UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desinfecção não é tudo, mas é fundamental.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Desinfecção não é tudo, mas é fundamental. Empty Desinfecção não é tudo, mas é fundamental.

Mensagem por MARTÍN Ter 22 Jan 2019, 13:00

A ocorrência de aves doentes no criadouro nunca é esperada. Quando vemos uma ou mais aves doentes nos perguntamos: O que aconteceu? Onde foi que eu errei? Sempre acreditamos que tudo foi feito para manter a saúde delas.

A definição de saúde, segundo o Dicionario Aurélio, é o estado do individuo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal; estado do que é sadio ou são; força robustez, vigor.

Sendo assim, o estado salutar é um equilíbrio que depende de vários fatores e está diretamente relacionado ao manejo que as aves recebem. Por outro lado, são tantas as variáveis envolvidas no manejo que contrala-las 100% é muito difícil, principalmente em criadouro onde há, normalmente, um grande adensamento de aves.

Por isso, é imprescindível que o criador faça bem a sua parte, como por exemplo:

- A dieta das aves além de ser adequada para cada especie, deve ser de procedência confiavel;

- Os grãos em geral podem estar contaminados com micotoxinas. Um procedimento simples, como o uso de absorventes de micotoxinas, pode ser a diferença para evitar grandes prejuízos;

-O trato com a ave, a densidade, o manejo reprodutivo são situações que podem trazer estresse e disseminar doenças quando realizadas inadequadamente;

-A observação de paredes mofadas é indicio de ambientes com umidade alta, pouco arejados e com pouca incidência solar.

No pacote "MANEJO" convém destacar a limpeza, a higienização e a desinfecção de ambientes e superfícies do criadouro. São varias as bactérias, os fungos, os parasitas e os vírus causadores de enfermidades, que dependem de um ambiente propicio para se disseminar entre as aves. Dificultar a permanência e consequentemente a disseminação deles no criadouro é realizado com procedimentos relativamente simples:

-Manter o ambiente arejado e permitir a incidência solar;

-Manter superfícies em geral livres de sujidades aparentes. É nelas que os microrganismos se perpetuam no ambiente;

-Higienizar superfícies, como pisos e objetos em geral que entrem em contato com as aves direta ou indiretamente. Higienizar implica usar agua, depois um detergente e enxague;

-Aplicar desinfetantes na superfícies higienizadas. Periodicamente retirar as aves do local e pulverizar o desinfetante no ambiente. Atentar para a dose correta do produto, pois subdoses alem de terem "sub-efeito" podem gerar resistência nos microrganismos.

Um desinfetante  bastante utilizado pelos criadores é o KILOL-L. Ele é Inovador na sua proposta, pois além de eficiente como desinfetante para uso após a higienização, possui formula segura, que não oferece riscos a saúde da ave, mesmo quando ela entra em contato com o produto. Além disso, o produto elimina odores e é biodegradável.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por tudo isso apesar da saúde da ave depender de uma serie de obrigações a serem cumpridas pelo criador no pacote "MANEJO", a desinfecção assume caráter imprescindível para o status salutar das aves no criadouro.


Kenio de Gouvêa Cabral
Médico Veterinário, Microbiologista - PhD
Texto Transcrito da Revista 45° Expo/2018 UCRP
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Desinfecção não é tudo, mas é fundamental. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos