UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. Empty Lendas na Criação de Canários e outros pássaros.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Sáb 31 maio 2014, 21:22

Passarinheiro e pescador sempre tem muita história para contar.

Há coisas que fazemos pois foi passado por alguém mais experiente. Mas no fundo gera uma suspeita pela falta de comprovação.

Na canaricultura e ornitologia em geral o empirismo reina.

Quem tem história para contar meus amigos?


Saudações.
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. Empty Re: Lendas na Criação de Canários e outros pássaros.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Sáb 31 maio 2014, 21:23

Uma das maiores lendas da Canaricultura:

O canto do canário campainha...

Tanto se fala, mas parece que quem já ouviu não está mais aqui para contar como foi ou como era.


Abraços,
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. Empty Re: Lendas na Criação de Canários e outros pássaros.

Mensagem por Francisco C. Bom Sáb 31 maio 2014, 22:09

Ola amigos

O canto campainha não é lenda, eu já houvi, só não sei explicar.


Se você encontrar um criador de canários de canto com mais de 50 anos provavelmente ele poderá te explicar, pois para mim explicar um canto em letras só para maestro ou criador de canários de canto. rsrsrsrs


Só que temos que saber que o som é daquelas campainhas antigas. Não é a Dim-Dom.


abraços 
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. Empty Re - Lendas na criação de canários e outros pássaros

Mensagem por DAVI COUTINHO Sáb 31 maio 2014, 23:58

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

O canário campainha realmente parece lenda, mas existiu, e quando era mais jovem ouvi muitos deles cantar. Principalmente os famosos salsas e pintados, que cantavam até perder o fôlego.

Já tinha ouvido várias histórias sobre este canário, mas nunca eram muito convincentes e contadas por pessoas com autoridade no assunto. Até que um dia conversando sobre canários na casa do meu amigo Sr. José Fusari (juiz OBJO, falecido ha uns três anos) puxei o assunto do tão falado canário campainha; Ele fez aquela cara de carcamano vechio e brincou comigo...porque... agora você está querendo criar esses bichos? Eu disse não, de jeito nenhum...mas eu gostaria de conhecer a verdadeira história desse tal canário.

Ele deu aquela risada marota e disse: Aqueles canários era mistura de canário de canto timbrado espanhol, roller de má qualidade e pé duros, deixava a gente quase surdo rsrsrs.
 
O negócio foi assim, na década de cinquenta alguns criadores de harzer roller, inclusive o próprio Fusari, adquiriram alguns timbrados espanhol para criar, e espalharam esses canários entre os criadores da época, mas como eles cantavam muito alto, o pessoal não gostou; então pararam de criar e venderem para quem quisesse comprar, espalhando para vários lugares do país; Como quem adquiriu estes timbrados espanhol não eram criadores que participavam de concurso, eles acasalaram esses canários com os mestiços que tinham em casa e desta mistura surgiu o canário campainha, um pássaro extremamente rústico, que não exigia maiores cuidados e cantava muito.

Este canário ganhou este nome porque tinha no seu canto praticamente duas notas principais e muito longas, que eram duas campainhas formadas pelas consoantes L e a vogal I, e outra com a consoante R e a vogal I mais alguns floreios herdados do timbrado espanhol, ficando com um canto mais ou menos assim: Li Lii Liii Liiii Liiiii Liiiiii Liiiiiii piau piau piau ri riii riiii riiiii riiiii riiiiiiii piau piau piau Li Liii Liiii......emitindo esse canto em tom  muito alto, agudo e vigoroso, enquanto se exibia dançando no poleiro.

Não era canário para se ouvir em ambiente fechado, normalmente o pessoal pendurava do lado de fora, no beiral da casa e apreciava o seu canto enquanto se ocupava nos afazeres diários.
Este canário, com seu modo peculiar de cantar, desapareceu porque os cruzamentos que se seguiram não incluiu mais o timbrado espanhol, assim o canto foi ganhando outra forma e ficando igual a dos demais canários de cor.

Este ano vou ver se isto é verdade, como tenho o timbrado espanhol (canto intermediário) e nasceram mais machos do que fêmeas, vou acasalar um macho timbrado com uma fêmea Harzer e uma de cor, para ver o resultado.
Ano que vem a gente sabe se a história do meu amigo é verdadeira rsrs.

Mais uma lenda rsrsrs....

Um abraço aos amigos;
Davi Coutinho.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. Empty Re: Lendas na Criação de Canários e outros pássaros.

Mensagem por Francisco C. Bom Dom 01 Jun 2014, 10:26

Ola amigos

Não disse que um criador de canários de canto com mais de 50 saberia explicar o canto campainha.

Davi muito boa essa explicação.

No final da década de 70 um vizinho nosso tinha um canário branco de topete, o canário era no estilo do antigo Holandês grande, fino e ficava numa posição bem ereta, e cantava campainha.

Esse canário era fabuloso, chamava a atenção de todos.

Foi nessa época que peguei o gosto pelos canários, morávamos em uma rua de um quarteirão só, não tinha mais do que 150 mt. a rua e tinha seis criadores, eu fui o sétimo, pois foi ali que comecei a criar canários.


abraços
Francisco
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas na Criação de Canários e outros pássaros. Empty Re: Lendas na Criação de Canários e outros pássaros.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos