UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os amigos já pararam para pensar, o por quê?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Os amigos já pararam para pensar, o por quê? Empty Os amigos já pararam para pensar, o por quê?

Mensagem por MARTÍN Dom 13 maio 2018, 12:55

Olá Universo,


Vejo muitos querendo o segredo a respeito de como criar bem, como ter filhotes tranquilamente com nossos casais e não ter sustos com doenças!!

Qual seria o pulo do gato?????

Os amigos já se perguntaram o por quê dos canários sem raça definida ou pé duro como muitos os chamam, criam tão bem e com uma incrível facilidade, sem necessitar de manejos mais especificos????

Todos são Serinus canarius independentemente da raça, seja pé duro, glosters, fife, lancashires e assim por diante, todos são canários, que tem as mesmas necessidades alimentares e de cuidado, agora qual o segredo de pé duros criarem tão fácil???

O segredo é simples, é a simplicidade do manejo destes!! Como diz o meu amigo César Wenceslau, canários pé duro, assim como há decádas se cria o canário apenas dando alpiste, água, verdura, jiló e ovo cozido, nada de vitaminas, antibióticos e outras bombas que deixam os canários totalmente intoxicado com tais!!!

Este por exemplo, falando de minha experiência que realizei com meu pequeno plantel de canários, usando como base conversas que tive com o nosso amigo César Wenceslau, dois meses antes de todos os meus pássaros iniciarem a criação, eu apenas administrei alpiste e o extrusado (pois estava na transição), verduras e água e mais nada!!!

Nada de VitaGold, ferro, vitamina E, polivitaminico, antibiótico, cálcio, pro mater, fertityt ou qualquer produto que prometa melhor desempenho, melhor postura, melhor número de ovos e assim por diante!

Fiz isto também com os pintassilgos e hoje não tenho algum pássaro aqui que possa ser considerado obeso e tão pouco carente de alguma vitamina!

E as posturas como foram até agora????

Contabilizo apenas 3 fêmeas pois uma tirou apenas um ninhada de 3 filhotes e não quis mais criar com ela, pois não gostei do padrão dos filhotes, assim sendo tenho 3 fêmeas para contabilizar e estas com 21 filhotes no total em duas posturas até agora, dando uma nédia de 7 filhotes/casal e já inciando a 3ª postura aonde a média tem sido de 4 ovos!

O que penso eu hoje, que não precisamos inventar e sim dar apenas o necessário, alimentos bem administrados podem dar as vitaminas necessárias para nossos pássaros, aos que usam extrusados, já é um alimento completo, aos amigos que utilizam as sementes, a variedade destas de boa qualidade unida com alimentos frescos e boa farinhada é o suficiente para dar a eles o que necessitam se estão gozando de boa saúde!!

Vejam pé duros criam até em gaiolas do lado de fora, agora pergunto, quantos amigos tem dificuldades com canários de raça, provinientes de bons criatórios???????


Apesar de tudo que temos de informação, e que mostra muitas vezes a necessidade de utilizarmos diversos suplementos alimentares para os canários, acho que as vezes a simplicidade antiga pode nos dar melhores resultados e que nos deixarão surpresos!!!

Em tempo, tem pelo menos mais dois ou três criadores daqui do fórum que fizeram o mesmo manejo no período antes de iniciar a criação e pelo que sei também estão tendo um bom resultado!!!

Abraços

Texto Fábio Chanes
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Os amigos já pararam para pensar, o por quê? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Os amigos já pararam para pensar, o por quê? Empty Os amigos já pararam para pensar, o por que?

Mensagem por DAVI COUTINHO Dom 13 maio 2018, 20:57

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Ótimo artigo sobre manejo e alimentação dos canários. Como me disse o Cezar Wenceslau uma ocasião: Em criação de canário muitas vezes o menos é mais. O Arno Buchli também tinha um manejo interessante; no período de repouso ele usava só alpiste e água fresca, quando ia chegando a época de reprodução ele aumentava a quantidade de proteínas e outros nutrientes através do uso da farinata, as canárias aprontavam todas ao mesmo tempo e criavam muito bem, com médias de filhotes por casal de quatro a cinco filhotes por ninhada.

Eu também sempre criei canários com mistura de sementes controlada, sementes com mais carboidrato e gordura no inverno e no verão uma mistura com mais alpiste sempre acima de 70%, um mês antes da temporada de criação entro com a farinhada, que hoje misturo com metade de sementes de avêia, e folha de couve (mas cuidado com os agrotóxicos nas folhosas) A média de criação é sempre boa e os pássaros saudáveis.

Como disse o Martin, a resposta do porque ocorrem muitos problemas na criação? "Como ele mesmo destaca", ao meu ver está na simplicidade do manejo alimentar. Mas vai aqui uma observação: Quando passamos de uma criação com muitos insumos químicos, (canários bombados) para um manejo simples, o primeiro ano costuma ser desastroso, as vezes há muitas perdas, só que na segunda geração recupera tudo em dobro, e com canários mais rústicos.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Os amigos já pararam para pensar, o por quê? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os amigos já pararam para pensar, o por quê? Empty Re: Os amigos já pararam para pensar, o por quê?

Mensagem por farlen.miranda Qua 11 Jul 2018, 01:12

Gosto de falar sobre esse assunto. O excesso de suplementos pode dar sobrevida a um bicho que em condições normais não deveria criar, pq é fraco, deficiente de algo.  O certo seria buscar junto com o padrão da raça, também a rusticidade. Além disso, o excesso obviamente é danoso ao organismo por si só. Um bicho com fígado prejudicado vai ter problemas para criar.
-
Dito isso, dramático é o uso assustador de antibióticos como preventivos.  Vc conversa com canarista experiente e o sujeito fala que dá antibiótico norfloxacina 3x ao ano. Tal antibiótico tem amplo espectro e só deveria ser utilizado com critério.  Mascara possíveis doenças, produz bactérias resistentes, produz pássaros fracos (o contato com os patógenos é essencial para desenvovimento de imunidade).  Aí vc tira os bichos do criatório do sujeito, os bichos chegam na sua casa e sucumbem em 15-30 dias.
avatar
farlen.miranda
Membro
Membro

Os amigos já pararam para pensar, o por quê? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 47
Pontos : 57
Idade : 43
CIDADE/CITY : Belo Horizonte
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Os amigos já pararam para pensar, o por quê? Empty Re: Os amigos já pararam para pensar, o por quê?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos