UNIVERSO DOS CANÁRIOS
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Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

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Mensagem por José Carlos Pereira Ter 21 Jun 2016, 18:48

Algumas considerações que fiz num trabalho sobre as qualidades do som. Claro que não são informações minhas, mas encontradas nos bons livros de fisiologia da fala.
José Carlos.


Qualidades do som:
1- Timbre. Mús. Timbre Qualidade distintiva de sons da mesma altura e intensidade, e que resulta da quantidade maior ou menor dos harmônicos coexistentes com o som fundamental. (Aurélio). Portanto, é determinado pela superposição harmônica de sons secundários ao som principal. É o timbre que dá a cor vocal, a capacidade de cada pássaro cantar diferentemente daqueles de outras espécies e até da mesma espécie, o que, nem sempre, é distinguido pelos ouvidos humanos. Quase impossível achar um pássaro que cante exatamente como outro, pois, embora as notas emitidas possam ser as mesmas, com certeza o timbre será diferente. O timbre depende da forma das estruturas palatinas, da amplitude total e forma de abertura do laringe, da posição e forma do bico, etc. 
Ao vibrarem as membranas da siringe produzem os sons das consoantes que se superpõem à vibração geral do ar ao ser expulso e que produz os sons das vogais. A qualidade e a musicalidade do canto dependem do equilíbrio entre os sons das vogais e das consoantes. As cantadas mais duras e pouco melodiosas são devidas às marcações mais intensas das consoantes. Da siringe o som passa pela traquéia e as variações do comprimento desse trajeto determinam as escalas descendentes, ascendentes e as modulações. A cavidade bucofaríngea e as fossas nasais, últimos obstáculos a serem vencidos pelo som, são órgãos ressonantes e ajudam no colorido do mesmo; 2- Intensidade (força vocal). Depende da quantidade de ar que o pássaro é capaz de acumular nos pulmões e sacos aéreos e da potência com que ele é expelido. Assim, quanto maior a capacidade torácica, por conseqüência dos pulmões e sacos aéreos, e maior a potência dos músculos envolvidos, maior será a potência e o volume das cantadas. Não confundir essa potência canora com a maior estridência. Aqui tornam-se mais claras as necessidades de uma ancestralidade genética qualitativa e os treinamentos físicos adequados para que o pássaro possa exercer na plenitude e qualidade do canto e 3- Tom. Como nos humanos, os sons emitidos pelos pássaros podem ser divididos em agudos (tenor), médios (barítono) e graves (baixo). Na criação dos Serinus para canto essas gradações podem ser vistas claramente com os timbrados (agudos), malinois(médios) e rollers (graves). A tonalidade depende fundamentalmente da freqüência de vibrações das membranas da siringe. Podem tornar o som mais agudo (alto) o encurtamento da traquéia, os anéis cartilaginosos traqueais mais rígidos, o encurtamento e a maior rigidez do músculo e das cordas broncotraqueais provocando a maior tensão das membranas timpânicas e impedindo o alongamento traqueal, a maior tensão das membranas da siringe, o laringe totalmente aberto, os sacos aéreos de menores capacidades, o bico aberto, a maior pressão exercida pelos órgãos insufladores do ar, a diminuição do diâmetro dos brônquios e a ação dos  hormônios aceleradores do canto. O ritmo e a velocidade do canto podem acelerar devido a determinados estímulos nervosos e hormonais dependentes da raça, do temperamento e do estágio em que o pássaro se encontra em relação ao período reprodutivo. Como a luminosidade é o maior estímulo para a produção dos hormônios aceleradores do canto, os pássaros mantidos em boa luminosidade apresentarão cantadas mais altas ou agudas e, pelo contrário, os mantidos na penumbra tenderão a cantar mais grave. Pode ser visto com os filhotes que se deliciam nos chilreios agudos quando colocados ao sol da manhã. Os tons mais baixos são conseguidos quando o músculo e as cordas broncotraqueais são flexíveis e longas, a traquéia é longa e as cartilagens não são rígidas, os lábios da siringe estão semi-abertos, sacos aéreos amplos permitindo a vibração do ar no seu interior, o esôfago está dilatado pela pressão tornando-se uma caixa auxiliar de ressonância, o bico cerrado ou semi-aberto, membranas siringeas grandes e pouco tensas e brônquios com diâmetros aumentados.
Respeitando-se as características diferenciais regionais, os sons de grande musicalidade emitidos pelos pássaros possuem intensidade, timbre e tonalidade característicos para cada espécie e, dentro das espécies, para cada pássaro individualmente.  Sempre lembrando a importância da condução dos sons pelo ar e a interferência do meio ambiente na sua transmissão podendo provocar reflexões, reverberações ou refrações.
Portanto, os pássaros podem emitir os seus cantos  em tonalidades graves ou agudas e em intensidades mais altas ou baixas.  O que adjetiva a qualidade de canto realmente é o timbre, o colorido do canto. É o diferencial dos grandes cantores. Dois pássaros podem emitir as mesmas notas no canto e nas mesmas tonalidades e alturas, mas um se diferenciará do outro pela maneira como são emitidas, como, por exemplo, flauteadas, aquosas, aveludadas, metálicas, doces, etc.
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Mensagem por MauricioJr Qua 22 Jun 2016, 13:01

Ola Sr. Jose Carlos Pereira,

Muito obrigado pelo trabalho. 
Agora fica facil de perceber que, em se tratando do canto Timbrado Espanhol, uma traducao simples da palavra timbre, do espanhol para o portugues, fica muito pobre e limitado.

A primeira parte do Codigo de Canto Timbrado Espanhol trata de todos os detalhes apontados pelo Sr.

Quem tiver paciencia de ler em espanhol, aqui esta:

I CONOCIMIENTOS GENERALES

1.- Planteamiento


2.- El sonido


3.- Cualidades del sonido


4.- ¿Qué es música?


5.- Cualidades de la música.


6.- Cantar


7.- Modulación


8.- El matiz musical


9.- Los armónicos


10.- El canto del canario


11.- ¿Cómo funciona el aparato de canto del canario?


12.- Onomatopeya


13.- Sílaba


14.- Diptongo


15.- Triptongo


16.- Nota


17.- Giro o Variación


18.- Dicción


19- Canción


20.- Repertorio


21.- Estrofa


22.- Trino


23.- Giros modulados


24.- Sonidos Acuosos


25.- Sonidos Rozados




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Mais uma vez muito obrigado....


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Mensagem por DAVI COUTINHO Qui 23 Jun 2016, 22:45

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olha pessoal, esta discussão sobre os canários, inclusive os timbrados, é interessante porque chama a atenção para um fato que sempre lamentei, que é o caso de muitos afirmarem que Itatiba/SP é a Meca da canaricultura, mas não termos as três principais raças de canários de canto representadas nos campeonatos. Todavia parece que dentro de pouco tempo isto não será mais problema.

Acho interessante as definições técnicas e semânticas de sons e timbres, que bem orientam a execução musical. Mas tratando-se do canário timbrado espanhol, creio que o que está em foco é a evolução do canto deste canário, que evoluiu do canto clássico ou ancestral (tanto que os espanhóis chamam os Timbrados de canário del país) para um canto diferenciado, com destaque , no meu gosto, para um canto suave, sem estridências e com os timbres metálicos.

Não vou entrar em detalhes técnicos sobre o canto do timbrado espanhol porque me falta conhecimento técnico consolidado, mas o que não podemos negar é que, reconhecido ou não, estes canários tem três tipos de canto, ou modos diferentes de cantar, Clássico, semicontinuado e discontínuo. E como a canaricultura é um Hooby, existem criadores que preferem uma ou outra forma de canto, e baseado nisto criam e selecionam seus canários de acordo com sua preferência; Não vejo contradição nisto, já que na própria Espanha há clubes específicos que reúne criadores de um e de outro tipo de canto.

Deste ponto de vista acho que em matéria de canaricultura não existe nada acabado, nada definitivo; A evolução e as mutações não deixarão de acontecer, nos fenótipos cor, porte ou canto; e como tudo é baseado em convenções, o que não é reconhecido hoje pode estar reconhecido amanhã, o que cairia da mesa hoje, amanhã é o modelo a ser buscado. Que chances teriam hoje aqueles canários da série clássica que foram campeões em seu tempo; ou aqueles primitivos harzer roller linha d'água que vinham dos Estados Unidos da América. Quanto ao tipo de canto timbrado que temos hoje por aqui, é predominantemente o clássico, e no máximo um intermediário ou semicontinuado.
 
O timbrado clássico já esteve por aqui há meio século, e alguns criadores de harzer roller que conheço, os criaram e pararam porque eles cantavam muito parecido com os canários de cor e em tonalidade mais alta e estridente. Gosto não se discute, mas quem busca um canário de canto clássico, o faz porque quer algo diferenciado no modo de cantar do canário, de preferência um canto sem estridências e agradável de ouvir; Certamente foi por isto que ,na época, os harzer roller ganharam a preferência de criadores como Armando Rodrigues, Davi Pombal, José Gonçalves, Antonio de Barros e outros; e os timbrados acabaram descartados, e mestiçados com os de cor produziram os antigos canários campainha, cujo canto muitos apreciavam.

Quanto aos timbrados espanhol que temos hoje, independente de alguém dizer que seu canto é ou não reconhecido pela COM, se não tiverem um canto suave, melodioso e diferenciado, para agradar aos ouvidos dos criadores, terão o mesmo destino que os anteriores, porque canários que cantam alto e estridente já temos os de cor e porte em grande quantidade para todos os gostos.
 
Acho importante no momento, uma discussão menos passional e mais racional, para decidir o rumo que iremos dar a este maravilhoso canário, que tipo de canto nós queremos selecionar para nosso gosto, dentro das três variações de canto existente; das quais eu particularmente gosto do discontínuo, pela presença marcante dos seus tons metálicos, mas objetivando produzir um canário genuinamente de canto clássico, que faça jus ao nome pela maneira diferenciada de cantar.
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Mensagem por MauricioJr Sex 24 Jun 2016, 18:42

DAVI COUTINHO escreveu:Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Não vou entrar em detalhes técnicos sobre o canto do timbrado espanhol porque me falta conhecimento técnico consolidado, mas o que não podemos negar é que, reconhecido ou não, estes canários tem três tipos de canto, ou modos diferentes de cantar, Clássico, semicontinuado e discontínuo. E como a canaricultura é um Hooby, existem criadores que preferem uma ou outra forma de canto, e baseado nisto criam e selecionam seus canários de acordo com sua preferência; Não vejo contradição nisto, já que na própria Espanha há clubes específicos que reúne criadores de um e de outro tipo de canto.


Ola Pessoal,
Concordo pelnamente com o Sr. Davi. Tambem nao vejo contradicao nisto.
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Mensagem por MauricioJr Sex 24 Jun 2016, 18:58

DAVI COUTINHO escreveu:Boa noite amigos do Universo dos Canários!.

Deste ponto de vista acho que em matéria de canaricultura não existe nada acabado, nada definitivo; A evolução e as mutações não deixarão de acontecer, nos fenótipos cor, porte ou canto; e como tudo é baseado em convenções, o que não é reconhecido hoje pode estar reconhecido amanhã, o que cairia da mesa hoje, amanhã é o modelo a ser buscado. Que chances teriam hoje aqueles canários da série clássica que foram campeões em seu tempo; ou aqueles primitivos harzer roller linha d'água que vinham dos Estados Unidos da América. Quanto ao tipo de canto timbrado que temos hoje por aqui, é predominantemente o clássico, e no máximo um intermediário ou semicontinuado.

Ola Pessoal,

Sr. Davi, aqui esta um ponto muito interessante e acredito eu um caso particular.
isso e certo: Todas as racas passaram por mudancas no padrao desde o seu reconhecimento internacional ate chegar nos padroes de hoje. Mudancas essas todas aprovada pela COM.
Talvez o Timbrado Espanhol seja a unica raca que ao inves de evoluir e mudar, se dividiu em 3.  Hoje pelo mundo, tem quem cria canarios nos padroes da decada de 60 e nunca aceitaram nem mesmo as mudacas homologadas pela COM. Outros, logicamente, se adaptam as mudancas e acabam embarcando na evolucao seguindo as mudancas realizadas pela COM. E ainda tem, ao meu ver a maioria, os criadores que participam apenas em suas federacoes com seus proprios campeonatos e regras de canto...


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Mensagem por MauricioJr Sex 24 Jun 2016, 19:11

DAVI COUTINHO escreveu:Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Quanto aos timbrados espanhol que temos hoje, independente de alguém dizer que seu canto é ou não reconhecido pela COM...

Aqui nao tem como fazer confusao:

O Timbrado Espanhol uma raca de canto reconhecida internacionalmente e atualmente os 3 estilos de canto sao julgados todos juntos sob a mesma planilha de julgamento pela COM. Nao existe separacao por categorias ou por estilo de canto. Para a COM é tudo Timbrado Espanhol. Ponto Final.


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Mensagem por Diego_ Sex 24 Jun 2016, 19:44

Eu comecei a pesquisar sobre timbrado espanhol pelo que o Maurício postava aqui, na época quando ouvi pela primeira vez o descontínuo confesso que fiquei meio na dúvida; acho que por acostumado a ouvir os daqui, mas cada vez mais estou gostando deste tipo de canto, ainda não consigo diferenciar algumas coisas, é tudo muito novo, achei um que gostei muito, se tivesse algum criador por aqui sem dúvida que iria adquirir um exemplar, o que os amigos acham deste?

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Mensagem por DAVI COUTINHO Sex 24 Jun 2016, 22:56

Boa noite Mauricio e amigos do Universo dos Canários!

Caro Maurício, o timbrado espanhol é uma raça de canários que tem tudo para cair no gosto dos brasileiros, pela sua forma alegre e festiva de cantar, mas como o Diego se manifestou na postagem que me antecedeu, estamos na fase inicial da criação e nossas opiniões ainda não tem embasamento técnico, dizemos que gostamos ou não do canto do canário, mas ao ouvir um canário timbrado cantar, não há conhecimento técnico suficiente para avaliar e relacionar as virtudes e defeitos de um canário timbrado espanhol.

Neste momento, apesar de sempre ler um pouco sobre timbrados desde o ano retrasado, quando falamos bastante deste canário e de sua introdução aqui no Brasil, o que mais precisamos é aprender com quem está há mais tempo criando e ouvindo eles cantar. Salvo engano meu, temos aqui o Telmo Borges e o Alvaro Blasina que criam estes canários há mais tempo; mas entendo que pelo tempo que você vem desenvolvendo estes canários aí nos Estados Unidos da América, sua ajuda será preciosa para nós que estamos iniciando, especialmente para mim. 

Nos anos cinquenta, quando trouxeram tanto os harzer roller quanto os timbrados espanhol para cá, veio também um alemão chamado Sr.Tiellen, que era juiz de canto harzer na Alemanha. Ao que me consta, este senhor foi mantido por aqui o tempo suficiente para treinar e formar os primeiros especialistas em harzer roller; e daí por diante com a ajuda destes juízes a criação foi avaliada e direcionada por critérios técnicos de qualidade canora. Creio que hoje precisamos muito de especialistas em Timbrados, para avaliar corretamente a qualidade dos canários, e direcionar sua criação á partir de critérios técnicos. O momento é de aprender tudo que pudermos sobre os timbrados e buscar aperfeiçoamento do que temos por aqui, agregando sempre que puder qualidade genética de ponta ao plantel.
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Mensagem por MauricioJr Sex 24 Jun 2016, 23:36

Ola Diego, 
Fico contente que voce comecou a pesquisar depois de ver aqui no UDC.
Aprimeira vez que se ouve esse estilo de canto, fica meio confuso. A gente nao consegue associar o som a figura do canario. Mas apartir do momento que voce entende a proposta de canto e ve um canario desses cantando ao vivo, chega ser alucinante.

O Clube que faco parte , Floreos y Compuestas, tem uma amizade muito boa com criadores da regiao de Asturias (Asturcantabro). Inclusive o nosso Presidente Robinson Grullon tem linhagens desses canarios que ele importou em 2009. No caso ele foi ate Oviedo/Asturias pessoalmente buscar os canarios. E, 2009 foi quando eu vi e ouvi pela primeira vez um Canario com Canto Descontinuo...
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Mensagem por MauricioJr Sáb 25 Jun 2016, 00:00

Ola Sr. Davi,

Pois e, estamos aqui torcendo para que tudo de certo nesse inicio do Timbrado Espanhol tao importante para a canaricultura de canto do Brasil.
Acho que tem muito mais gente criando do que a gente possa imaginar. Inclusive pessoal da FOB como Sr. Giordano e Sr. Basile. No sul tambem tem criadores ja.
Estou realmente curioso para ver com tudo isso vai se desenrolar: Pessoal da FOB que tambem estao na nova diretoria da COM_HS com o novo Diretor de Canto Sr. Carlos Castellanos da Colombia...


Forte abraco...
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Mensagem por MauricioJr Qua 29 Jun 2016, 12:06

Ola pessoal,

Aqui estao alguns exemplos de canarios do Sr. Carlos Castellanos, novo Diretor de Canto da C.O.M. Hemisferio Sul.

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Mensagem por DAVI COUTINHO Qua 29 Jun 2016, 18:00

Boa tarde Maurício e amigos do Universo dos Canários!

Com todo o respeito pelo trabalho do nosso ilustre árbitro diretor de canto COM/HS, o que falei na postagem anterior foi exatamente isto, canários com este padrão de canto já estiveram por aqui nos anos 50 e 60. Há poucos anos, quando surgiu a idéia de trazer canários timbrados para cá, conversei longamente sobre eles com o Sr. José Fusari (juiz FOB/OBJO), ele já estava bastante doente, e algumas vezes fui levar canários harzer roller para ele, pois gostava de ouvir o canto harzer. Além de um juiz de larga experiência, o Fusari conhecia a história da canaricultura brasileira, pelos anos que esteve envolvido com a ornitologia.

Uma das perguntas que fiz à ele foi: Porque naquela época os Timbrados não se firmaram como os harzer roller, já que com seu canto baixo os harzer roller não são muito do gosto dos brasileiros até hoje? A resposta dele foi: Estes Timbrados cantavam muito parecido com os canários de cor, então o pessoal passou a criar os de cor, por causa da variedade disponível e a beleza das cores. 
É o que vejo nestes canários que você postou, cantam igual aos de cor. Os Timbrados que tenho aqui cantam um pouco diferente, mas estão quase no mesmo nível.

Meu profundo respeito aos que estão trabalhando para introduzir os Malinois e Timbrados aqui no país. Tenho maior prazer em ver tanto os timbrados como os Malinois se fixarem, agora vejo a realidade assim, vamos criar com o que temos, mas certos de que precisamos trazer canários melhores e partir para a seleção de canários com canto mais moderno; como os de alguns criadores espanhóis que já ouvi. Não se trata de ser contra tudo e todos, mas acho bom não vender ilusão, para não decepcionar futuros bons criadores de canário de canto. 
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Mensagem por MauricioJr Dom 31 Jul 2016, 15:15

Reunião de timbradistas em Itatiba SP.


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Mensagem por francisco dias Seg 01 Ago 2016, 15:56

SHOW DE BOLA !!!

VALEU PELO VIDEO , UMA PENA O AUDIO TER FICADO BAIXO 

EU COMO INICIANTE QUERO APRENDER SERA QUE TEM MAIS VIDEOS ? 
TENHO MUITAS DUVIDAS ...

OBRIGADO
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Mensagem por DAVI COUTINHO Seg 01 Ago 2016, 18:43

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Foi uma reunião muito produtiva e importante para estabelecer definitivamente esta raça no Brasil. Tivemos a presença dos juizes João Francisco Basile presidente da OBJO/FOB, Cláudio Gonçalves diretor de canário de canto da OBJO/FOB, José Giordano Penteado e Alvaro Blasina. Devemos ressaltar tambem o trabalho do Eduardo Mota e Gustavo dias que trabalharam muito para que o evento ocorresse.

Quero agradecer ao Luciano Corrêa pela produção do vídeo, o Telmo Borges Laurindo que tem feito um ótimo trabalho para que muitos daqueles canários estivessem ali, e ao Armando Paolinetti que nos brindou com seus conhecimentos em canários de canto harzer roller. Apesar de não termos a presença de um juiz expert em canto timbrado espanhol, a reunião foi proveitosa porque, com o apoio formal da FOB, discutimos vários aspectos da criação e manejo dos canários de canto, em especial os timbrados espanhol.

Com certeza ainda não temos canários com a qualidade que pretendemos, mas foi dado um grande passo para os timbrados e malinois se estabelecerem definitivamente no país. O ano que vem haverá canários disponíveis para todos criadores interessados em criar a raça timbrado espanhol. Eu particularmente gosto do canto discontinuado que ainda são escassos por aqui, mas em breve eles também estarão presentes, talvez não com a qualidade dos que o Maurício cria nos E.U.A, mas selecionando, a gente consegue melhorar bastante os que pudermos adquirir.
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Mensagem por MauricioJr Ter 02 Ago 2016, 15:00

Ola pessoal...
Sr. Davi, sem duvidas; um grande passo alcancado. Parabens a todos os envolvidos.

O Luciano Correa tambem publicou este fragmento falando sobre canarios de canto descontinuo:

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>>>

Tecnicamente falando:
Os canarios apresentados como Canto Descontinuos tem uma falta grave que eu nao posso deixar de apontar.
Observem aos 15 e 16 segundos um dos canarios faz uma "rodada". Aos 23 e 24 segundos eles repetem novamente a mesma rodada.
O canto descontinuo nao pode de forma alguma apresentar giro continuo , mesmo que apenas por uma fracao segundo.
O fato desses canarios apresentarem uma pequena rodada no repertorio, tambem nao os qualificam como canto intermediario. O canto intermediario tem uma dinamica, cadencia e harmonia diferentes...

>>>
...

"1.2 Variaciones Rodadas.
Las variaciones rodadas son giros de ritmo continuo, timbre o sonoridad hueca y texto fonético limitado en el que intervienen la consonante "R" y las vocales "E", "O" y "U" (ej.: rororororo rururururururu....). "
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>>>
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Mensagem por DAVI COUTINHO Ter 02 Ago 2016, 16:47

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

O que disse é verdade Maurício, por isto ressaltei que faltou na reunião um juiz expert em canto timbrado espanhol. Quanto a estas rodadas, eu comentei com o pessoal que era um defeito no canto, baseado no que você já havia me falado. Mas é só o início, e vamos precisar de um longo aprendizado, para o qual espero contar com sua preciosa colaboração, mesmo se for só através de suas postagens aqui vai ajudar muito, a todos nós, porque estamos jogando quase no escuro em matéria de timbrados.

Caro Maurício, foi uma lástima termos perdido aqueles canários que o Dr. Osvaldo importou, parece pouco, mas ouvir o canto deles ao vivo seria um bom referencial para os criadores iniciantes. Mas tudo bem, vamos tocando o barco e contamos com a sua ajuda. E até suas críticas, quando for o caso, aqui no fórum serão sempre bem vindas.
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Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Seg 08 Ago 2016, 20:54

up.
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Mensagem por francisco dias Ter 09 Ago 2016, 16:21

Olá Universo
Adquiri no campeonato brasileiro 02 casais de timbrado espanhol do sr Josué ozzi
Um casal ja está com filhotes o outro aninhando
Como não tenho experiência em canários de canto estou aprendendo com vocês aqui no fórum

Estou tentando falar com o criador pelo celular mas sem sucesso rsrs pois perdi o contato dele de tel fixo 

Não sei se estes canários são contínuo ou descontínuo rsrs
Gostaria de saber se alguém aki tem o contato dele fixo
Ou possa me dar informações referente aos canários que ele cria 

Obrigado
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Mensagem por MauricioJr Qua 10 Ago 2016, 03:34

Ola Francisco,

Ate onde eu sei, O Sr Josue Ozi esta criando canarios provenientes do Sr. Telmo Borges que sao canarios provenientes da Espanha. Isso ja e um bom comeco.
Acredito que com o manejo adequado e possivel aprender muita coisa com estes canarios. Sugiro que voce separe os filhotes por familia, evitando ao maximo que eles oucam os pais ou qualquer
outro canario cantando. Deixe eles desenvolverem o canto genetico genuino em famila. Nao utilize de forma alguma tentar educar os canarios com CD ou midia digital.  Do mais e so manter uma boa alimentacao, agua fresca e higiene adequada. So depois que os filhotes realizarem a primeira muda de pena e que voce vai individualizar os machos.
Mais uma vez: E muito importante voce isolar os filhotes e deixar eles desenvolverem o canto genetico genuino sem inteferencia externa...

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Mensagem por francisco dias Qua 10 Ago 2016, 11:16

OLA, MAURICIO 

ISTO MESMO QUE ELE ME DISSE LA NA FOB, QUE AS MATRIZES DELE ERAM DE PROCEDENCIA ESPANHOLA ...

DIA 09/08/2016 NASCEU 03 FILHOTES DE UM DOS CASAIS !!!

JA ARRUMEI UM LOCAL AQUI ONDE VOU DEIXAR OS FILHOTES ISOLADOS DOS PAIS, AQUI NAO TENHO OUTROS CANARIOS SOMENTE TENHO UM TERNO DE HARZER E PINTASSILGOS 

MAS ONDE OS FILHOTES DE TIMBRADO FICARAM NAO VAI  ESCUTAR OS DEMAIS 

MUITO OBRIGADO PELAS DICAS 

ABRAÇO
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Mensagem por MauricioJr Qua 10 Ago 2016, 13:24

Francisco, 
Voce teve oportunidade de ouvir os canarios cantando antes de compra-los?
Qual foi o seu crieterio para escolha?

Ja tive extensas conversas com o Sr. Telmo, e sei que ele tem mais de uma linha de canto. Tem uns com incidencia maior de amarelos e pintados que tem um canto mais rapido e alto que predomina giros continuos e alguns floreios. E tem tambem uma outra linha que possue menos rodadas e menos timbres continuos e mais floreios e notas conjuntas, com incidencia maior da cor verde.

De qualquer forma como ja falei anteriormante, nao importa o que os canarios estao cantando nesse momento, o importante e o que os filhotes vao cantar depois de serem isolados e desenvolverem o seu canto natural e genuino, sem influencia externa.

Outro detalhe importante e separar os filhotes por familia em voadeiras sobrepostas evitando o contato visual.

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Mensagem por Luiz Carlos M Ribeiro Qua 10 Ago 2016, 17:12

Boa tarde a todos,

faz alguns anos que eu visito sites espanhóis para ouvir os Timbrados que acho muito bonitos, admiro os descontínuos mas prefiro os contínuos, acho que pela familiaridade do canto deles.

Acho que vai ser difícil estabelecer critérios de início. Temos hoje no Brasil poucos exemplares que se reproduzirão e que, imagino, daqui a 5 ou 6 anos poderão dar base para definir critérios para eles. Estive vendo e ouvindo os canários no Brasileiro e ouvi os cantos dos canários do sr. Blasina e do Luciano. O Luciano disse que os canários dele são espanhóis e o Blasina disse que os dele são originários da Colômbia. Os canários do sr. Josue Ozi, que vi, estavam na área de venda e não pude perceber o canto deles. A diferença de canto dos canários do Blasina e do Luciano é bem grande. Mesmo leigo como eu percebe claramente a diferença. 
Como estamos no Brasil e aqui prevalece a miscigenação, podemos esperar uma nova linha de canto do timbrado. 
Eu estava inclinado em adquirir dois casais mas como crio outros canários que cantam muito e não me disponho deles ( cobre e raça espanhola), eles não cantam, eles gritam. rsrs. 
Mas eu gosto dele assim mesmo. rsrs. 

Talvez, quem sabe mais adiante eu mude de ideia. 

Abraço a todos. 

Luiz
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Mensagem por francisco dias Qua 10 Ago 2016, 21:13

Mauricio, o critério da escolha foi bem amador inexperiente 
Fui a fob este ano justamente para ver e ouvir os canários de canto
Depois de ter ido a sala de reuniões e visto alguns exemplares mas estavam cantando pouco e não tinha ninguém para dar informações sobre as aves, simplesmente elas estavam lá individlizadas en gaiolas tipo transporte 
Gostei dos canários do sr Josué estavam muito ativos e cantando muito embora o barulho não deixasse apreciar muito
O sr Josué muito atencioso explicou alguma coisa dos timbrados pra mim 
Acabei adquirindo 02 casais de verde 

Quanto a separação por família vou aderir sua dica 
Obrigado
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Mensagem por MauricioJr Ter 16 Ago 2016, 14:33

Ola Francisco,

Esse e o unico caminho para saber realmente o que um canario tem de bom e de ruim. E, a partir dai, comecar a selecao dos futuros reprodutores.

Uma sugestao:
Como voce tem 2 casais , seria interessante voce tirar uma chocada,  trocar os casais e tirar mais uma chocada. Dessa forma voce teria 4 familias com possibilidade de 4 cantos diferentes. Abrindo mais possibilidades de cruzamentos futuros. 

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