UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O QUE SERIA O TARIN PASSAPOURT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

 O QUE SERIA O TARIN PASSAPOURT Empty O QUE SERIA O TARIN PASSAPOURT

Mensagem por MARTÍN Seg 13 Jun 2016, 09:06

Olá Universo,


Muito se falam deste tarin passapourt, porém poucos falam sobre ele e suas possibilidades, apesar de afirmarem alguns que ele seria uma novidade, ele já é conhecido e utilizado na Europa há anos, segue aqui o comentário do meu amigo e por mim considerado o maior criador e conhecedor de tarins e suas mutações o sr Hugo Sant'ana:


Um passportou é um macho de fenótipo selvagem, mas que genotipicamente é um portador de bruno e ágata, consequentemente é um portador de isabel.

O isabel é a manifestação fenotípica do ágata e do isabel ao mesmo tempo.

Antes de mais e para que seja possível entender O macho é XX e a femea XY, exatamente a representação contraria à dos humanos.

Assim, quando tenho um ágata femea temos XAY e um macho ágata será XAXA

Um bruno será femea temos XBY e um macho ágata será XBXB

Isabel é A +B

Se fizermos uma pequena tabela:


XB
XB
XA
XA XB
XA XB
Y
XB Y
XB Y

OU seja cruzamos um macho bruno com uma femea ágata. A descendência será machos passportou XA XB e femeas brunas XB Y

Na descendência do passportou a coisa é mais difícil, porque aí sim dá uma misturada complicada, porque os mmachos podem ser portadores de bruno ou ágata ou isabel e as femeas nascem das 3 mutaçoes. Cheguei a ter um ninho com 3 passaros diferentes, uma femea ágata, uma femea isabel e uma femea bruna.

Usar um passportou com uma clássica é a melhor maneira de ter boas boas femeas mutadas.

Depois deve ver o que quer fazer. Se quer ter isabéis, cruza no ano seguinte uma isabel com um bruno, porque a mutação ágata é dominante perante o bruno e o isabel e a mutação bruno é recessivo perante a isabel o que faz com que se fizer brunos portadores de isabel, eles se comportem como machos isabel. Encurtando o caminho.

Espero ter-lhe sido útil.


Eis aqui amigos do Nação uma boa informação que até hoje jamais havia sido repassada a nós criadores!!!

Abraços

Texto [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

 O QUE SERIA O TARIN PASSAPOURT 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

 O QUE SERIA O TARIN PASSAPOURT Empty Re: O QUE SERIA O TARIN PASSAPOURT

Mensagem por MARTÍN Seg 13 Jun 2016, 09:09

Continuando.....

Não basta ter a mutação tem que entendê-la o mesmo ocorre por exemplo com o criador de canários de cor que vai fazer a prova para juiz, se ele não souber explicar o por que aquela cor ocorreu, ele não passa!!!

Isto evita que tenhamos mutados de péssima qualidade, que inclusive e os vi no brasileiro de um criador muito conhecido, uma fêmea isabel que eu não dava nem um manon de desenho em troca dela pela má qualidade da mutação!!

Para se desenvolver as mutações, temos que ter em mente a genética, a origem e as possibilidades e quais cruzamentos corretos deverão ser, veja o comentário que o mesmo Hugo fez a para eu há tempos a respeito do tarin queixo vermelho, note como se pode fixá-lo, diferente do que lhe foi passado e me passado!!! Por que isto, por que ele além de criador é um estudioso da espécie e de como criar!!

Os europeus já mexiam com os passapourts há anos então é muito bom ouvi-los!!!


Temos sempre que ter em mente que não se pode pensar que "apenas nasceu", nasceu por que? O que faz isto ocorrer nestes cruzamentos?? Aonde a ancestralidade ajudará a fixar melhor tal mutação?? Por que ele aconselha evitar cruzar os passapourts com outros já mutados?? São coisas para se pensar, criadores que desejam ir mais além disto pensam e estudam.

Veja eu e mais um membro estamos com um pássaro que poderá mudar a história inteira de uma raça de porte, já fazem duas semanas que estamos a pesquisar e procurar na internet e inclusive tive contatos com criadores turcos a respeito deste pássaro, pois ele é chave de uma das raças mais lindas de canários!!!

Sempre buscar mais conhecimento é necessário, só assim se poderá no futuro nós brasileiros começarmos a fixar novas mutações no tarin e olha que há um leque imenso para colocar no tarin ainda!!!

MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

 O QUE SERIA O TARIN PASSAPOURT 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos