UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que os pássaros voam formando um “V”?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Por que os pássaros voam formando um “V”? Empty Por que os pássaros voam formando um “V”?

Mensagem por MARTÍN Ter 19 Nov 2013, 21:43

Voar em bando e de modo organizado é uma estratégia das aves migratórias para gastar menos energia e cobrir distâncias maiores. Esses vôos são comuns entre pássaros grandes, como gansos e cisnes, e aves marinhas, como biguá e pelicano.
A economia de energia é tanta que, ao fim da jornada, os pássaros chegam até 70% mais longe do que se voassem desordenados. O posicionamento também ajuda para que as aves se vigiem, já que nenhuma sai da vista da outra.
"Outro diferencial para aves que migram em conjunto, mesmo fora de formação, é a questão da sobrevivência. Quando em grupo, elas estão mais protegidas de predadores, que ficam confusos ao atacar uma ave e causar uma revoada das outras ao redor", explica Roberto Cavalcanti, do departamento de zoologia da Universidade de Brasília (UnB).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

PELOTÃO IMPECÁVEL

Aves como os gansos-do-canadá fogem do inverno para se alimentar viajando milhares de quilômetros sem sair da linha.

FORÇA V

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Entre as aves migratórias, o alinhamento mais comum é em forma de V, e o número de aves envolvidas, assim como o tamanho de cada "asa" da formação, varia. Quanto maior a velocidade do vento ou do próprio pelotão, mais agudo é o ângulo da formação - entre os gansos-do-canadá, a abertura vai de 27o a 44o

FORMAÇÃO ALTERNATIVA

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A formação em arco é o jeito mais democrático de voar em bando, já que as aves economizam praticamente a mesma energia, seja qual for a posição ocupada. O grupo, porém, não economiza mais. Pelo contrário, ao fim do dia as aves que voam em V percorrem maiores distâncias com menos esforço, graças ao revezamento.

AERODINÂMICA NATURAL

Quando a ave rasga o ar à sua frente, um vazio, chamado vácuo, se forma atrás dela por um instante. As aves de trás tiram vantagem disso, já que a camada de ar para romper fica menos densa. Além disso, as asas também deslocam o ar ao redor delas, causando um redemoinho, ou vórtice.


O deslocamento de ar causado pela ave dianteira faz a ave de trás obter o mesmo rendimento de vôo batendo as asas menos vezes. Três pássaros voando juntos já são o suficiente para montar um pelotão em que cada ave gasta 40% menos energia. Com menos esforço, também diminuem os batimentos cardíacos.

ROTA DE FUGA

Pássaros que migram à noite se orientam pelas estrelas, enquanto os diurnos usam o Sol como referência de rota. Acidentes geográficos, como o recorte do litoral ou o percurso de rios, também indicam o melhor caminho. Os pombos, por sua vez, seguem seu rumo de acordo com os pólos magnéticos da Terra!

RODÍZIO CONSTANTE

A ave que comanda a formação é a que mais se desgasta, enquanto as que estão no centro de cada "asa" são as mais beneficiadas pelo deslocamento de ar dos vórtices. Quando o líder se cansa, migra para uma das pontas e um dos pássaros da segunda fila assume a dianteira. Isso se repete várias vezes durante o vôo.

CARDÁPIO DE VOO

Meses antes de migrar, os pássaros reforçam a dieta para acumular gordura e chegam a dobrar de tamanho. Esse saboroso esforço ajuda a suportar a fome e a fadiga durante a longa viagem. Algumas aves, como o sabiá, se alimentam de insetos antes de partir e, durante a viagem, comem plantas e frutas.


Última edição por MARTÍN em Ter 17 Fev 2015, 14:28, editado 1 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Por que os pássaros voam formando um “V”? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que os pássaros voam formando um “V”? Empty Re: Por que os pássaros voam formando um “V”?

Mensagem por Francisco C. Bom Ter 19 Nov 2013, 21:58

Muito bom este artigo.


abraços
Francisco C. Bom
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Por que os pássaros voam formando um “V”? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 70
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos