UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

APRENDENDO UM POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 Empty APRENDENDO UM POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS.

Mensagem por MARTÍN Qua 11 Set 2013, 18:51

Relembrando a primeira mensagem :

Olá amigos, quando iniciei na criação tinha duvidas simples que vendo os amigos falarem não entendia, então de uma forma simples irei postar e tentar explicar aos demais sobre cores dos canários, peço que me ajude a construir este tópico.

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Melanina


A melanina é um pigmento produzido pelo organismo do canário, que tem a coloração negra ou marrom sendo estas;

- eumelanina negra
- eumelanina marron
- feomelanina

Um exemplo da eumelanina negra  é o canário cobre, ja o Isabelino tem eumelanina marron.

EUMELANINA NEGRA E MARROM.


Falando de uma forma mais simples eumelanina são as estrias dorsais que vemos nas aves melânicas, estas podem ser em formato de estrias ou por escamas.

A eumelanina também se deposita nos olhos, unhas, bicos e pés.


FEOMELANINA.


Esta também possui coloração marrom, mas se deposita nas bordas das penas e tem tonalidade marrom fosco.

A presença da feomelanina é interessante apenas para duas cores; FEO e CANELA PASTEL, já que no canário "FEO" a feomelanina é a única melanina, e no "Canela Pastel", porque se soma á eumelanina dificultando ver as estrias, que para esta ave não é indesejável.


Os canários são dividido em dois grandes grupos, sendo estes;

Lipocrômicos e Melânicos

.

Canários Lipocrômicos são;  BRANCO, AMARELO, AMARELO MARFIM, VERMELHO, RUBINO E OUTROS.

Canários Melânicos são; VERDE, COBRE, CANELA, ACETINADO, ISABELINO, OPALINO E OUTROS.


A diferença entre lipocrômico e Melânicos pode ser observada pela presença da melanina no fenótipo(aparência) da ave, vale ressaltar que tenha atenção ao observar pois temos isabelinos opalinos que mais parece um lipocrômo(1 grupo), e na verdade é Melânico(2 grupo).


Última edição por MARTÍN em Seg 15 Dez 2014, 19:09, editado 6 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo


APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 Empty Re: APRENDENDO UM POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS.

Mensagem por william santos Seg 08 Set 2014, 14:49

Martin e demais amigos do Fórum.

Boa tarde

Notei que este tópico foi criado em Set/2013, no entanto, devido a sua importância, principalmente para os iniciantes, acho que deva permanecer aqui por muito tempo.

Não sei se existem muitas outras informações sobre CORES DOS CANÁRIOS, porém, caso existam, peço ao prezado amigo que as inclua, continuando o assunto, que é muitíssimo interessante.

No entanto, além de muito interessante, devo dizer que estou achando DIFÍCIL PRA XUXU......, será que um dia vou ter a desenvoltura necessária para bem conhecer e me tornar um criador "de verdade" ? (risos) Very Happy

Forte abraço e parabéns pelas informações prestadas.

William
william santos
william santos
Membro
Membro

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 52
Pontos : 69
Idade : 60
CLUBE : 3C - nº 477
CIDADE/CITY : Rio de Janeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 Empty Re: APRENDENDO UM POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS.

Mensagem por MARTÍN Seg 08 Set 2014, 17:35

Boa tarde Willian e amigo do UDC.

Willian respondendo suas perguntas.

william santos escreveu:Notei que este tópico foi criado em Set/2013, no entanto, devido a sua importância, principalmente para os iniciantes, acho que deva permanecer aqui por muito tempo.

Amigo em nosso fórum todas mensagem são organizadas e mantidas ativas, assim como encontrou esta,  nosso acervo é de fácil acesso e caso o membro tenha duvida pode fazer como fez, perguntando no mesmo tópico ou criando outro especifico a sua duvida.


william santos escreveu:Não sei se existem muitas outras informações sobre CORES DOS CANÁRIOS, porém, caso existam, peço ao prezado amigo que as inclua, continuando o assunto, que é muitíssimo interessante.

No entanto, além de muito interessante, devo dizer que estou achando DIFÍCIL PRA XUXU......, será que um dia vou ter a desenvoltura necessária para bem conhecer e me tornar um criador "de verdade" ? (risos) Very Happy

Sim William tem muito outros assuntos sobre uma grande variedade de cores porém não tenho esta facilidade com os assuntos como você imagina, o que publico são estudos e artigos(alguns mantido em pendrive, outros impressos que transcrevo para o fórum), tenho certeza que enquanto eu estiver criando aves vou estar aprendendo, e cada dia que passa entendo que sei ainda menos...rs

O assunto é difícil mesmo, principalmente na parte aonde se aplica a genética.


Última edição por MARTÍN em Seg 15 Dez 2014, 19:39, editado 1 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 Empty Re: APRENDENDO UM POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS.

Mensagem por José Carlos Pereira Seg 08 Set 2014, 19:37

Amigos.
Na criação de qualquer espécie animal, e mesmo vegetal, ter conhecimento da genética é essencial.
Afinal, tudo o que somos, físico ou mental, depende da interação entre a herança genética e o meio ambiente.
Para quem cria cores a genética tem importância talvez um pouco maior do que o ambiente. Nunca esquecendo que um pássaro mal nutrido e criado em ambiente higienicamente precário jamais mostrará em sua cor todo o seu potencial genético. E, se não for manejado para nas expos mostrar todas as suas qualidades, adeus viola. Um pássaro tímido, por exemplo, jamais mostrará sua cor na plenitude.
Para quem cria para canto ou fibra genética e canto caminham pari passo. Nas duas situações, aliada a uma base genética qualitativa, há a necessidade de manejo (munheca) para que todo o potencial genético se manifeste.
Enfim, tentar criar qualquer coisa sem ter conhecimento genético e munheca é dar sorte para o azar, como dizem por aqui. Poderá ter um ou outro sucesso porque usa uma base genética já estabelecida, mas jamais conseguirá produzir qualidade no decorrer do tempo em quantidade significativa.
José Carlos, Cruzeiro
José Carlos, Cruzeiro.
José Carlos Pereira
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 234
Pontos : 268
Idade : 83
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO UM  POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS. - Página 2 Empty Re: APRENDENDO UM POUCO SOBRE AS CORES DOS CANÁRIOS.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos