Criação de Canários para iniciantes - Segunda Parte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Criação de Canários para iniciantes - Segunda Parte

Mensagem por Francisco C. Bom em Qui 01 Maio 2014, 14:52

SEGUNDA PARTE – A CRIAÇÃO
 
Namoro
Acasalamento
Choca
Alimentação dos filhotes.
 
A época ideal para criação aqui na nossa região vai de Agosto a Dezembro, portanto em julho já devemos estar com o plantel formado e as aves preparadas para talvez a fase mais importante em um criadouro.
 
De acordo com alguns especialistas, considerando as variações naturais de luz solar, ocorre anualmente um aumento gradual e contínuo do tempo de duração da luminosidade do dia, a partir de 21 de junho, alcançando o máximo em 21 de dezembro, este é o ¨Foto Período Positivo¨ período ideal para reprodução dos canários. Portanto entre a segunda quinzena de julho e a primeira de agosto, em nosso hemisfério é a época ideal para iniciar a criação de canários.   
 
Antes de iniciar a criação não se esqueça de fazer uma grande limpeza no criadouro desinfetar todas as gaiolas e apetrechos como ninho, forros e etç.
 
NAMORO
 
Na segunda quinzena de julho deve-se deixar macho e fêmea se vendo, de preferência na mesma gaiola separados pela grade divisória, para um período de adaptação (namoro), do lado da fêmea coloque o ninho e forneça material para a confecção, talvez o mais usado seja a Juta, prenda no arame da gaiola desfiada ou em pedacinhos de 5cm x 5cm.
 
ACASALAMENTO
 
Quando o casal começar a trocar comida através da grade é hora de juntá-los.
 
Outros sinais que indicam o momento de juntar o casal.
O macho vai estar cantando muito (chamamos de estourado) e tentando passar para o outro lado.
A fêmea começa a pedir gala, se abaixando quando o macho canta. Ai é só retirar a grade divisória e deixar a natureza fazer o resto.
 
 
CHOCA
 

A primeira postura devera ocorrer entre 5 ou 6 dias após a primeira gala, normalmente as canárias põe seus ovos em dias seguidos, podendo ocorrer eventualmente um intervalo entre um e outro. Costumam botar entre 3 e 5 ovos, geralmente entre as 5 e 7 horas da manhã, por isso nessa época não é bom entrar no criadouro nesse horário para não atrapalhar.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



Após a postura devemos substituir o ovo por um de plástico (Indez ou Index), o ovo retirado deve ser guardado em local arejado, de preferência acomodados em recipiente com tampa e sobre algodão, ou sementes arredondadas e de preferência com a ponta mais fina para baixo (alguns criadores dizem não ser necessário mas eu os coloco com a ponta mais fina para baixo e nunca tive problema), usando um recipiente para cada casal, devidamente identificados.
 
Após a postura do último ovo retira-se os Indez e recoloca os ovos.
 

Geralmente o último ovo é mais azulado, fácil de identificar, mas caso tenha dúvida espere parar de botar, no dia que não tiver ovo faça a troca.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



A incubação ocorre em 13 dias, contados a partir do dia que retornou os ovos ao ninho, é possível ocorrer atrasos, principalmente com fêmeas novas (algumas saem muito do ninho) por isso é bom aguardar até 15 dias.
 
Porque usar Indez:
Para que os filhotes nasçam no mesmo dia ou num intervalo de 24 horas, e tenham a mesma oportunidade de sobrevivência, quando não se usa o Indez a diferença de tamanho dos filhotes é grande.
 
Ninhada onde não se usou o Indez:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]




Ninhada onde foi usado o Indez:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES
 
É importante que nesse período se forneça comida em abundância aos pais para tratarem os filhotes, principalmente farinhada, maça, ovo cozido e verdura, sempre lembrando que muitos criadores não aconselham dar verduras para os canários com fator vermelho.
 
Nos primeiros dias é preciso ficar atento para ver se os pais estão tratando os filhotes, principalmente casais jovens, caso não estejam tratando é preciso alimentá-los, para isso, existe no mercado Papinha para canários de vaias marcas.
 
 
Francisco Carlos Bom.
Canaril da Vila
Santo André - SP


Para ver a Primeira Parte Click Aqui

Para ver a Terceira parte Click aqui
avatar
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 63
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Criação de Canários para iniciantes - Segunda Parte

Mensagem por MARTÍN em Sex 18 Jul 2014, 15:07

UP.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3137
Pontos : 4708
Idade : 38
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/universocriadouro/ https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum