A influência do bico na emissão do canto do Harz
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A influência do bico na emissão do canto do Harz
A influência do bico na emissão do canto do Harz
O bico
A parte final do aparelho vocal do canário roller é dura, tem forma cônica e pontiaguda.
Além do que está a vista: o bico.
Recordemos que, no século XVII, a cidade alemã de Nuremberg exportava, cada ano, milhares de canários cantores de uma linhagem chamada "SAXON" cujo canto, ainda que já evoluído com respeito ao original, não tinha, todavia , nada a ver com o do "HARZ". E no século seguinte quando os alemães, utilizando como maestros pássaros silvestres (pinzones, rouxinóis, cotovias, cabeças negras,...), começaram conseguir um canto que se diferenciasse sensivelmente dos "SAXON", chamando esses novos canários "SAXON FIN". Todavia atualmente, o mistério continua: se o "SAXON" cantava com o bico aberto, ou se o "SAXON FIN" passou a cantar com o bico fechado, não se tem encontrado estudos confiáveis que possam explicar esta evolução tao fundamental para o canto do roller.
É importante porque ao final de um esplendido mecanismo feito para conseguir tons graves, ocos e profundos, do bom canário roller (porque é uma habilidade) mantendo o bico fechado, com isso, impede-se que o tom de seu canto se eleve.
Em muitas ocasiões "ouvimos" porém não "percebemos". Há pássaros com uma boa qualidade de emissão, cuja categoria poderemos considerar melhor se fixarmos na abertura do bico. Estaremos de acordo em que uma excelente emissão, por suposto com o bico totalmente fechado, se diferencia, somente ao ouvir, de uma muita boa emissão que, simultaneamente e logicamente, apresente pequenas aberturas do bico. Falo de minimas diferenças que podemos decidir na hora de escolher um reprodutor. Tenho para mim que um bom pássaro, em um mau dia, pode obter menor rendimento que outro canário que, sendo inferior que o primeiro, tenha uma boa atuação. Porem o bom não abre o bico e nem é satisfatório, ainda que num dia tenha um rendimento menor, percebemos esporádicos movimentos de abertura do bico.
Jesus Veja, por exemplo, coloca os conjuntos numa mesa com luz fluorescente no centro, um pouco atrás das gaiolinhas empilhadas. E, ai se vê perfeitamente os defeitos no funcionamento do fico.
Em resumo, quando um canário roller não consegue (por má formação) ou não sabe fechar o bico, o tom de seu canto será menos baixo e, em consequência, menos valorizado. É, meus amigos, o não saber ou não poder fechar o bico, também, se herda.
Autor: Alejandro Cuervo Montes
Artigo escrito para El Canário Roller e para revista "HARZER"
Tradução: Armando José Paulinetti
Artigo escrito para El Canário Roller e para revista "HARZER"
Tradução: Armando José Paulinetti
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