(CRÔNICA) Zé da esquina, web e ornitologia.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso (CRÔNICA) Zé da esquina, web e ornitologia.

Mensagem por MARTÍN em Ter 22 Maio 2018, 12:01

Autor Fábio Martin
Texto Registrado em cartório.
Copias estarão sujeitas a penalidade das leis.




Três vez por semana um senhorzinho vem fazer a coleta de lixo resiclavel aqui e sempre que entra no quintal ao ver minha criação de canários diz: É,  seu doutor. “Estes canarinhos são campeões”.  E fala isso com uma sinceridade e um sorriso que acabo acreditando. Ele recolhe o lixo reciclável e eu saio pro trabalho feliz.

Parece uma troca justa. E ele não perde a oportunidade de fazer toda vez uma consulta. “Doutor, o senhor que sabe tudo de canários, pode me dar mais uma ajuda?”.  É isso, pois sou  o “consultor web“  dele, Assim o Zé já  possui email, perfil no Facebook do seu canaril, Instagram e usa o whatsapp para acessar grupos de criadores, e sempre que precisa de algo me pergunta.

“Então, doutor como eu faço para colocar pulseirinhas nos meus belgas vi que o "sinhô" tem tudo com pulseirinha.   É só ir no clube fazer sua filiação e receber suas anilhas. Só não disse que pago anuidade, revista, anilha, inscrição de canários, publicidade em revista, custo com viagens e estadias para participar de campeonatos etc... mas tudo bem, vamos lá.

Ele ficou feliz, “é mesmo"? e esfrega as mãos dizendo, “agora é que eu vou ser criador de verdade mesmo. Adoro estes canários "Roller do sinhô".

Com ele não da para explicar tudo de uma vez, estou indo aos poucos e explico ao Zé que agora as coisas estão mudando, então a força da internet está com ele, com todos os Zés das esquinas que podem se informar e saber como criar seus canários da forma correta. Você pode entrar em grupos de criadores no facebook e whatsapp. Ele diz que quer mais é paquerar na rede, e não gosta muito de ler prefere  assistir, doutor tem vários videos de um criado eu assisto todos e acompanho todas dica e "lave" acho que é isto.... e eu explico que é live uma forma do usuário se comunicar com seu publico em tempo real/ao vivo.

Me animo um pouco e tento explicar a ele a lógica das mídias sociais. Você pode filmar ou fotografar sua criação com teu celular e jogar na internet. As pessoas podem espalhar isso e você acabar virando assunto. Os olhos dele até brilham mas depois ele se retrai envergonhado. “E eu quero lá essas coisas, tô tranqüilo no meu canto”.  Explico a ele que ninguém controla a internet, ao contrário das televisões, jornais, operadoras de telefone, empresas, e por lá tudo pode o importante é filtrar os assuntos para não tropeçar em dicas erradas.

Falo para ele que é possível assistir palestra e ate acompanhar campeonatos online na web e que poderia encontrar excelente informações no Fórum Universo dos Canários que é um site confiavel.

“Eu sei,  doutor, você já tentou explicar esse tal de fórum aí mas não entendi muito, não.” Calma, digo eu, você é esperto, vai acabar entendendo. É como se fosse uma grande biblioteca com muita gente ao mesmo tempo aonde cada um pode colocar sua opinião e os demais que se interessar pode acrescentar algo e assim se inicia um debate sobre o assunto em questão.

Aí percebo que os olhos deles  se acendem, “então tenho que aprender, né doutor”. Pois é Zé, e elogio, você é um cara “conectado”, tem email, whatsapp, tá no facebook, Instagram, sabe ver TV na web. Só falta perceber que você ainda pode ter mais poder do que imagina com isso tudo aí. A internet é sua, de todo mundo. Use ela para aprender mais sobre a canaricultura.

Ele pára e pensa um pouco. Eu digo: Você é um cara bom de redes sociais, o futuro vai todo por aí, a geração nova, tudo conectado, celular, televisão.  Você decide e não eles! É a rede social!

Ele ri sem graça e diz: Doutor, "rede boa mesmo é para tirar um sono bom ou pra uma boa pescaria”. E  encerra o papo, ali mesmo, pois o trabalho nos espera.

Com o tempo o Seu Zé vai decidir qual caminho tomar.


(todas as palavras pessoas e nomes citados são mera ficção apesar de poderem ser muito semelhantes à vida real.)


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3246
Pontos : 4901
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso (CRÕNICA) Zé da esquina, Web e ornitologia.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 24 Maio 2018, 03:25

Interessante como nesta crônica o Martin retrata o modo matuto ou caipira de ver a nossa criação de canários, e sua abordagem sobre as redes sociais com um personagem fictício. Taí, gostei rsrs.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1234
Pontos : 1433
Idade : 64
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum