UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por MARTÍN Qua 24 Jul 2013, 15:21

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Quem se aventurou neste maravilhoso mundo ornitológico como nós muitas vezes se pergunta...."seria possível viver da criação de aves"?


Sabemos que algumas das formas de comercialização de nossas aves é entre criadores, para lojas especializadas e para inciante no hobby, porém como em todo ramo de atividade comercial os preços variam de acordo com a oferta e procura.

Vender canários em lotes para lojas ou atravessadores, o que para muitos criadores é necessário pela quantidade e saída de aves de pouca qualidade, porém a um preço muito baixo que mal cobre os custo de produção.

Já a venda para criadores, estes já vem em busca do que procura e valoriza o exemplar pela qualidade que ele tem, esta venda cobre o custo de produção e muitas vezes ajuda com os investimentos futuro.


- CRIAR AVES DA LUCRO? 
- QUAL É O VALOR DE PRODUÇÃO DE UMA AVE
- OS PREÇOS COBRADOS SÃO ABUSIVOS?
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por Francisco C. Bom Qua 24 Jul 2013, 21:21

Acredito que criadores de renome que estão sempre fazendo campeões nos torneios, conseguem ter lucro, acredito até que bons lucros.

Agora pequenos criadores, já devem se dar por satisfeito quando conseguem cobrir parte dos custos.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por Rodrigo Miranda Qui 25 Jul 2013, 08:00

Bom dia,

Concordo plenamente com o Francisco, os criadores de renome conseguem ter lucros, e arrisco a dizer que o lucro é muito elevado.

Alguns criadores médios, que possuem um bom nome na sua região, também, mas não a ponto de viver disso.

sds
Rodrigo Miranda
Rodrigo Miranda
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 107
Pontos : 127
Idade : 44
CIDADE/CITY : Contagem
ESTADO/PROVÍNCIA : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por José Carlos Pereira Qui 25 Jul 2013, 14:41

Amigos.
Interessante como uma atividade tão antiga como a criação de pássaros ainda suscite essa dúvida sobre lucratividade. Isso acontece também com criadores de nativos.
Quando estava interessado num criadouro comercial de nativos, cheguei a ir algumas vezes ao balcão de informações do SEBRAE e consultar alguns amigos da área. Cheguei a uma conclusão prática: igual a qualquer outra atividade, podendo dar lucros, empatar gastos e despesas ou gerar prejuízos.
Uma constatação que sempre ouvia: claro que ninguém monta uma estrutura enorme, com dezenas ou centenas de casais de pássaros, com plantel aumentando em progressão geométrica anual, por simples hobby. Se montam e se mantêm em atividade durante anos e anos é porque dá lucro.
Depende de uma série de fatores, como qualquer outra atividade. Por exemplo, citam a venda a preços irrisórios a lojistas, mas se emitir nota fiscal poderá vender a preços bem melhores para as redes maiores de lojas.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Qui 25 Jul 2013, 21:30

Creio que é quase impossível se ter lucros.

Os criadores de renome conseguem vender bem alguns exemplares.

Mas para ser grande criador tem que ter plantéis grandes e muitos filhotes, com isso muito descarte, o que gera vendas em lotes.

Não acredito que alguém consiga ter grandes lucros, mas os grandes conseguem viver dessa atividade.

Respondendo as suas perguntas:

- CRIAR AVES DA LUCRO?
- Somente os grandes criadores conseguem isso

- QUAL É O VALOR DE PRODUÇÃO DE UMA AVE?
- Em torno de R$ 25,00 a R$ 30,00

- OS PREÇOS COBRADOS SÃO ABUSIVOS?
- Acredito que esse ítem tem que ser avaliado principalmente por quem compra. Na minha opinião, se eu acho caro eu não compro.
- E tem também o lado do Criador/Vendedor pois só ele sabe o quanto de tempo e de dinheiro investiu para se chegar naquele canário.


Saudações.
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qui 25 Jul 2013, 22:22

O LUCRO É SUBJETIVO , EU JÁ OBTIVE MUITO LUCRO COM OS CANÁRIOS, ARRUMEI UM MONTE DE AMIZADES, DESESTRESSEI MUITO , TIVE MUITOS MOMENTO DE GARGALHADAS , DE ANSIEDADE , CLARO ALGUMAS INIMIZADES VIERAM COMO PREJUÍZO MAIS AINDA ME CONSIDERO NO LUCROS rs....


AGORA FALANDO SÉRIO , COMO QUAISQUER CRIAÇÃO , O QUE VOGA AO MEU VER É O FOCO DO CRIADOR , EU NÃO FOCO NO LUCRO , CRIO POR HOBBY MESMO , GRAÇAS A DEUS NUNCA DECIDI COLOCAR NA PONTA DO LÁPIS OS GASTOS E OS GANHOS , CREIO QUE SE UM DIA O FIZER EU DESANIMO TAMANHO PREJUIZO ....

AGORA SE O CRIADOR QUER OBTER LUCRO , PODE SEGUIR POR DUAS VERTENTES , CRIAR EM QUANTIDADE , SEM SE PREOCUPAR TANTO COM A QUALIDADE , SERIA COMO SE VENDESSE CANÁRIOS NO ATACADO , CRIANDO MUITO , MESMO VENDENDO OS CANARIOS EM LOTES , CONSEGUE-SE LUCRO POIS OS CUSTOS SÃO MAIS DILUIDOS POR AVE , E UM CRIADOR COM ESSA VISÃO COM CERTEZA ECONOMIZARÁ NA ALIMENTAÇAO E TB NA MEDICAÇÃO E ESTRUTURA .

POR UM OUTRO LADO HÁ AQUELES QUE BUSCAM POR QUALIDADE , EXEMPLARES DE ALTO PADRÃO , QUE SEMPRE CLASSIFICAM EM CAMPEONATOS SÃO VENDIDOS A VALORES EXORBITANTES . O GASTO POR EXEMPLAR É ELEVADO , ASSIM COMO O PREÇO ALCANÇADO . AGORA PARA SE VIVER UNICA E EXCLUSIVAMENTE DE CANÁRIOS , TEREMOS QUE ALIAR A QUANTIDADE A QUALIDADE , TEMOS QUE PARTICIPAR , EXPOR , FICAR NA MÍDIA , SER BONS VENDEDORES E COMPRADORES , ENFIM A CANARICULTURA PODE SIM SER CONSIDERADA UM RAMO COMERCIAL .

UM CANÁRIO TEM O CUSTO APROXIMADO DE 30 REAIS  NA MÉDIA , NESSE PONTO CONCORDO COM O ROGERIO . AGORA PREÇOS ABUSIVOS SÃO RELATIVOS , COSTUMO DIZER  SE O CANÁRIO CABE NO SEU GOSTO E NO SEU BOLSO , ELE NÃO CUSTA CARO INDEPENDENTEMENTE DO PREÇO  .....
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por MARTÍN Sex 26 Jul 2013, 19:53

Muito legal os relatos dos amigos, e era este o valor de custo que imaginei, agora iniciei este meu hobby sem pretensão de lucros mas pensando que não poderia todo ano gasta o que gastei com a montagem do meu criadouro.

Com a venda das minhas aves este ano a coisa deu uma aliviada, e me deu um gás para novos investimentos, quero para o ano que vem começar a investir em genética e manter o que tenho de melhor aqui.

Creio que o mais difícil é os dois primeiros anos de investimento do criador inciante depois a coisa começa a caminhar naturalmente.


Abraço.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO Sex 26 Jul 2013, 20:03

Boa noite pessoal.

     Para começar, devemos ler livros, revistas e artigos sobre criação e começar a entender de Genética; se não for assim, penso eu, que ficaremos dependendo de sorte.
PAULO FERREIRA MACHADO
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1171
Pontos : 1312
Idade : 60
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por José Carlos Pereira Sex 26 Jul 2013, 21:05

Não sei se o que vou escrever teria validade total para os criadores de domésticos. Afinal, os preços dos filhotes de silvestres (nativos), na média, ainda são bem maiores do que os dos filhotes de domésticos. Mas alguma coisa poderá ser aproveitada.
Há uns seis anos optei por me tornar criador comercial de curiós, bicudos, canários-da-terra e trinca-ferros. Contratei pessoa capacitada para fazer e dar entrada no Ibama de papelada adequada. Lá está parada há mais de cinco anos esperando a tal lista pet.
Nesse período procurei Sebrae, amigos da área de ciências contábeis, amigos conhecedores da receita estadual e da Secretaria de Fazenda de SP, amigos criadores e o diabo a quatro. Fiz planilhas de prováveis despesas e possíveis lucros.
Podem não acreditar, mas o plano primário não era obter lucro. O comercial seria para facilitar a produção e colocação de maior número de filhotes, o que, acho imprescindível na seleção genética. Muito difícil selecionar animais observando progênies pequenas. 
A finalidade principal seria a seleção e arranjar uma atividade diferente depois que me aposentasse. Afinal, crio pássaros há mais de 60 anos. Se quisesse primariamente lucros, teria continuado a criar pastores alemães porque o canil dava lucro e já tinha tudo montado, inclusive ótimo plantel de fêmeas cujos filhotes vendia no ventre.
O risco é grande em se investir na criação de pássaros. O mercado é volátil, as legislações mudam a toda hora, sujeição a mortes e pouca produtividade, aumento absurdo dos insumos, etc. Mas, como dizia minha mãe, quem não arrisca não petisca.
Seguindo orientação da Fazenda estadual, optei por ser produtor rural sindicalizado, usufruindo das suas vantagens. 
Como tudo ficou parado, acabei dando fim na papelada dos cálculos e projetos porque não gosto de acumular papeis e fiquei somente no aguardo ibamiano.
Como dizem o Gouveia e o Paulo Ferreira, o investidor deve se preparar para colocar no mercado produto de qualidade. Com o tempo até poderá produzir qualidade com preços competitivos. Igualzinho a qualquer outra atividade comercial. Poderá ganhar bom dinheiro, empatar capital ou dar com os burros n'água. Ehehehehhehe.
Abraço.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por MARTÍN Sex 26 Jul 2013, 22:09

Boa noite José Calos, serei informal com você, sem o Doutor, pois creio estarmos em uma roda de amigos....rs

Fico muito feliz não só com sua explicação mas as demais que os amigos colocaram, realmente é muito difícil obter lucro neste segmento, agrande maioria cria pelo amor que tem e gosto pelo que faz, se cobrir os gastos ja esta de bom tamanho.

Forte abraço.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por José Carlos Pereira Sáb 27 Jul 2013, 14:17

Prezado Martin.
Nunca dei bola pra esse negócio de doutor. Nunca usei jaleco no consultório e a maioria dos clientes me chama pelo nome. Certa vez esqueci onde havia colocado os títulos de pós graduação. Foi um quiproquó para achar quando necessitei. Ehehehehhehe. Sou dos únicos médicos da cidade que anda pelas ruas namorando a esposa, vou a supermercados, frequento mercado (feira)todos os sábados para bater papo e comprar pamonha, frutas e verduras para os pássaros, vou a missas, faço caminhadas bem cedo e vejo os torneios de fibra do clube de passarinheiros daqui. Só não jogo mais futebol. Convite não falta porque batia uma bolinha redondinha. Eheheheheh. Vendo o Ganso jogar penso até em voltar...
Veja só. Esse negócio de dar ou não lucro é relativo. Tenho um amigão aqui pertinho, sul de Minas, ótimo criador de canários-da-terra há mais de 40 anos. Desanimado, resolveu comprar uns "espanhóizinhos", como ele diz.
Há uns dias fui visitá-lo e o encontrei muito feliz. Como mora na zona rural, dentro do terreno de uma granja que gerencia, sentamos no quintal e ele disse que estava fazendo uns 5 a 6 rolos por dia. Rolo, como todos sabem, é um sistema de negócio de pássaros que entra tudo, inclusive dinheiro e muita mentira. Ehehehhehehe. Tenho material para fazer um boletim sobre rolos. Já adquiri canário ótimo de torneio de fibra que entrou no rolo por 5000 reais e me saiu por 1000 e três gaiolas. Esse meu amigo diz que fica mal o dia que não faz um rolo, mesmo que seja para perder. Segundo a esposa, vai à missa e fica na porta da igreja roleando e só entra na hora da comunhão. Ehehehehhehe.
Bem, me disse no final que, com os "espanhóizinhos", está no lucro. E deve estar mesmo.
Sempre que o visito vou com o firme propósito de não trazer canários-da-terra. E sempre trago.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Seria possível transformar nosso hooby numa atividade lucrativa?

Mensagem por DAVI COUTINHO Ter 16 Dez 2014, 00:49

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Caros amigos, li com atenção a exposição de todos sobre o assunto e percebo que cada um tem uma opinião diferente, como seria normal, diante de uma matéria tão controversa.
Estou envolvido na criação de pássaros desde criança, e de canários há uns trinta anos. Nunca ganhei dinheiro nesta atividade, o máximo que já consegui foi pagar as despesas com o plantel, hoje nem isto consigo. Mas se contar os benefícios terapêuticos que o hooby proporciona, então posso dizer que já deu lucro. Todavia tenho que separar as duas faces desse hooby; Uma é o capricho de criar bons pássaros e ter o prazer de apreciá-los dentro do criadouro, reproduzindo, crescendo e cantando, trocar idéias, fazer amigos, visitá-los, recebê-los em casa, presentear um amigo, fazer rolo (como diz nosso amigo José Carlos), este é o lado bom da criação, o que dá prazer, isto é altamente terapêutico.

O outro lado é a criação para competição, esse teve um breve momento que era bom, leve e descontraído. Já participei de vários campeonatos da FOB com canários de canto clássico e ganhei alguns troféus. Entretanto de uns anos para cá a coisa ficou muito pesada, muitas normas, regras, regulamentos, tirar G.T.A (Guia de transporte de aves), taxas cada vez mais caras, de inscrição, de retirada (se quiser retirar as aves antes de domingo); enfim é tanta burocracia, que a coisa está ficando cada vez mais pesada, e o que deveria dar prazer dá desgosto e aborrecimento. Só participo porque sou um apaixonado por canários (paixão é um sentimento desordenado) e acho importante a planilha de avaliação dos juízes como parâmetro para medir a evolução do meu plantel.

Quanto a dar lucro, por incrível que pareça eu sei como funciona, porque conheci pessoas que ganham dinheiro com a criação de passeriformes; Não ganho porque gosto de criar bons canários, os melhores possíveis, e isto não dá lucro.
O que dá lucro é criar bons canários mestiços, em grandes quantidades, principalmente amarelos e pintados,(os preferidos do brasileiro) mais rústicos possíveis, e vendê-los tanto no atacado para os pet shop's, quanto em casa, para quem os quer somente para cantar.
Neste caso um bom criadouro instalado em local espaçoso e ensolarado rende uma graninha boa, mas não é minha praia.

Um abraço aos amigos;
Davi.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por Lucas Cruz Seg 26 Out 2015, 11:26

Bom dia.

Gostaria de dicas para abrir um clube de criadores de Canários devidamente registrados na FOB.

Se tiver algum lugar que possa ver, agradeço.


Att,
Lucas Cruz
Lucas Cruz
Membro
Membro

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 16
Pontos : 16
Idade : 39
CIDADE/CITY : GUANAMBI
ESTADO/PROVÍNCIA : BA

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por MauricioJr Seg 26 Out 2015, 13:49

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link],

Aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Boa Sorte...
MauricioJr
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino USA
Mensagens : 332
Pontos : 376
Idade : 55
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por Paulo Whelliton Ter 27 Out 2015, 09:10

Muito bom,  sempre aprendendo com os amigos do grupo..  grato....abçs.
Paulo Whelliton
Paulo Whelliton
Membro
Membro

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 115
Idade : 59
CIDADE/CITY : são paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa? Empty Re: Seria possível transformar nosso hobby em uma atividade lucrativa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos