UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FECHAR A BRECHA DA TÉCNICA COM A EXPERIÊNCIA POPULAR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

 FECHAR A BRECHA DA TÉCNICA COM A EXPERIÊNCIA POPULAR Empty FECHAR A BRECHA DA TÉCNICA COM A EXPERIÊNCIA POPULAR

Mensagem por MARTÍN Seg 23 maio 2016, 16:32

Olá Universo,

Por que fechar a brecha entre a técnica e a experiência??

Vou explicar, durante os anos 60,70 e 80 criadores eram praticamente isolados a respeito de técnicas, manejos avançados, alimentação balanceada e assim por diante, porém obtinham sucesso em suas criações pelo conhecimento "matuto" que tinham, que foi adquirido por muitos que tiveram na época (que era liberada e não havia legislação) oportunidades de serem caçadores ou silvestristas (e eu tive este momento) como se fala na Europa! O andar nas matas faziam de muitos expert no saber o que cada pássaro gostava e qual era seu comportamento no habitat natural, época de postura, época de aparecimentos dos filhotes, material para ninhos, alimentação que se tinha no mato e assim por diante!! Hoje poucos tem esta experiência e este conhecimento!

Outra coisa era o fato de não haver biólogos ou médicos veterinários interessados em passeriformes que fez que os próprios criadores em sua maioria criadores de canários fosse também aprendendo com erros e acertos os medicamentos para cura de diversas doenças nos canários, lembro-me na década de 80 não existia o coccinon ou coccidex, mas o metilcloropindol era encontrado para venda e bastava uma ponta de faca no bebedouro para curar diversas patologias nos canários, inclusive o peito seco, ou facão como era chamado na época!! Os mais antigos aqui se lembraram que para penas encruadas nada melhor que o Tic Tac, o Iodo era altamente utilizado nos bebedouros como tonificante, o alho era um verdadeiro antibiótico, o primeiro a aparecer foi o Avitrin como antibiótico ou se comprava a sulfa em pacotinhos!!

As farinhadas eram feitas de forma caseira ou se apelava para as misturas amarelas com sementes, quantos gaturamos fizemos aprender a comer estas ao invés de frutas, quantas sabiás tirávamos facilmente do abacate e da laranja e passávamos para as rações, pães embebidos em leite era dado a vontade para os canários filhotões recém separados!

Isto foi a base de tudo que hoje existe em matéria de conhecimento a respeito de pássaros e criação, fora que os primeiros a se aventurarem a criar os silvestres foram nada mais que os criadores de canários, pois até então os que gostavam de silvestres ao invés de terem casais tinham negaças para caça, a única forma de se conseguir os pássaros que desejavam! Mas de repente alguns criadores de canários foram resolvendo criar os silvestres também, pois já tinha por hábito criar e deu no que deu, hoje dificilmente um pássaro silvestre não se reproduz em cativeiro!!

Mas é a técnica e o conhecimento largamente expandido pelos meios da internet o que trouxeram?

Trouxeram qualidade, trouxeram mais conhecimento, pois foram-se individualizando as espécies e os que pesquisavam sobre tais, mas continuavam apenas criadores o fazendo, nada de biólogos ou veterinários neste inicio interessados em como funcionava a criação de passeriformes, porém bastou o curió e o bicudo estourarem como pássaros de valores altos, que as empresas farmacêuticas e de alimentação fossem realizando estudos e procurando entender melhor nosso segmento!!

Hoje temos quase tudo em nossas mãos, porém falta o inicio para muitos, o conhecer os pássaros no seu ambiente, não falo em caçá-los mas saber como eles agem em seu habitat! Muitos dos pássaros que críamos hoje são praticamente domésticos, já de gerações e gerações em cativeiro, mas sua natureza não muda tanto assim, ainda é de valor ter o conhecimento "matuto" para se ter sucesso na criação!

Gosto quando o Davi Coutinho conta a respeito do criador de canários que tinha no Espírito Santo e como ele criava, totalmente fora do que seria a normalidade hoje, mas criava muito, mas muito mesmo!!

As vezes o insucesso da criação é devido a técnica em demasia, um pouco de simplicidade ajuda!! Coisas simples que muitos se esquecem como banhos de sol mais vezes na semana, banhos quase diários, verduras selvagens como a serralha, para os pintassilgos, mesmo os tarins e outros exóticos, o picão, a estrelinha, o cardo mariano e alfavaca fazem muita diferença se administrado com rações e farinhadas de última geração, também o bom e velho ovo cozido, dado inteiro no porta ovos sem ser misturado a farinha, e isto sendo um alimento que possa dar semanalmente é algo que também faz muita diferença, pois a proteína que se passa ao pássaro é superior e melhor aproveitada do que as larvas e farinhadas de papa de inseto que tem muita queratina, que sabemos que não são aproveitadas por estes!!!

Quanto conhecemos o ancestralismo de nossos pássaros passamos a ter mais facilidade a conhecer também as mutações e saber trabalhá-las, mas o ancestral é sempre a base de tudo!!!

O conhecimento mais técnico que internet nos passa, a facilidade de adquirir publicações estrangeiras, ajuda demais, porém quando se pega uma publicação estrangeira a respeito de criação de carduelis por exemplo, nos se surpreendemos com muitas técnicas utilizadas por estes europeus que para nós seria algo do passado!!

Por isto que me refiro em fechar a brecha entre a técnica e a experiência popular! Vejam um simples exemplo, o bom e velho VitaGold continua firme e eu era guri quando ele já era utilizado e é um dos carros chefes de uma das mais respeitadas empresas de medicamentos a Tortuga, que tem ampla experiência em suínos, bovinos, caprinos, galinaceos e equinos! Como pode uma medicação estar no mercado há mais de 30 anos??? Por que foi formulada com base na técnica e conhecimento popular!!!

Assim muitos novatos as vezes se batem para tentar acertar, porém a criação é simples, basta observar e passar entender como seu pássaro é, como ele originou-se, quem são seus ancestrais, hoje isto tudo disponível na internet!!

Eu sugiro sempre que apesar do largo material que temos para manejar os nossos pássaros, a simplicidade e o conhecimento técnico e popular unidos, são a melhor atitude a se tomar para ter sucesso na criação seja qual for a espécie de pássaro!!

Um pássaro sente o que o seu dono sente, sabe se ele o gosta, ele sabe se o criador ao manejá-lo esta confiante do que esta fazendo, ele sente se ele estiver inseguro, a sensibilidade deles é algo fenomenal, e basta a nós aprendermos a utilizar isto em nosso favor para o benefício deles!! Por isto, ao olharem para o seus pássaros não os olhem com cifras de dinheiro ou como algo que irão dar lucro, olhem eles como amigos, que irão te dar alegrias!

Digo de experiência própria que se surpreenderão com os resultados!!

Por isto meus amigos do Universo, a técnica é algo fundamental, porém se não for alinhada ao conhecimento popular, aquele que por muitos é considerado talvez obsoleto, serão poucos que obterão sucesso neste segmento!!

Abraços

Texto de Fábio Chanes extraído do extinto fórum Nação dos Canários
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

 FECHAR A BRECHA DA TÉCNICA COM A EXPERIÊNCIA POPULAR 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

 FECHAR A BRECHA DA TÉCNICA COM A EXPERIÊNCIA POPULAR Empty Re: FECHAR A BRECHA DA TÉCNICA COM A EXPERIÊNCIA POPULAR

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qua 25 maio 2016, 16:00

É UM BELO TEXTO QUE NOS LEVA A REFLETIR O QUANTO OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NOS AJUDAM MAS AO MESMO TEMPO NOS ATRAPALHAM ...
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

 FECHAR A BRECHA DA TÉCNICA COM A EXPERIÊNCIA POPULAR 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos