UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acasalamento com irmãos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Acasalamento com irmãos

Mensagem por Valdir Mendes Sáb 17 Ago 2013, 16:35

Bom dia pessoal,

Sem dúvida uma pergunta polêmica. Afinal pode cruzar irmão de mesmo ninho, de ninho diferente ou de jeito nenhum? e quais seriam os problemas?
Valdir Mendes
Valdir Mendes
Membro
Membro

Acasalamento com irmãos 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 16
Pontos : 29
Idade : 36
CIDADE/CITY : Caruaru
ESTADO/PROVÍNCIA : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Re: Acasalamento com irmãos

Mensagem por MARTÍN Sáb 17 Ago 2013, 17:30

Valdir sendo irmãos da mesma ninhada ou ate de outro ano sendo filho do mesmo pai e mãe, cruzando os irmãos terá consanguinidade no acasalamento.

Olha uns falam que não tem problema outros não aconselha, eu prefiro formar os casais evitando a consanguinidade, no ano passado  um casal não tive como evitar, o que observei foi embriões mortos consequentemente tiver uma baixa no numero de filhotes entre este casal, ai você me diz pode ser problema de saúde do casal não acredito a fêmea era do ano anterior reproduziu bem e demonstrava ótima saúde, o macho fiz bigamia e com outra fêmea tudo correu bem.

Este ano estou me aventurando a cria Isabelinos Pasteis e como não quis investir, em mais macho vou cruzar irmãos com irmãos, vamos ver qual vai ser o resultado depois informo.

Para ler sobre este assunto temos um bom artigo publicado aqui no forum que tiver interrese na leitura segue link  

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Vamos aguardar outros comentários sobre este assunto.


Última edição por MARTÍN em Sáb 12 Out 2013, 11:39, editado 1 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Acasalamento com irmãos 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Re: Acasalamento com irmãos

Mensagem por Valdir Mendes Sáb 17 Ago 2013, 17:35

Agradeço Martín,

O principal motivo de minha pergunta é que na minha cidade só conheço um criador filiado a clube e o mesmo só tem um casal de Ágata vermelho mosaico que atualmente está reproduzindo e é este que tenho interesse em adquirir para iniciar minha criação de canários de cor.

E agora José?
Valdir Mendes
Valdir Mendes
Membro
Membro

Acasalamento com irmãos 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 16
Pontos : 29
Idade : 36
CIDADE/CITY : Caruaru
ESTADO/PROVÍNCIA : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Re: Acasalamento com irmãos

Mensagem por José Carlos Pereira Sáb 17 Ago 2013, 19:23

Prezado Valdir.
Há um ditado que diz: a genética é como o amor, nem sempre e nem jamais.
Consanguinidades muito próximas (inbreeding) podem ser positivas em algum momento da criação. Desde que envolva pássaros excepcionais e isentos de taras passíveis de transmissão genética. E podem ser um desastre se for feita sobre animais de qualidades inferiores e, pior ainda, portadores de problemas genéticos muitas vezes "escondidos" por serem recessivos. Muito complicado em se tratando de genética ter posições afirmativas ou negativas absolutas. Afinal, lidamos com ciência das probabilidades e não das certezas.
Tomo a liberdade de postar  pequeno trecho de um trabalho que fiz sobre cruzamentos, justamente o que fala do inbreeding:
1- Inbreeding. Cruzamento (fala-se em acasalamento quando juntam-se macho e fêmea da mesma raça) entre parentes, procurando-se fixar características de determinados ancestrais (ou ancestral) na progênie. Dão origem a linhagens muito bem estabelecidas e prepotentes com o aumento do número de homozigose (alelos idênticos de um par de genes de determinado lócus, por exemplo, olho preto/olho preto, sendo cada alelo transmitido por um dos pais). Vamos aos pastores, pois, no seu desenvolvimento genético, há todas as variantes necessárias para exemplos: as linhas ditas de estrutura ou de show mantêm grande semelhança feno/genotípica dos seus membros graças a um grande número de homozigoses determinadas por fortíssimas consangüinidades. No inbreeding, os pontos negativos são as possibilidades do aparecimento de características indesejáveis, como a reduzida resistência às doenças e a queda da fertilidade (embora eu não tenha trabalhos sobre o assunto, muitos criadores mais antigos de pastores show notaram que, através dos anos, diminuíram não só o índice de fertilidade das suas fêmeas como o tamanho das ninhadas). É bom notar que muitos genes que afetam o vigor e a fertilidade são recessivos, portanto, somente manifestando-se em homozigose. No inbreeding, os portadores de características indesejáveis devem ser eliminados definitivamente dos cruzamentos para evitar danos irreparáveis para o plantel. O closebreeding é o exagero do inbreeding, cruzando-se parentes muito próximos, como pai com filha e irmão com irmã, desaconselhado em muitas raças de animais, proibida em outras como os pastores, por aumentar muito os efeitos indesejáveis do inbreeding, embora, em poucos casos, possa gerar animais excepcionais
José Carlos, Cruzeiro, SP
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Acasalamento com irmãos 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Re: Acasalamento com irmãos

Mensagem por Valdir Mendes Sáb 17 Ago 2013, 19:59

José Carlos,

Primeiramente agradeço o texto, muito rico por sinal, levando em consideração o mesmo e a probabilidade é aconselhável eu ir a outra cidade adquirir mais um casal para fazer o cruzamento.

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Valdir Mendes
Valdir Mendes
Membro
Membro

Acasalamento com irmãos 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 16
Pontos : 29
Idade : 36
CIDADE/CITY : Caruaru
ESTADO/PROVÍNCIA : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Re: Acasalamento com irmãos

Mensagem por Ham Sáb 17 Ago 2013, 20:12

Eu acabei juntando um casal de irmaos por falta de opção mesmo. Somente os 2 estavam quentes e fiquei com dó dela ficar botando sozinha. Dos 4 filhotes, somente 1 saiu normal. O resto são cegos ou meio lesadinhos, náo sei direito. Provavelmente, os pais carregavam algum gene recessivo dessa anomalia.
Ham
Ham
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Acasalamento com irmãos 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 157
Pontos : 173
Idade : 49
CLUBE : KE/286 e KC/286
CIDADE/CITY : Jales
ESTADO/PROVÍNCIA : S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Re: Acasalamento com irmãos

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES Dom 18 Ago 2013, 21:01

BOA NOITE AMIGOS DO UNIVERSO DOS CANÁRIOS !

AMIGOS,

ESSE TÓPICO É ÓTIMO, EU NÃO COLOCO IRMÃO COM IRMÃO, ACREDITO QUE OS FILHOTES SAIAM COM PROBLEMAS DE FORMAÇÃO.

CÉLIA
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
IN MEMORIAM

Acasalamento com irmãos 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 618
Pontos : 714
Idade : 58
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Re: Acasalamento com irmãos

Mensagem por Rodrigo Miranda Seg 19 Ago 2013, 14:33

Eu também não acasalo irmãos.

Mas filhos com pais tenho dois casais chocando esse ano, tirei 5 filhotes desses casais nas suas primeiras ninhadas e por enquanto não identifiquei nenhum problema. Já estão empenados e bem espertos.

sds
Rodrigo Miranda
Rodrigo Miranda
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Acasalamento com irmãos 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 107
Pontos : 127
Idade : 44
CIDADE/CITY : Contagem
ESTADO/PROVÍNCIA : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalamento com irmãos Empty Re: Acasalamento com irmãos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos