UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carduelis flammea

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Carduelis flammea Empty Carduelis flammea

Mensagem por MARTÍN Sáb 10 maio 2014, 10:49

O pintarroxo (Carduelis flammea) é uma ave fringilídea, tipo tentilhão.

É uma espécie arbórea, que se pendura nas árvores à maneira dos chapins quando se alimenta. Tem a fronte vermelha com uma pequena gorjeia preta que lhe dá o nome. Muito malhado, castanho e castanho-claro na parte superior; menos malhado na parte inferior, confinado aos flancos nos machos durante o Verão. A melhor forma de identificar estas aves é através da nota de voo tipo zumbido. Forma grandes bandos, particularmente entre as coníferas.

O pintarroxo-de-queixo-preto reside nas florestas setentrionais e nos Alpes. É um visitante invernal nas restantes regiões da Europa central e de leste. Ausente no sudeste e sudoeste da Europa. É semelhante aos restantes pintarroxos e ao lugre.

Tem um comprimento entre 11,5-13cm. Habita charnecas, bosques, sebes e jardins. Tem um comportamento activo, com voo ondulante. É uma ave gregária. A sua vocalização é um trinado nasalado como zumbidos em voo.

O adulto identifica-se pela coroa vermelha, parte superior castanho-clara com malhas castanhas, uropígio castanho-claro e malhado de castanho, cauda preta de comprimento médio. A garganta apresenta um bibe preto. O peito é cor-de-rosa malhado (machos no Verão) a castanho claro (fêmeas e machos no Inverno). O abdómen é branco e o bico castanho-claro, curto e atarracado. As patas são pretas, de comprimento médio.

É uma ave social e durante o Inverno desloca-se para o sul em grandes bandos, frequentemente com lugres.

O pintarroxo-de-queixo-preto constrói ninhos em forma de taça numa árvore, normalmente em grandes colónias. Cada postura inclui 4-5 ovos azul-claros com manchas vermelhas. A incubação dura 10-13 dias. A espécie faz 1-2 posturas por ano, entre Abril e Junho. A alimentação é à base de sementes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

LOGO ABAIXO UM VIDEO DO CARCUELIS FLAMMEA E UM DE DUAS MUTAÇÕES.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Carduelis flammea 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos