UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por Aéliton Freitas Mota Sáb 24 maio 2014, 11:31

Amigos vou colocar aqui uma das minhas medidas, que eu utilizo em meus manejos e que me facilita no controle de desperdícios.
Abaixo, as marcações em caneta para que eu possa fazer o recorte e a seguir a medida já recortada e finalmente o comparativo de peso entre a medida antes e depois do recorte.
Esta medida recortada, me dá uma segurança de que o pássaro possa ter disponível sementes por até 30 horas e como eu faço o meu manejo a cada 24 horas; o alimento ali é o suficiente.
Observação: a quantidade de sementes que mostro aí na última foto irá no comedouro meia-lua. Ok? 
Abraço e um bom dia a todos.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aéliton Freitas Mota
Aéliton Freitas Mota
Membro
Membro

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 37
Pontos : 51
Idade : 61
CLUBE : AACCI
CIDADE/CITY : Indaiatuba
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/aelitonfreitas@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Sáb 24 maio 2014, 21:48

O desperdício é realmente muito grande, dá muito dó jogar sementes de boa qualidade no lixo.

Essa dica realmente é muito útil para minimizar a perda.


Obrigado por compartilhar conosco amigo.


Abraços,
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty MEDIDAS POR MIM ADAPTADAS QUE ME FACILITAM OS MEUS MANEJOS.

Mensagem por Aéliton Freitas Mota Dom 25 maio 2014, 10:19

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se um canários consome em média 3,5g de sementes por dia, isso já incluindo o desperdício! por que vou colocar 4 vezes este volume, se 9,3g já é o suficiente?
Aéliton Freitas Mota
Aéliton Freitas Mota
Membro
Membro

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 37
Pontos : 51
Idade : 61
CLUBE : AACCI
CIDADE/CITY : Indaiatuba
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/aelitonfreitas@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por Aéliton Freitas Mota Dom 25 maio 2014, 10:28

Conforme relatório de 16 à 24 de maio de 2014, quando mudei o sistema de manejo do sopro da mistura manual (com a boca), para o sopro mecânico (máquina sopradeira); a média de consumo diário para 175 canários foi de 606g ou 3,4661g/dia.
Aéliton Freitas Mota
Aéliton Freitas Mota
Membro
Membro

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 37
Pontos : 51
Idade : 61
CLUBE : AACCI
CIDADE/CITY : Indaiatuba
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/aelitonfreitas@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por Canaril Borges Seg 26 maio 2014, 11:29

Aéliton, aqui também tenho colocado uma medida que dá para dois dias (+/- 12g, com sobra), antes colocava um comedouro meia lua cheio, o desperdício realmente era bem maior, como exemplo, estava gastando em média 3kg p/ 35 canarios, durava em torno de 17 dias no máximo, agora os mesmos 3 kg estão durando uns 30 dias.
Em relação ao manejo, durante a semana retiro as sobras dos comedouros colocando em um recipiente separado, reponho no lugar sementes novas, no final de semana passo as sementes usadas no soprador, tenho diminuído inclusive o trabalho.
Canaril Borges
Canaril Borges
Membro
Membro

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 56
Pontos : 78
Idade : 53
CLUBE : UCRP
CIDADE/CITY : S.J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/lucio.borges

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por Aéliton Freitas Mota Seg 26 maio 2014, 13:12

Esta é apenas um amostra do material que estou recolhendo para analisar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aéliton Freitas Mota
Aéliton Freitas Mota
Membro
Membro

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 37
Pontos : 51
Idade : 61
CLUBE : AACCI
CIDADE/CITY : Indaiatuba
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/aelitonfreitas@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por ANGELO BASTOS Seg 26 maio 2014, 14:05

MUITO BOA ESSA PESQUISA AELITON.
E TEM TAMBÉM A QUESTÃO DA ESCOLHA.
QUANDO O POTE ESTÁ CHEIO, ELES ACABAM ESCOLHENDO AS SEMENTES E O ALPISTE VAI SEMPRE FICANDO NA PARTE DE BAIXO DO COMEDOURO QUANDO COMPLETAMOS.
NESSE CASO VÃO SER OBRIGADO A COMER TODOS OS TIPOS DE SEMENTE.
VOU PASSAR A FAZER O MESMO.
AGORA AELITON ME TIRE UMA DÚVIDA: NÃO FICA MUITO FUNDO NO POTE MEIA LUA PARA OS CANÁRIOS PEGAREM AS SEMENTES?
GRATO POR COMPARTILHAR SUAS PESQUISAS CONOSCO AÉLITON.
ABRAÇO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por Aéliton Freitas Mota Qua 04 Jun 2014, 12:25

Já comecei a desmembrar os desperdícios das sementes durante o manejo de maio de 2014
Abaixo, o pó retirado das cascas das sementes em sopros (manual e mecânico). 777,4g de pó

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aéliton Freitas Mota
Aéliton Freitas Mota
Membro
Membro

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 37
Pontos : 51
Idade : 61
CLUBE : AACCI
CIDADE/CITY : Indaiatuba
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/aelitonfreitas@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por Aéliton Freitas Mota Qua 04 Jun 2014, 12:45

Ângelo Bastos, o pássaro alcança o fundo do comedouro normalmente. Veja que quando dificultamos um pouco as coisas pra eles, eles sempre dão um jeitinho de se esforçar e isso é bom. Todo esforço é recompensado. Na realidade o pássaro em cativeiro sempre tende a buscar as coisas mais fáceis e isso faz com que ele fique mais parado e engorde com mais facilidade. Eu já fiz várias experiências e uma delas foi exatamente com as sementes e lógico, por um período menor e percebi que durante a sua tentativa de se alimentar, ele fez um esforço a mais e pegou todas as sementes que se encontravam no comedouro. Então fica tranquilo, eles não irão passar fome. Com o tempo você verá que sempre haverá sobras em todos os comedouros.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aéliton Freitas Mota
Aéliton Freitas Mota
Membro
Membro

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 37
Pontos : 51
Idade : 61
CLUBE : AACCI
CIDADE/CITY : Indaiatuba
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/aelitonfreitas@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por ANGELO BASTOS Qui 05 Jun 2014, 09:15

GRATO AELITON.
ABRAÇO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por Aéliton Freitas Mota Qui 05 Jun 2014, 20:17

Angelo, o meu objetivo aqui é instruir os amigos criadores, de que nossos pássaros necessitam de um tratamento cauteloso, básico e evolutivo. Manejos como alimentação, saúde, sanitário e genético; são as estruturas que assegurarão um futuro promissor. O criador hoje não necessita apenas comprar pássaros e começar a correr atras do que fazer, para mante-los saudável e reproduzindo. Mas, fazer uma programação do que realmente ele quer criar e como irá cria-los. Terei o maior prazer em instruir, dentro do meu limitado conhecimento, aqueles criadores que realmente querem se dedicar ou se dedicam a este hobby. 
A canaricultura em si, não se baseia somente em pequenos detalhes, mas, em uma complexa rede, que envolve gastos, cuidados e compromissos. O criador que antes mesmo de fazer a sua criação e sem um bom planejamento, já pensar em grandes lucros; tenderá ao fracasso. Não vou me aprofundar nesse assunto, mas, posso tranquilamente alertar para aqueles que antes mesmo de fazer um bom plantel, já estar pensando lá na frente. Um passo de cada vez! Um forte abraço e uma boa noite aos amigos do Universo dos Canários.
Aéliton Freitas Mota
Aéliton Freitas Mota
Membro
Membro

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 37
Pontos : 51
Idade : 61
CLUBE : AACCI
CIDADE/CITY : Indaiatuba
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/aelitonfreitas@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Sex 14 Ago 2015, 08:39

GRANDE AÉLITON , AS VEZES ACHO MEIO LOUCO , MAS VEZES O CARA MAIS INTELIGENTE DO MUNDO , É BACANA VER A DEDICAÇÃO E O EMPENHO EM MELHORAR O SEU MANEJO SEMPRE, COM MUITA OBSERVAÇÃO E ALTERAÇÕES SIMPLES MAS QUE FAZEM A DIFERENÇA , UM ÓTIMO INCENTIVO PARA NÓS CRIADORES MELHORARMOS NOSSO MANEJO SEMPRE PENSANDO NO BEM ESTAR DE NOSSAS AVES , E SE POSSÍVEL COMPARTILHANDO COM OS DEMAIS AMIGOS .....
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por José Carlos Pereira Sáb 15 Ago 2015, 18:31

Prezado Aéliton.
Há dias postei que manejo comedouros duas vezes por dia. E neles somente são colocadas as quantidades suficientes para 24 horas. Também tenho a minha medida padrão.
Observei o que você escreve: os canários-da-terra alcançam bem até o fundo do comedouro meia lua. Tenho dúvidas quanto a pássaros menores. Noto que, na observação da tarde, comeram as sementes preferidas, mas, na manhã seguinte, comeram também as outras.
José Carlos.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos. Empty Re: Medidas por mim adaptadas que me facilitam os meus manejos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos