ISABELINOS: Critérios de seleçăo para concurso
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ISABELINOS: Critérios de seleçăo para concurso
Os canários para concurso săo fruto de nossa seleçăo de maneira a torná-los mais belos e atrativos. A variaçăo de nuances de tipo para cada mutaçăo é imensa e se torna importante a definiçăo de padrőes de forma a todos os criadores perseguirem os mesmos objetivos. E importante entăo que sigamos as normas de padrăo estabelecidas pelo manual da OBJO, independentemente de várias visőes diferentes que possam surgir a cada ano. Este artigo obedece aos padrőes da OBJO e tenta transmitir um pouca da prática de seleçăo que acumulei durante alguns anos como criador e juiz.
Os Isabelinos săo resultantes da diluiçăo do gen marrom, manifestando-se assim, de forma reduzida na área de atuaçăo das melaninas e na expressăo delas.
Essa mutaçăo acarreta no fenótipo do pássaro, uma menor atuaçăo dos pigmentos melanicos em todas as penas do pássaro, gerando com isso uma mutaçăo de extrema beleza. Como o objetivo do artigo é identificarmos os melhores pássaros para concurso, descreverei, por partes do desenho melanico, um exemplar ótimo.
É unanime entre todos os criadores da mutaçăo que os exemplares que forem isentos de feomelanina serăo sempre os mais valorizados. A feomelanina, quando presente, atrapalha a visualizaçăo dos bastőes e o contraste entre estes e a cor de fundo, depreciando o exemplar.
A cor da melanina é bege. A cor marrom escuro ou bege muito claro, implica na desvalorizaçăo do exemplar para concurso, uma vez que o exemplar apresenta-se ou muito oxidado ou muito diluído.
Exemplares com excesso de diluiçăo, ao meu ver, devem ser penalizados tanto quanto os que tendam a melanina escura. Tente sempre selecionar os exemplares para concurso numa luz natural clara, longe de sombras ou reflexos para evitar dissabores.
O desenho dorsal deve apresentar bastőes finos e interrompidos, e em grande quantidade, começando no alto do dorso e se estendendo até no meio das asas. Entre os bastőes bege e contrastantes, é desejável a máxima expressăo do lipocromo (com exceçăo dos mosaicos), gerando desta forma o contraste necessário a um belo exemplar desta mutaçăo. Bastőes dorsais que năo apresentarem nítido contraste com a cor de fundo desvalorizam o exemplar, como também os de tom de melanina muito escuros.
O desenho dos flancos também deve ser bege e apresentar bastőes interrompidos em boa quantidade, paralelos ŕ linha das asas. Quanto mais houverem bastőes em direçăo ao peito, mais valorizado será o exemplar em relaçăo a este item. É importante lembrar que existem pássaros com desenho de flancos pouco evidente, porém năo devemos confundir ausęncia de desenho com despigmentaçăo do flanco.
As remiges e retrizes devem ser bege, acompanhando o tom do desenho do dorso, e apresentam em suas bordas uma tonalidade mais clara, sinal evidente de diluiçăo.
O desenho de cabeça deve ser percebido, porem nada consta em manuais que deva ser julgado ou valorizado como nos ágatas. Apresentam calota, bochechas e bigodes definidos em tons bege. Quanto mais finos forem os bastőes do dorso de um exemplar, menos melanico será o seu desenho de cabeça, já que possuem a mesma estrutura de penas. Por outro lado, nos mosaicos, que possuem estrutura de penas mais larga, o desenho de cabeça torna-se bem mais visível na calota, porém menos nítido nas bochechas e bigodes.
A envoltura se manifesta de forma diluída e deve dar ao pássaro a impressăo clara de diluiçăo. Envoltura escura demais, dando a impressăo de pássaro oxidado, ou diluída demais ao ponto de despigmentar os bastőes e desenhos de cabeça e flancos, prejudicando o contraste, desvalorizam o pássaro. Defendo que a envoltura deva ser a mais clara possível desde que năo afete o tom bege das melaninas nem apague o desenho de cabeça.
Diante de tantos detalhes a serem analisados, é natural que estabeleçamos itens de mais importância que outros, visto que um exemplar perfeito em todos os detalhes é muito raro. Acredito que os itens mais importantes devam ser ausęncia de feomelanina, expressăo bege da melanina, e desenho dorsal fino e contrastante com o fundo e a envoltura diluída no ponto certo (sem oxidar nem apagar). Num segundo estágio os desenhos da cabeça e flancos.
Lembramos que este artigo se ateve a definir as melhores características de tipo para a mutaçăo Isabelino. No entanto, além do tipo o pássaro será avaliado em variedade, categoria, plumagem, forma, tamanho, elegância e apresentaçăo. Concluímos, entăo que nem sempre o melhor exemplar de tipo será o nosso melhor exemplar para concurso e sim aquele que reunir o maior numero de qualidades em todos os itens de julgamento.
Fonte:
Mauro Heineck
Juiz COM/OBJO
Revista da S.O.S. - 2006
Arquivo editado em 19/02/2007
Os Isabelinos săo resultantes da diluiçăo do gen marrom, manifestando-se assim, de forma reduzida na área de atuaçăo das melaninas e na expressăo delas.
Essa mutaçăo acarreta no fenótipo do pássaro, uma menor atuaçăo dos pigmentos melanicos em todas as penas do pássaro, gerando com isso uma mutaçăo de extrema beleza. Como o objetivo do artigo é identificarmos os melhores pássaros para concurso, descreverei, por partes do desenho melanico, um exemplar ótimo.
É unanime entre todos os criadores da mutaçăo que os exemplares que forem isentos de feomelanina serăo sempre os mais valorizados. A feomelanina, quando presente, atrapalha a visualizaçăo dos bastőes e o contraste entre estes e a cor de fundo, depreciando o exemplar.
A cor da melanina é bege. A cor marrom escuro ou bege muito claro, implica na desvalorizaçăo do exemplar para concurso, uma vez que o exemplar apresenta-se ou muito oxidado ou muito diluído.
Exemplares com excesso de diluiçăo, ao meu ver, devem ser penalizados tanto quanto os que tendam a melanina escura. Tente sempre selecionar os exemplares para concurso numa luz natural clara, longe de sombras ou reflexos para evitar dissabores.
O desenho dorsal deve apresentar bastőes finos e interrompidos, e em grande quantidade, começando no alto do dorso e se estendendo até no meio das asas. Entre os bastőes bege e contrastantes, é desejável a máxima expressăo do lipocromo (com exceçăo dos mosaicos), gerando desta forma o contraste necessário a um belo exemplar desta mutaçăo. Bastőes dorsais que năo apresentarem nítido contraste com a cor de fundo desvalorizam o exemplar, como também os de tom de melanina muito escuros.
O desenho dos flancos também deve ser bege e apresentar bastőes interrompidos em boa quantidade, paralelos ŕ linha das asas. Quanto mais houverem bastőes em direçăo ao peito, mais valorizado será o exemplar em relaçăo a este item. É importante lembrar que existem pássaros com desenho de flancos pouco evidente, porém năo devemos confundir ausęncia de desenho com despigmentaçăo do flanco.
As remiges e retrizes devem ser bege, acompanhando o tom do desenho do dorso, e apresentam em suas bordas uma tonalidade mais clara, sinal evidente de diluiçăo.
O desenho de cabeça deve ser percebido, porem nada consta em manuais que deva ser julgado ou valorizado como nos ágatas. Apresentam calota, bochechas e bigodes definidos em tons bege. Quanto mais finos forem os bastőes do dorso de um exemplar, menos melanico será o seu desenho de cabeça, já que possuem a mesma estrutura de penas. Por outro lado, nos mosaicos, que possuem estrutura de penas mais larga, o desenho de cabeça torna-se bem mais visível na calota, porém menos nítido nas bochechas e bigodes.
A envoltura se manifesta de forma diluída e deve dar ao pássaro a impressăo clara de diluiçăo. Envoltura escura demais, dando a impressăo de pássaro oxidado, ou diluída demais ao ponto de despigmentar os bastőes e desenhos de cabeça e flancos, prejudicando o contraste, desvalorizam o pássaro. Defendo que a envoltura deva ser a mais clara possível desde que năo afete o tom bege das melaninas nem apague o desenho de cabeça.
Diante de tantos detalhes a serem analisados, é natural que estabeleçamos itens de mais importância que outros, visto que um exemplar perfeito em todos os detalhes é muito raro. Acredito que os itens mais importantes devam ser ausęncia de feomelanina, expressăo bege da melanina, e desenho dorsal fino e contrastante com o fundo e a envoltura diluída no ponto certo (sem oxidar nem apagar). Num segundo estágio os desenhos da cabeça e flancos.
Lembramos que este artigo se ateve a definir as melhores características de tipo para a mutaçăo Isabelino. No entanto, além do tipo o pássaro será avaliado em variedade, categoria, plumagem, forma, tamanho, elegância e apresentaçăo. Concluímos, entăo que nem sempre o melhor exemplar de tipo será o nosso melhor exemplar para concurso e sim aquele que reunir o maior numero de qualidades em todos os itens de julgamento.
Fonte:
Mauro Heineck
Juiz COM/OBJO
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Arquivo editado em 19/02/2007
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