UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Luiz Carlos M Ribeiro Ter 10 Jun 2014, 17:18

Tem alguém que já está criando?

Tenho fêmeas que estão abaixando para os machos. E vocês tem percebido isso também?

Será que já podemos começar a acasalar? Ou ainda está cedo?


Última edição por MARTÍN em Ter 10 Jun 2014, 20:33, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tópico movido p/ sub-fórum correto (de silvestre p/ Canários-reprodução).)
Luiz Carlos M Ribeiro
Luiz Carlos M Ribeiro
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 53
Pontos : 66
Idade : 73
CLUBE : ACPJ
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://ourofinocanarios.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Johnny Pet 13 Ter 10 Jun 2014, 20:05

Aqui estamos com todos os machos estourados e preparados, algumas femeas estão prontas também, mas irei aguardar o tempo certo. 
Independente de quando começar ou quando terminar, eu apenas tiro 3 ou 4 crias de cada casal, para não sobrecarregar demais as matrizes, por isso não tenho pressa.
O que eu já fiz foi separar os casais e bigamias, para que as aves já se acostumem com os pares.
Johnny Pet 13
Johnny Pet 13
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 91
Pontos : 98
Idade : 36
CLUBE : ABCO
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

http://www.pet13.com https://www.facebook.com/JohnnyPet13 johninjaz

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por ANGELO BASTOS Ter 10 Jun 2014, 21:26

Aqui os canários já estão cantando bem. As fêmeas não estão prontas. Abraços.
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Canárias aprontando em junho, alguém já começou a criar?

Mensagem por DAVI COUTINHO Qua 11 Jun 2014, 20:56

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Aqui em casa está uma confusão generalizada rsrs...é canária aprontando pra todo lado, a gente segura, separa, mas não tem jeito, elas começam a arrancar as próprias penas e botar no fundo da gaiola. 
O cheiro de hormônio no ar enlouquece os machos, eles cantam e se exibem o tempo todo.
Fiz alguns casais para evitar a perda de ovos, e já tem fêmea chocando, principalmente as melhores matrizes.

Um abraço a todos e boa temporada de cria.
Davi Coutinho.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Sáb 14 Jun 2014, 19:02

Aqui em casa já tenho um filhote de 28 dias que acabei de separar dos pais, e esse casal amanhã terá posto o quarto ovo.

Tenho algumas fêmeas botando nas voadeiras e arrancando penas umas das outras.

Como disse o querido amigo Davi, está uma confusão generalizada.



Abraços,
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Eduardo Linares Dom 15 Jun 2014, 03:39

Wowwww, acá recién las colocamos en la jaula de cría a fines de agosto, para juntarlos definitivamente en la segundo o tercera semana de setiembre.
Hoy por hoy, en Uruguay, las temperaturas son muy bajas, con medias de 20°C durante el día y 12°C durante la noche. Bajará más la temperatura en julio, aumentando un poco a fines de agosto.
Ya en diciembrr podríamos decir que hay que separar los casales, ya que enero es un mes muy caliente y los pájaros sufren mucho el calor.

Buena cría para este año!!!
Eduardo Linares
Eduardo Linares
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino URUGUAI
Mensagens : 30
Pontos : 34
Idade : 64
CIDADE/CITY : Montevideo
ESTADO/PROVÍNCIA : Uruguay

https://www.facebook.com/@Eduardo Linares

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Roberto Alves de Morais Qua 18 Jun 2014, 00:35

Aqui em casa, estou com algumas fêmeas prontas, outras dando sinais de apronte e outras ainda frias. Como criei pouco o ano passado esse ano estou antecipando um pouco. Sendo assim, nesta semana montei 1 casal e estou colocando mais dois na gaiola criadeira, porém, separados pela grade divisória. Espero que seja um boa temporada para mim e para todos.
Boa temporada de criação para todos, que seja premiada pela sorte e bastante fecunda!!
Abraços e saudações a todos!!!
Roberto Alves de Morais
Roberto Alves de Morais
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 43
Pontos : 53
Idade : 59
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Francisco C. Bom Qua 18 Jun 2014, 09:46

Ola amigos

Aqui os pouquíssimos canários que restaram, que ainda não foram vendidos estão começando a dar sinais que estão prestes a ficar prontos.

Hoje todo e qualquer criador com o qual conversamos diz, (inclusive eu) ¨espere agosto para começar a criar¨, tire no máximo três chocas¨, ¨separe no máximo em dezembro¨; Esta certo?, provavelmente esteja. Porem tenho saudades de quando quem resolvia quando começava ou parava de criar eram os próprios canários.

Quando criava pé duro, até a década de noventa, juntava os casais assim que ficavam prontos, e só separava quando eles próprios paravam, chegava a tirar cinco as vezes seis chocas por ano, desgastava as fêmeas?, sinceramente tenho dúvidas. 

Conheci uma pessoa (uma senhora) que a algum tempo atrás ganhou um casal de canários (pé duro), os colocou em um viveiro onde ficavam juntos o tempo todo e la eles criaram muitas vezes, ela apenas retirava os filhotes quando ia se desfazer dos mesmos, geralmente quando se reiniciava o ciclo de criação o casal já estava sozinho novamente.

Infelizmente perdi o contato com essa senhora, não sei se ainda cria canários. 

Hoje faço como todo mudo.

abraços
Francisco C. Bom


Última edição por Francisco C. Bom em Qua 18 Jun 2014, 15:14, editado 1 vez(es)
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por MARTÍN Qua 18 Jun 2014, 12:16

Amigos tenho meus casais formados desde a temporada passada (não separei nenhum casal apenas filhotes e não tenho nenhum criando), assim como o Francisco citou, quem decidiu a hora de parar foi eles, e a hora de começar também sera eles.

As minhas aves por ter chocado até Janeiro creio que é isto que não fizeram elas se aprontar ainda, agora falar que devo tirar apenas três chocas com minhas aves[sorriso], .....Então do que adianta eu fazer meu manejo corretamente, uma boa alimentação manter uma boa qualidade com espaço etc..... Faço tudo isto para ter aves em plena saúde para reproduzir.

O grande motivo de ver criadores indicar o inicio da reprodução em Agosto é por ter encerrados as Exposições e Campeonatos, que ocorrem na grande maioria em Junho e o Brasileiro em Julho, outro fato é que a partir de agosto o clima fica mais estável, tendo pouca queda de temperatura, isto para alguns estados, ja a região Norte do País se deixar as aves criam o ano todo, ja que o clima é favorável.

Então minhas aves inicia a criação em AGOSTO e encerram em Janeiro, exceto alguma femeá que decidi prolongar a reprodução, tive caso de uma que em fevereiro estava com filhote no ninho.

Outro fato que coloquei em pratica foi evitar tratar de filhotes fiz teste com alguns casal uns tratei dos filhotes nos primeiros dias e de outros deixei toda responsabilidade para o casal(e realmente a responsabilidade dos filhotes é dos pais e não nossa), não que seja contra a palitada(termo para o ato de tratar os filhotes), mas não vejo necessidade para aves que cuidam bem, exceto para filhotes atrasados no desenvolvimento, e o criador ache necessário intervir.

Outro dia o Rogério me enviou uma foto linda de um filhote de Harzer Roller, e pensei poxa vida queria eu ter um casal com filhote, já que esta para mim é a melhor época em meu criadouro.........Mas deixo um alerta para quem cria em varandas ou áreas abertas colocar casal para reproduzir nesta época pode ter decepção com quedas de temperaturas, então vai muito de região para região e de como mantem suas aves.

Abraço a todos.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Canárias aprontando em junho, alguém já começou a criar?

Mensagem por DAVI COUTINHO Qua 18 Jun 2014, 16:04

Caros amigos do Universo dos Canários;

Aqui em casa não teve jeito, eu tive que iniciar o acasalamento agora mesmo, ainda não fiz muitos casais, mas assim que as melhores matrizes forem aprontando eu vou acasalando, para evitar que aconteça como no ano passado que eu joguei fora mais de cinquenta ovos, este ano já descartei uns quinze ou mais.
 
Estou chegando a conclusão que tenho que rever alguns conceitos em relação a manejo na criação de canários; iluminação, raios UV e outras teses que estão publicadas.

Vários fatores contribuem para que os canários entrem no cio e fiquem prontos para reprodução, entre os principais estão alimentação e iluminação, independente de ser artificial ou não.

Este ano ocorreu um fato digno de nota aqui no meu criadouro: Ao trazer meus canários que estavam em parelheiros ( uns 150 ) a minha principal preocupação era que eles entrassem na muda, devido a mudança de local e temperatura, aqui em casa é um pouco mais quente.

Entretanto o que ocorreu foi totalmente o contrário, quando os canários voltaram ao seu local de origem começaram a cantar muito, provocando os que já estavam aqui; Isto acelerou a produção hormonal das fêmeas e todas estão entrando no cio antecipadamente.

Neste caso duas medidas que eu tomei foram decisivas para que isto acontecesse: Aumento proteico e calórico na alimentação, visando compensar o desgaste da mudança, e aumento das horas de luz para encurtar o período inativo dos canários nas noites frias.

Como meu criadouro é fechado não terei problema com as frentes frias e as correntes de ar, o maior desgaste calórico eu compenso com mais carboidrato na alimentação, e só acasalo se as fêmeas estiverem com boa reserva de gordura.

Dependendo da raça de canários que criamos e o fim ao qual se destina, eu penso que os canários podem criar bem sob vários tipos de manejo.

Um abraço a todos;
Davi Coutinho.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por DANIEL.MINEIRO80 Sex 20 Jun 2014, 18:54

Amigos, no meu caso tenho vários machos "estourados" e as fêmeas ainda se aprontando. Como nossa região é muito fria ( Rio Grande do Sul ), vou tentar retardar ao a formação dos casais, tendo previsão de fazer somente no final de Julho, colocar os casais com divisória e depois na metade de Agosto tirar a divisória, fazendo com que tenha uma temperatura mais amena para nossos canários. Quando falamos de regiões mais quentes, inclusive interior de SP, acredito que o momento adequado seja esse mesmo.... de qq forma, gostaria de ver mais relatos de criadores da minha região para ver se estou no caminho certo. Grande Abraço e Sucesso a todos na criação 2014.
DANIEL.MINEIRO80
DANIEL.MINEIRO80
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 11
Pontos : 13
Idade : 43
CIDADE/CITY : CANOAS
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

https://www.facebook.com/profile.php?id=100007862536667

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Eduardo Linares Dom 22 Jun 2014, 03:48

Estimado Daniel, encuentro que lo que está haciendo es lo correcto. Nací y viví en la frontera con Río Grande do Sul, en el límite con Uruguay (Artigas y Quaraí) y debido a las bajas temperaturas de la zona, recién juntaba los casales en las jaulas de cría el 15 de agosto para retirar la separación a principios de setiembre.
Pero siendo joven, no tenía la experiencia que hoy tengo (tampoco es tanta...) y aquí en Montevideo, curiosamente, las temperaturas no son tan bajas como en la frontera con RS. Este año pienso hacer lo mismo, el sábado 19 de julio junto los casales en la jaula de cría, con separador y comienzo a aumentar la luz al amanecer y al anochecer. 
En ese momento les daré más proteínas y carbohidratos hasta el sábado 9 de agosto en que retiro la rejilla separadora. Igualmente los tengo en una pieza cerrada pero las temperaturas diurnas rondarán en los 20°C y las nocturnas en 8°C.
Confiaré en la alimentación y en la luz artificial.
Creo que lo que piensa hacer es bastante correcto, aún así espero también comentarios de otros colegas, siempre son bienvenidos los consejos.

Un abrazo y suerte a todos los colegas de San Pablo y alrededores!!
Eduardo Linares
Eduardo Linares
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino URUGUAI
Mensagens : 30
Pontos : 34
Idade : 64
CIDADE/CITY : Montevideo
ESTADO/PROVÍNCIA : Uruguay

https://www.facebook.com/@Eduardo Linares

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Geraldo Majela da Silva Ter 24 Jun 2014, 10:49

Olá amigos! Aqui no meu Canaril também tenho canárias botando sozinhas, e machos já prontos para temporada. Não tive como segurar, e acabei juntando hoje 03 casais, e tenho mais 02 casais em gaiolas com separação. O meu propósito era juntar todos somente em Agosto. Só que como os amigos disseram, para evitar a perda de ovos também já juntei.Eu tenho notado que de alguns anos para cá, as femeas tem se aprontado cada vez mais cedo, e eu pergunto aos membros do Fórum: Será que as mudanças climáticas que veem acontecendo ao longo dos anos, tem influenciado cada dia mais, no ciclo de reprodução dos canários.
Geraldo Majela da Silva
Geraldo Majela da Silva
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 25
Pontos : 31
Idade : 61
CIDADE/CITY : Bom Despacho
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

https://www.facebook.com/www.facebook.com/Geraldo Majela da Silva https://twitter.com/@gemajela

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Francisco C. Bom Ter 24 Jun 2014, 11:20

Ola amigos

Isso não é nenhuma anormalidade, pois desde que comecei a criar e lá se vão muitos anos, sempre foi assim.

Alguns canários aprontam um pouco antes, outros atrasam um pouco e por ai vai.

Vejam esta planilha de 2005:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vejam quando juntei o casal e quando separei.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Canaril N. S. do Amparo Ter 24 Jun 2014, 11:28

Sempre acasalei fins de setembro meados de outubro por motivos de estar fora de casa... hoje tenho acasalados dez casais aonde tenho quatro ja com três ovos em cada ninho... a que se deve isto se criar no proximo ano  poderei descrever .... è uma experiencia que me foi passada por criador belga
Canaril N. S. do Amparo
Canaril N. S. do Amparo
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 71
Pontos : 85
Idade : 79
CIDADE/CITY : Guarulhos
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

http://arlequim-portugues.webnode.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por william jonathan Ter 09 Set 2014, 20:39

Muitas canárias por serem fogosas logo em Junho iniciam o alto grau de fertilidade, ficando agitadas dentro das gaiolas. Nesse caso levando-as a arrancarem as penas para fazer o ninho. Para que a reprodução siga o calendário, ou seja, de Agosto à Dezembro, aconselho sempre a não deixar as fêmeas verem os machos quando estiverem assim, logo quando for no período certo da reprodução é feito todo o processo de aproximação do casal.
william jonathan
william jonathan
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 9
Pontos : 14
Idade : 27
CIDADE/CITY : Amontada
ESTADO/PROVÍNCIA : Ceará

https://www.facebook.com/william.jonathan.507?fref=ts https://twitter.com/@jwilliammarks

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Canaril N. S. do Amparo Ter 09 Set 2014, 21:26

Este ano ao contrario do ano passado esta correndo muito bem tendo ja vendido alguns filhotes  digo quinze filhotes  isto depois de os ter separado dos pais e vendo que ja se alimentavam como adultos  alguns ja começando a dar sinal de canto; e continuando na boa fase tenho cinco casais de amarelos com filhotes e dois chocando quatro casais de arlequim português dois comfilhotes separados e um no choco e outro com filhotes nascidos ja faz seis dias
Este meu pequeno resumo sobre a criação de 2014
Canaril N. S. do Amparo
Canaril N. S. do Amparo
Membro
Membro

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 71
Pontos : 85
Idade : 79
CIDADE/CITY : Guarulhos
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

http://arlequim-portugues.webnode.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar? Empty Re: Canárias aprontando em Junho, Alguem já começou a criar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos