outros sites e o problema é o mesmo, acho que isso e geral, a saída e darmos uma limpeza quando chegar.
Abraço
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por Henrique Dias Qua 17 Jul 2013, 11:54

Aqui compro de saco de 20 kg da Orlux, mas passo tambem na sopradeira antes de fornecer !!

Abraços
Henrique Dias
Henrique Dias
Membro
Membro

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 46
Pontos : 61
Idade : 40
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por MARTÍN Qua 17 Jul 2013, 12:27

Eu também tinha o abito de oferecer as minhas aves mistura de semente compradas já prontas, mas notei que as sementes dificilmente tinha a qualidade que eu desejava, mesmo comprando de outro fornecedor(isto para as mistura de sementes), sem contar a perca do nabão e colza, esta primeira apenas algumas aves comem bem, ja a segunda vinha em excesso na mistura, sem contar a bagunça na mistura de sementes que a ave fazia ao procurar a semente desejada.

Como eu deixo minhas aves somente no alpiste após a muda de penas, tomei uma decisão diante do fato que relato acima, administrar sementes de forma individual, um pote-meia-lua fixo para "ALPISTE", e outro em menor quantidade para demais sementes intercalando ao longo da semana entre aveia, niger, linhaça e perila, etc...

Desta forma consigo comprar o alpiste próxima ou com a qualidade que desejo, lembrando que a quantidade das sementes especiais são em uma porção limitada que ao terminar a ave obrigatoriamente tem que consumir o alpiste.

Ainda estou testando este manejo, mas ate agora gostei da praticidade e percebi uma redução na perca das sementes.

Abraço.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por Francisco C. Bom Qua 17 Jul 2013, 15:33

Ola amigos

Mesmo perdendo um pouco com a mistura, ainda acho mais pratico.

Como tenho poucos canários a perda não é grande.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Sementes na alimentação dos canários

Mensagem por DAVI COUTINHO Ter 20 maio 2014, 23:35

Boa noite amigos do Universo dos Canários!


Muito boa esta matéria sobre o uso de sementes na alimentação dos pássaros. A tabela que o Francisco publicou dá para nós uma boa ideia da importância dessas sementes para a saúde de nossos canários. Praticamente tudo que eles precisam encontra-se nelas.
Entretanto quando usamos mistura de sementes devemos ter cuidado com o hábito da alimentação seletiva e suas consequências, muito comum nos canários.

Em relação aos canários, há algum tempo venho adotando a dieta quase exclusivamente a base de alpiste e uma farinhada que preparo, com a adição de flocos de milho ou milho integral moído, principalmente no período de repouso. Porque acredito que sempre há excesso de nutrientes nas fórmulas das farinhadas. 

Estudos recentes feitos em universidades e centros de pesquisas, concluiu que o alpiste é a semente com o melhor equilíbrio nutricional para a alimentação dos canários; com 16,6% de proteínas, 49,0% de carboidrato e 6,4% de lipídeos (em média), mais vitaminas  B1 e E; possui também aminoácidos estáveis que suportam, sem degradação, a ação dos ácidos digestivos, constituindo-se em um ótimo alimento.

Neste balanço nutricional não devemos considerar que 6,4% é pouca gordura, porque todo carboidrato excedente, ingerido pelo canário transforma-se em tecido adiposo de reserva (gordura), com a vantagem de não sobrecarregar o fígado do pássaro.
No período de cria podemos aumentar a proteína e o carboidrato, acrescentando aveia descascada, servida em pote separado ou misturada na farinhada com ovos.

Quando se alimenta os canários á base de alpiste é muito importante observar os restos do comedouro, para verificar se os pássaros estão conseguindo quebrar bem as sementes, pois dependendo da região de origem, algumas sementes de alpiste são muito duras, e isto dificulta principalmente os filhotes no período da desmama e os adultos na muda de bico.

Para evitar que os canários fiquem desnutridos, é bom usar uma farinhada com um terço de milho, seja industrializado em flocos, ou milho integral moído, este último é melhor ainda devido ao gérmen do milho que é rico em vitamina E.

Há uns dois anos venho alimentando meus canários assim, e tendo boa produtividade de filhotes nascidos e crescidos;  nunca mais tive problemas com doença no fígado dos pássaros (mancha escura entre o final das costelas e início da barriga) e obesidade excessiva.

Todavia devo ressaltar que crio canários de canto clássico que não tem problema com a coloração diferenciada; Mas para quem cria canários de cor e porte, o ideal é usar os derivados do milho branco para não dourar os canários.

Um abraço a todos;
Davi Coutinho
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por Francisco C. Bom Qua 21 maio 2014, 08:47

Ola amigos.

Davi, esse produto que você comentou, ¨industrializado em flocos¨ seria a farinha de milha?

E esse milho integral moído, qual seria?

obrigado.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Sementes na alimentação dos canários

Mensagem por DAVI COUTINHO Qua 21 maio 2014, 13:50

Bom dia  Francisco!

O milho em flocos que eu mencionei é a farinha de milho flocada sem sal, enriquecida com ferro e acido fólico, usada para fazer o cuscuz nordestino. 
E o milho integral é milho em grão, que pode ser comprado em casas de produtos agropecuários. 
É só retirar os grãos estragados, e moer no moinho, pode ser moinho manual, próprio para milho e fazer um fubazão meio grosso.
É bastante nutritivo, e quando os canários acostumam comê-lo, a gente tem que ter cuidado senão engordam bastante.
Estou usando o milho em flocos da marca Sinhá, porque meu moinho está meio velhinho e fica muito duro para moer, dói o braço rsrs.

Um abraço;
Davi Coutinho.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por Francisco C. Bom Qua 21 maio 2014, 15:07

Obrigado Davi.

abraço
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por MARTÍN Qua 21 maio 2014, 17:57

Muito bacana os relatos e experiencia compartilhada pelos amigos.

MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS Empty Re: SEMENTES NA ALIMENTAÇÃO DOS CANÁRIOS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos