Administração de Vitaminas e antibióticos na Canaricultura.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Administração de Vitaminas e antibióticos na Canaricultura.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ em Qua 14 Fev 2018, 12:52

Há algum tempo recebi um áudio em que um Veterinário falava sobre os excessos no uso de Vitaminas e Antibióticos na Canaricultura.
Citava que em nenhuma outra atividade que envolve animais, se administra esses produtos na água,  sem se falar da quantidade que os canaricultores administram desses produtos em seus plantéis.

Eu recebo, periodicamente, e-mail de uma empresa produtora desses produtos em que há um calendário para administração de vitaminas, ou seja, os pássaros durante todo o ano não beberão água pura, apenas água com alguma vitamina, polivitamínico e mineral.

Já viram algo parecido na suinicultura, em granja de aves ou na pecuária?

Como disse o Veterinário, se você quiser produzir urina cara, eis o caminho.

Ainda parafraseando o Veterinário, que tal adequar o seu plantel ao quanto que você pode investir do seu dinheiro e principalmente do seu tempo?
Sim, quer ter um plantel de qualidade? Vai ter que investir dinheiro, não tem como ter um plantel de qualidade comprando "pindorga" que são compradas aos lotes pelas casas de Agropecuária.
E tempo, pois não adianta ter 150 casais, se meu tempo permite que eu dê atenção a apenas 50 casais.

E se ao invés de administrarmos tanto antibióticos e vitaminas/minerais, comprássemos pássaros de qualidade de criadores cuidadosos e zelosos de seus plantéis?
E se investíssemos mais tempo, trocando água dos bebedouros, limpando poleiros, lavando grades de fundo e trocando os forros das bandejas?
Será que teríamos tantos pássaros doentes? Tanto insucesso na época de procriação?

Outra coisa, há muitos doutores balconistas de casa de Agropecuária, que nem vêem os pássaros e já receitam um pacote de medicamentos e vitaminas. Sem falar nos doutores da Internet.
Talvez não haja na sua cidade um veterinário especializado em pássaros na sua cidade, mas mesmo não sendo certamente ele saberá quais exames pedir para diagnosticar uma doença e posteriormente qual medicamento indicar ou não.

Mas vou enfatizar algo que sempre prezamos aqui no Fórum, que é rever manejo, dar uma alimentação adequada, principalmente cuidando para que os pássaros tenham semente de qualidade, sem pragas e sem poeira, se não tem essa possibilidade na sua região, comece a administrar ração extrusada e verduras sem agrotóxico. E água, que deve ser trocado ao menos uma vez por dia.

Caso alguém discorde de algo, ou queira complementar, sintam-se à vontade. Afinal o Fórum serve para trocarmos experiências, e assim evoluirmos como pessoas e criadores, proporcionando maior bem estar aos nossos pássaros.



Abraços,


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 695
Pontos : 824
Idade : 52
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Administração de Vitaminas e antibióticos na Canaricultura.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Ter 27 Fev 2018, 14:20

Rogério , creio que complicamos tanto o que é simples , criar canário .

No meu manejo atual eu fujo de suplementos / medicamentos , tento deixar o mais natural possível a alimentação de minhas aves , usando e abusando da laranja lima , gengibre , alho , mel  etc .

Uma boa alimentação , uma boa higienização, instalações e um manejo adequado creio que seja 90 % de garantia de uma boa sanidade do plantel .


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1036
Pontos : 1220
Idade : 39
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Administração de vitaminas e antibióticos na Canaricultura.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 01 Mar 2018, 17:21

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Olha pessoal, vejo as vitaminas no contexto geral da nutrição dos pássaros, tendo assim a mesma prioridade que os aminoácidos, minerais, carboidratos, gorduras e proteínas. As melhores fontes de nutrientes para os canários, ao meu ver, é a mistura de sementes de boa qualidade e bem balanceada. Sou adepto da teoria do Sandro, de não complicar tanto o que é simples, criar canários.

Como a maioria das sementes que usamos são importadas, nem sempre temos sementes de qualidade a disposição, e neste caso, as farinhadas industrializadas são um complemento importante para suprir as carências de vitaminas e aminoácidos. É válido também o uso dos complexos vitamínicos hidrossolúveis em caráter eventual. A carencia de vitaminas nos canários domésticos tem também relação com o local de criação e a quantidade de luz solar que chega até os pássaros, já que, muitos alimentos que fornecemos contem apenas a pro vitamina, que para tornar-se biodisponivel necessita da ação da luz solar.

É importante notar que a nutrição de um pássaro criado em ambiente doméstico, como o canário, necessita do melhor equilíbrio possível entre vitaminas, aminoácidos, minerais, proteínas e carboidratos, alem dos ácidos graxos ou gorduras. Qualquer deficiência nestes nutrientes afetará a formação e manutenção dos tecidos, bem como o bom funcionamento e preservação dos órgãos responsáveis pela saúde e reprodução dos pássaros.


Todavia há que se tomar cuidado, maior ainda, com os excessos de vitaminas e outros nutrientes, porque a falta pode ser suprida mais facilmente do que a correção dos problemas de saúde relacionados ao excesso destes nutrientes; principalmente porque além do fígado, pode comprometer o equilíbrio da flora intestinal levando o pássaro a disbiose, que uma vez instalada pode levar o pássaro a óbito. Alem de fazer a urina mais ainda cara do mundo, com o constante excesso o criador corre o risco de perder os pássaros.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1231
Pontos : 1430
Idade : 64
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Administração de Vitaminas e antibióticos na Canaricultura.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum