Vocês já ouviram falar sobre o mimetismo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Vocês já ouviram falar sobre o mimetismo?

Mensagem por MARTÍN em Dom 20 Out 2013, 21:12

VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR SOBRE O MIMETISMO?


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O mimetismo é a capacidade, possuída por algumas espécies de animais, de mudar a cor ou a forma do corpo para ficar parecido com outros animais, podendo desta forma ter algum tipo de vantagem.

O mimetismo tem como um dos objetivos dar ao animal condições de proteção contra seus predadores. Mudando de cor ou de forma, os corpos destes animais ficam numa situação de difícil percepção. Alguns animais usam também esta capacidade para “enganar” suas presas, facilitando a caça.

Alguns animais mudam a forma ou a cor do corpo para parecerem mais fortes ou perigosos e, assim, causarem medo em seus predadores. Algumas espécies de cobras não venenosas, por exemplo, assumem forma, cor e comportamento de espécies venenosas para assustarem os animais que lhe oferecem perigo. É o caso, por exemplo, da cobra coral falsa.



Tipos de mimetismo com relação a função:




- Mimetismo agressivo: o animal usa este recurso para atacar a presa.

- Mimetismo defensivo: o animal usa o mimetismo para enganar, assustar ou despistar o predador.

- Mimetismo reprodutivo: o animal usa o mimetismo para atrair o animal do sexo oposto para fins reprodutivos.



E a camuflagem?




Camuflagem é uma capacidade diferente do mimetismo. Alguns animais possuem uma capacidade especial de mudar a cor e a forma do corpo para ficar parecido com o meio (plantas, solo, rocha, etc) onde vive. Dá-se o nome de camuflagem a esta capacidade. A camuflagem é usada para enganar e fugir de um predador ou até mesmo para atacar a presa.

Exemplo :

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Curiosidade:

- A descoberta do mimetismo foi feita pelo entomologista inglês Henry Walter Bates, em meados do século XIX. Para tal descoberta, este cientista estudou diversas espécies de borboletas, durante onze anos, na região da floresta amazônica.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3152
Pontos : 4735
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum