UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por MARTÍN Seg 13 Jan 2014, 14:14

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

HISTÓRICO DA RAÇA: CANÁRIO BRASILEIRINHO
Origem: São José do Rio Preto - BRASIL.
Criador: JOÃO SERGIO RAMALHO SÉ
Tempo de fixação das características da raça: dez anos. 

Crio canário desde os dez anos, e sou um apaixonado pela seleção e transformação das qualidades dos pássaros, em 1997 já criava mais de 100 casais de canários de cor e porte, entre eles gloster com topete e sem topete. Nessa época mudanças na raça gloster que aumentaram substancialmente a caixa (peito) e a cabeça e, conseqüentemente o tamanho; fizeram com que os criadores, para competirem, mudassem radicalmente o seu plantel para essas novas características. Eu criava com vinte casais de gloster e também comecei a mudança, mas com receio de que a moda não vingasse, considerei acasalar todos os anos dois ou três casais do padrão antigo, ou seja: canários extremamente curtos. Com o passar dos anos não houve retorno àquelas características dos gloster, mas continuei criando esses canários. 
A pressão de seleção para canários extremamente curtos, modificou consideravelmente as características dos canários gloster tanto com e sem topetes e, considerei a possibilidade, de que, se acrescentando algumas outras características, surgiria uma nova raça de canário de porte, a primeira do Brasil. O tamanho da cauda foi o maior desafio, pois levei muitos anos para conseguir que a mesma alcançasse apenas três centímetros, um centímetro embaixo das asas e dois expostos. O corpo roliço, como o de uma pombinha, o peito proeminente, a cabeça miúda e a cauda curta, são as características mais marcantes nesse canário extremamente belo e delicado que encanta a todos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ - O CANÁRIO BRASILEIRINHO


1 ) No Brasil, o segmento de canários de porte é, de modo geral, pouco conhecido pela população, e algumas raças geram até certo desconforto ao público leigo. Você acha que o reconhecimento de uma raça de canários de porte tipicamente nacional pode ajudar a difundir a criação de canários de porte no país?

R. Eu não entendo dessa maneira. Em meu ponto de vista o segmento de porte é o segundo em interesse de criação no Brasil e se compararmos proporcionalmente em relação aos canários de cor vem aumentando a quantidade de canários exposto no brasileiro e em alguns clubes os canários de porte já são a maioria. O reconhecimento desta raça com certeza aumentará o interesse.

2 ) Como surgiu o canário Brasileirinho? De onde veio a idéia de criar uma raça de canários de porte Brasileira?

R Em 2000, o ano que me tornei juiz, eu e o também Juiz de canários de porte Antonio Carlos Lemo, durante os muitos julgamentos que fizemos, conversávamos e nos incentivávamos a criar uma raça de canários de porte. Não sei se fui eu, ou ele, quem começou a falar em criar esta raça, mas não tem mais importância. Ele talvez por ser muito atarefado, com a gráfica que tem e com a revista da FOB, acabou não levando a idéia em frente. Em 1997, houve algumas mudanças na raça Gloster, que os criadores passaram a valorizar os pássaros mais cabeçudos e com o peito mais cheio e conseqüentemente o tamanho aumentou muito, eu como gostava e achava que os pequenos voltariam a serem mais valorizados continuei a criar com três, quatro casais. Em 2000, 2001 vi que isto não aconteceria. Então com a seleção rigorosa para o tamanho, vi que, com a mudança de algumas características poderia fazer um novo canário, o que seria o primeiro canário de porte do Brasil.

3 ) Quais as principais dificuldades encontradas durante o processo de formação e seleção do Brasileirinho? Há quantos anos você vem se dedicando à seleção deste canário?
R Desde 1997 venho selecionando estes pássaros, já são doze anos. A maior dificuldade vem sendo a diminuição da cauda, pois como se sabe, não se conhece a transmissão genética das características de um canário de porte. Até eu compreender como é feita esta transmissão, sofri muito.

4 ) Qual é o padrão do canário Brasileirinho?
O BRASILEIRINHO IDEAL: É um pássaro muito pequeno, somente dez centímetros, o menor canário do mundo. O topete é redondo muito pequeno, simétrico e aderente à nuca com seu ponto central irradiando penas curtas. O canário sem topete possui a cabeça pequena e redonda, olhos mais próximos do bico e, como nos miniaturas seu bico deve ser muito pequeno. O pescoço é muito curto, sendo junto à cabeça mais estreito e junto ao corpo mais largo, dorso e ombros largos com peito proeminente de pomba. São aceitas todas as cores inclusive com fator, a plumagem deve ser muito compacta e sem penas soltas em toda sua extensão. Como o gloster, sua postura é de aproximadamente 45 graus em relação à horizontal. A cauda é extremamente curta com somente três centímetros ou menos, compacta e alinhada com o resto do corpo. As pernas com coxas dissimuladas na plumagem, são implantadas no corpo ligeiramente atrás do seu ponto mediano de equilíbrio. Saúde perfeita, agilidade, limpeza, canelas curtas, dedos e unhas perfeitas completam o conjunto. Todas essas características aliadas à forma de pombinha dão ao canário uma encantadora beleza que agrada a todos. Em concurso se apresentam como o canário gloster, de acordo com a relação Melanina- Lipocromo, 9 classes para sem topete e 9 para com topete.

5 ) O Brasileirinho é um canário com traços totalmente diferenciados e marcantes. Dentre estes, o padrão prevê um tamanho de 10cm e a cauda curta, com no máximo 2 cm aparentes. Isto é uma realidade? Já existem aves com estas características?
R Já existem pássaros que poderíamos classificar com noventa pontos. É claro que temos que trabalhar muito ainda, mas a raça de um canário nunca para de evoluir, quando alcançamos o que planejamos, projetamos novas metas e aí vai, não para nunca.

6 ) Em nosso país, as raças de canários com topete são bastante populares, sendo o Gloster a mais difundida. O fato do Brasileirinho possuir topete tem alguma relação com esta popularidade?
R. A raça do canário Brasileirinho foi pensada por muito tempo para ser o canário mais popular do Brasil por ser a primeira de porte brasileira, e com certeza a mais interessante, pois alem de ter todas as divisões para concurso como o Gloster, ela terá a cor vermelha (pense em um canário pintado de cobre e vermelho intenso). O topete aumenta a disponibilidade para o criador entrar em concurso.

7 ) Em se tratando de um canário que tenha traços que o caracterizem como brasileiro, a meu ver, seria interessante que os Brasileirinhos fossem canários de fundo amarelo pintados (pintados de verde e amarelo). Sabemos que isto é inviável, pois sempre surgirão canários melânicos e lipocrômicos juntamente à criação de pintados. Neste aspecto, sobre as cores de fundo: serão permitidos Brasileirinhos com as três cores de fundo (branco, amarelo e vermelho)? Haverá uma valorização dos exemplares pintados em relação à melânicos ou lipocrômicos?

R. Sobre as cores do Brasil, que eu gosto muito, restringiríamos muito as inscrições para concurso, foi me sugerido que os mesmo só tivessem a cor canela, seria muito interessante, mas do mesmo jeito, diminuiria muito para concurso e como já dissemos o canário veio para ser o mais popular do Brasil. Quanto à relação entre os pintados e os outros, não haverá nenhuma distinção entre eles. Lutaremos para que sejam permitidas todas as cores, inclusive a vermelha, que a meu ver será a mais interessante.

8 ) Quantos canários Brasileirinhos você possui atualmente? Há um plantel consolidado com aves apresentando as características desejadas?
R Por ser uma raça em formação, a pressão de seleção é muito rigorosa. Então não podemos criar com pássaros, que estão muito longe do padrão. E como todo o plantel, temos uma parte com características muito boas e outra parte com nem tanto, mas com possibilidades de geneticamente continuar o trabalho.  Devo criar 2009 com cinquenta casais de brasileirinho, em 2010, criaremos com cem casais.

9 ) Como é a criação deste canário? São aves prolíficas e que cuidam bem dos filhotes?
R São canários como o Gloster muito fácil de criar. Tratam muito bem dos filhotes, quase sem ajuda. 

10 ) Como está sendo a receptividade e a procura por parte dos criadores de canários com relação
ao Brasileirinho?

R O interesse é muito grande, e o incentivo me surpreende e quero agradecer a todos de coração.

11 ) Existe algum outro criador de canários que possui e também está se dedicando ao Brasileirinho?
R Não existe nenhum criador que tem canários da minha linhagem. Tem um criador de Brasília, que também é juiz, e disse que esta trabalhando com alguns canários, estas características. No final de 2010, após a criação iniciarei as vendas.

12 ) Nos últimos dois anos, durante a realização do Campeonato Brasileiro, pude ver alguns canários Brasileirinhos, e a evolução que estes vêm apresentando é evidente. Em relação ao processo de reconhecimento e homologação do Brasileirinho junto à FOB e OBJO: como está o  andamento? Há alguma previsão para que estas aves comecem a se apresentar em concursos?

R Não, não há previsão para concurso. Em relação ao corpo de juízes de porte, me parece que a maioria concorda que temos condições de realmente almejar este reconhecimento. É preciso que todos encarem esse desafio como um projeto de todos, pois eu somente dei o pontapé inicial, e as etapas seguintes são:
--Aceitação pelos criadores (O que é uma realidade, todo mundo gosta).
--Reconhecimento e orientação pelo corpo de juízes
--Reconhecimento pela FOB.
--Reconhecimento pela Federação Mundial de Ornitologia.

13 ) Quais são as suas expectativas com relação ao futuro do canário Brasileirinho?
R Eu sou positivo por natureza, portanto as minhas expectativas são as melhores, Que o nosso canário de porte alce vôos cada vez mais altos e que além do Brasil alcance o mundo todo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

RESUMO TÉCNICO DA RAÇA BRASILEIRINHO
1-CAUDA - 25 PONTOS
Característica mais importante, penas na cauda de três a quatro cm no máximo.
2-TAMANHO - 20 PONTOS
Corpo e cauda bem curtos, com 10 a 11 cm.
3 -FORMA - 10 PONTOS
Forma arredondada, sem tirar a beleza do conjunto com formato de pomba.
4 -CABEÇA /TOPETE - 10 PONTOS
Cabeça pequena com topete redondo e bem curto.
5-PEITO DE POMBA - 10 PONTOS
Peito proeminente, sem perder a forma arredondada.
6-POSIÇÃO (45 GRAUS) - 5 PONTOS
Aproximadamente 45 graus com a horizontal, como o canário gloster.
7 -PESCOÇO - 5 PONTOS
Pescoço curto, afunilando em direção corpo / cabeça.
8 -PLUMAGEM - 5 PONTOS
Plumagem curta e aderente, todas as cores são admitidas inclusive o vermelho.
9 -PERNAS E PÉS - 5 PONTOS
Coxas invisíveis, pernas curtas, pés e unhas limpos e perfeitos.
10 -CONDIÇÃO GERAL - 5 PONTOS
Pássaro saudável, limpo e calmo.

Gaiola tipo canário de cor. (Poleiro distante 7,5 cm).
Anilhas - 2,7 de diâmetro.



DEFEITOS DESCLASSIFICANTES
-Cauda com tamanho superior a 4 cm.
-Pássaro com cabeça/ ou topete muito grande, como o gloster .
-Pássaro com tamanho acima de 11cm .
-Corpo muito fino que estrague a forma de pomba.
-Forma do canário Fife-fancy.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Comparação: Canário Brasileirinho X Raça Espanhola

Gostaria de agradecer João Sé pela atenção dispensada e por ter aceitado participar desta entrevista, que teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre seu projeto do Canário Brasileirinho.

Por César Wenceslau – publicado na revista CCCC 2009
Fotos: João Sérgio Ramalho Sé
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO Seg 13 Jan 2014, 15:40

Boa tarde pessoal.
Estou torcendo pelo reconhecimento oficial desta raça (COM).
PAULO FERREIRA MACHADO
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1171
Pontos : 1312
Idade : 60
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty O canário brasileirinho - Entrevista com João S. Ramalho Sé

Mensagem por DAVI COUTINHO Seg 13 Jan 2014, 19:24

Boa tarde Amigos do Universo dos canários!
Ótima entrevista...
 
Espero que esse projeto tenha pleno sucesso e logo tenhamos esse belo canário em exposição nos campeonatos.
Um detalhe inteligente é que o João Sérgio não limitando as cores, abre mais espaço para  trabalhar o porte do canário e incentiva mais criadores a entrar no projeto.
 
Em relação ao reconhecimento, as chances aumentarão bastante, desde que se criem muitos canários, espalhem-se pelo país e possamos ter um julgamento experimental no campeonato brasileiro durante alguns anos para ir aperfeiçoando nacionalmente o padrão da raça.

É interessante que apareçam esses projetos na canaricultura brasileira, porque foi assim que os europeus desenvolveram a grande diversidade de raças que hoje temos no canário doméstico.
Já vi esses canarinhos durante o campeonato brasileiro e achei lindos, se eu pudesse, apenas sugeriria outro nome para ele; quem sabe algo relacionado com a região de onde o canário está surgindo, como tem feito os ingleses.

Um abraço a todos;

Davi Coutinho;
Criadouro Topázio.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Seg 13 Jan 2014, 21:35

UMA PENA QUE A RAÇA NÃO DESLANCHE , TALVEZ FALTE ABRIR O PLANTEL PARA MAIS CRIADORES TRABALHAREM ....
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO Ter 14 Jan 2014, 12:22

Boa tarde.
Se mudar de nome pode ser Canário Rio Preto.
PAULO FERREIRA MACHADO
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1171
Pontos : 1312
Idade : 60
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Ter 14 Jan 2014, 20:59

Acredito que o grande desta raça é que muitos os querem para melhorar o tamanho dos Glosters.
Por isso à exemplo do que o Sandro comentou precisa sim abrir plantel para mais criadores, mas compromissados em criar o Brasileirinho.

Mas torço muito pelo reconhecimento desta raça.


Abraços
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO Seg 07 Abr 2014, 23:34

Boa noite pessoal.
Martín, se algum dia for visitar o Sr. João Sérgio, me avise que pretendo ir junto.
Além dos canários, ele tem vários tanques de criação de peixes ornamentais.
PAULO FERREIRA MACHADO
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1171
Pontos : 1312
Idade : 60
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por MARTÍN Ter 08 Abr 2014, 12:24

Olá, Paulo legal vamos ver se ele tem algum tempo disponível para nos atender e marcaremos uma visita sim.

Caso queira entre em contato com ele e me avise que vamos juntos.


Abraço.
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por AMAURI ROBERTO MENDES Qua 09 Abr 2014, 20:05

Parabens e sucesso no empreendimento.
Abraços
AMAURI ROBERTO MENDES
AMAURI ROBERTO MENDES
Membro do Fórum
Membro do Fórum

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 190
Pontos : 227
Idade : 74
CIDADE/CITY : PASSO FUNDO - RS
ESTADO/PROVÍNCIA : rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por Francisco C. Bom Qua 09 Abr 2014, 22:14

Ola amigos.

Martin/ Paulo, se forem lá não se esqueçam de tirar algumas fotos dos canários.

abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por Canaril Borges Sex 11 Abr 2014, 11:09

Paulo e Martin, se conseguirem agendar uma visita com ele, me avisem que vou junto, heim.......
Realmente é um trabalho muito interessante e um criador renomado.
Canaril Borges
Canaril Borges
Membro
Membro

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 56
Pontos : 78
Idade : 53
CLUBE : UCRP
CIDADE/CITY : S.J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/lucio.borges

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por MARTÍN Sex 11 Abr 2014, 12:48

Bem então vamos marcar esta visita já são três membros, para a visita sera muito legal, com certeza sera um dia agradável.

MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por Canaril Borges Seg 14 Abr 2014, 11:50

Martin, pode agendar, quem sabe assim consigo também fazer aquela visitinha que estou te devendo.............
Canaril Borges
Canaril Borges
Membro
Membro

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 56
Pontos : 78
Idade : 53
CLUBE : UCRP
CIDADE/CITY : S.J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/lucio.borges

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO Seg 14 Abr 2014, 19:25

Boa noite Martín e Lucio.
Podem agendar.
Este final de semana não posso.
PAULO FERREIRA MACHADO
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1171
Pontos : 1312
Idade : 60
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ Empty Re: O CANÁRIO BRASILEIRINHO – ENTREVISTA COM JOÃO SÉRGIO RAMALHO SÉ

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos